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Grupo Hotusa fecha 2021 com 21 hotéis em Portugal

O grupo Hotusa encerrará o exercício de 2021 com 21 hotéis no nosso país. As próximas aberturas, previstas para outubro, acontecerão no Parque das Nações, em Lisboa.

Victor Jorge
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Grupo Hotusa fecha 2021 com 21 hotéis em Portugal

O grupo Hotusa encerrará o exercício de 2021 com 21 hotéis no nosso país. As próximas aberturas, previstas para outubro, acontecerão no Parque das Nações, em Lisboa.

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O grupo Hotusa irá terminar o ano de 2021 com 21 hotéis em Portugal, contribuindo para isso, as duas aberturas que estão previstas acontecer até ao final do mês de outubro, adiantou Amancio Lopez Seijas, presidente do grupo Hotusa, no encontro com a imprensa, salientando que se trata “somente de resolver os habituais processos burocráticos” para a abertura.

Os dois novos hotéis da Eurostars Hotel Company, cadeia de hotéis do grupo Hotusa, ficam lado a lado, com o Eurostars Universal Lisboa de 5* e o Ikonik Lisboa 3* a serem, respetivamente, a 20.ª e 21.ª unidade hoteleira do grupo em Portugal, ficando os dois hotéis em regime de propriedade e localizados no Parque das Nações, em Lisboa.

Com 108 quartos, o Eurostars Universal Lisboa 5*, 108 quartos, é conceptualmente um hotel inspirado pela rosa dos ventos simbolizada por um pátio interior. No interior do hotel, a homenagem é prestada, em cada um dos andares, à história e tradição de Lisboa, através da cerâmica, escultura, arquitetura, fado e literatura, marcas que, segundo Amancio Lopez Seijas, presidente do grupo Hotusa, “são a história universal que Lisboa oferece ao mundo”.

Amancio Lopez Seijas, presidente do grupo Hotusa

De resto, o legado histórica da cidade sobressai nas referências a peças de grande valor cultural, recolhidas na própria cidade, enaltecendo o trabalho dos artesãos locais.

A escultura é outro dos traços distintivos com que o Eurostars Universal Lisboa presenteia os futuros hóspedes, com algumas paredes a exibirem esculturas em bronze de figuras nacionais, ao lado da arquitetura que merece um capítulo à parte, com destaque para alguns monumentos.

A nostalgia está presente com o fado, enquanto a literatura tem em autores como Eça de Queiroz, Saramago, Pessoa ou Camões os maiores destaques.

Já no Ikonik de 3*, que se interliga com Eurostars Universal Lisboa através do pátio e do espaço dedicado às salas de reuniões, estamos perante um hotel moderno e funcional, expressando, assim, um design mais vanguardista e com uma dinâmica que irá ao encontro de um público mais jovem.

Este é o primeiro hotel “Ikonik” em Portugal, tratando-se de uma marca que representa “uma nova forma de conceber hotéis”, admitindo o presidente do grupo Hotusa no encontro com a imprensa, que o hotel tem como inspiração temática o “verdadeiro reflexo da capital jovem, moderna e funcional que é Lisboa”.

Com 230 quartos, o Ikonik Lisboa 3* diferencia-se ainda pelos espaços para a realização de reuniões profissionais, bem como celebrações privadas e eventos sociais, contribuindo para tal os mais de 650 m2 de espaço disponível. Juntando aos mais de 200 m2 do Eurostars Universal Lisboa 5*, as duas unidades do grupo possuem quase 900 m2 de espaço.

Para finalizar, Amancio Lopez Seijas salientou a “boa experiência” do grupo em Portugal, admitindo que encara o futuro com “positivismo”, depois de todo o setor do turismo e viagens ter “paralisado”.

No final, Lopez Seijas afirmou ainda que “o turismo do futuro fugirá da massificação”, concluindo ainda esperar “um futuro expectavelmente positivo para Portugal e Espanha”.

Recorde-se que em entrevista recente, o presidente do grupo Hotusa admitiu que, em 2022, os resultados possam aproximar-se de 2019 e ultrapassá-los mesmo, já em 2023.

De referir que Portugal é, depois de Espanha, o mercado com maior implantação da área hoteleira do grupo Hotusa.

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AHRESP diz que empresas não devem assumir encargos do apoio excecional à família

AHRESP diz que as empresas não devem assumir encargos do apoio excecional à família, e que o processo deve ser tratado diretamente entre o trabalhador e a Segurança Social,

A AHRESP defende que o apoio excecional à família, no âmbito da Covid-19, deve ser tratado diretamente entre o trabalhador e a Segurança Social, “não devendo existir qualquer encargo para a empresa, quer financeiro, quer a nível de aumento da carga administrativa”.

Isto porque se trata de uma situação de ausência temporária do local do trabalho por motivo de falta justificada que confere direito a apoio no âmbito do regime de proteção social obrigatório pelo qual os trabalhadores estão abrangidos.

“No âmbito deste apoio, as entidades empregadoras mantêm a obrigação de efetuar o pagamento de uma parte da remuneração e de 50% das contribuições relativas aos trabalhadores ausentes, além de ser um encargo adicional para os recursos administrativos das empresas”, refere a Associação, apontando que, após o período de encerramento das atividades letivas e não letivas, “milhares de empresas encontram-se atualmente a submeter os requerimentos para o apoio excecional à família, em nome dos seus trabalhadores”.

Além disso, A AHRESP lembra, no seu boletim diário que é a entidade empregadora que tem a responsabilidade de pagar o valor total da remuneração aos colaboradores, recebendo, posteriormente, da Segurança Social o montante correspondente ao apoio.

 

Sobre o autorCarolina Morgado

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ADHP abre nova edição do curso de especialização em Direção Hoteleira

Nova edição decorre entre 2 de fevereiro e 31 de maio de 2022, em formato online, e apresenta uma “remodelação de conteúdos”.

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A Associação dos Directores de Hotéis de Portugal (ADHP) vai voltar a promover, entre 2 de fevereiro e 31 de maio de 2022, uma nova edição do curso de especialização em Direção Hoteleira, formação que vai decorrer em formato online, com um total de 332 horas.

Num comunicado enviado à imprensa, a ADHP explica que o curso de especialização em Direção Hoteleira vai decorrer de terça a sexta-feira, entre as 18h30 e as 22h30, bem como ao sábado, das 9h às 13h, requerendo um número mínimo de 15 participantes.

“A conclusão do curso com aproveitamento dá direito a um certificado emitido pela ADHP”, acrescenta a associação, explicando que esta formação é dirigida “tanto a Diretores de hotéis com formação e experiência na área que queiram atualizar os seus conhecimentos, como a profissionais que desejem exercer funções de Diretor de hotel, mas que provenham de outras áreas ou estejam no início de carreira, e que necessitem de preparação técnica”.

A associação refere também que este curso, que visa “dotar os participantes de uma formação atualizada”, sofreu, em 2021, uma “remodelação de conteúdos”, passando a contar com mais cinco módulos, de forma a responder “às recentes transformações da hotelaria, bem como aos desafios e às tendências mais prementes na área”.

“Entre os novos conteúdos estão o E-Commerce na Hotelaria, a Gestão de Compras, a Legislação Laboral, a Gestão Ambiental e a Gestão de Redes”, indica a ADHP, revelando que a formação será ministrada “por profissionais de hotéis de referência, com carreiras consolidadas, formação superior especializada e experiência na docência a nível do ensino superior ou da formação em Direção hoteleira”.

“A constituição do quadro docente permite, desta forma, que o CEDH seja eminentemente orientado para a prática. Exemplo disso é o módulo de business plan, para o qual os formandos deverão desenvolver um plano de negócios para o seu hotel – concreto ou simulado, consoante exerçam ou não funções de Direção hoteleira”, explica a associação.

Com esta nova edição do curso, a ADHP pretende disponibilizar “uma formação atualizada,
atenta às tendências à a evolução da hotelaria, mas também orientada pela voz da experiência”, refere Raúl Ribeiro Ferreira, presidente da ADHP, explicando que o objetivo é “transmitir as melhores práticas e os melhores procedimentos em todos os
domínios da hotelaria – do alojamento, comidas e bebidas à gestão, segurança ou RH”.

Nesta edição, a ADHP estabeleceu ainda uma parceria com a Fundação Inatel, pelo que “os jovens diretores de unidades Inatel integrarão o curso”, naquela que Raúl Ribeiro Ferreira considera ser uma “excelente oportunidade de contribuir para a formação e valorização
de uma geração futura de Diretores de hotéis”.

Para inscrições ou mais informações está disponível o e-mail [email protected].

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Há um Spa de luxo português no guia da Condé Nast Johansens 2022

O guia Condé Nast Johansens Luxury Spas 2022 inclui os 39 melhores Spas da Europa, América, Caraíbas, Oceano Índico, Médio Oriente e a Ásia, localizados em hotéis de luxo independentes.

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O Spa do Palácio Estoril Hotel, Golf & Wellness, no Estoril, é um dos 39 Spas localizados em unidades hoteleiras de luxo que constam do Condé Nast Johansens Luxury Spas 2022, um guia que inclui os melhores Spas da Europa, América, Caraíbas, Oceano Índico, Médio Oriente e a Ásia.

Alem do Spa da unidade portuguesa, a edição de 2022 deste guia contam também com Spas na Alemanha, Áustria, Bali, Espanha, Filipinas, França, Itália, Maldivas, México, Irlanda do Norte, Reino Unido e Tailândia.

A lista completa de unidades hoteleiras com Spas de luxo incluídas neste guia pode ser consultada através do site www.condenastjohansens.com, enquanto o guia em papel pode ser encomendado aqui.

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Vila Galé promove ‘Satsanga Week’

Os Spas e Wellness dos hotéis Vila Galé estão a promover o `Satsanga Week”, iniciativa que decorre de 24 a 30 de janeiro, com descontos e ofertas exclusivas.

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Com descontos e ofertas exclusivos, os Spas e Wellness dos hotéis do grupo Vila Galé estão a promover a primeira edição da Satsanga Week. A iniciativa decorre de 24 a 30 de janeiro.

Neste âmbito, todas as marcações de massagens ou tratamentos Satsanga feitas durante este período terão 10% de desconto. Haverá ainda a oferta adicional de uma experiência à escolha entre massagem reafirmante de rosto, massagem de pedras quentes nas costas ou esfoliação de pés.

Igualmente, os vouchers para momentos de Sspa – voucher massagem e voucher massagem a dois – adquiridos entre 24 e 30 de janeiro terão uma redução de 10%. Os preços finais serão, respetivamente, 63€ e 108€, sendo que neste caso, a validade é de um ano após a data de compra.

Atualmente, as massagens e tratamentos dos Satsanga Spa & Wellness estão disponíveis em todos os hotéis Vila Galé exceto Vila Galé Porto Ribeira.

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Terra do Sempre propõe experiências para épocas especiais de 2022

A unidade do turismo rural no Alentejo, Terra do Sempre, criou um conjunto de ofertas de alojamento e de experiências para as próximas épocas especiais e festivas, como o Carnaval e a Páscoa.

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A Terra do Sempre, unidade do turismo rural localizada perto de Grândola, propõe um conjunto de experiências para as próximas épocas especiais e festivas.

Para o dia dos namorados, a unidade sugere três noites pelo valor de duas e ainda um cesto surpresa no quarto, tudo, a preço de época baixa.

Para o Carnaval, o turismo rural no Alentejo disponibiliza quatro noites pelo valor de três, também a preços de época baixa, com direito a desfile das crianças.

Até ao final de janeiro, por cada reserva de quatro ou cinco noites, para o período da Páscoa, a Terra do Sempre oferece uma das noites e promete que não vai faltar a caça aos ovos no monte com prémio para todos.

Em qualquer dos casos, há sempre o almoço buffet à moda alentejana, em épocas especiais ou ao sábado, a noite de cinema para as crianças e a visita à quinta da Gertrudes.

Alice, Peter Pan, Romeu e Julieta, E foram felizes para Sempre, Mil e uma Noites, Tom Sawyer e Robin Hood são as histórias que inspiraram os sete quartos do hotel, todos com frente em vidro, com campo a perder de vista.

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Mama Shelter Lisboa abre esta quarta-feira

A marca hoteleira francesa Mama Shelter escolheu a cidade de Lisboa para abrir a sua primeira unidade na Península Ibérica, o que acontece esta quarta-feira.

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A marca hoteleira francesa Mama Shelter chegou a Lisboa e inaugura, esta quarta-feira, a sua primeira unidade hoteleira na Península Ibérica.

O Mama Shelter Lisboa, localizado entre o Príncipe Real e a Avenida da Liberdade, é uma homenagem à história da capital portuguesa.

Concebido pela própria equipa de design da marca – o Mama Design Studio –, o estilo que decora as paredes, o chão e os tetos do Mama Shelter Lisboa é um jogo entre a cultura pop, um estilo boémio e a herança marítima portuguesa. Desde os azulejos da Viúva Lamego na fachada à alcatifa com ondas azuis no chão dos quartos, a nova unidade foi desenhada para criar um espaço caloroso – um espaço que toma conta dos seus hóspedes – sem deixar de invocar o espírito livre trazido pelo ar fresco do rio Tejo.

Este novo hotel de Lisboa oferece 130 quartos distribuídos em oito andares, bem como um restaurante, que estará aberto não só para os hóspedes, (e no futuro, o rooftop) –ponto central no conceito do Mama Shelter Lisboa, cujo cofundador, Serge Trigano, define como “um restaurante com quartos por cima”.

Fundada em Paris, em 2008, pela família Trigano (cofundadores do Club Med), cada hotel Mama Shelter oferece aos hóspedes uma mistura de diversão partilhada, acessibilidade e serviço excecional em cidades e bairros com histórias ímpares.

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AHRESP vai apresentar aos partidos políticos 20 propostas para o relançamento da economia

Incentivo ao consumo, fiscalidade, capitalização das empresas, qualificação e dignificação do emprego, legislação laboral e contratação coletiva, são questões que constam das 20 propostas, divididas em cinco eixos, que a AHRESP vai apresentar aos partidos políticos ainda antes das eleições legislativas marcadas para 30 de janeiro.

A AHRESP anunciou que vai apresentar aos partidos políticos um conjunto de 20 propostas, assentes em cinco eixos fundamentais, que visam o relançamento da economia.

Incentivo ao consumo, fiscalidade, capitalização das empresas, qualificação e dignificação do emprego, legislação laboral e contratação coletiva, são questões que constam das propostas da Associação que, em comunicado, defende “que o futuro Governo, que vier a resultar das próximas eleições legislativas, deve definir linhas estratégicas para os setores da restauração, similares e do alojamento turístico”.

Com a incerteza da evolução da pandemia, da atual conjuntura relativa a custos energéticos e matérias-primas e reconhecendo a importância das atividades económicas que representa, a AHRESP considera “essencial” que o próximo Governo “promova um alinhamento estratégico com vista à recuperação e desenvolvimento do nosso tecido empresarial, decisivo para a retoma da economia nacional”.

No que diz respeito ao incentivo ao consumo, a Associação realça a necessidade de prorrogação, adaptação e reforço do programa IVAucher, enquanto, em relação à fiscalidade, as prioridades vão para a aplicação temporária (no ano 2022) da taxa reduzida de IVA nos serviços de alimentação e bebidas; reposição integral (a partir de 2023), da totalidade dos serviços de alimentação e bebidas, na taxa intermédia de IVA , isenção de tributação na afetação/desafetação de imóveis à atividade de Alojamento Local; extinção do Pagamento Especial Por Conta (PEC); redução das taxas do IRC e IRS; não agravamento da tributação autónoma no caso de prejuízos fiscais; regime excecional de reporte dos prejuízos fiscais de 2021 para anos anteriores (tax losses carry back); e emissão de declarações de não dívida, com a situação regularizada, para valores residuais.

Em relação à capitalização das empresas, as propostas da AHRESP passam pela necessidade de criação de instrumentos financeiros para a redução do endividamento das empresas, bem como de novos investimentos e requalificação.

Mecanismos/plataformas de apoio à contratação de recursos humanos; incentivo à procura ativa de emprego; programa de formação de curta duração; campanhas de valorização e dignificação das profissões do turismo, estão igualmente na lista das preocupações da AHRESP no que diz respeito à qualificação e dignificação do emprego.

Quanto à legislação laboral e contratação coletiva, a AHRESP vai levar junto aos partidos políticos assuntos como necessidades de mecanismos de flexibilidade e adaptabilidade no funcionamento das empresas das atividades do Turismo, de estabilidade legislativa, dinamização da contratação coletiva, e de alargamento do âmbito da contratação coletiva a normas específicas de cada atividade.

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Six Senses Douro Valley reabilita ‘Villas da Vinha’ num investimento de quase 3 milhões de euros

O investimento está avaliado em 2,9 milhões de euros e contempla a transformação em nove quartos/suites e em duas ‘villas’ independentes com mais dois quartos, totalizando assim um acréscimo de 11 quartos ao inventário do hotel.

Victor Jorge

O Six Senses Douro Valley, situado no coração do Vale do Douro, perto de Lamego, vai transformar as existentes sete ‘Villas da Vinha’ em mais nove quartos, mantendo somente duas ‘villas’ independentes, cada uma com piscina privativa.

Posicionada no segmento de luxo, o investimento nesta transformação ascende a 2,9 milhões com as construções pré-existentes da unidade turística a serem transformadas em nove quartos/suites e em duas ‘villas’ independentes com mais dois quartos, totalizando assim um acréscimo de 11 quartos ao inventário do hotel.

A área de intervenção será de cerca de 1.000 m2, numa obra marcada por “padrões de elevado requinte e sofisticação, com a particularidade de as ‘villas’ possibilitarem a utilização independente ou comunicante dos quartos”, refere o comunicado.

A ‘villa’ de maior dimensão tem nove quartos, que podem ser utilizados de forma individualizada ou para hospedagem agregada de grupos, além de piscina, jacuzzi exterior e sauna. A outra ‘villa’ a ser intervencionada totaliza três quartos, distribuídos em acomodações que poderão também ser independentes, nomeadamente um quarto com sala, pátio exterior e piscina privada; e um outro com sala e entrada independente, quarto de apoio, pátio exterior e piscina privativa.

Detido pelo Fundo Discovery e operado pela marca Six Senses, o Six Senses Douro Valley dispõe de 60 quartos, spa com 2.300 m2 e valências de refeição e bar de topo, bem como um centro de negócios. A oferta de acomodação inclui ainda diversas ‘villas’, sendo todo o empreendimento envolvido numa zona privada de mata, recentemente classificada como parte do portfólio dos Jardins Históricos de Portugal.

A obra a ser realizada no Six Senses Douro Valley foi confiada à Tétris, uma subsidiária de propriedade da JLL.

Sobre o autorVictor Jorge

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Vila Nova de Gaia vai ganhar novo 4 estrelas em 2023

Com um investimento de 11,5 milhões de euros, o grupo Fortera prevê abrir, em 2023, uma nova unidade de 4 estrelas em Vila Nova de Gaia, cujas obras de construção arrancam no próximo mês de fevereiro.

Publituris

O Azul Boutique Hotel, investimento de 11,5 milhões de euros do grupo Fortera, tem abertura prevista para 2023. As obras de construção deste 4 estrelas, em Vila Nova de Gaia, arrancam em fevereiro.

Localizado a 50 metros da Ponte D. Luis I, na Rua General Torres, a nova unidade hoteleira será constituída por 64 quartos com vista sobre o rio Douro, contando ainda com restaurante, esplanada e solário com piscina no piso 4, perfazendo uma área total de 4200m2.

“Tomamos partido desta localização para trazer a paisagem para quase a totalidade dos quartos. Também a zona de restauração e o solário aproveitam essa paisagem com vistas completamente desimpedidas”, explica Hélder Agostinho, arquiteto e gestor imobiliário do projeto.

Por sua vez, o CEO do grupo Fortera, Elad Dror, prevê esta inauguração para um momento de franca recuperação do setor, com o Porto e Gaia a voltaram a apresentar-se como importantes polos de procura turística em Portugal”.

Refira-se que a Fortera Properties, empresa de direito português, que iniciou a atividade no norte do país, designadamente, no Porto e em Espinho, atua no ramo imobiliário de luxo, sendo que as suas grandes áreas de atuação se centram na aquisição de imóveis para construção de raiz ou reabilitação de espaços para fins hoteleiros, ou residencial.

 

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MW Douro Wine & Spa abre portas a 15 de fevereiro

O Grupo TRIUS Hotels vai abrir a sua primeira unidade hoteleira de cinco estrelas no próximo dia 15 de fevereiro em Santa Marta de Penaguião, e vai se chamar MW Douro Wine & Spa.

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O MW Douro Wine & Spa, em Santa Marta de Penaguião, é o primeiro hotel 5 estrelas do grupo TRIUS Hotels, com data de inauguração prevista para 15 de fevereiro.

A nova unidade hoteleira, no coração do Douro, promete experiências únicas, onde o hóspede é convidado a desfrutar de atividades pensadas à medida, com ligação à terra, onde a gastronomia, a saúde e o bem-estar vão coexistir de forma harmoniosa.

O MW Douro Spa & Wine apresenta-se como uma unidade onde o conforto, a privacidade, mas também as ofertas dos serviços existentes vão andar de mãos dadas.

A unidade oferece 40 quartos, duas suites e duas suites presidenciais, restaurante com cozinha de autor de inspiração regional, Spa com piscina interior, banho turco e sauna, ginásio, piscina exterior panorâmica com bar e uma sala multiusos.

Todo o complexo inspira e expira a cultura do vinho, exemplo disso é o Spa, com programas de terapias individuais e de vinoterapia. Também as cartas do restaurante e bar têm na sua génese o melhor que a região tem para oferecer no que toca à bebida de Baco.

Para quem quiser sair e explorar a região, é possível fazer passeios de barco pelo Rio Douro, visitar as famosas quintas e experienciar provas de vinhos, participar em vindimas, calcorrear por caminhos com paisagens deslumbrantes, fazer piqueniques entre vinhas, mas também contactar de perto com as gentes locais para sentir o verdadeiro pulsar da terra.

“A nossa maior diferenciação vai passar pela atenção que vamos dar a cada hóspede. Queremos que todos sintam que são únicos e que o nosso staff está inteiramente dedicado para proporcionar uma estadia memorável”, explica o diretor geral deste novo hotel, Nuno Miranda.

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