NEST e OMT assinam acordo de cooperação e parceria
A parceria com a OMT permitirá ao NEST fomentar o empreendedorismo, através do incentivo à inovação e pesquisa, como veículos de desenvolvimento económico do turismo em Portugal.

Victor Jorge
Projecto do Turismo de Portugal é finalista nos prémios da OMT
Impacto da COVID-19 no turismo pode custar 4 biliões de dólares à economia mundial
NEST reconhecido como polo de Inovação Digital e ‘European Digital Innovation Hub’
“O segredo do digital está em agir e não reagir”
O NEST – Centro de Inovação do Turismo – e a Organização Mundial do Turismo (OMT) assinam na quinta-feira (dia 9 de setembro) um protocolo de parceria e cooperação nas áreas da inovação e adoção de tecnologias aplicadas ao turismo, com objetivo de dar maior enfâse à competitividade e reforço internacional do turismo em Portugal.
Com este acordo de cooperação, o NEST e a OMT pretendem “facilitar a retoma do setor que sofreu um importante revés com a pandemia”, diz a associação fundada em fevereiro de 2019 pelo Turismo de Portugal, Aeroportos da ANA, Brisa Via Verde, Google, Microsoft, Millennium BCP. Ou seja, “o objetivo é tornar esta indústria mais resiliente e sustentável, através da inovação”.
O acordo vai fomentar o empreendedorismo, através do incentivo à inovação e pesquisa, como veículos de desenvolvimento económico do turismo em Portugal e a nível global, com uma das principais missões da OMT a ser, de resto, a criação de um turismo “universalizado, sustentável, acessível e inclusivo”.
O protocolo de cooperação faz parte de um conjunto alargado de iniciativas criadas pelo NEST, alinhadas e alicerçadas no Plano Reativar o turismo / construir futuro e nas medidas do turismo no âmbito do programa do Governo. Rita Marques, secretário de Estado do Turismo, considera que “este é um passo significativo para posicionar internacionalmente o Centro de Inovação do Turismo, como motor de antecipação, experimentação e disseminação de tendências e soluções e de capacitação de competências digitais, em toda a cadeia de valor”.
A parceria vai facilitar, na prática, “uma visibilidade global às iniciativas criadas pelo NEST, dentro das redes de comunicação global geridas pela OMT”. Além desta parceria, o NEST ficará, também, responsável pela divulgação e apoio aos concursos globais, promovidos pela OMT, junto de empreendedores portugueses.
Para Roberto Antunes, diretor executivo do NEST, “este é um reconhecimento do desenvolvimento conseguido, num curto espaço de tempo”, considerando, igualmente, que “é fruto da qualidade da produção oriunda do turismo português”.
Sobre a parceria, em concreto, Roberto Antunes, salienta que, desta forma, o NEST será “uma entidade com a qual a OMT conta para facilitar o caminho dos inovadores/empreendedores, além de apoiar os seus associados na criação de estruturas que suportem ecossistemas de inovação orientados para o turismo”.