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Conheça os vencedores dos Hospitality Education Awards 2021

A iniciativa anual organizada pela Associação Fórum Turismo decorreu no Dia Mundial do Turismo.

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Foram conhecidos, esta segunda-feira, Dia Mundial do Turismo, os vencedores dos Hospitality Education Awards 2021.

Iniciativa anual organizada pela Associação Fórum Turismo, em parceria com o Turismo de Portugal, I.P, a Organização Mundial de Turismo (OMT), a Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO), o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), e a Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior com Cursos na área do Turismo (RIPTUR), os prémios visam distinguir a formação turística e estimular a melhoria da qualidade formativa através do reconhecimento dos seus melhores intervenientes. 

No total, foram sete as categorias premiadas, tendo existido um reconhecimento especial à categoria de Melhor Stakeholder (categoria não ativada nesta edição), que distinguiu os desafios extraordinários encarados pelos mesmos no último ano.

A Melhor Carreira Jovem, uma categoria introduzida nos prémios desta edição, destacou-se face às restantes por ser a primeira categoria dos prémios a ter a sua vencedora votada pelo público. No total, foram recebidas mais de 4000 votações do público para esta nova categoria.

O encerramento da cerimónia foi feito pela secretária de Estado do Turismo,  Rita Marques, que deixou o desafio: “Portugal pode ajudar outros destinos a serem os melhores destinos turísticos do mundo, capacitando, formando e reforçando competências pelo mundo fora.”

Fique a conhecer os vencedores dos Hospitality Education Awards 2021:

Melhor Projeto Educacional – Clube de Ciência Viva, Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António

Melhor Projeto de Inovação – Rota Carmelita, INSIGNARE – Escola de Hotelaria de Fátima

Melhor Carreira de Docente no Ensino Superior – Eunice Ferreira Ramos Lopes, Instituto Politécnico de Tomar

Melhor Carreira de Docente no Ensino Profissional – Marta Sotto-Mayor, Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa

Melhor Carreira Jovem (nova categoria) – Daniela Silvestre, Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão

Melhor Professor/Formador no Digital (nova categoria) – Abílio de Jesus Nascimento Guerreiro, Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve

Prémio Fórum Turismo – Aurora Farinha

O evento realizou-se presencialmente, no Auditório da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e contou com um Welcome Drink, um espetáculo de video mapping realizado pela Vortice Dance Company e a entrega dos prémios.

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Rota Vicentina promove curso para guias turísticos locais

A Associação Rota Vicentina vai promover uma formação que pretende capacitar guias turísticos para a região da Costa Alentejana e Vicentina.

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A Associação Rota Vicentina vai promover, no início do próximo ano, uma formação que pretende capacitar guias turísticos para a região da Costa Alentejana e Vicentina.

A iniciativa “Turismo Responsável na Rota Vicentina: Curso para Guias Locais”, inspirada no manual de boas práticas sobre a identidade do território, nasceu, segundo a Associação, da vontade de qualificar, em especial os mais jovens, para a criação de uma oferta local de serviços de guia que propicie experiências turísticas mais responsáveis, de maior proximidade com as comunidades, de absorção dos valores culturais distintivos da região e com pegadas ambientais reduzidas.

A participação nesta formação é gratuita, terá a duração de 12 dias, e vai decorrer dos meses de janeiro, fevereiro e março de 2022, contando com sessões presenciais e online, bem como várias saídas de campo, totalizando 77 horas dedicadas à interpretação e valorização do Património Cultural e Natural da Costa Alentejana e Vicentina. Existem apenas 10 vagas e as inscrições decorrem até ao fim do ano, no site oficial da Rota Vicentina. 

O guia terá a oportunidade de apresentar, no final do curso, um programa turístico desenhado por si na 2ª edição Semana ID, evento promovido pela Associação na primavera de 2022.

 

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Les Roches e Glion procuram jovens portugueses interessados em formação internacional

As escolas de Hospitality Management – Glion e Les Roches promovem, em Lisboa e Cascais, encontros personalizados para jovens interessados em formação internacional. 

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As escolas de Hospitality Management – Glion e Les Roches promovem, em Lisboa e Cascais, encontros personalizados para jovens interessados em formação internacional. 

Estes encontros one-to-one têm como objetivo apresentar as várias ofertas formativas assim como o panorama dos serviços destas instituições e a vida no campus, de forma que os jovens portugueses que pretendem dar continuidade internacional ao seu percurso académico fiquem com um conhecimento mais aprofundado destas escolas. 

As sessões decorrem nos dias 02 e 03 entre as 14h00 e as 18h00 no Hotel Cascais Miragem, e nos dias 06 e 07, no mesmo horário, no Hotel Ritz em Lisboa.

 Os encontros individuais, onde os potenciais candidatos podem obter todas as informações necessárias sobre o funcionamento das escolas, o método de ensino, as oportunidades de carreira e também esclarecer eventuais dúvidas. têm a duração de aproximadamente uma hora e devem ser agendados através do e-mail [email protected]

A Glion e a Les Roches procuram em Portugal alunos com um perfil internacional, que gostem de viajar, tenham bom nível de Inglês e interesse pela indústria hoteleira e os seus desafios atuais. Os processos de admissão já estão a decorrer e há vagas disponíveis nos vários campus da Suíça, Espanha e China. 

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Escolas do Turismo de Portugal criam manual técnico de Cozinha

As Escolas do Turismo de Portugal desenvolveram um manual que reúne informação básica necessária a quem estuda e ensina na área da Cozinha.  

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As Escolas do Turismo de Portugal desenvolveram um manual dirigido a alunos e formadores, que reúne a informação básica necessária a quem estuda e ensina na área da Cozinha.  

O livro, com o título ‘Tecnologia de Cozinha: Equipamentos e Produtos’, disponível nas 12 Escolas do Turismo de Portugal, com preço de capa de 15 euros, expõe de forma simples e acessível os principais fundamentos necessários ao entendimento da Cozinha enquanto arte e ciência. 

As Escolas do Turismo de Portugal já desenvolveram manuais técnicos para as áreas de Pastelaria, Serviço de Vinhos e Receção, agora complementados por este manual de Cozinha. 

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Formação + Próxima arranca em janeiro na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre

Arranca em janeiro do próximo ano, na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, o novo programa de formação de ativos e capacitação das empresas do setor, no âmbito do projeto Formação + Próxima,

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Arranca em janeiro do próximo ano, na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, o novo programa de formação de ativos e capacitação das empresas do setor, no âmbito do projeto Formação + Próxima, numa parceria com os municípios de Castelo de Vide, de Ponte de Sor e de Portalegre. 

A diretora da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, Maria Conceição Grilo, lembra que “o Turismo de Portugal pretende, através da sua rede de escolas, capacitar o maior número de profissionais do setor do turismo”, para acrescentar que “esta é uma área muito importante para o país e que necessita de profissionais qualificados como fator de diferenciação”, e realçar ainda que “ a partir de agora, vamos trabalhar em conjunto para que, no início do próximo ano, possamos consolidar a atividade no setor do turismo”.

A apresentação nacional do programa Formação + Próxima aconteceu no dia 25 de novembro, em Amarante, e contou com a presença da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo. Na cerimónia, a diretora da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, e os representantes dos três municípios do distrito envolvidos no processo assinaram o acordo que determina a forma como se vai realizar o programa desta nova iniciativa formativa do Turismo de Portugal. 

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Turismo de Portugal financia com 6 milhões de euros programa “Formação + Próxima”

O Turismo de Portugal canaliza seis milhões de euros para o programa que tem por objetivo formar cerca de 75.000 pessoas no setor.

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O Turismo de Portugal vai financiar com seis milhões de euros, ao longo de seis anos, o programa “Formação + Próxima”, para formação descentralizada no setor a cerca de 75 mil pessoas.

Na sessão que marcou o lançamento deste programa, no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante, Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, explicou que o instituto tem “12 escolas espalhadas por todo o território”, mas que tem “sentido ao longo destes anos que há muita necessidade de formação, não só inicial, mas também contínua, e principalmente formação para executivos em todo o território”.

“Além disso o que nos tem sido pedido é para darmos formação em turismo a outras entidades, nomeadamente municípios e CCDR [Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional], ou seja, entidades que não são 100% turismo, mas que precisam de ter formação”, salientou.

Este programa, que deverá começar no início de 2022, “funcionará em parceria estreita com os municípios para que tenha uma componente digital mas também do território”, explicou Luís Araújo, indicando que passa por multiplicar as escolas do Turismo de Portugal, “não com instalações próprias”, mas aproveitando outros espaços existentes, para “dar esta formação muito mais direcionada as necessidades daquela região específica”.

“A ideia é fazer parcerias com os municípios e, numa primeira fase, estamos a falar à volta de 36 municípios”, explicou, destacando que a “formação vai ser dada até a funcionários dos municípios para captar investimento, desenvolvimento do território e produto” entre outras áreas.

Luís Araújo acredita que este programa pode ajudar na resolução do problema de mão-de-obra no setor, mas avisou que é só uma componente entre várias. “Há uma parte demográfica, não temos pessoas”, salientou, chamando ainda a atenção para a “atratividade” do turismo, que deve ser promovida com “salários, benefícios, planos de carreira”.

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Turismo de Portugal lança projeto Formação + Próxima

Formação + Próxima, um projeto desenvolvido pelas Escolas do Turismo de Portugal, é apresentado oficialmente hoje, em Amarante.

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Formação + Próxima, um projeto desenvolvido pelas Escolas do Turismo de Portugal, é apresentado oficialmente hoje, às 16h00, no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante. 

A sessão, que será transmitida em streaming no canal de YouTube do Turismo de Portugal, contará com a participação da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques. 

A medida, inscrita no Plano “Reativar o Turismo. Construir o Futuro”, visa capacitar, massivamente e de forma gratuita, os colaboradores do setor do turismo, em parceria com as autarquias, enquanto agentes mais próximos das realidades locais e mobilizadores da mudança estratégica que se pretende alcançar no território em que se inserem. 

Este projeto tem como objetivo descentralizar a formação do espaço físico das Escolas do Turismo de Portugal e adaptá-la às necessidades de cada autarquia, por todo o território nacional, à diversidade das empresas do setor e extensível a toda a cadeia de valor do turismo. 

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Empresas já podem inscrever-se para recrutar na Bolsa de Empregabilidade

Estão abertas as inscrições para as empresas interessadas em contratar na Bolsa de Empregabilidade que regressa em 2022 com a realização de feiras físicas em Lisboa e no Porto.

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Estão abertas as inscrições para as empresas interessadas em contratar na Bolsa de Empregabilidade que regressa em 2022 com a realização de duas feiras físicas em Lisboa (18 e 19 de março), e no Porto (6 de abril).

As empresas que se inscreverem para recrutar na feira de emprego de Lisboa até dia 10 de dezembro de 2021, têm a possibilidade de participar na feira do Porto sem custo adicional.

Com um novo mote – criar o maior hub de contratação no Turismo em Portugal, a iniciativa é do Fórum Turismo, e acontece há cinco anos em Lisboa, como um evento independente na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), na FIL. Em 2022, a feira de emprego da Bolsa de Empregabilidade vai rumar pela primeira vez também ao Porto, no Palácio da Bolsa.

Para além das feiras físicas, prevê-se o investimento na plataforma de contratação digital, que permite às empresas inscritas para contratar na Bolsa, disponibilizarem as suas vagas de emprego para o público, online, e durante todo o ano.

Em 2022, de acordo com António Marto, presidente do Fórum Turismo, “o objetivo é descentralizar o emprego e as oportunidades para mais pontos do país”.

A iniciativa visa colocar “cara a cara” os profissionais, estudantes e desempregados que procuram oportunidades no Turismo, com os representantes de recursos humanos das empresas que disponibilizam estas vagas de trabalho.

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Turismo de Portugal ganha novamente presidência da AEHT

Ana Paula Pais, diretora coordenadora do Departamento de Formação do Turismo de Portugal, assume um segundo mandato à frente da Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo

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Ana Paula Pais, diretora coordenadora do Departamento de Formação do Turismo de Portugal, assume um segundo mandato de quatro anos na presidência da Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo – AEHT.

Ao comentar esta reeileição, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques considera que, para além de Portugal ser considerado o melhor destino turístico, “queremos também ser uma referência em termos de formação em turismo, aspeto fundamental para o futuro do setor e para a valorização das profissões nesta atividade”.

A eleição decorreu durante o congresso anual da AEHT que teve lugar em Tallin (Estónia), no início do mês de novembro, e reuniu cerca de 500 participantes de toda a Europa, entre alunos, professores e diretores de escolas.

Neste encontro europeu, também as Escolas do Turismo de Portugal foram premiadas num conjunto de competições nas quais os alunos de vários países tiveram a oportunidade de mostrar as suas competências nas áreas de Cozinha, Pastelaria, Empreendedorismo, Serviço de Vinhos e Serviço de Restaurante,

Os 12 alunos das Escolas do Turismo de Portugal – selecionados mediante competições nacionais que lhes permitiram representar o país neste evento – distinguiram-se com um total de seis medalhas, sendo três de ouro, uma de prata e duas de bronze.

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Turismo de Portugal lança Programa “Upgrade 2.0”

Depois de na primeira edição ter realizado 449 ações de formação para um total de 32.393 participantes, o “Upgrade 2.0” pretende capacitar os percursos formativos na Transformação Digital e Sustentabilidade.

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Foi no final do 32.º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), que a secretária de Estado do Turismo (SET), Rita Marques, anunciou o lançamento, por parte do Turismo de Portugal, do Programa “Upgrade 2.0”, numa versão melhorada desta formação gratuita dirigida aos profissionais do setor.

Com sessões a partir do dia 15 de novembro na Academia Digital, esta iniciativa, operacionaliza mais uma das medidas previstas no “Plano Reativar o Turismo | Construir o Futuro”, referindo a SET que “esta é mais uma aposta do Turismo de Portugal na capacitação dos profissionais do setor, com o objetivo de contribuir para que os colaboradores das micro e pequenas empresas, empresários em nome individual, empreendedores e gestores do turismo, adquiram novos conhecimentos e desenvolvam competências que lhes permitam estruturar os negócios com novas propostas de valor, mais sustentáveis e capazes de responder às exigências futuras da indústria turística.”

Nesta nova edição, o Programa “Upgrade 2.0” apresenta um formato revisto e ainda mais direcionado: para além de ser mais curto, o número de MasterClass e Webinars foi reforçado e focam-se em temáticas específicas ajustadas às necessidades dos participantes. Paralelamente, disponibiliza um Programa de Mentoria para apoiar os profissionais na sustentabilidade do negócio.

O Programa está estruturado em dois percursos formativos, que se complementam, dedicados à Transformação Digital e à Sustentabilidade e que podem ser realizados em simultâneo, em paralelo ou parcialmente, à medida da disponibilidade e interesse de cada profissional, com uma estrutura flexível que se ajusta às necessidades dos participantes.

O objetivo é partilhar conhecimentos que lhes permitam alavancar a sua transformação digital, alicerçada no modelo de negócio de cada empresa, e definir caminhos de sustentabilidade que adicionem valor às pessoas e aos territórios onde estão integradas, reforçando o papel de liderança do setor do turismo na dinâmica da economia local e nacional, na preservação e regeneração dos recursos e na criação de modelos de trabalho mais justos e inclusivos.

De referir ainda que o percurso de capacitação digital tem a duração de 60 horas de formação e pretende contribuir para a melhoria das competências digitais dos profissionais do setor, desde as competências essenciais de literacia digital até às competências mais exigentes do Marketing Digital, que potenciem uma transformação digital intrínseca e geradora de valor para os negócios e para as pessoas.

Já o Upgrade Sustentabilidade totaliza 45 horas formativas, com vista a contribuir para a criação de uma cultura de valor e de inovação sustentável, através da integração de boas-práticas de sustentabilidade nos seus três pilares – ambiental, económica e social – numa abordagem 360º, nomeadamente, práticas que promovam o consumo eficiente de água e de energia.

Recorde-se que a primeira edição do Programa Upgrade decorreu entre dezembro de 2020 e junho 2021, com a realização de 449 ações de formação para um total de 32.393 participantes.

Este Programa “Upgrade 2.0” decorre na Academia Digital do Turismo de Portugal, em regime live training, recebendo os participantes, no final da formação, um Certificado de Formação Profissional atribuído pelo Turismo de Portugal e pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO).

 

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NOVA SBE INAUGURA WESTMONT HOSPITALITY HALL

Com este novo espaço, a Nova SBE está agora preparada para desenvolver e promover uma educação de gestão avançada e de excelência em hospitalidade e turismo, assente nos valores da sustentabilidade e inovação.

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Criar e preparar os líderes e empreendedores de amanhã nas áreas de hospitalidade e turismo. Este é o objetivo do Westmont Institute of Tourism & Hospitality (WiTH) fundado pela Nova SBE em parceria com o Westmont Hospitality Group.

A inauguração decorre esta segunda-feira, 25, no campus de Carcavelos, com a presença do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Príncipe Amyn Aga Khan.

Com este novo espaço, a Nova SBE está agora preparada para acolher o ecossistema de professores, alunos, investigadores e parceiros focados em desenvolver e promover uma educação de gestão avançada e de excelência em hospitalidade, turismo e todas as indústrias orientadas para o serviço, assente nos valores da sustentabilidade e inovação.

“No futuro, digital e tecnologia serão fundamentais, sim, mas mais do que isso teremos que saber cuidar do consumidor, elevar os padrões de serviço, criar experiências únicas com impacto emocional nos nossos clientes. Será um fator de sucesso decisivo”, refere Daniel Traça, Dean da Nova SBE, reforçando que “a parceria com o Westmont Hospitality Group e agora a inauguração do Westmont Hospitality Hall, permite trazer para a Nova SBE, de forma inovadora, todas as competências e recursos da indústria hoteleira para que possamos aprofundá-las, desenvolver inovação e levá-las a outras áreas: retalho, banca, saúde, entre outras.”

Entre o leque de projetos e ofertas já disponibilizadas pelo instituto, existe uma Área de Especialização no Mestrado em Gestão, dedicada à hospitalidade e gestão de serviços, mas também estão disponíveis cursos de formação de executivos pensados para preparar os participantes para liderar a recuperação e transformação dos negócios num contexto atual de disrupção, com foco na experiência do cliente, na inovação e na sustentabilidade, alicerçada pela cultura e mentalidade da Hospitality.

Complementarmente, o WiTH pretende afirmar-se como espaço de reflexão neste domínio, promovendo diversas iniciativas como conferências, debates, talks e encontros informais, potenciando a ligação dos alunos com o mundo empresarial e o desenvolvimento de projetos concretos. O Westmont Hospitality Hall ganha agora protagonismo assumindo-se como o palco privilegiado para receber estes eventos, um espaço aberto à comunidade e onde os alunos terão um papel importante na sua dinamização.

Este novo espaço, para além de estar  disponível para os estudantes desenvolverem os seus projetos, representa uma nova centralidade no campus de Carcavelos e o local ideal para co-construir com as empresas novas soluções de melhoria da experiência dos seus clientes.

Sendo um projeto vocacionado para criar um futuro melhor, o WiTH está neste momento a desenvolver com o Nova SBE Data Science Knowledge Center um ambicioso projeto de criação de uma plataforma de dados e de conhecimento que possa melhorar de forma significativa o contexto de tomada de decisão de projetos de desenvolvimento turístico em África, numa ótica de sustentabilidade, criando condições para fazer do turismo um veículo de criação de riqueza na região e de geração de novas oportunidades de emprego.

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