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Conheça os vencedores dos Hospitality Education Awards 2021

A iniciativa anual organizada pela Associação Fórum Turismo decorreu no Dia Mundial do Turismo.

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Foram conhecidos, esta segunda-feira, Dia Mundial do Turismo, os vencedores dos Hospitality Education Awards 2021.

Iniciativa anual organizada pela Associação Fórum Turismo, em parceria com o Turismo de Portugal, I.P, a Organização Mundial de Turismo (OMT), a Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO), o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), e a Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior com Cursos na área do Turismo (RIPTUR), os prémios visam distinguir a formação turística e estimular a melhoria da qualidade formativa através do reconhecimento dos seus melhores intervenientes. 

No total, foram sete as categorias premiadas, tendo existido um reconhecimento especial à categoria de Melhor Stakeholder (categoria não ativada nesta edição), que distinguiu os desafios extraordinários encarados pelos mesmos no último ano.

A Melhor Carreira Jovem, uma categoria introduzida nos prémios desta edição, destacou-se face às restantes por ser a primeira categoria dos prémios a ter a sua vencedora votada pelo público. No total, foram recebidas mais de 4000 votações do público para esta nova categoria.

O encerramento da cerimónia foi feito pela secretária de Estado do Turismo,  Rita Marques, que deixou o desafio: “Portugal pode ajudar outros destinos a serem os melhores destinos turísticos do mundo, capacitando, formando e reforçando competências pelo mundo fora.”

Fique a conhecer os vencedores dos Hospitality Education Awards 2021:

Melhor Projeto Educacional – Clube de Ciência Viva, Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António

Melhor Projeto de Inovação – Rota Carmelita, INSIGNARE – Escola de Hotelaria de Fátima

Melhor Carreira de Docente no Ensino Superior – Eunice Ferreira Ramos Lopes, Instituto Politécnico de Tomar

Melhor Carreira de Docente no Ensino Profissional – Marta Sotto-Mayor, Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa

Melhor Carreira Jovem (nova categoria) – Daniela Silvestre, Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão

Melhor Professor/Formador no Digital (nova categoria) – Abílio de Jesus Nascimento Guerreiro, Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve

Prémio Fórum Turismo – Aurora Farinha

O evento realizou-se presencialmente, no Auditório da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e contou com um Welcome Drink, um espetáculo de video mapping realizado pela Vortice Dance Company e a entrega dos prémios.

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Les Roches lança especialização em desenvolvimento sustentável

A Les Roches Global Hospitality Education acaba de lançar uma especialização em Sustentabilidade, dedicando o último semestre do Bachelor of Business Administration (BBA) in Global Hospitality Management a este tema.

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A Sustentabilidade consta agora de uma das quatro especializações, que os estudantes podem escolher no campus de Crans-Montana, juntamente com Empreendedorismo, Estratégias de Marketing Digital e Gestão de Performance Financeira.

De acordo com a sua filosofia académica de fomentar um espírito de inovação e criatividade, a Les Roches pretende, desta forma, reforçar a capacidade dos futuros líderes para impulsionar a sustentabilidade e a mudança.

A nova especialização de Licenciatura foi concebida para dotar os estudantes de competências de gestão e conhecimentos necessários para transformar a hospitalidade, o turismo e a economia da experiência nesse sentido.

A especialização “Desenvolvimentos e Práticas Sustentáveis” será oferecida no campus de Crans-Montana a partir de setembro próximo. O programa incluirá também master classes ministradas por especialistas externos à instituição de ensino.

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Multipessoal está a recrutar para hotelaria e restauração nos Países Baixos

Empresa portuguesa de recursos humanos tem oportunidades de emprego nos Países Baixos para diversas funções nas áreas da hotelaria e restauração.

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A Multipessoal, empresa portuguesa de recursos humanos, em parceria com a I-Hospitality, agência de trabalho temporário holandesa, está atualmente à procura de mais de cem profissionais portugueses para integrarem o setor hoteleiro e da restauração nos Países Baixos.

Entre as funções mais procuradas estão as de empregado/a de mesa, cozinheiro/a e empregado/a de limpeza, além de várias outras vagas disponíveis em hotéis, restaurantes, parques temáticos e empresas de catering. As colocações serão feitas em diversas regiões do país, como Amsterdão, Utrecht, Eindhoven e Zeeland.

Em termos de perfil, pretendem-se profissionais com disponibilidade imediata, motivação para trabalhar no estrangeiro e experiência prévia na indústria da hotelaria e restauração. O domínio da língua inglesa é também um requisito.

Segundo nota de imprensa da Multipessoal, além do salário competitivo e da oportunidade de viverem uma experiência de trabalho internacional, todos os candidatos terão acesso a seguro de saúde, alojamento e apoio nos processos burocráticos para poderem trabalhar nos Países Baixos.

Para se candidatarem, os profissionais interessados devem aceder à página dedicada da Multipessoal, onde poderão consultar todas as vagas e respetivos requisitos.

 

 

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“Tomorrow Tourism Leaders Job Edition” dia 10 de maio em Oeiras

O “Tomorrow Tourism Leaders (TTL) Job Edition”, vai ter lugar no próximo dia 10 de maio, a partir das 10h30, na sede da Atlântica – Instituto Universitário, em Barcarena (Oeiras).

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Trata-se de um evento nacional de contratação que aproxima o jovem profissional ao mercado de trabalho e aumenta a sua oportunidade de contratação no setor do turismo,

Organizado pela Associação Fórum Turismo e pela Timing, este evento conta com as parcerias do município de Oeiras e da Atlântica.

Terminada a fase de candidaturas, que decorreu em março, chega agora a “Grande Final” para os 50 candidatos apurados, provenientes de Braga, Aveiro, Leiria, Coimbra, Santarém, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro.

Estes 50 jovens apurados vão participar no “Pitch” ao vivo, com início às 11H15, que será feito perante um painel de jurados composto por representantes de 50 das empresas mais relevantes da área do turismo, sobretudo da hotelaria e da restauração, tais como Hotéis Real, Dom Pedro Hotels, Vila Galé Collection Palácio dos Arcos, Bairro Alto Hotel, Bomporto Hotels, Corinthia, Dolce Campo Real, Dominos Pizza, Globalis, Grupo Intercontinental Lisboa, Grupo Intercontinental Porto, Grupo Pestana, Grupo Portugália e Porto Bay.

Nesta competição de Pitch serão declarados os vencedores do TTL Job Edition, que receberão uma bolsa para investir na sua formação profissional na área do turismo e também ficará com a garantia de uma entrevista de emprego.

 

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Escola de Glion aposta na formação em indústria do luxo

O Glion Institute of Higher Education acaba de lançar um curso online gratuito dedicado à indústria do luxo a nível global, com especial foco na relação com os clientes deste segmento.

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Esta ação formativa enquadra-se no âmbito das celebrações, este ano, do 60º aniversário da instituição de ensino superior.

O curso, intitulado “The Luxury Industrie: Customers and Luxury Experiences”/ “A Indústria do Luxo”: Clientes e Experiências de Luxo”, é lançado a 16 de maio sob a direção de Barbara Czyzewska, Academic Dean & Head of Luxury Brand Strategy Specialization.

Com três módulos de três horas de duração cada, o curso é dirigido a profissionais do segmento do luxo que procuram aprofundar os seus conhecimentos da indústria, a indivíduos interessados em mudar de carreira para este nicho, bem como a qualquer pessoa que pretenda descobrir mais sobre o negócio do luxo.

O conteúdo do curso será entregue através da plataforma FutureLearn, incluindo o seu programa de estudos: Origens e definições de luxo; Perspetivas culturais de luxo; O valor do luxo; A experiência de luxo do cliente, incluindo co-criação, personalização e melhores práticas; A face mutável da experiência de luxo do cliente; e utilização de dados na indústria do luxo.

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RTA vai capacitar agentes de animação turística que operam na Ria Formosa

A Região de Turismo do Algarve (RTA) vai promover uma ação de capacitação que visa qualificar os agentes de animação turística que operam na área do Parque Natural da Ria Formosa.

O objetivo desta ação é também sensibilizar esses profissionais para a importância daquela área para as atividades de turismo de natureza.

Com o mote “Ecoturismo e o Parque Natural da Ria Formosa”, esta formação vai decorrer no dia 12 de maio, não terá encargos para os agentes de animação turística, mas os lugares são limitados e a participação obriga à prévia inscrição.

A iniciativa materializa a aposta da RTA no turismo de natureza e decorre do projeto Valuetur, cujo principal objetivo é a valorização das áreas protegidas de valor natural, histórico e cultural, para serem geradores de atividade económica sustentável.

O programa tem início na sede do parque natural, na Quinta de Marim, em Olhão, onde os participantes vão poder explorar o percurso de interpretação da natureza do Centro de Educação Ambiental de Marim, cujos equipamentos de apoio foram renovados fruto de um investimento da RTA, e visitar a recém-inaugurada exposição «Ria Formosa», igualmente financiada pela entidade regional de turismo, que editou ainda um novo guia dedicado ao parque.

Segue-se um workshop sobre o Programa Regional de Ecoturismo do Algarve, a desenvolver pela RTA com vista a garantir objetivos de sustentabilidade, nomeadamente, a preservação das paisagens, a conservação da biodiversidade e dos ecossistemas naturais, a proximidade com as populações locais e a sua cultura e a articulação com produtores locais e outras atividades sustentáveis. A ocasião servirá ainda para recolher os contributos dos participantes para este plano, que irá promover e desenvolver a oferta ecoturística da região.

Haverá ainda tempo para uma saída de barco para a ilha da Culatra, com passagem pelo núcleo do Farol e visita ao núcleo da Culatra. É aí que os participantes vão conhecer o projeto “SuStowns”, que promove um turismo sustentável e de qualidade, preservando as tradições locais e o património cultural; e a iniciativa “Culatra 2030 – Comunidade Energética Sustentável”, que pretende criar uma comunidade-piloto em energias renováveis, incluindo uma estação de recarga de barcos elétricos para transporte de passageiros, entre muitas outras ações.

A ação de capacitação termina com um percurso de barco pela Ria Formosa e a sensibilização dos participantes para a importância do reconhecimento de atividades de turismo de natureza e código de conduta dentro da área do parque natural, a cargo da Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Algarve.

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Glion e Les Roches procuram novos alunos em Portugal

Com vista a atrair futuros talentos para os setores da hotelaria e turismo, as escolas de Hospitality Management Glion e Les Roches vão promover as suas ‘personal meetings’ em Portugal.

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Lisboa, Cascais e Porto são as cidades onde vão ter lugar estes encontros, entre os dias 26 e 29 deste mês, sempre das 14h00 e as 18h00.

A sessão de Lisboa está marcada para terça-feira no  Hotel Myriad by Sana, enquanto em Cascais decorrerá no Hotel Cascais Miragem Health & Spa, nos dias 27 e 28, e na Invicta está agendada para o dia 29, no Sheraton Porto Hotel & Spa – 29 de abril

Estas one-to-one online meetings têm como objetivo apresentar as várias tipologias formativas em detalhe aos jovens portugueses que pretendem dar continuidade ao seu percurso académico a nível internacional.

Os interessados podem obter todas as informações necessárias sobre o funcionamento das escolas, o método de ensino, as oportunidades de carreira e também esclarecer eventuais dúvidas sobre o próximo intake.

A Glion e a Les Roches procuram em Portugal alunos com um perfil internacional, que gostem de viajar, tenham bom nível de inglês e interesse pela indústria hoteleira.

Os processos de admissão já estão a decorrer e há vagas disponíveis nos vários campus das duas instituições de ensino, nomeadamente Suíça e Espanha.

Os encontros individuais têm a duração de aproximadamente uma hora e devem ser agendados através do e-mail [email protected]

 

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Turismo de Portugal adere ao Pact for Skills da UE

O Turismo de Portugal assinou, recentemente, a sua a adesão ao Pact for Skills da União Europeia.

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Com a formalização da adesão, o Turismo de Portugal compromete-se a respeitar e apoiar os princípios-chave do Pact for Skills, que passam pela promoção de uma cultura de aprendizagem ao longo da vida para todos; construção de fortes parcerias de competências, monitorização da oferta/procura de competências e antecipação de necessidades de competências; e combate contra a discriminação e promoção da igualdade de género e de oportunidades.

Refira-se que esta iniciativa da União Europeia foi apresentada em 2021 durante o Fórum Internaciona​l – Educação, Emprego e Formação no setor do Turismo, o primeiro evento organizado pelo Turismo de Portugal no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

O Pact for Skills (Pacto para as Competências UE) é uma estratégia da Comissão Europeia destinada a estabelecer parcerias em grande escala, mas também parcerias nacionais/regionais e locais, para o desenvolvimento de competências a nível europeu. As organizações públicas e privadas são convidadas a unirem forças e a tomarem medidas concretas para requalificar e melhorar as competências das pessoas na Europa e, também, no setor do turismo.

O objetivo do Pacto é promover ações conjuntas que potenciem a melhoria das competências existentes (requalificação) e a formação em novas competências (atualização), através de um modelo de parceria entre a administração pública, empresas e sociedade civil para o desenvolvimento de competências na UE.

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Escolas do Turismo de Portugal já preparam próximo ano letivo

Encontram-se abertas as candidaturas às 12 Escolas do Turismo de Portugal, já a pensar no próximo ano letivo.

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Para as formações profissionais (nível 4), as inscrições podem ser feitas até 20 de junho 2022, enquanto para os cursos de especialização tecnológica (nível 5) e On the Job, as candidaturas decorrem até 18 de julho 2022.

Segundo nota publicada no site oficial do Turismo de Portugal, o novo regime de acesso para os cursos de nível 4, sem provas de admissão, facilita o processo de candidatura e acesso à rede das escolas que gere.

No que diz respeito aos cursos de especialização tecnológica (nível 5) e On the Job, os candidatos, tanto nacionais como internacionais, podem escolher cursos em oito áreas principais:  Gestão Hoteleira; Cozinha, Pastelaria; Restauração e Bebidas; Turismo de Natureza e Aventura; Turismo Cultural e do Património; Alojamento Hoteleiro; e Gestão de Turismo.

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Setúbal desenvolve ações “Formação + Próxima” na área do turismo

As formações contemplam várias áreas, sejam técnicas ou soft skills, entre outras, e são todas de participação gratuita e de frequência presencial ou online.

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O concelho de Setúbal está a desenvolver diversas ações de formação na área do Turismo, através do programa Formação + Próxima e para as quais as inscrições estão a decorrer.

Formações em várias áreas, sejam técnicas, soft skills ou outras, todas de participação gratuita e de frequência presencial ou online, mediante a natureza das iniciativas, estão disponíveis para inscrição na Academia Digital, do Turismo de Portugal, disponível em https://cutt.ly/9FoDFRr.

A Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal está a operacionalizar, localmente, o programa formativo, integrado no Plano “Reativar o Turismo | Construir o Futuro”, destinado a materializar os objetivos definidos no âmbito da “Estratégia para o Turismo 2027”, ou seja, valorizar o território e as comunidades, impulsionar a economia, potenciar o conhecimento, gerar redes e conectividade e projetar Portugal, com as pessoas no centro da estratégia.

As ações a desenvolver na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal podem também ser consultadas na ligação https://cutt.ly/VFoGRja.

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Turismo de Portugal dá início à capacitação do tecido empresarial

O Turismo de Portugal, vai iniciar já no próximo dia 20 de abril a sua agenda de ações de capacitação em regime alargado a todo o tecido empresarial do setor.

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Concluídas as ações-piloto com 50 empresas de diferentes dimensões e áreas de operação, que de 21 de fevereiro a 25 de março e em ambiente de laboratório virtual, testaram novas abordagens de partilha de conhecimento, experiências e desafios sobre a gestão ESG, o Turismo de Portugal, dá assim início ao primeiro ciclo de ações inseridas no Programa Empresas Turismo 360°.

Com o tema “Gestão ESG: Alcançar a sustentabilidade ambiental, social e de governação, o primeiro ciclo de ações de capacitação, a decorrer entre abril e junho de 2022, inclui várias edições dirigidas a gestores e técnicos nas áreas de estratégia, inovação ou sustentabilidade de micro e pequenas empresas do turismo, cada uma com a duração total de sete horas e 30 minutos.

O programa de conteúdos, conforme anuncia o Turismo de Portugal no seu site oficial, é composto por 3 módulos: Desafios e oportunidades da sustentabilidade; Relatório de sustentabilidade e indicadores ambientais; e Indicadores Sociais e de Governação Desempenho Económico, oferecendo um conjunto de vantagens aos participantes.

As ações decorrem online e em direto e a frequência é gratuita, mas sujeita a inscrição, na Academia Digital do Turismo de Portugal​ (participação limitada à disponibilidade existente e sujeita a confirmação).​

Refira-se que o Programa Empresas Turismo 360° é uma iniciativa inscrita no Plano de Ação Reativar o Turismo | Construir o Futuro, que visa incentivar as empresas do setor a reportar o seu desempenho em matéria de sustentabilidade, apoiando-as tecnicamente na integração dos fatores ESG – Environmental, Social and Governance na estratégia de negócio e na cultura organizacional e orientando-as no processo de reporte regular de informação não-financeira sobre as suas práticas ambientais, sociais e de governação.

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