WTM 2021: Desempenho digital e direto superou o tradicional na indústria das viagens
Com a pandemia e os respetivos confinamentos, a tecnologia e a aplicação do digital foi fundamental para o desenrolar da atividade da indústria das viagens.

Victor Jorge
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A tecnologia digital serviu a indústria de forma mais eficaz do que as opções tradicionais durante a pandemia da COVID-19, revela uma análise divulgada pelo WTM London and Travel Forward.
Quase 700 executivos de todo o mundo participaram do WTM Industry Report e foram solicitados a classificar a eficácia de uma variedade de tecnologias e canais. Quase metade da amostra (47%) disse que os canais de marketing digital, como otimização de mecanismos de pesquisa, pesquisa paga e e-mail marketing, foram muito eficazes durante a pandemia, com outros 30% a descrevê-los como bastante eficazes. Apenas 6% indicaram que foram ineficazes.
Em contraste, apenas 25% dos executivos disseram que os agentes de viagens de rua/físicos foram muito eficazes no apoio aos seus negócios durante a crise, com um pouco mais (31%) a admitir que foram bastante eficazes. Uma grande minoria (16%) salientou que os agentes de rua foram ineficazes.
De modo geral, os canais diretos ao consumidor tiveram um desempenho mais forte durante a pandemia. Os sites, aplicações e contact centers de marcas foram descritos como bastante ou muito eficazes por mais de 70% da amostra ouvida, com os que os descreveram como ineficazes a não ir além de um dígito.
Em contraste, os media tradicionais, como impressa, TV e direct e-mail, foram bastante ou muito eficazes para menos de 50%, mas 17% descartou esses canais como ineficazes.
Os executivos foram, igualmente, questionados especificamente sobre as tendências de tecnologia da era pré-COVID. A ‘nuvem’ foi eficaz para mais da metade da amostra (52%), embora os fornecedores de ‘nuvem’ e gerentes de contas estejam interessados em descobrir a razão pela qual um em cada dez dos inquiridos referiu a ‘nuvem’ como ineficaz. Da mesma forma, as API foram eficazes para mais de metade da amostra, mas ainda ineficazes para 8%.
No entanto, a categoria de pior desempenho foram os bancos de dados e agregadores. Somente 48% dos inquiridos referiram que essas empresas os apoiaram durante a pandemia, com o índice de aprovação a revelar-se como o mais baixo de qualquer um na lista. Novamente, uma minoria significativa – 13% – os descartou como ineficazes.
Em contraste, o caso do uso de tecnologia com melhor desempenho foi a comunicação, tanto com a equipa como com os clientes. Mais de 80% da amostra disse que essas ferramentas eram eficazes para uso interno, com apenas 4% a referir que essas ferramentas eram insuficientes. Usar a tecnologia para falar com clientes externos funcionou de forma eficaz para quase três em cada quatro (74%), com apenas 6% insatisfeitos.