Conferência internacional reúne mais de uma centena de oradores para discutir turismo sustentável em Évora
Temas relacionados com a sustentabilidade, tais como variações do modelo económico, impacto climático, impacto ambiental do turismo vão estar em debate

Publituris
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva
Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
A organização internacional ‘A World for Travel’ vai realizar em Portugal a primeira edição de uma das maiores conferências de sempre sobre turismo sustentável. O “Évora Fórum – A World For Travel” vai decorrer nos dias 16 e 17 de setembro de 2021, na Universidade de Évora, e vai reunir os principais ‘stakeholders’ dos setores públicos e privados da indústria turística, com o propósito de alertar para as transformações do setor.
Na conferência estarão presentes mais de 140 oradores internacionais, com destaque para o explorador profissional Mike Horn (“Courage and Perseverance in Difficult Times” – Coragem e perseverança em tempos difíceis), aventureiro e especialista em sobrevivência, globalmente reconhecido como um dos maiores exploradores da atualidade. Já estão também confirmadas as presenças de Rita Marques (Secretária de Estado do Turismo em Portugal), Zurab Pololikashvili (Secretário-Geral da OMT – Organização Mundial do Turismo) e Jean-Baptiste Lemoyne (Secretário de Estado do Turismo em França).
Temas relacionados com a sustentabilidade, tais como variações do modelo económico, impacto climático, impacto ambiental do turismo, mudanças costeiras e marítimas, bem como políticas agrícolas e de neutralidade carbónica serão debatidos ao longo destes dois dias por especialistas reconhecidos de diferentes áreas. Estas personalidades vão reunir-se em Évora, pela primeira vez, para, em conjunto, desenvolver novas formas de agir e estabelecer compromissos para a indústria do Turismo.
Para Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, “o facto de este fórum conseguir juntar mais de 140 oradores de reputação mundial mostra não só a resiliência do nosso setor, mas também o compromisso e a dedicação dos seus líderes para resolver com urgência os problemas que enfrentamos. Esperamos com entusiasmo a presença de toda a indústria em Évora, neste que acreditamos que será um evento marcante.”
Taleb Rifai, Co-Chair, Global Travel and Tourism Resilience Council acrescenta que “a sustentabilidade não é, nem mais, nem menos, do que assegurar a vida no planeta para as gerações futuras. Lutamos para preservar o meio-ambiente para que as gerações futuras venham a ter uma boa qualidade de vida. Esta é a razão pela qual também temos de lidar com a sustentabilidade social, económica e política, para além das questões ambientais. A dificuldade reside na inovação e na gestão, ambos fatores essenciais para progredir e crescer de forma verdadeiramente sustentável.”
Para Christian Delom, secretário-geral da “A World for Travel”, “o setor das viagens nunca teve de lidar com tanta pressão, quer seja em relação ao meio-ambiente, ao clima, à tecnologia, à responsabilidade social, à segurança e aos riscos sanitários, tudo de forma simultânea. Este evento, “A World for Travel – Évora Fórum”, vai abrir o caminho a uma a transformação inevitável do sector para o bem da humanidade.”
O Évora Fórum é organizado pelo Eventiz Media Group, o maior grupo media francês do setor, em parceria com o Global Travel & Tourism Resilience Council e com o apoio do Turismo de Portugal, da OMT (Organização Mundial do Turismo) e da World Travel and Tourism Organisation (WTTC).
Este evento terá a participação presencial limitada a 350 pessoas e os bilhetes para os dois dias de conferência podem ser adquiridos através do website da organização, por 95€/pessoa. Uma parte significativa da receita das inscrições reverterá para a Rota Vicentina e as Aldeias Históricas de Portugal, duas organizações turísticas nacionais comprometidas com a sustentabilidade. O evento será transmitido em direto online.