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WTM 2021: Desempenho digital e direto superou o tradicional na indústria das viagens

Com a pandemia e os respetivos confinamentos, a tecnologia e a aplicação do digital foi fundamental para o desenrolar da atividade da indústria das viagens.

Victor Jorge

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Com a pandemia e os respetivos confinamentos, a tecnologia e a aplicação do digital foi fundamental para o desenrolar da atividade da indústria das viagens.

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A tecnologia digital serviu a indústria de forma mais eficaz do que as opções tradicionais durante a pandemia da COVID-19, revela uma análise divulgada pelo WTM London and Travel Forward.

Quase 700 executivos de todo o mundo participaram do WTM Industry Report e foram solicitados a classificar a eficácia de uma variedade de tecnologias e canais. Quase metade da amostra (47%) disse que os canais de marketing digital, como otimização de mecanismos de pesquisa, pesquisa paga e e-mail marketing, foram muito eficazes durante a pandemia, com outros 30% a descrevê-los como bastante eficazes. Apenas 6% indicaram que foram ineficazes.

Em contraste, apenas 25% dos executivos disseram que os agentes de viagens de rua/físicos foram muito eficazes no apoio aos seus negócios durante a crise, com um pouco mais (31%) a admitir que foram bastante eficazes. Uma grande minoria (16%) salientou que os agentes de rua foram ineficazes.

De modo geral, os canais diretos ao consumidor tiveram um desempenho mais forte durante a pandemia. Os sites, aplicações e contact centers de marcas foram descritos como bastante ou muito eficazes por mais de 70% da amostra ouvida, com os que os descreveram como ineficazes a não ir além de um dígito.

Em contraste, os media tradicionais, como impressa, TV e direct e-mail, foram bastante ou muito eficazes para menos de 50%, mas 17% descartou esses canais como ineficazes.

Os executivos foram, igualmente, questionados especificamente sobre as tendências de tecnologia da era pré-COVID. A ‘nuvem’ foi eficaz para mais da metade da amostra (52%), embora os fornecedores de ‘nuvem’ e gerentes de contas estejam interessados em descobrir a razão pela qual um em cada dez dos inquiridos referiu a ‘nuvem’ como ineficaz. Da mesma forma, as API foram eficazes para mais de metade da amostra, mas ainda ineficazes para 8%.

No entanto, a categoria de pior desempenho foram os bancos de dados e agregadores. Somente 48% dos inquiridos referiram que essas empresas os apoiaram durante a pandemia, com o índice de aprovação a revelar-se como o mais baixo de qualquer um na lista. Novamente, uma minoria significativa – 13% – os descartou como ineficazes.

Em contraste, o caso do uso de tecnologia com melhor desempenho foi a comunicação, tanto com a equipa como com os clientes. Mais de 80% da amostra disse que essas ferramentas eram eficazes para uso interno, com apenas 4% a referir que essas ferramentas eram insuficientes. Usar a tecnologia para falar com clientes externos funcionou de forma eficaz para quase três em cada quatro (74%), com apenas 6% insatisfeitos.

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“Viaje com Segurança com o Apoio do Provedor do Cliente” é novo projeto que a APAVT lança no mercado

Com vista a fortalecer os direitos e a proteção dos consumidores no setor de viagens e turismo em Portugal, assegurando-lhes o acesso a um método de resolução de litígios eficiente, a APAVT lançou, esta sexta-feira o projeto “Viaje com Segurança com o Apoio do Provedor do Cliente”.

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Contando com o apoio do Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores, esta iniciativa que a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), acaba de lançar no mercado, consiste na execução de uma série de ações estratégicas com o objetivo de informar e sensibilizar os consumidores sobre os seus direitos no contexto das viagens organizadas.

O projeto inclui, entre outras ações, a realização de webinares e workshops formativos, divulgação de informações úteis aos consumidores e, ainda, uma aposta forte na presença nas redes sociais. Estas ações foram criadas para promover a literacia dos direitos dos consumidores e facilitar a resolução de litígios de forma célere e eficaz, beneficiando tanto os consumidores como o setor de turismo como um todo.

Segundo refere a APAVT, em nota de imprensa, nos últimos cinco anos, o Provedor do Cliente das Agências de Viagens e Turismo resolveu um total de 5.848 processos, adiantando que “este sucesso sublinha o compromisso do Provedor em oferecer um serviço rápido e acessível que promove a confiança dos consumidores nas agências de viagens aderentes”.

O presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, assegura que “estamos focados em garantir que todos os nossos clientes e todos os nossos associados tenham a capacidade de resolver os seus litígios de forma eficaz e informada, promovendo assim uma maior harmonia e eficácia no mercado”.

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Travelport+ já disponibiliza conteúdo da Malaysia Airlines

O marketplace Travelport+ passou a disponibilizar o conteúdo New Distribution Capability (NDC) da Malaysia Airlines, companhia aérea de bandeira da Malásia, que passa a estar disponível para as agências de viagens que utilizam esta plataforma.

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O marketplace Travelport+ passou a disponibilizar o conteúdo New Distribution Capability (NDC) da Malaysia Airlines, companhia aérea de bandeira da Malásia, que passa a estar disponível para as agências de viagens que utilizam esta plataforma.

Num comunicado enviado à imprensa, a Travelport explica que, com esta parceria, os clientes  de agências da Travelport, em determinados mercados, podem agora “visualizar, comparar e reservar facilmente as ofertas dinâmicas no padrão NDC da Malaysia Airlines, além das fontes tradicionais de conteúdo, usando as APIs da Travelport, o Smartpoint Cloud e as soluções de ponto de venda Smartpoint destina a agências-desktop”.

“A solução NDC completa da Travelport para a Malaysia Airlines possibilita que os agentes atendam totalmente às reservas no padrão NDC, permitindo modificações, cancelamentos e gerenciamento de alterações involuntárias”, acrescenta a Travelport.

Segundo Dersenish Aresandiran, diretor comercial de companhias aéreas da MAG, a chegada do conteúdo da companhia aérea a esta plataforma representa um passo importante na estratégia de distribuição da companhia aérea, uma vez que garante que a oferta NDC é “perfeita para as agências, permitindo que elas ofereçam as melhores opções para os viajantes”.

“Ao tornar o nosso conteúdo NDC mais acessível aos agentes de viagens e permitir que eles giram e atendam facilmente nossas reservas no padrão NDC por meio do Travelport+, acreditamos que isso estimulará uma maior adoção do padrão NDC”, acrescenta o responsável.

Já Jason Clarke, diretor comercial de parceiros de viagem da Travelport, sublinha que este “lançamento garante que o conteúdo NDC da Malaysia Airlines esteja pronto para venda nas agências que usam o Travelport+ e que as tarifas dinâmicas sejam exibidas em um formato que facilite a compra, a venda e a manutenção de conteúdo NDC e do conteúdo tradicional, tudo em um só lugar.”

O conteúdo NDC da Malaysia Airlines na Travelport+ está já disponível para agências de viagens da Austrália, Índia, Indonésia, Malásia, Cingapura e Reino Unido, com a Travelport a indicar que, em breve, vai passar a estar também acessível para clientes de outros países.

A Travelport explica ainda que as agências “conectadas à Travelport podem entrar em contato com sua equipa de contas para saber como iniciar o processo de ativação do conteúdo NDC da Malaysia Airlines”.

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Ávoris reafirma intenção de “fortalecer e expandir operações em Portugal”

Numa reunião com Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo (SET), e Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal (TdP), os responsáveis da Ávoris Corporación Empresarial, parte do Grupo Barceló, manifestaram a “firme aposta” em Portugal.

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Vicente Fenollar, presidente-executivo do grupo Ávoris, e António Loureiro, diretor-geral da Iberojet em Portugal, reuniram-se, recentemente, com Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, e Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, aproveitando a oportunidade para manifestarem a “firme aposta” em Portugal.

Em comunicado, a Ávoris Corporación Empresarial, parte do Grupo Barceló, refere que durante a reunião, foram discutidos “vários temas fundamentais para fortalecer a colaboração entre a Ávoris e as autoridades turísticas portuguesas”. Um dos principais temas abordados foi a ampliação da presença hoteleira do Grupo Barceló em Portugal, para ir mais além da sua atual operação no arquipélago da Madeira, com Vicente Fenollar a receber um “pedido explícito” para que o grupo aumente o seu investimento no setor hoteleiro português.

Outro ponto em destaque foi a intenção da Ávoris em expandir as operações da Iberojet nos aeroportos de Lisboa e Porto, consolidando assim a sua posição no mercado português, bem como promover a atividade dos operadores turísticos do grupo que operam em território português, como a Nortravel, a Travelplan, a Jolidey ou a Catai. Para tal, o presidente-executivo do grupo Ávoris colocou à disposição das autoridades de turismo portuguesas “toda a estrutura” da Ávoris em Espanha, com o objetivo de “dinamizar as vendas do mercado espanhol para Portugal”, oferecendo a “capacidade dos operadores turísticos e a extensa rede de agências de viagens do grupo para alcançar este objetivo”.

No final da reunião, Vicente Fenollar assinalou que “Portugal é um mercado estratégico para o nosso grupo. A procura de serviços turísticos de alta qualidade continua a crescer e estamos comprometidos em satisfazer essas necessidades com a nossa oferta de viagens”.

A concluir, o presidente-executivo do grupo Ávoris referiu que a reunião “reafirma a nossa intenção de fortalecer e expandir as nossas operações em Portugal, aproveitando as oportunidades que oferece o nosso mercado vizinho. Ampliar as nossas operações da Iberojet em Lisboa e no Porto é uma importante parte da nossa estratégia no país”, reafirmando querer oferecer “mais opções e melhorar as ligações entre Portugal e outros destinos chave”.

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Solférias lança nova campanha de incentivo para agentes de viagens

Os agentes de viagem são, para a Solférias, parceiros fundamentais e um dos mais importantes fatores no processo de decisão dos viajantes nacionais. Assim, o operador turístico acaba de lançar um novo desafio, desta vez dedicado aos melhores vendedores para o destino Brasil.

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No âmbito desta campanha de incentivo para os agentes de viagens, “Vem conhecer o Mundo connosco”, os oito melhores vendedores para o destino Brasil garantem a sua participação na viagem de familiarização Solférias a Fortaleza, que terá lugar entre de 6 a 11 de novembro de 2024 em colaboração com TAP e hotéis Vila Galé.

“Esta será mais uma oportunidade para descobrir ou redescobrir os segredos deste destino com quem o conhece como ninguém, e fazer ainda mais parte do nosso Mundo”, indica o operador turístico em nota de imprensa, para esclarecer que “diariamente, todos na Solférias estão sempre disponíveis para ajudar e colaborar, através dos contactos e canais habituais”.

A campanha é válida para reservas efetuadas de 24 de julho 2024 a 18 de outubro 2024.

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Lusanova sugere seis viagens para desfrutar no outono

O operador turístico Lusanova apresenta seis sugestões de viagens para a próxima estação, para destinos e pacotes e especialmente selecionados para essa época do ano.

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Neste conjunto de sugestões, a Lusanova destaca a cidade de Riga, em viagem de quatro dias, disponível a partir de 785 euros por pessoa. A visita inclui o Castelo, a Catedral, a Porta Sueca, os Três Irmãos, bem como o Museu de História e Navegação. Há também a possibilidade de descobrir o bairro e museu Art Nouveau. O Bairro de Kalnciema e os seus mercados, bem como o centro de arquitetura, são outras das atrações incluídas no programa.

A capital do antigo Império Romano é sempre uma boa escolha para um ‘city-break’. No programa Escapada a Roma, o operador turístico propõe explorar o Vaticano com visita aos Museus do Vaticano, onde se inclui a famosa Capela Sistina, bem como o regresso aos tempos de Roma Imperial, com visita ao Monte Palatino, Coliseu e passeio ao longo da Via Sacra.

Num fim-de-semana, a Lusanova sugere uma escapada ao norte de África, concretamente a Marraquexe. Durante o passeio panorâmico por uma das quatro cidades imperiais de Marrocos é possível conhecer os principais atrativos da cidade vermelha, como a Mesquita Koutobia, o Palácio Bahia, as Tumbas Saadianas, entre outros, terminando na movimentada Praça Jemaa El Fna.

Para quem deseja partir à descoberta do continente americano, o operador turístico sugere, ainda para o outuno, a Argentina, Chile e Uruguai com um circuito, por exemplo, pela Patagónia, com visitas a Buenos Aires, Ushuaia, Terra do Fogo, El Calafate e ao Glaciar Perito Moreno, numa viagem que convida a um contacto direto com as maravilhas da Natureza.

Ainda no continente americano, o convite passa por partir à descoberta da Costa Rica durante sete noites. Depois de se explorar a capital San José, o Parque Nacional Braulio Carrillo e os seus canais, rios, lagoas e vegetação enriquecem a viagem. Também o Parque Nacional Tortuguero, conhecido como a Amazónia da América Central, ou o Parque Nacional Manuel António estão incluídos no circuito, no quais se pode observar as tartarugas, macacos, preguiças, manatins e muitos outros animais da região.

A 26 de outubro, a Lusanova sugere um programa especial de 11 noites para experienciar na primeira pessoa o Festival Diwali, conhecido como festival das luzes, na Índia. Depois de um circuito por Deli, Agra, Fatehpur e Jaipur, a viagem culmina com a chegada a Jodhpur, conhecida como cidade azul, e cenário do festival indiano Diwali. Ranakpur, que detém um dos templos mais impressionantes do Rajastão, é também um dos destinos contemplados do circuito que ainda inclui visitas a Udaipur, Bombaim e Goa, esta última com notáveis vestígios da presença portuguesa no país.

 

 

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Da esquerda para a direita: Hugo Teixeira Francisco, Bruno Teixeira, João Daniel Ramos

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Portugal Green Travel adquire participação na Geonatour

A Portugal Green Travel acaba de adquirir uma participação no capital da Geonatour no que diz ser um “reforço do compromisso com o turismo sustentável em Portugal”.

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Num movimento estratégico, a Portugal Green Travel acaba de adquirir uma participação significativa na Geonatour, fortalecendo assim a sua posição em soluções de turismo sustentável, abrindo este acordo um novo capítulo para ambas as empresas, com um foco renovado em inovação e sustentabilidade.

Hugo Teixeira Francisco, cofundador e CMO da Portugal Green Travel, destaca que a Geonatour já era uma parceira valiosa e fornecedora de serviços essenciais para eles. “A entrada no seu capital é um passo natural, dado o aumento significativo de turistas que procuram experiências autênticas, nomeadamente programação de caminhadas e atividades ao ar livre em Portugal. Com esta parceria, reforçamos o nosso compromisso com inovações tecnológicas e a digitalização do setor turístico, que são cruciais para promover um turismo mais responsável e integrado,” afirma Hugo.

Do lado da Geonatour, Bruno Teixeira, CEO e cofundador, considera que a entrada da Portugal Green Travel vai servir como uma “verdadeira alavanca para crescimento e inovação. Não só traz um forte alinhamento estratégico e compromisso com a sustentabilidade, como também nos permite expandir e melhorar a nossa oferta de serviços. Juntos, iremos desenvolver novos produtos que respeitam e promovem a riqueza natural e cultural dos territórios portugueses”.

As expectativas para os próximos anos são altas, e ambos os responsáveis estão confiantes de que esta parceria transformará o turismo em Portugal. Hugo Teixeira Francisco projeta que esta parceria colocará a empresa na vanguarda do turismo sustentável em Portugal. “Estamos a trabalhar para integrar completamente as nossas operações e maximizar as sinergias entre as nossas equipas. A nossa visão é a de que cada turista que visita Portugal através da nossa rede experimente uma conexão genuína e profunda com os territórios, beneficiando todas as partes envolventes de uma forma sustentável e com recurso a soluções tecnológicas 100% portuguesas”.

Já Bruno Teixeira acrescenta que a meta é “continuar a promover e valorizar o património natural através da plataforma Geonatour, garantindo que cada experiência seja única e verdadeiramente enriquecedora”.

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TTS disponibiliza a funcionalidade EasyPay para agências IATA GoLite

A TTS – Travel Technology & Solutions acaba de anunciar o lançamento da nova funcionalidade EasyPay no TTS Consolidator. Esta adição permite às agências IATA GoLite expandir o seu negócio de consolidação de forma segura e eficiente, proporcionando uma melhor experiência aos seus clientes.

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Soltour lança charters de verão do Porto para Múrcia e Almería

A Soltour vai disponibilizar charters desde o Porto para Múrcia e Almería, em Espanha, ao longo deste verão, em voos diretos que decorrem até 11 e 19 de setembro, respetivamente.

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A Soltour lançou mais duas operações charter para este verão, ambas com partida do Porto e destino a Múrcia e Almería, em Espanha, avançou o operador turístico, em comunicado.

Segundo a Soltour, o charter para Múrcia conta com partidas entre 16 de julho e 11 de setembro, enquanto os voos para Almería acontecem até 19 de setembro, tratando-se, em ambos os casos, de voos diretos.

A inauguração de ambas as operações já aconteceu, com a Soltour a sublinhar que Múrcia oferece praias mediterrânicas, já que se trata de uma cidade costeira localizada Málaga e Alicante.

“A região tem uma oferta variada de natureza, graças à sua diversidade paisagística de praias, colinas e florestas, ideal para os amantes de caminhadas, bem como para os viajantes mais urbanos com a energia e o ambiente universitário da cidade de Múrcia. A sua catedral barroca, com o segundo campanário mais alto de Espanha, e as suas encantadoras ruas calcetadas convidam a explorar a cidade e a desfrutar de tapas, cerveja e música ao vivo nas suas diversas esplanadas”, refere a Soltour.

Já Almería, na Andaluzia, é conhecida por pela natureza, gastronomia e cultura, ainda que também as praias desta cidade espanhola sejam famosas, seja pela qualidade do areal ou da água do mar.

“A apenas 20 quilómetros da capital, os viajantes encontrarão o Parque Natural do Cabo de Gata-Níjar, o maior tesouro natural da província, sem esquecer as suas praias, excelentes tanto pela qualidade da areia como pela limpeza das águas”, lê-se na informação divulgada pelo operador turístico.

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ECTAA apresenta Manifesto com indicações sobre o “essencial para o setor das viagens”

A ECTAA divulgou, recentemente, o seu Manifesto através do qual dá indicações sobre as “ações cruciais para promover uma indústria de viagens competitiva e sustentável”.

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A European Travel Agents’ and Tour Operators’ Associations (ECTAA), da qual a portuguesa APAVT faz parte, divulgou o seu Manifesto, instando a União Europeia, agora que as instituições europeias se preparam para os próximos cinco anos, a tomar iniciativas estratégicas e a prestar apoio regulamentar para reforçar a resiliência do sector, promover a inovação e garantir a sustentabilidade.

“Agora que conhecemos os novos membros do Parlamento Europeu e as suas responsabilidades, é o momento certo para explicarmos o que consideramos essencial para o setor das viagens”, afirma Eric Drésin, secretário-geral da ECTAA.

O documento publicado pela organização sublinha a necessidade de uma proteção sólida dos consumidores e de transparência na distribuição, assegurando que os viajantes beneficiam de opções de viagem “claras, justas e seguras”. Ao abordar estas áreas-chave, o manifesto define um “caminho claro” para que os decisores políticos e as partes interessadas do setor colaborem eficazmente, garantindo um futuro próspero para o setor europeu das viagens.

A prioridade para os próximos anos passa, assim, pela revisão da diretiva relativa às viagens organizadas. A atual diretiva já garante um elevado nível de proteção do consumidor para as viagens organizadas em termos de informação ao cliente, proteção contra a insolvência e assistência quando algo corre mal. “Qualquer novo texto deve ter por objetivo manter a proteção dos consumidores sem impor encargos desnecessários aos operadores turísticos ou confundir as disposições”, considera-se no manifesto.

No entanto, a ECTAA está “preocupada” com a garantia de escolha do consumidor e com a “transparência” das opções de viagem no futuro. “Os consultores de viagens precisam de ter acesso garantido a conteúdos de viagem completos em condições justas, razoáveis e não discriminatórias”, lê-se no documento. É igualmente importante “garantir direitos efetivos” aos passageiros dos transportes uni e multimodais, que incluam “regras viáveis de reembolso dos bilhetes e a proteção dos dados dos passageiros”. Por último, a ECTAA considera ser “da maior importância” rever o regime especial do IVA para as agências de viagens, a fim de atualizar as regras, resolver as distorções da concorrência e garantir uma aplicação uniforme em toda a Europa.

“Atualmente, a Europa conta com mais de 80.000 agências de viagens que sofreram uma transformação notável nos últimos anos. Passaram de simples intermediários a guias especializados num sistema de viagens complexo. Ao olharmos para o futuro, estes consultores desempenharão um papel cada vez mais importante, respondendo à procura crescente de alternativas adaptadas e sustentáveis às ofertas turísticas convencionais. Apoiar a transição ecológica do turismo é essencial, com a ECTAA a defender um financiamento específico para ajudar as empresas a investir em práticas sustentáveis”, conclui, por sua vez, Frank Oostdam, presidente da ECTAA.

Universo ECTAA

  • 80.000 Agências de Viagens
  • 350.000 Empregados
  • 197 mil milhões de euros em faturação
  • 60 mil milhões de euros em venda de bilhetes de avião
  • 300 milhões de bilhetes vendidos/ano
  • 210 milhões de pacotes de viagens vendidos/ano
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Expedia Group já pode vender voos da Ryanair

A parceria entre a Ryanair e o Expedia Group vai permitir que, nos próximos meses, os viajantes possam reservar voos da Ryanair diretamente através do Expedia Group.

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A Ryanair chegou a acordo com o Expedia Group para que este possa vender os voos e pacotes com ligações aéreas da companhia aérea, numa parceria que entra em vigor nos próximos meses, informou a companhia aérea low cost, em comunicado.

“Esta colaboração permite ao Expedia Group oferecer as tarifas baixas da Ryanair aos seus viajantes, melhorando as escolhas e experiências dos passageiros”, destaca a Ryanair, realçando que o Expedia Group se tornou na mais recente OTA – Online Travel Agency aprovada pela companhia aérea.

Com esta parceria, os clientes da Expedia Group passam a ter acesso às tarifas baixas da companhia aérea e os voos que a Ryanair disponibiliza para mais de 240 destinos, num processo de reserva que também passa a ser simplificado.

Segundo a Ryanair, esta parceria “garante que os viajantes do Expedia Group tenham acesso à sua conta myRyanair e às atualizações essenciais de voos diretamente, sem a necessidade de concluir o processo de verificação de cliente da Ryanair”

 

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