MSC Euribia chega em 2023 e será o segundo navio a GNL da MSC Cruzeiros
O 22.º navio da frota da MSC Cruzeiros e 5.º da classe Meraviglia, já está em construção e deverá entrar ao serviço em junho de 2023.
Publituris
Lufthansa faz mais concessões para aquisição da ITA
XLR8, D-EDGE e Guestcentric unem-se em evento no Porto
Antes da EuroPride em Lisboa, cidade do Porto recebe AGM da EPOA
Movimentação de passageiros nos aeroportos nacionais ultrapassa os 8,3 milhões nos dois primeiros meses
Proveitos no setor do alojamento continuam em alta em fevereiro
Albufeira marca presença na Nauticampo
Media Travel ganha torneio de bowling da Turkish Airlines e vai representar Portugal na Turquia
Alto Côa é a 11ª Estação Náutica certificada do Centro de Portugal
Grupo Air France-KLM mantém interesse na privatização da TAP
Nova edição Publituris Hotelaria: Entrevista a Elmar Derkitsch, diretor-geral do Lisbon Marriott Hotel
A MSC Cruzeiros deu esta terça-feira, 29 de junho, inicio à construção do MSC Euribia, o 22.º navio da sua frota e 5.º da classe Meraviglia, que deverá entrar ao serviço em junho de 2023 e que será o segundo da companhia de cruzeiros movido a GNL – Gás Natural Liquefeito, o combustível mais sustentável atualmente disponível, depois do MSC World Europa.
De acordo com a MSC Cruzeiros, o navio foi batizado em homenagem “à Deusa da Grécia Antiga de domínio dos mares” e vai contar com “algumas das tecnologias e soluções mais recentes e avançadas para minimizar o seu impacto ambiental”, motivo pelo qual a MSC Cruzeiros sublinha que “o início da construção do MSC Euribia assinala efetivamente mais um marco no compromisso da companhia com a sustentabilidade ambiental”.
O início da construção do navio foi assinalado esta terça-feira, com a tradicional cerimónia do corte do aço nos estaleiros Chantiers de l’Atlantique, em Saint Nazaire, França, na qual marcou presença Pierfrancesco Vago, Executive Chairman da MSC Cruises, bem como Laurent Castaing, General Manager dos Chantiers de l’Atlantique.
“Assim como a deusa antiga aproveitou os ventos, o clima e as constelações para dominar os mares, a nossa visão é de que o MSC Euribia domine a implementação de tecnologias sustentáveis para proteção e preservação do nosso precioso ecossistema marinho. Este navio marca um novo marco na nossa caminhada rumo a operações de impacto zero e é a prova do nosso compromisso em promover e desenvolver tecnologias ambientais de última geração”, destacou Pierfrancesco Vago, durante a cerimónia.
A MSC Cruzeiros lembra ainda que o GNL é o “combustível marinho mais limpo disponível atualmente à escala e elimina virtualmente as emissões locais de poluentes atmosféricos como óxidos de enxofre (99%), óxidos de nitrogénio (85%) e partículas (98%)”.
Devido ao baixo impacto ambiental do GNL, a MSC Cruzeiros pretende passar a “abastecer pelo menos três navios com GNL, representando um investimento total superior a 3 mil milhões de euros”, sendo o MSC World Europa, que se encontra atualmente em construção em Saint Nazaire e deverá começar a navegar em outubro de 2022, o primeiro dos três navios movidos com este combustível que a companhia tem previsto adicionar à sua frota nos próximos anos, à qual se seguirá, ainda, a construção do terceiro navio, no início de 2023.
A nível ambiental, o MSC Euribia vai contar com quatro motores dual fuel Wärtsilä (12V e 16V) que funcionam de um modo geral com gás natural liquefeito (GNL), ocasionalmente com gasóleo marinho com 0,1% de enxofre (MGO), de modo a que o navio não necessite de sistemas de limpeza de gases de escape.
O navio possui também um sistema de redução catalítica seletiva que reduz as emissões de NOx em até 90% quando o navio opera em MGO, assim como ligação “shore-to-ship”, permitindo que o navio desligue os seus motores e se ligue às redes de energia locais nos portos,
Ao nível das águas residuais, o navio conta com um sistema de tratamento avançado em conformidade com a Resolução MEPC 227 (64) da Organização Marítima Internacional de acordo com os padrões mais rigorosos a nível mundial, além de um sistema de tratamento de águas de lastro que evitará a introdução de espécies invasoras no ambiente marinho por intermédio de descargas de água de lastro.
O MSC Euribia vai incluir também um sistema de gestão de ruído subaquático, que minimiza o impacto sonoro e reduz potenciais efeitos na fauna marinha, além de um vasto leque de equipamentos com eficiência energética, como ventilação inteligente e sistemas avançados de ar condicionado com circuitos automatizados de recuperação de energia, iluminação LED controlada por sistemas de gestão inteligentes e sistemas automáticos de recolha de dados para monitorização remota de energia e análise avançada.