“Criámos um ‘solucionador’ automatizado de vários problemas para os turistas”
A Insurion permite a agências de viagens, companhias aéreas e hotéis ganharem taxas de venda de seguros paramétricos para turistas com pagamentos instantâneos. Artem Kokorin, CEO da Insurion, explica como.

Victor Jorge
Ficaram em segundo lugar no [email protected] in Portugal 2021 e o CEO da Insurion, Artem Kokorin, refere que, graças ao evento, “temos uma seguradora em Portugal que vai fazer um piloto do produto”.
De que forma é que a vossa solução é diferenciadora e inovadora e que valor acrescentado traz ao setor do turismo?
Criámos um “solucionador” automatizado de vários problemas para os turistas. E continuamos a ampliar essa lista. Antes de aparecermos, o turista tinha que explicar às seguradoras, companhias aéreas, agências de viagens ou hotéis o problema que enfrentava e que precisava de ajuda. Tinha de ligar para linhas de atendimento, ouvir música, explicar várias vezes o que aconteceu, depois fornecer alguns documentos e aguardar o resultado de todo este processo.
Nós detetámos esse problema e fornecemos a solução muitas vezes antes que o turista perceba que algo está errado.
Imagine que está sentado no aeroporto com toda sua família e acabou de perceber que seu voo está atrasado duas horas. Os seus filhos estão aborrecidos e perguntam “Quando vamos voar?”. Mas, de repente, o seu cartão bancário foi “carregado” com 100 euros. Isto porque os nossos algoritmos recolheram dados sobre o seu voo e detetaram o atraso e executaram um crédito instantâneo. O “kit de ferramentas” para entreter os seus filhos aumentou.
Com é que irão desenvolver o vosso projeto, depois do segundo lugar no [email protected] in Portugal?
Estamos em negociações com várias agências de viagens online e alguns operadores de viagens para a integração dos nossos produtos paramétricos de seguros de viagens nos processos de venda.
Estão, por exemplo, interessados na nossa “Garantia de bom tempo”, que pode detetar condições meteorológicas adversas no resort e executar o pagamento instantâneo no cartão bancário do turista. As condições de “Clima adverso” são calculadas automática e individualmente para cada local e período.
Para agências de viagens online, esta é uma ótima ferramenta para aumentar a receita média e induzir clientes em dúvida para comprar a viagem.
Uma vez acordada a integração, iremos constituir a nossa entidade em Portugal, abrir conta bancária e lançar as vendas.
Precisamos de seguradoras para cobrir os riscos. Estas, em contrapartida, obtêm novos produtos de seguro lucrativos, fluxos sustentáveis de prémios de seguro e novos clientes.
Graças à [email protected] temos uma seguradora em Portugal que vai fazer um piloto do produto.
Um setor do turismo competitivo terá, obrigatoriamente ser inovador?
Definitivamente tem que ser, e a palavra-chave aqui é “competitividade”. O papel da indústria de viagens não é apenas permitir que as pessoas descansem duas vezes por ano. O seu papel é tornar a humanidade mais holística e sólida. Pessoas de diferentes países vão entender-se e interagir, o que leva sempre a algo novo. A inovação é a ferramenta para tornar-se o centro de tais interações.
Que inovações têm preparadas para o futuro?
Continuaremos a melhorar o setor dos seguros. Deverá ser muito útil. O valor do seguro não é a capacidade de adquiri-lo com facilidade, mas prestar a ajuda exatamente quando o cliente precisa dela. Para isso, recolheremos mais dados, melhorar o processamento e, no final, automatizar os seguros e reduzir o volume de decisões subjetivas.