Viagem inaugural do “World Navigator” ligará Leixões a Atenas
O terceiro navio da frota da Mystic Cruises, pertencente à holding de Mário Ferreira, inicia a operação comercial a 25 de julho. Para o primeiro semestre de 2022 está “prometido” o “World Traveller”.

Victor Jorge
Fiordes do Norte da Europa são o itinerário “mais querido” da Costa Cruzeiros no mercado português
Picos de Aventura reorganiza estrutura interna
Disney anuncia sétimo parque temático em Abu Dhabi
2025 promete trazer novos e cada vez melhores navios de cruzeiro
Cruzeiros esperam verão positivo e já navegam rumo ao inverno e a 2026
Marina de Vilamoura volta a ser palco do International Boat Show
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Estratégia do turismo de VRSA mantém foco na sustentabilidade, inovação e valorização do território
Movimentação de passageiros na Europa impulsionada por voos internacionais com tráfego doméstico estagnado
V Convenção do Grupo DIT marcada para 30 de outubro a 2 de novembro em Huelva
A primeira viagem do World Navigator, terceiro navio da frota da Mystic Cruises, acontecerá a 25 de julho, com partida do porto de Leixões e durará dez dias, efetuando escala em Lisboa, Gibraltar, Formentera, Ibiza, Capri até à chegada a Atenas.
Num investimento de 160 milhões de euros, o World Navigator é o terceiro navio da frota da Mystic Cruises, que conta já com o World Explorer (2019) e com o World Voyager (2020), todos construídos na íntegra em Portugal, nos estaleiros de Viana do Castelo da West Sea.
Com capacidade para 200 passageiros e 112 tripulantes, o World Navigator será o primeiro navio da frota da Mystic Cruises a trabalhar em exclusivo para a Atlas Ocean Voyages. As embarcações da Mystic Cruises são navios de menor dimensão, o que lhes permite visitar portos e locais exclusivos, bem como atracar no centro de grandes cidades, oferecendo uma experiência mais intimista aos seus clientes.
“O World Navigator é o nosso terceiro navio construído em Portugal, direcionado a um mercado de luxo, e para o qual apostamos também num design interior português que lhe confere uma identidade única”, revela Mário Ferreira, CEO da MysticInvest Holding, empresa que detém a Mystic Cruises.
Tal como os restantes navios da frota da empresa portuguesa, o World Navigator é um navio de expedição construído com base no código polar e preparado para navegar nas águas polares do Ártico e da Antártida, equipado com motores eco-eficientes e sistemas híbridos de propulsão que o tornam num dos navios mais sustentáveis a nível mundial.
A preocupação com a sustentabilidade é, de resto, destacando por Mário Ferreira, salientando que esse compromisso “foi sempre um dos princípios base do desenvolvimento da nossa frota de navios oceânicos, e continuamos a posicionar-nos como uma referência ao nível da inovação na construção naval mundial”.
Embaixada flutuante de Portugal
A decoração do World Navigator foi desenvolvida em parceria com a empresa portuguesa Oitoemponto, de Artur Miranda e Jacques Bec, “distinguindo-se pelos seus interiores luxuosos e pelos apontamentos personalizados que percorrem todo o navio desde as áreas públicas até às suites, criando uma experiência de luxo que acompanha os clientes em todos os momentos do cruzeiro”, refere a empresa em comunicado.
“Apesar deste impacto [pandemia], mantivemos a nossa aposta e investimento na construção naval em Portugal, que se irá manter nos próximos anos que nos permitirá reforçar a nossa posição no mercado global”, Mário Ferreira, CEO da MysticInvest Holding
A inspiração nacional encontra-se, de resto, presente por todo o navio, seja no mobiliário, nos atoalhados, nas louças ou nos produtos utilizados a bordo, tornando o World Navigator uma “embaixada flutuante de Portugal no Mundo”.
O navio irá operar cruzeiros para a linha de cruzeiros Atlas Ocean Voyages, marca comercial da Mystic Cruises sediada nos EUA, com programas exclusivos que, segundo a empresa, “complementam o serviço de luxo a bordo com programas em terra que permitem uma maior imersão nas culturas locais e experiências exclusivas”.
O papel da Atlas é, aliás, destacado por Mário Ferreira, já que se trata da “primeira nova empresa de cruzeiros de luxo a entrar no mercado internacional nas últimas duas décadas”. O CEO da MysticInvest Holding promete “todo o luxo de um serviço cinco estrelas, mas usufruir também de experiências e aventuras personalizadas”, a quem entrar num cruzeiro da Atlas.
Quanto ao timing para esta aposta na indústria de cruzeiros, Mário Ferreira admite que a pandemia “afetou bastante o turismo e o setor dos cruzeiros foi dos mais afetados com uma paralisação quase total da indústria ao longo destes últimos dois anos, mas apesar deste impacto, mantivemos a nossa aposta e investimento na construção naval em Portugal, que se irá manter nos próximos anos que nos permitirá reforçar a nossa posição no mercado global”.
Recorde-se que a empresa portuguesa já investiu mais de 160 milhões de euros na construção naval em Portugal nos últimos dois anos. Além do World Navigator, World Voyager, do navio-hotel para o Douro São Gabriel, e os trabalhos de melhoria em termos de conforto e de eficiência ecológica do navio Vasco da Gama, a Mystic Cruises prevê iniciar a operação comercial do World Traveller, quarto navio da frota oceânica, durante o primeiro semestre de 2022.