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Seguros de viagem adaptam-se e respondem a novas necessidades

Numa altura em que as viagens retomam, importa saber as novidades que existem ao nível de seguros de viagem, cada vez mais imprescindíveis para se ter umas férias seguras.

Raquel Relvas Neto
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Seguros de viagem adaptam-se e respondem a novas necessidades

Numa altura em que as viagens retomam, importa saber as novidades que existem ao nível de seguros de viagem, cada vez mais imprescindíveis para se ter umas férias seguras.

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Intempéries, atentados terroristas, cancelamentos de última hora, falências de operadores turísticos, acidentes durante a viagem, entre outros tantos motivos que ao longo do tempo reforçaram a importância de contratar um seguro de viagem antes de fechar as malas para uma viagem. Estes motivos apresentados continuam mais do que válidos para adquirir um seguro de viagem nos dias-de-hoje, mas a pandemia da COVID-19 e a questão da segurança sanitária vieram intensificar esta necessidade de se viajar em segurança.

Os seguros de viagem, à semelhança de outras tantas áreas, tiveram de se adaptar à situação pandémica, sobretudo porque os mesmos não contemplavam a questão de pandemia. Como explica Rogério Gabriel, diretor comercial da SGS Seguros, “no mundo inteiro, a esmagadora maioria dos contratos de seguro e resseguro excluem pandemias, pelo que tiveram que ser revisitados para poderem ajudar a reduzir os impactos da pandemia da COVID-19”.

Adaptar em tempo recorde para responder às necessidades que advieram da pandemia e dar resposta à procura que surgiu com este novo cenário foi uma das prioridades também da Intermundial. José Manuel Mariano, diretor de vendas para Portugal da Intermundial, refere que na seguradora “todas as equipas fizeram um esforço imenso para poder incluir em todos os seguros do nosso portefólio as garantias COVID-19 que garantem proteção necessária para os viajantes”.
Para a Mapfre Seguros, a adaptação às circunstâncias foi o principal desafio da seguradora, particularmente por ter de apoiar digitalmente os seus clientes, contrariamente ao acompanhamento físico que realizavam. Luís Sousa Lobo, Diretor Comercial e de Marketing da MAPFRE Assistance, indica que, além disso, um dos desafios experienciados passou por “flexibilizar o cancelamento de seguros das viagens que já não se realizariam, com o reembolso dos prémios a 100%, e disponibilizámos a nossa linha de apoio médico para que clientes e parceiros pudessem esclarecer todas as dúvidas”. “Os agentes de viagem, connosco, souberam sempre com o que podiam contar e também lhes foi dito de forma muito clara quais as nossas limitações”, salienta.

“A pandemia foi, “e continua a ser, um desafio à inovação, à criatividade e à tecnologia”, João Horta e Costa

Esta situação despoletou muitos outros desafios no mundo das seguradoras. João Horta e Costa, Chief Commercial Officer da Europ Assistance Portugal, indica que a pandemia foi, “e continua a ser, um desafio à inovação, à criatividade e à tecnologia, no sentido em que a indústria teve inevitavelmente de acelerar a sua capacidade em continuar a apresentar novas soluções digitais, inovadoras que dão resposta às necessidades dos clientes e estejam vocacionadas, em grande parte, para áreas como a saúde, o lar, a proteção, a segurança e a mobilidade”.

Também Rogério Gabriel explica que existiram vários desafios aos seguros de viagem e, consequentemente, aos agentes de viagens nestes últimos meses. Desde a regularização de sinistros, ao surgir de “muitas novas variáveis do novo mundo em ambiente COVID19”, mas também ao desenvolvimento de seguros de viagens adequados às novas necessidades do viajante preencheram a agenda dos ‘players’ no setor. Para o responsável, foram várias as variáveis que tiveram impacto nos agentes de viagens como os “largos meses de interrogação sobre como iria o transporte aéreo responder às obrigações ao abrigo da convenção 261 de reembolsar os viajantes; o destino e futura estratégia da TAP; evolução de produção legislativa em vários países incluindo Portugal sobre as responsabilidades dos agentes de viagens; instrumentos financeiros de apoio indispensáveis a quem teve que encerrar atividade por tempo indeterminado; evolução do caminho até existir vacina e agora o processo de vacinação com ritmos diferentes pelo mundo fora; cartão europeu de vacinação e como se vai estabelecer a bilateralidade de aceitação fora do espaço Shengen para o verão de 2021, são, entre muitos outros, grandes desafios que se colocam a uma Indústria que representa 10% do PIB Nacional”.

José Manuel Mariano considera que já em 2020 a assistência médica, que sempre foi fundamental nos seguros de viagem, “teve na raíz da pandemia uma nova dimensão”. O responsável da Intermundial recorda que outro tipo de necessidades ganhou protagonismo, como “o prolongamento de estadia por quarentena, a cobertura de gastos derivados da realização de teste de diagnóstico de coronavírus (PCR), assim como a anulação em caso de diagnóstico positivo de COVID-19”.

Produtos
A pandemia obrigou assim a rever a oferta de produtos disponibilizados pelas seguradoras, sobretudo para auxiliar a garantia de se poder efetuar uma viagem de forma segura.

Na Intermundial foram desenhados, e continuam a ser, vários produtos, coberturas e garantias que “se adaptem com facilidade às necessidades dos viajantes”. Neste âmbito, José Mariano indica que foram lançados produtos específicos como o seguro Easy Trip, próprio para viagens de curta distância, que o responsável acredita que vai registar mais procura nos próximos meses. Esta solução da Intermundial apresenta, por um lado, “a possibilidade de cancelar a viagem no caso de um resultado positivo por COVID-19, não só estará coberto o assegurado, mas também os seus acompanhantes e familiares”, e, por outro lado, “o prolongamento da estada em caso de quarentena por COVID-19”.

No caso da SGS Seguros, Rogério Gabriel indica que foi lançado em junho de 2020 uma solução com “garantias COVID-19 por derrogação da exclusão pandemias no seguro de viagem e CIV, e foi talvez a única solução no mundo segurador, e não só em Portugal, que conseguiu garantir COVID-19 no PVFM (Por Motivos de Força Maior) para viagens nacionais”. A SGS Seguros manteve registos até ao final de setembro, mês em que se interrompeu a continuidade deste risco devido ao surgimento de números crescentes e novas variantes de propagação. “Prevemos  retomar o risco COVID-19 no PVFM para viagens nacionais em 01 de julho, e estamos em fase de revisitar as soluções atuais e implementar alterações relevantes para a proteção dos viajantes e dos agentes de viagens”, salienta o diretor comercial. A oferta inicial vai sofrer alguns ajustes, adianta o responsável, exemplificando que o capital seguro adicional para despesas médicas que permite garantir COVID-19 passa a ser de 100.000€. A SGS Seguros prevê também retomar a comercialização de um seguro de cancelamento sem motivos, mas também vai disponibilizar um novo seguro de viagem com o alargamento da proteção do viajante ampliando garantias contratuais atuais. Com um novo site a ser lançado em breve, Rogério Gabriel acrescenta que a “centralidade da atuação da SGS vai ser implementar ferramentas operacionais que tornem a venda do seguro de viagem mais facilitadora a que o agente de viagens concretize vendas de viagens”, como são as formações e a disponibilidade de apoio logístico permanente ao agente de viagens.
Entre as mais-valias da solução da SGS Seguros, o responsável indica também que as “garantias de cancelamento e interrupção de viagem são amplas quando a origem da impossibilidade do viajante usufruir da viagem é ter COVID-19”. “Sobre flexibilidade no cancelamento antecipado, ter uma solução que permite cancelar porque já não me apetece viajar é o limite do que se pode garantir e está para muito breve retomar esta solução à comercialização”, complementa.

Quanto à Europ Assistance, esta lançou um novo produto de férias, o Carry On, que “junta à assistência em viagem do seguro automóvel as garantias adicionais de viagem relacionadas com a COVID-19, que permitem ao consumidor desfrutar das suas férias com maior tranquilidade, pois as conclusões do estudo apontam para que, preferencialmente, o cliente opte este ano por viajar dentro do país e de automóvel”. Este oferece “uma diversidade de coberturas importantes para o momento que atravessamos, assim como para as viagens atuais e no futuro”, nas quais se incluem a consulta médica online, para eventuais despistes de sintomas relacionados com a COVID-19, e outras garantias adicionais em caso de infecção por COVID-19, tais como gastos irrecuperáveis de arrendamento de casa ou estada em hotel, cancelamento ou interrupção de viagem, entre outros.
Além disso, a seguradora desenvolveu também o Safe Travel, um produto de férias que “oferece, além das garantias tradicionais de um seguro de viagem, coberturas de proteção para a Covid-19 e que permite ao cliente desfrutar das suas férias no estrangeiro com a segurança e tranquilidade que o momento exige”. O Safe Travel permite ainda “o cancelamento antecipado de viagem segura por motivo de infeção por COVID-19, marcação de consulta médica online, bem como aconselhamento médico ou psicológico”. Brevemente, vai também ser lançado o site www.segurodeviagem.pt, o novo site de viagem da Europ Assistance, “fortemente orientado para o comércio eletrónico, intuitivo, de fácil subscrição e dedicado a seguros de viagem de lazer com coberturas adicionais de proteção COVID-19”, acrescenta o responsável.
Na Mapfre Assistance a oferta foi reforçada e, atualmente, dispõe de “várias soluções com coberturas e capitais diferenciados, com uma condição especial que protege os segurados em caso de contaminação por COVID-19”. A grande novidade, diz Luís Sousa Lobo, é o “acelerado processo de transformação tecnológica, na digitalização de todos os seus serviços e a primeira grande novidade que temos para anunciar é a nossa nova Plataforma de emissão P&GO que deverá estar disponível já no próximo mês de julho”. Além dos gastos de cancelamento, despesas médias, prolongamento da estada e repatriamento, uma das mais-valias “fundamentais para os nossos parceiros é o equilíbrio entre o prémio e os riscos que se seguram, tão importante para manterem a competitividade nesta fase mais difícil”, atesta.

Uma das mais-valias “fundamentais para os nossos parceiros é o equilíbrio entre o prémio e os riscos que se seguram, tão importante para manterem a competitividade nesta fase mais difícil”, Luís Sousa Lobo

Incerteza do futuro
A pandemia veio demonstrar que não é possível delinear planos ou adivinhar o futuro. A imprevisibilidade é também factor crítico no que aos seguros na sua generalidade diz respeito. A única certeza que existe é que “mais vale prevenir do que remediar”.

“A necessidade de segurança sanitária nos próximos anos reforçará, ainda mais a importância de incluir um seguro de viagem em qualquer saída”, José Manuel Mariano

Neste sentido, os intervenientes são cautelosos nas suas previsões. No lado da Intermundial, José Manuel Mariano perspetiva uma “reativação paulatina das viagens”. Para o responsável, a vacinação e progressiva reabertura de fronteiras vão dotar os viajantes de confiança para retomar as suas viagens. Uma coisa é certa, “a necessidade de segurança sanitária nos próximos anos reforçará, ainda mais a importância de incluir um seguro de viagem em qualquer saída. Cremos que, agora mais do que nunca, o viajante é plenamente consciente de que deve viajar com um bom seguro de viagem que lhe garanta a tranquilidade e a proteção necessária”. Quanto ao futuro do negócio, o responsável admite que se vive uma situação de incerteza “com distintas realidades sanitárias em cada destino”. “Confiamos que, pouco a pouco, a realidade vai regressar ao cenário turístico. A vontade de viajar continua aí e, quando for possível e as restrições sanitárias se levantarem, assistiremos a um novo despertar do setor”, defende.

Uma opinião partilhada pelo responsável da Europ Assistance, João Horta e Costa. O Chief Commercial Officer da Europ Assistance Portugal acredita que os seguros de viagem vão ser “cada vez mais requisitados e mais necessários, porque existe atualmente uma maior preocupação com a saúde, a segurança e a proteção”. E fundamenta com o estudo ‘Vacation Rental’, promovido pelo Grupo Europ Assistance, que conclui que as “coberturas mais privilegiadas pelos entrevistados no que respeita a um seguro de viagem são o cancelamento de viagem, o reembolso de dias não utilizados em caso de interrupção da estadia devido, por exemplo, à contaminação por COVID-19 e as coberturas de assistência médica em viagem”.

Quanto ao futuro, o responsável aponta que a incerteza é transversal a todos os setores de atividade. “Oferecer produtos de viagem mais completos e competitivos, com uma forte componente digital será uma das tendências e também um dos desafios do setor para que o cliente viaje sem preocupações e em segurança”, perspetiva. Neste sentido, e nesta fase, as “soluções digitais vão ser as mais requisitadas e as que vão ganhar mais terreno, porque a tecnologia está cada vez mais presente no setor, na forma como operamos e nos produtos que oferecemos”.
Segundo o diretor comercial e de Marketing da MAPFRE Assistance, já se verifica um crescimento no número de seguros emitidos à medida que a procura por viagens também aumenta. “A tónica para a retoma deste setor, como de quase todos, é a evolução do processo de vacinação. A confiança do consumidor vai aumentando, conforme o número de vacinados também cresce”, realça. Para Luís Sousa Lobo é cada vez mais claro que “não se pode viajar sem seguro de viagem”, dando como exemplo que a própria atenção dos viajantes já está mais focada nos riscos que os seguros cobrem e não apenas a “ter” um seguro de viagem. “Paralelamente, mas não menos importante, estão os profissionais de turismo. Neste momento sabem que o fecho de uma venda está também dependente de oferecerem um seguro de viagem que cubra o risco COVID-19”, acrescenta.

“Por pressão da necessidade do viajante, o agente de viagens vai ter que ser proeficiente na venda do seguro de viagem, porque sem isso não vai conseguir vender a viagem”, Rogério Gabriel (SGS)

Por sua vez, Rogério Gabriel sublinha que na SGS “estamos atentos às necessidades e vamos tentar responder com a celeridade possível às necessidades nas quais possamos interferir positivamente”. No entanto, admite que “uma solução de um seguro de viagem credível e preparado para responder aos tempos que vivemos é sem dúvida a questão mais relevante que se coloca ao viajante e ao seu agente de viagens”. O desafio que se impõe atualmente é, para Rogério Gabriel, facilitar a venda do seguro de viagem pelo agente de viagens. “Por pressão da necessidade do viajante, o agente de viagens vai ter que ser proeficiente na venda do seguro de viagem, porque sem isso não vai conseguir vender a viagem”, uma proficiência que “vai ser atingida com formação, apoio logístico eficiente por parte da SGS e assistência na escolha da combinação de produtos mais adequados para cada Agente de Viagens em função do seu nicho de negócio específico”.

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Soltour Travel Partners quer oferecer em Portugal muito mais que destinos de Sol & Praia

Também em Portugal, o objetivo da Soltour Travel Partners “é proporcionar às agências de viagens um portefólio mais amplo e não só de destinos de Sol & Praia que caracterizam o operador turístico”, declarou ao Publituris, o delegado da empresa no nosso país, Luís Alexandrino. E acrescentou que “com a Soltour Travel Partners, as agências de viagens vão poder beneficiar de um conjunto de soluções que será muito interessante tendo em conta os novos partners já anunciados.

Após um ano de 2022 considerado positivo, destacando-se os destinos das Baleares e Canárias, o delegado da Soltour Travel Partners em Portugal, Luís Alexandrino declarou ao Publituris que, “em 2023 esperamos superar os números de 2019, crescer e oferecer um portefólio completo de serviços aos nossos clientes, que são agências de viagens”.

O responsável avançou que “já temos toda a programação charter delineada e se consideramos os acordos que a Soltour Travel Partners, tem vindo a anunciar com os novos partners é um compromisso verdadeiramente ambicioso na operação turística”.

O que não se sabe, disse, “é como a venda se vai comportar face à escalada do custo de vida, e também não podemos ignorar que temos uma guerra na Europa, fatores estes que poderão condicionar a procura de viagens”.

Luís Alexandrino explica que depois de dois anos limitados pela pandemia, 2022, “foi o ano que nos permitiu fazer uma aposta mais ambiciosa nas operações das ilhas espanholas que foi um verdadeiro êxito. Tanto Maiorca como Menorca, houve necessidade de reforçar a operação dada a elevada procura. Operamos praticamente um charter diário, entre Porto e Lisboa”.

No que se refere ao longo curso, designadamente, Caraíbas, o delegado no nosso país do operador turístico de origem espanhola destacou que “primamos pela rentabilidade e não pela cota de mercado. Oferecemos às agências de viagens o preço justo e real que lhes permitiu obter mais benefício em comprar o produto Soltour tendo em conta o preço médio praticado”.

Operação de verão com novidades
Para este verão, a programação da Soltour à partida de Portugal é vasta e traz algumas novidades. Segundo Luís Alexandrino “retomamos a operação charter em voo direto de Lisboa para Samaná com a companhia  World2Fly, todas as sextas-feiras de 30 de junho a 08 de setembro, será um destino exclusivo Soltour”. Conta ainda que, como estreia, “temos o destino de Albânia com companhia Air Albânia onde operaremos de Lisboa e Porto, uma frequência semanal aos domingos de 25 de junho a 10 de setembro. Também retomamos a operação de Almeria do Porto às quartas-feiras de 01 de julho a 10 de setembro”.

Em relação às ilhas espanholas, entre Lisboa e Porto, “iremos operar com companhia Air Nostrum/Air Horizont as seguintes frequências:  Maiorca, contamos com nove frequências semanais; Menorca, com sete frequências semanais, Ibiza, três frequências semanais; Tenerife quatro frequências semanais e uma frequência semanal para destino Gran Canária, Lanzarote e Fuerteventura”.

Em 2023 esperamos superar os números de 2019, crescer e oferecer um portefólio completo de serviços aos nossos clientes, que são agências de viagens”

E há mais: O destino de Cabo Verde, será operado pela companhia Smartwings, para ilha do Sal de Lisboa e Porto às quartas-feiras de 28 de junho a 12 setembro e a Ilha da Boa Vista do Porto às terças-feiras de 27 de junho a 12 de setembro, enquanto o destino de Saidia será operado com três frequências semanais com a companhia Air Nostrum de Lisboa e Porto com início a 4 de junho a 24 de setembro.

Em relação às Caraíbas, “temos a operação exclusiva de Samaná de Lisboa e os destinos de Punta Cana e Riveira Maya de Lisboa e Porto, bem como Varadero de Lisboa com a transportadora aérea Wold2fly (partilhado) a partir de abril até final de outubro”, destacou ainda o responsável.

No entanto, a Soltour oferece ao mercado uma programação que se desenrola durante todo o ano. Neste caso, conforme sublinhou Luís Alexandrino, estão “os destinos das Caraíbas à partida de Lisboa e Porto com charter, e regular via Madrid. Contamos também com as cinco frequências semanais de Lisboa para Cancun em voo direto da TAP, onde temos lugares em garantia”.

Entre os destinos mais procurados pelo mercado português constam as ilhas espanholas. O delegado da Soltour em Portugal dá conta que “entre Baleares e Canárias, transportamos aproximadamente 30 mil passageiros. É certo que ainda não atingimos os números de pré pandemia, mas temos como objetivo este verão superar os números de 2019”.

Novas parcerias beneficiam Portugal
Se a empresa em Portugal vai beneficiar das novas parcerias recentemente anunciadas pela Soltour Travel Partners, Luís Alexandrino realça que “em 2021 anunciamos o partner  Smytravel que pelas razões conhecidas deixou de fazer parte da Soltour Travel Partners, onde os resultados foram francamente positivos. Agora a estratégia é dar continuidade ao projeto Soltour Travel Partners e como foi recentemente anunciado contamos com a Guest Incoming, WebBeds, Europamundo e Luxtours”.

Assegurou que a Soltour vai passar a oferecer ao mercado português todo esse conjunto de novo produtos. “O objetivo é proporcionar às agências de viagens um portefólio mais amplo e não só de destinos de Sol & Praia que caracterizam a Soltour. Com a Soltour Travel Partners, as agências de viagens vão poder beneficiar de um conjunto de soluções que será muito interessante tendo em conta os novos partners já anunciados”.

Da mesma forma, a nova linha de negócio das costas espanhola e Algarve “vai-nos permitir crescer substancialmente o produto de só hotel nas Costas espanholas e Algarve e oferecer as agências de viagens um produto mais amplo e competitivo”, concluiu.

Acordos e alianças com diferentes parceiros do setor

Durante os últimos meses do ano passado, a Soltour Travel Partners dedicou grande parte dos seus esforços à assinatura de novos acordos e alianças com diferentes parceiros do setor, a fim de oferecer os melhores produtos e serviços às agências de viagens. Com estas alianças, a empresa alargou o seu catálogo de produtos e melhorou a qualidade dos mesmos.
Com a WebBeds, última das parcerias que, desde o ano passado têm sido anunciadas pela Soltour Travel Partners, prevê a criação de um fornecedor de alojamentos com o objetivo de proporcionar uma maior cobertura de hotéis a todas as agências.
Com este acordo, a Soltour considera que aumentará exponencialmente a sua capacidade comercial para oferecer uma vasta gama de hotéis a partir de 2023.
De referir que a WebBeds é um dos principais fornecedores mundiais de serviços de alojamento e distribuição de produtos terrestres para a indústria de viagens, diferenciando-se pela escala global.
A empresa fornece serviços B2B através de mais de 430 mil hotéis distribuídos por todo o mundo, em mais de 16 mil destinos. Desta forma, a WebBeds tem contratos diretos com mais de 31 mil hotéis independentes e mais de 62 mil hotéis que fazem parte de cadeias globais. Trabalha atualmente com mais de 44 mil clientes e mais de 1.500 profissionais de viagens em mais de 50 países do mundo inteiro.
Pouco antes, e com vista a diversificar ainda mais a sua oferta de destinos, proporcionando maior competitividade às agências de viagens com as quais trabalha, a Soltour Travel Partners tinha anunciado a sua associação à Luxotour, operador de viagens com mais de 40 anos de experiência especializado em Marrocos, mas que trabalha outros destinos em vários continentes, como Egito,
Jordânia, Israel, Turquia, Cabo Verde, Senegal, Maldivas, Peru, Argentina e Canadá, entre outros, e tem a sua própria DMC em Marrocos e Tunísia.
Criada em 1980, a Luxotour disponibiliza programas turísticos completos com circuitos, estadias com voos, transferes, excursões e todo o tipo de produtos para mais de 100 destinos diferentes. Conta ainda com um departamento para grandes viagens, um para grupos e um terceiro para viagens de incentivos, disponibilizando os seus produtos exclusivamente através de agências de viagens.
Com a Europamundo, a empresa aliou-se para promover as viagens em circuitos internacionais. A Europamundo, que faz parte do Grupo JTB, fundado no Japão há mais de 110 anos, tem circuitos próprios em todos os continentes, exceto na Antártida, com 1.972 tours diferentes em 2022, 142 mil passageiros por ano (provenientes de 83 países) e 1.200 pontos de venda na Península Ibérica, permitindo aos viajantes descobrir a essência e a cultura de cada lugar de uma forma mais pessoal e exclusiva.
Este operador de circuitos internacionais se caracteriza por oferecer produtos flexíveis com viagens de três a 36 dias, dependendo das preferências de cada viajante, recorrendo à sua própria tecnologia que tem sido remodelada e melhorada ao longo dos anos.
Da mesma forma, a Soltour Travel Partners estabeleceu uma parceria com a Guest Incoming para lançar uma nova linha de negócios costeira especializada em sol e praia, que inclui as costas espanholas e o Algarve. A agência de viagens para o Mediterrâneo, que conta com contratação direta de cerca de dois mil hotéis, é considerada líder em serviços e novas tecnologias.
Costa Brava e Costa de Barcelona, assim como Costa Dorada, Costa Blanca (Benidorm-Gandia), Murcia, Costa del Sol (Torremolinos, Benalmadena, Fuengirola), Costa de la Luz (Matalascañas) e o Algarve são as zonas incluídas na nova linha de negócio. Na sequência do acordo com a DMC nasce o Soltour powered by Guest Incoming.

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Nova Edição: O balanço de 2022 e as perspectivas para 2023 no turismo, os segredos da Allways, autocaravanismo e dossier tecnologia

A primeira edição de 2023 do Publituris tem com tema principal o balanço de 2022 e as perspectivas para 2023 feitas por alguns ‘stakeholders’ do setor do turismo. Além disso, a edição revela os segredos do “luxury” da Allways Unique Travel Designers, o segmento do autocaravanismo e um dossier sobre tecnologia no turismo.

Publituris

A primeira edição do jornal Publituris faz capa com um balanço de 2022 e as perspectivas para o ano que agora se inicia. Para o efeito, o jornal Publituris ouviu vários intervenientes do setor que antecipam um ano incerto em, por isso, com um otimismo moderado.

A crescente inflação, subida das taxas de juros, menor rendimento disponível por parte das famílias, além da guerra na Ucrânia foram os problemas mais apontados por Francisco Calheiros (CTP), João Fernandes (Turismo do Algarve), Pedro Machado (Turismo do Centro), António Marques Vidal (APECATE), Luís Araújo (Turismo de Portugal), Berta Cabral (Turismo dos Açores), Vítor Costa (Turismo de Lisboa), Eduardo Jesus (Turismo da Madeira), Vítor Silva (Turismo do Alentejo), Eduardo Santander (ETC), Julia Simpson (WTTC), Pedro Costa Ferreira (APAVT), Adriano Portugal (Mercado das Viagens), Álvaro Vilhena (Viajar Tours), Luís Henriques (Airmet), Tiago Encarnação (Lusanova), Amaro Correia (Iberobus), Eduardo Cabrita (MSC Cruzeiros), Paulo Pinto (Europcar), Francisco Teixeira (Melair Cruzeiros), Joaquim Robalo de Almeida (ARAC), José Lopes (easyJet), Marie-Caroline Laurent (CLIA) e Paulo Geisler (RENA).

Na “Distribuição”, damos a conhecer (alguns) segredos da Allways Unique Travel Designers, uma marca do grupo Travelstore, que atua no segmento “luxury”.

O dossier desta edição é dedicado à Tecnologia. Tendo a pandemia realçado a relevância da tecnologia e digitalização para a recuperação e o avanço da indústria das viagens, esta veio demonstrar a necessidade de acelerar os processos.

Além de ouvidas várias opiniões de quem está no terreno, também damos a conhecer algumas das soluções implementadas pela HiJiffy, Paraty Tech, Amadeus, Mastercard, Travelport, Roiback, Google, Optigest, XLR8RM, CLEVER/HOST e Vasco.

Para fechar, fazemos uma análise ao mercado do autocaravanismo que, depois de ter sido um dos segmentos turísticos com maior aumento de procura durante a pandemia, continua em alta e revela expectativas positivas para o futuro.

Além do Check-in, as opiniões pertencem a Jaime Quesado (economista e gestor), Dana Dunne (eDreams ODIGEO) e António Paquete (economista e consultor de empresas).

Boas leituras!

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W Algarve contrata novo diretor de marketing e comunicação

Henrique Pires é a nova aposta do W Algarve para dirigir o departamento de marketing e comunicação da unidade hoteleira, como anunciado em comunicado.

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Com 11 anos de experiência no setor hoteleiro, o profissional setubalense começou o seu percurso profissional no Pine Cliffs Hotel, passou pelo Waldorf Astoria Ras Al Khaimah e fez carreira na cadeia Minor Hotels, onde foi responsável pelas áreas do marketing e comunicação dos Anantara Hotels & Resorts e dos Tivoli Hotels & Resorts, em Portugal.

Chega agora ao recém-aberto W Algarve, onde irá desempenhar funções como diretor de marketing e comunicação.

“Estou muito contente e entusiasmado por me juntar à fantástica equipa do W Algarve e abraçar este novo desafio. É um grande orgulho para mim trazer as minhas ideias e visão para um hotel que abriu há cerca de meio ano e que já conquistou tanto terreno na região”, garante Henrique Pires.

O W Algarve marca o primeiro Hotel da marca W a abrir em Portugal. Situado no topo das icónicas falésias do sul de Portugal, o recém-aberto W Algarve junta-se à família de W Escapes, oferecendo “uma mistura de descontração à beira-mar com uma energia exuberante”, como referido em comunicado.

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Grupo Onyria duplamente nomeado nos European Excellence Awards 2022

O Grupo Onyria está duplamente nomeado para os European Excellence Awards 2022, onde está a concorrer em shortlist nas categorias Travel & Tourism e Internal Communications.

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O Onyria, grupo de gestão hoteleira com mais de 30 anos, detém o hotel de cinco estrelas Onyria Quinta da Marinha, onde foi desenvolvido o projeto de comunicação interna “Trading Places” (Inverter os papéis) – que valeu as duas nomeações do grupo para este concurso.

O projeto consistiu na ideia de inverter os papéis dos colaboradores do Onyria Quinta da Marinha Hotel, tornando-os hóspedes por um dia.

A iniciativa surgiu no seguimento dos dois anos de pandemia, como forma de compensar a resiliência da equipa. Os colaboradores “transformaram-se em clientes de luxo e carregaram energias para o verão de 2022, o momento de regresso à normalidade”, como o grupo indica em comunicado.

“Não há sucesso em hotelaria sem talento humano e esta foi uma forma de celebrarmos o nosso talento, numa altura decisiva para o turismo em Portugal. Estas nomeações são muito positivas porque vêm demonstrar o nosso empenho para fazer um trabalho de excelência, não só de forma externa, como interna”, afirma o diretor do Onyria Quinta da Marinha Hotel, João Pinto Coelho.

Os vencedores serão conhecidos a 9 de dezembro.

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O futuro das acessibilidades em debate no Congresso da AHRESP

O futuro do aeroporto, não só de Lisboa como das restantes vias aéreas portuguesas, marcou a sessão paralela, onde ainda houve tempo para falar das questões da ferrovia nacional e os problemas de ligação a Espanha.

Carla Nunes

O futuro das acessibilidades em Portugal esteve em debate numa das sessões paralelas do Congresso da AHRESP, que começou esta sexta-feira, 14 de outubro, no Convento de São Francisco, em Coimbra.

A sessão começou com um aviso por parte de Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP): “Se não tivermos rapidamente infraestruturas de mobilidade que respondam às necessidades das pessoas, principalmente um novo aeroporto, mais moderno e em condições de receber mais volume [de pessoas], podemos mais tarde ou mais cedo começar a perder turistas para outros destinos”.

Num discurso pautado pela necessidade de que “não podemos perder mais tempo” em relação ao futuro do aeroporto de Lisboa, Francisco Calheiros coloca os números em cima da mesa.

“Não canso de o dizer: segundo um estudo apresentado pela CTP, a não decisão sobre o novo aeroporto terá no mínimo um custo de quase sete mil milhões euros, menos 28 mil empregos e uma perda de receita fiscal de 2 mil milhões por ano”, frisa.

Os intervenientes da sessão, que contou com a participação de Eugénio Fernandes, CEO da euroAtlantic Airways, José Luís Arnaut, presidente do Conselho de Administração da ANA – Aeroportos de Portugal e Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT procederam desta forma a debater as várias possibilidades para o aeroporto, com Luís Arnaut a referir-se em tom jocoso à procura de localização de aeroportos como “um desporto nacional”.

Para Pedro Costa Ferreira, “uma das poucas cosias que nos aproxima da realidade” passa pela realização de obras no aeroporto da Portela, por considerar que “nesta década não vamos ter solução”.

Lembra ainda que “as acessibilidades aéreas não são só em Lisboa”, reportando-se aos aeroportos de Porto Santo – que afirma não ter condições e precisar de obras – e o da Madeira, “com restrição de operacionais que foram definidas em 1964”.

“A tecnologia melhorou no âmbito da pista [do aeroporto da Madeira], a pista foi aumentada, melhorou nos aviões, melhorou na formação, [mas] mantém-se os mesmos limites, e julgo que é o único aeroporto internacional no mundo em que os limites não são recomendatórios, mas são mandatários. Ninguém toca nisto, e isto fere a região”, explica.

Quanto à solução de aproveitar a infraestrutura de Beja, Eugénio Fernandes lembra que esta “peca por pequenas coisas: não tem abastecimento de combustível, fecha ao fim de semana, não tem serviço 24 horas e se quisermos aterrar passageiros que não são do espaço Schegen, não há SEF”.

Por essa razão, e dada a logística adicional desta opção, o CEO da euroAtlantic Airways defende que “o que for mais rápido é o melhor” – neste caso, “do ponto de vista teórico e sonhador”, uma solução rápida de Portela +1, que sabe “que agora não será possível, estamos num contexto diferente”.

Quanto à opção de Santarém, Pedro Costa Ferreira é taxativo ao assegurar que esta representa “mais 24 anos de diálogo”.

“Se estivermos à procura de uma decisão que não tenha vozes contrárias, não vamos ter mais aviões em Portugal. Fazer políticas é fazer escolhas. Assusta-me que seja necessário um consenso para o aeroporto”, declara.

“O fenómeno do entroncamento”

E porque, como Pedro Costa Ferreira lembra, “os problemas das acessibilidades não são só aéreas” a ferrovia também foi discutida na sessão, tendo sido caracterizada pelo presidente da APAVT como o “fenómeno do entroncamento” dadas as 8h40 necessárias para chegar de Lisboa a Madrid – incluindo, também, uma passagem pelo Entroncamento.

Afirma ainda que “do ponto de vista de sustentabilidade, os voos de curta duração vão ser muito atacados” e que nos encontramos “muito dependentes dos voos curtos nalguns mercados muito importantes para [o país]”. Aliás, José Luís Arnaut precisa que 94% dos turistas que visitam Portugal vêm de avião.

“Somos um país periférico, é obvio que temos de fazer um trabalho grande e estamos atrasados décadas na ligação com comboios rápidos com Espanha”, afirma Arnaut.

A encerrar o tema da ferrovia, Eugénio Fernandes acredita que “se houver uma conectividade grande a Madrid, e uma conectividade boa internamente, vamos conseguir desenvolver muito o turismo e o Interior”.

Numa nota final, reportando-se ao tema do congresso, Francisco Calheiros defende que esta não é “uma questão nem de utopia, nem de sobrevivência, é sim uma necessidade cada vez mais atual que as empresas devem ter em conta”.

“Continuamos a viver tempos desafiantes. O turismo, porém, continua resiliente. É praticamente unânime que se não fossem as receitas do turismo a receita seria muito menor”, termina o presidente da CTP.

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AHRESP
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AHRESP revela programa do próximo congresso em Coimbra

O congresso terá cerca de 60 oradores, 12 sessões paralelas e cinco workshops de parceiros, além de duas sessões plenárias.

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O próximo Congresso da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), que decorre de 14 a 15 de outubro no Convento de São Francisco, em Coimbra, já tem um pré-programa definido.

Sob o tema, “Sustentabilidade: utopia ou sobrevivência?”, o congresso terá cerca de 60 oradores, 12 sessões paralelas e cinco workshops de parceiros, além de duas sessões plenárias.

A primeira sessão plenária, a cargo de Luís Marques Mendes, abre com o tema “Que conjuntura política e social teremos em 2023?”. Já a segunda sessão plenária vai consistir numa conversa entre a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, com as jornalistas Rosário Lira e Rosália Amorim, que serão também moderadoras em várias sessões paralelas.

De destacar ainda a sessão de abertura, que conta com a presença de Carlos Moura, presidente da direção da AHRESP, Pedro Machado, presidente da Turismo do Centro de Portugal, António Costa e Silva, ministro da Economia e do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A sessão de encerramento, onde serão lidas as conclusões do congresso, ficará a cargo da Secretária de Estado do Turismo, Congresso e Serviços, Rita Marques.

Ao longo dos dois dias de congresso, as sessões paralelas tratarão temas como o futuro das acessibilidades em Portugal, a sustentabilidade económica e ambiental, a influência do digital na vida das empresas, entre outros assuntos, que podem ser consultados no programa disponível no website da AHRESP.

“O Congresso AHRESP surge no momento em que a recessão bate à porta da Europa, o que pode não deixar ninguém imune – nenhum país e nenhuma atividade – nem mesmo aquela que teve indesmentível recuperação no verão, mas insuficiente para fazer face aos desafios que se colocam à economia nacional como um todo e, em casos muito concretos, aos diversos setores da atividade turística”, refere a associação em comunicado.

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Hospitality Talks
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“Hospitality Talks” reúnem hoteleiros e empresas tecnológicas para mitigar escassez de mão-de-obra no setor

A iniciativa conjunta da HiJiffy, RM hub, Climber RMS e OTA Insight vai juntar “cerca de uma centena de gestores hoteleiros”.

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A 11 e 13 de outubro, em Lisboa e Porto, respetivamente, hoteleiros e especialistas em tecnologia vão reunir-se nas “Hospitality Talks” para discutir formas de mitigar a falta de trabalhadores no setor.

A iniciativa conjunta da HiJiffy, RM hub, Climber RMS e OTA Insight vai juntar “cerca de uma centena de gestores hoteleiros” com o objetivo de identificar “os contextos em que a adoção de soluções tecnológicas e de revenue management podem funcionar como um trunfo na mitigação desta problemática”, indica a HiJify em comunicado.

As conclusões das Hospitality Talks serão incluídas num plano estratégico, “posteriormente disponibilizado aos diferentes stakeholders”, desde players da indústria, até decisores políticos. O intuito passa por “catalisar um compromisso conjunto no sentido de converter Portugal num exemplo de sucesso a nível a europeu”.

“É fundamental esclarecer que a adoção de soluções tecnológicas não visa eliminar a componente humana, muito pelo contrário. O objetivo passa antes por automatizar tarefas repetitivas e de baixo valor acrescentado, maximizando a eficiência de processos”, sublinha Tiago Araújo, CEO da HiJiffy, no respetivo comunicado.

A mesma mensagem é reforçada pelo CEO da RM Hub, Rudi Azevedo, que explica que “a tecnologia permite que as empresas possam canalizar esforços para as áreas operacionais, podendo desta forma direcionar o seu esforço para melhorar a experiência do cliente externo e interno”.

Evento limitado a 50 participantes por edição

Os hoteleiros interessados em fazer parte das Hospitality Talks devem formalizar a inscrição gratuita na edição de Lisboa, que terá lugar a 11 de Outubro, no NEYA Lisboa Hotel, às 9h00, através deste link.

Por sua vez, os interessados em participar na edição do Porto, que decorre a 13 de outubro no Selina Navis Cowork, às 14h00, poderão fazê-lo gratuitamente através deste link.

O evento será limitado a 50 participantes, “por forma a assegurar um envolvimento ativo de todos os presentes”. No entanto, a HiJiffy sublinha que ainda existem vagas disponíveis.

Além das conclusões resultantes dos diferentes painéis de discussão, os hoteleiros serão também chamados a participar num inquérito final. Todos os insights serão depois plasmados num documento que visa funcionar como um plano estratégico.

“Com a iniciativa ‘Hospitality Talks’ procuramos trazer não só os dados e tendências mais relevantes e atuais do mercado hoteleiro, mas também partilhar dicas de como trabalhar com a falta de staff e manter uma estratégia de sucesso”, remata Joanna Tomaszkiewicz, responsável da OTA Insight.

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Hotel Vila Raia
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Idanha-a-Nova recebe nova unidade de três estrelas

O verão é visto pelo General Manager do Hotel Vila Raia como “a época de eleição para atrair clientes”, devido aos atrativos da zona.

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A zona da Raia acabou de ganhar mais quartos com a abertura do Hotel Vila Raia, em Idanha-a-Nova, Castelo Branco. A unidade de três estrelas acrescenta assim 26 quartos à região, num investimento que já superou um milhão de euros.

Os quartos, todos com twin bed, “seguem um modelo muito utilizado em Espanha, podendo-se juntar as camas sempre que o cliente desejar”, como explica Jorge Humberto, General Manager do Hotel Vila Raia.

Ao alojamento juntam-se valências como uma piscina exterior, sauna e jacuzzi, bem como uma sala de reuniões e estacionamento próprio. O edifício da unidade encontrava-se fechado há oito anos, pelo que foi necessário proceder a restauros, pinturas e à impermeabilização da piscina, de acordo com o General Manager.

O responsável aponta que esta unidade “será mais procurada pelo cliente que  quer fugir da agitação das grandes cidades e procura um sítio calmo e sossegado para carregar baterias”. O verão é visto como “a época de eleição para atrair clientes”, dados os atrativos da zona.

“Temos praias fluviais, aldeias históricas e boa gastronomia perto do hotel. Estamos inseridos numa região rica em eventos e que atraem muita gente de fora”, justifica Jorge Humberto.

Por se tratar de um novo hotel, o responsável afirma que não têm “qualquer historial em que possamos basear a nossa perspetiva [de reservas futuras]”. No entanto, mantém-se otimistas, dadas as reservas realizadas “na primeira e segunda semana de abertura e para a última semana de setembro”.

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Carrís Porto Ribeira contrata Simão Cruz para direção de vendas

O profissional conta com várias experiências na vertente hoteleira, somando passagens pelo Grupo Tivoli e pela Blue & Green Hotels.

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A Carrís Hoteles contratou Simão Cruz para assumir o cargo de diretor de vendas do Carrís Porto Ribeira.

O profissional conta com várias experiências na vertente hoteleira, somando passagens pelo Grupo Tivoli, onde assumiu funções de Corporate Account Manager, e pela Blue & Green Hotels, onde desempenhou o cargo de Iberian Market Manager em todas as vertentes de negócio – Corporate, MICE e Leisure. Posteriormente, Simão Cruz foi responsável pela planificação e reposicionamento do Santa Luzia ArtHotel, em Guimarães, enquanto Sales & Marketing Manager.

A Carrís Hoteles é uma cadeia hoteleira com unidades hoteleiras distribuídas pela Galiza e o Norte de Portugal. Atualmente, dispõe de seis hotéis localizados no Porto (Carrís Porto Ribeira), A Coruña (Carrís Marineda), Ferrol (Carrís Almirante), Santiago de Compostela (Carrís Casa de la Troya e Monte do Gozo) e Ourense (Carrís Cardenal Quevedo).

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Marta Paixão assume funções como Events Manager no Lisbon Marriott Hotel

A profissional iniciou a sua carreira como Groups & Events Coordinator / MICE no Sana Metropolitan Hotel, em 2014.

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O Lisbon Marriott Hotel contratou Marta Paixão para ocupar o cargo de Events Manager na unidade.

Licenciada em Direção e Gestão Hoteleira no ESHTE – Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, bem como mestranda em Ciências Empresariais pelo Instituto Superior de Economia e Gestão em Lisboa (ISEG-UTL), a profissional iniciou a sua carreira como Groups & Events Coordinator / MICE no Sana Metropolitan Hotel, em 2014.

Posteriormente, desempenhou funções como Groups & Events Coordinator na Continental Hotels Portugal, em 2016.

“É com imenso entusiasmo que abraço este novo desafio. Ingressar na Marriott International, a maior cadeia hoteleira a nível mundial, é de facto uma realização profissional. O nosso compromisso será, em conjunto com as equipas operacionais, garantir que o sucesso dos eventos seja uma constante”, afirma Marta Paixão em comunicado.

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