Turismo de Portugal lança Programa “Upgrade 2.0”
Depois de na primeira edição ter realizado 449 ações de formação para um total de 32.393 participantes, o “Upgrade 2.0” pretende capacitar os percursos formativos na Transformação Digital e Sustentabilidade.
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Foi no final do 32.º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), que a secretária de Estado do Turismo (SET), Rita Marques, anunciou o lançamento, por parte do Turismo de Portugal, do Programa “Upgrade 2.0”, numa versão melhorada desta formação gratuita dirigida aos profissionais do setor.
Com sessões a partir do dia 15 de novembro na Academia Digital, esta iniciativa, operacionaliza mais uma das medidas previstas no “Plano Reativar o Turismo | Construir o Futuro”, referindo a SET que “esta é mais uma aposta do Turismo de Portugal na capacitação dos profissionais do setor, com o objetivo de contribuir para que os colaboradores das micro e pequenas empresas, empresários em nome individual, empreendedores e gestores do turismo, adquiram novos conhecimentos e desenvolvam competências que lhes permitam estruturar os negócios com novas propostas de valor, mais sustentáveis e capazes de responder às exigências futuras da indústria turística.”
Nesta nova edição, o Programa “Upgrade 2.0” apresenta um formato revisto e ainda mais direcionado: para além de ser mais curto, o número de MasterClass e Webinars foi reforçado e focam-se em temáticas específicas ajustadas às necessidades dos participantes. Paralelamente, disponibiliza um Programa de Mentoria para apoiar os profissionais na sustentabilidade do negócio.
O Programa está estruturado em dois percursos formativos, que se complementam, dedicados à Transformação Digital e à Sustentabilidade e que podem ser realizados em simultâneo, em paralelo ou parcialmente, à medida da disponibilidade e interesse de cada profissional, com uma estrutura flexível que se ajusta às necessidades dos participantes.
O objetivo é partilhar conhecimentos que lhes permitam alavancar a sua transformação digital, alicerçada no modelo de negócio de cada empresa, e definir caminhos de sustentabilidade que adicionem valor às pessoas e aos territórios onde estão integradas, reforçando o papel de liderança do setor do turismo na dinâmica da economia local e nacional, na preservação e regeneração dos recursos e na criação de modelos de trabalho mais justos e inclusivos.
De referir ainda que o percurso de capacitação digital tem a duração de 60 horas de formação e pretende contribuir para a melhoria das competências digitais dos profissionais do setor, desde as competências essenciais de literacia digital até às competências mais exigentes do Marketing Digital, que potenciem uma transformação digital intrínseca e geradora de valor para os negócios e para as pessoas.
Já o Upgrade Sustentabilidade totaliza 45 horas formativas, com vista a contribuir para a criação de uma cultura de valor e de inovação sustentável, através da integração de boas-práticas de sustentabilidade nos seus três pilares – ambiental, económica e social – numa abordagem 360º, nomeadamente, práticas que promovam o consumo eficiente de água e de energia.
Recorde-se que a primeira edição do Programa Upgrade decorreu entre dezembro de 2020 e junho 2021, com a realização de 449 ações de formação para um total de 32.393 participantes.
Este Programa “Upgrade 2.0” decorre na Academia Digital do Turismo de Portugal, em regime live training, recebendo os participantes, no final da formação, um Certificado de Formação Profissional atribuído pelo Turismo de Portugal e pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO).