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Alojamento turístico recupera a três dígitos em abril face a 2020

Não é uma recuperação face a 2019, mas comparando com 2020, o mês de abril (primeiro mês de confinamento no período de pandemia) foi francamente melhor.

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Alojamento turístico recupera a três dígitos em abril face a 2020

Não é uma recuperação face a 2019, mas comparando com 2020, o mês de abril (primeiro mês de confinamento no período de pandemia) foi francamente melhor.

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No mês de abril de 2021, o setor do alojamento turístico registou um crescimento superior a 760% nos hóspedes e 510% nas dormidas, face a igual mês de 2020, quando praticamente a atividade turística cessou (-59,6% e -67,1% em março, pela mesma ordem), revelam os números divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Estas variações traduzem-se em 460 mil hóspedes e 946,8 mil dormidas em abril de 2021, embora, face a abril de 2019, estes números signifiquem um decréscimo de 80,3% e 84,2%, respetivamente.

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Se as dormidas de residentes aumentaram 517% (-20,8% em março), as de não residentes cresceram 496,5% (-86,7% no mês anterior), o que, comparando com o mês de abril de 2019, mostra decréscimos de 60,3% e 93,5%, respetivamente. Já a taxa líquida de ocupação-cama (12,9%) aumentou 6,1 p.p. (-7,1 p.p. em março).

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Na comparação entre mercado interno e externos, o doméstico teve um penso de 70,6%, contribuindo com 668,1 mil dormidas, enquanto o mercado internacional foi responsável por 278,7 mil dormidas.

Comparando com o mês de abril de 2019, observaram-se decréscimos de 60,3% nas dormidas de residentes e 93,5% nas de não residentes.

Já no que diz respeito às receitas, o INE indica que os proveitos registados nos estabelecimentos de alojamento turístico atingiram 47,7 milhões de euros no total e 35,9 milhões de euros relativamente a aposento, correspondendo a variações de 838% e 696,4%, respetivamente (-73,5% e -71,5% em março, pela mesma ordem).

Comparando com abril de 2019, os proveitos totais diminuíram 85,8% e os relativos a aposento decresceram 85,6%.

A Área Metropolitana de Lisboa concentrou 25% dos proveitos totais e 25,3% dos relativos a aposento em abril, seguindo-se o Norte (18,6% e 18,9%, respetivamente) e o Algarve (14,7% e 14,9%, pela mesma ordem).

No conjunto dos primeiros quatro meses do ano, os proveitos registaram diminuições de 73,6% no total e de 72,3% relativos a aposento.

Neste quadrimestre, a evolução dos proveitos foi negativa nos três segmentos de alojamento. Se na hotelaria, os proveitos totais e de aposento diminuíram 75,9% e 74,9%, respetivamente (peso de 80,8% e 78% no total do alojamento turístico, pela mesma ordem), considerando as mesmas variáveis, os estabelecimentos de alojamento local (quotas de 12,2% e 14,7%) apresentaram evoluções de -64,7% e -63%, enquanto no turismo no espaço rural e de habitação (representatividade de 7% e 7,2%) observaram-se evoluções de -22,2% e -20,1%.

No conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico, o rendimento médio por quarto disponível (RevPAR) situou-se em 10,8 euros em abril (7,4 euros em março), enquanto o rendimento médio por quarto ocupado (ADR) atingiu 61,9 euros em abril (51,0 euros em março). Em abril de 2019, o RevPAR e o ADR foram 45,5 euros e 81,3 euros, respetivamente.

Quatro meses impactados por confinamento
Analisado o primeiro quadrimestre de 2021, o INE mostra uma diminuição de 70,1% das dormidas totais, resultante de variações de -39% nos residentes e de -85,6% nos não residentes. Neste período, os proveitos registaram diminuições de 73,6% no total e 72,3% relativos a aposento.

Nos quatro meses em questão, na generalidade dos meios de alojamento (estabelecimentos de alojamento turístico, campismo e colónias de férias e pousadas da juventude) registaram-se 1,4 milhões de hóspedes e 3,3 milhões de dormidas, correspondendo a variações negativas de 65,9% e 67,2%, respetivamente.

Certo é que, em abril e segundos dados do INE, 47,6% dos estabelecimentos de alojamento turístico estiveram encerrados ou não registaram movimento de hóspedes (60,4% em março).

¼ das dormidas registaram-se na capital
A Área Metropolitana de Lisboa (AML) concentrou 24,4% das dormidas em abril, seguindo-se o Norte (19,7%), Centro (15,5%) e Algarve (14,9%), revelam os dados do INE.

Neste período, todas as regiões apresentaram decréscimo no número de dormidas de residentes, com as menores reduções a registarem-se na Madeira (-20,1%), Açores (-23,8%) e Alentejo (-26,6%).

No conjunto dos primeiros quatro meses do ano, as regiões que apresentaram menores diminuições no número de dormidas foram o Alentejo (-38,4%), Açores (-45,5%), Centro (-56,7%) e Norte (-63,6%), enquanto as restantes regiões registaram decréscimos superiores a 70%.

Neste quadrimestre, em termos de dormidas de não residentes, o Alentejo registou uma redução de 64,6%, enquanto as restantes regiões apresentaram decréscimos superiores a 70%.

Contudo, no conjunto dos primeiros quatro meses de 2021, Lisboa registou uma diminuição de 82,1% nas dormidas, correspondendo a 385 mil dormidas (14,1% do total). Neste período, as dormidas de residentes (peso de 54,4%) recuaram 50,4% e as de não residentes diminuíram 89,8%. Lisboa concentrou 20,1% do total das dormidas de não residentes nos primeiros quatro meses do ano.

As dormidas no município do Funchal (6,9% do total) diminuíram 80,9% no primeiro quadrimestre (-26,5% nos residentes e -86,7% nos não residentes) e no Porto (3,7% do total), esse decréscimo foi de 85%, (-56,6% nos residentes e -93,3% nos não residentes).

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Holiday Inn Braga já abriu

Com 111 quartos, o Holiday Inn Braga foi oficialmente inaugurado na terça-feira, 8 de outubro, e pretende contribuir para afirmar Braga “como destino próprio”, destinando-se a viajantes de lazer e profissionais.

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O Holiday Inn Braga, unidade de quatro estrelas com 111 quartos, foi oficialmente inaugurado na passada terça-feira, 8 de outubro, e pretende contribuir para afirmar Braga “como destino próprio”.

“Braga já não é apenas uma cidade satélite do Porto. Em anos mais recentes, o território tem crescido na procura direta para o turismo de lazer, pelo que acompanhar esta procura com uma oferta hoteleira ajustada é fundamental para garantir um crescimento contínuo”, destaca Hélder Santos, representante de uma das partes investidoras do consórcio Holy Angels.

A unidade, que resulta de um acordo de franchising entre a empresa Holy Angels, Investment Partnership S.A. e o grupo internacional InterContinental Hotels Group (IHG), está direcionada para viajantes de lazer e profissionais, contando, por isso, com espaços para salas de conferências, um centro de fitness, uma piscina exterior e estacionamento, que disponibiliza postos de carregamento elétrico.

O Holiday Inn Braga está inserido num edifício de sete andares, localizado numa das artérias mais movimentadas da cidade, a Rua Complexo Desportivo, e conta ainda com o restaurante Cervelogia, que faz uma homenagem à cerveja, numa carta que é assinada pelo Chefe minhoto Pedro Canha.

“O nosso entusiasmo guia-se pelo enorme potencial de desenvolvimento local que esta abertura pode trazer para a cidade de Braga. A região, conhecida pela sua forte tradição de bem receber, inspira-nos a refletir a autêntica hospitalidade que caracteriza Braga e o Minho. Além disso, queremos que o restaurante Cervelogia se torne, em breve, um ponto de encontro para os bracarenses”, explica André Dias de Castro, diretor geral do Holiday Inn Braga.

A unidade conta ainda com uma política pet-friendly, em que cães e gatos são bem-vindos, mediante o pagamento de uma taxa de 35 euros por noite.

 

 

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Mercan Properties lança primeira pedra do futuro Lagos Marina Hotel

O projeto do grupo Mercan Properties em Lagos vai dar origem a dois hotéis de cinco e quatro estrelas, que em conjunto representam um investimento de 107,8 milhões de euros. Em Portugal desde 2015, o Grupo Mercan Properties assegura já ter investido cerca de 1,2 mil milhões de euros no país.

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O grupo Mercan Properties lançou esta terça-feira, 8 de outubro, a primeira pedra do projeto Lagos Marina Hotel, que será alvo de um investimento de 107,8 milhões de euros.

Deste empreendimento em Lagos, no Algarve, vão surgir dois hotéis: o Lagos Marina Hotel, Curio Collection by Hilton, de cinco estrelas, e o Hilton Garden Inn Lagos, de quatro estrelas.

Com data de abertura prevista para 2026, o projeto resulta de uma obra de reabilitação urbana, juntando-se assim ao pipeline dos restantes quatro empreendimentos que a Mercan tem em desenvolvimento na região – como é o caso do Alvor Beach Hotel, do Hotel Indigo Faro Ribeirinha, do Marriott Lagos e, ainda, do Hard Rock Hotel Algarve. Recorde-se que o grupo conta ainda com um outro empreendimento já em funcionamento no Algarve, o Hotel Califórnia Urban Beach, localizado na Praia dos Pescadores em Albufeira.

Estima-se que a fase de construção, que deverá prolongar-se por cerca de dois anos, crie cerca de 150 postos de trabalho. Já para a futura operacionalização dos ativos, a cargo da AHM – Ace Hospitality Management, é esperada a criação de aproximadamente 188 postos de trabalho.

Créditos: DR

O futuro Lagos Marina Hotel vai contar com 180 quartos distribuídos por quatro andares e uma área total de 14.776 metros quadrado. O hotel vai dispor de um restaurante e dois bares, um deles situado no terraço com piscina infinita, além de um spa, instalações de fitness e uma segunda piscina do rés-do-chão.

Já o Hilton Garden Inn Lagos vai disponibilizar 90 quartos, dos quais 27 serão suítes com kitchenette, numa área bruta total de 7.505 metros quadrados. Estão ainda previstas instalações como um bar, restaurante, loja self-service com serviço 24 horas, ginásio e piscina exterior. Os hotéis contarão também com espaços para reuniões, assim como mais de 160 lugares de estacionamento.

Com estes dois hotéis, o grupo Mercan afirma “reforçar” a parceria com a marca Hilton, depois dos lançamentos do Sé Catedral Hotel Porto, Tapestry Collection by Hilton, e do Hilton Garden Inn Évora, como refere em nota de imprensa.

Em Portugal desde 2015, o Grupo Mercan Properties, com origem no Canadá, garante já ter investido cerca de 1,2 mil milhões de euros no país, através de 32 projetos no setor do turismo e hotelaria espalhados por várias regiões de Portugal. O grupo refere ainda ter criado “mais de 600 postos de trabalho permanentes” ao longo destes anos.

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Savoy Signature nomeia Celestino Grave para o cargo de chef corporativo

Celestino Grave é o novo chef corporativo da Savoy Signature, que refere em nota de imprensa que esta contratação pretende “reforçar o compromisso da marca em elevar a excelência gastronómica”.

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Com mais de duas décadas de experiência na indústria hoteleira e de restauração, o currículo de Celestino Grave inclui várias experiências nacionais e internacionais, onde assumiu cargos de liderança em cozinhas de hotéis de cinco estrelas e restaurantes.

Antes de assumir este recente cargo, Celestino Grave esteve na cozinha do São Lourenço do Barrocal, “onde desenvolveu um conceito assente na regionalidade, com o objetivo de criar uma identidade própria”, como referido em comunicado. Em Portugal foi também convidado para integrar a equipa do Ritz Four Seasons Lisboa e passou pelo restaurante Bica do Sapato.

A nível internacional passou pelo Galaxy Macau, onde exerceu a função de chef num restaurante de cozinha portuguesa e macaense, e por Moçambique, no Hotel Polana, um cinco estrelas do grupo Serena.

Para este novo cargo o chef promete “uma cozinha bem feita”, onde a qualidade e a satisfação dos clientes são prioridade: “É fundamental proporcionar às pessoas a criação de memórias. A gastronomia é memória, memória gustativa. Se não criarmos memórias, não fidelizamos clientes. O prato pode ser muito bom, mas 70% da experiência é sabor”, afirma o profissional em nota de imprensa.

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HolaCamp estreia-se em Portugal com aquisição do Camping Albufeira

A empresa catalã HolaCamp aposta em Portugal para iniciar a sua expansão internacional, onde prevê investir mais de 4 milhões de euros nos próximos três anos em melhorias no Camping Albufeira, no Algarve, um dos maiores do nosso país, com uma área de 26 hectares.

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“Optámos por adquirir o Camping Albufeira pela sua localização privilegiada num ambiente natural, por ser um destino turístico internacional de primeiro nível e pela sua grande dimensão, o que nos permitirá criar diferentes espaços para os diversos perfis de clientes que temos em carteira”, destaca CEO, Alfonso Leprevost, CEO da HolaCamp.

Imagem da esquerda para a direita, Alfonso Leprevost, Martin Becker Héctor Fina e Alejo Olano, sócios da HolaCamp

Com esta incorporação, a cadeia aumenta para oito campings sob gestão, em pleno processo de expansão nacional e internacional, como assinala o executivo, que anunciou que a empresa planeia integrar pelo menos cinco novos campings por ano, apostando em investir na melhoria das instalações e serviços ao cliente.

Depois de vários meses a trabalhar no camping, onde a HolaCamp já contava com alojamentos antes desta incorporação, a empresa faz um balanço “muito positivo”, tendo alcançado uma ocupação superior a 90% neste verão nas suas tendas glamping. “Estamos muito satisfeitos”, admite Leprevost. “As avaliações foram excelentes, e a recetividade dos nossos clientes foi incrível; estamos entusiasmados por introduzir novos alojamentos, como as nossas tiny houses neste outono, o que nos permitirá oferecer ainda mais opções aos nossos hóspedes”, acrescentou.

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Créditos: Google Maps

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Grupo Altis vai abrir boutique hotel de luxo no antigo Petit Palais By Olivier

O futuro hotel localizado junto ao Museu Medeiros e Almeida, em Lisboa, será alvo de um investimento de sete milhões de euros por parte do grupo hoteleiro. A empresa tem ainda em vista a gestão de um resort na Madeira, além de planos de expansão para mais unidades no Porto e em Lisboa.

Carla Nunes

O grupo Altis Hotels vai abrir um novo boutique hotel de luxo no local do antigo Petit Palais By Olivier, na Rua Rosa Araújo, em Lisboa. A garantia foi dada pelo diretor-geral de operações dos Altis Hotels, Diogo Fonseca e Silva, que falou com a imprensa no âmbito de uma visita ao mais recente Altis Porto Hotel.

A futura unidade hoteleira, localizada junto ao Museu Medeiros e Almeida, será constituída por 23 quartos e tem data de abertura prevista para o início de 2026. O projeto encontra-se neste momento em fase de demolição, sendo que o edifício vai contar com a adição de mais dois pisos e com a assinatura do atelier de Frederico Valassina. Das valências do hotel farão parte um restaurante, bar, zona de piscina e um pequeno spa, após um investimento de sete milhões de euros.

Além deste hotel, Diogo Fonseca e Silva reforça que o grupo tem interesse em crescer com mais unidade hoteleiras em Lisboa, Porto e Madeira, sendo que neste último destino têm já assinado um contrato para a exploração de um hotel que ainda se encontra em projeto. De acordo com o diretor-geral de operações do grupo Altis este projeto, situado entre o Funchal e o aeroporto, será composto por um hotel de 100 quartos e 248 apartamentos.

“Temos neste momento um contrato assinado para a exploração de um hotel, mas é um projeto que tem demorado muito tempo porque houve alterações na parte societária. O promotor é uma empresa formada por uma pessoa da Madeira e por um dinamarquês. Neste momento o dinamarquês saiu, daí a alteração na parte societária. Tem havido mais a questão de conseguirem o financiamento, das autorizações da câmara. Ainda está em pé, temos o contrato assinado, e temos esperança que vá avançar”, explica.

Setembro trouxe 6M€ em faturação para o grupo

Sobre a operação dos hotéis que integram o grupo Altis, Diogo Fonseca e Silva dá conta de que em setembro deste ano conseguiram bater recordes de vendas em quatro hotéis, altura em que a totalidade do grupo rendeu seis milhões de euros em faturação – um crescimento de quase 20% face ao período homólogo.

A estratégia tem passado pela subida do preço médio para combater o decréscimo na procura em alguns meses do ano. Com este indicador a rondar os 260 euros por noite – tendo em conta que em algumas unidades do grupo Altis o preço médio é de 400 euros e, noutras, 140 euros – o objetivo passa por crescer 5% em preço médio.

O orçamento perspectivava-se de “crescimento fácil” para este ano. Contudo, julho e agosto não trouxeram a ocupação esperada, com Diogo Fonseca e Silva a apontar para a ocorrência dos Jogos Olímpicos e do europeu de futebol como uma possível influência para estes resultados.

“O que estamos a notar este ano é que o desafio maior tem a ver com a ocupação. Sentimos que nalguns meses do ano a cidade de Lisboa não teve a mesma procura que teve nos anos anteriores. Apesar das informações que vêm a público [darem conta de que] o número de entrada de turistas está a crescer, o que se nota, pelo menos na nossa realidade em Lisboa, é que apesar de dizerem que entram mais turistas, o tipo de turista que entra não é o turista que vai tanto para os hotéis de cinco estrelas. Entram turistas se calhar com menos capacidade financeira e por isso, apesar de se ver a cidade cheia, nota-se uma diminuição do consumo nestes segmentos mais elevados”, explica o diretor-geral de operações.

Neste sentido, também os próximos anos são vistos como “muito desafiantes” em termos de ocupação hoteleira por Diogo Fonseca e Silva, dada a capacidade limitada do aeroporto de Lisboa a par do ritmo de aberturas hoteleiras na capital, que indica que irá crescer “20% em quatro anos”.

“Os próximos anos vão ser muito desafiantes com este ritmo de aberturas, novos projetos e com a capacidade do aeroporto limitada. Estamos muito focados em pelo menos manter a ocupação que tínhamos – isso exige novas formas de vender, novos canais. Temos de ser agressivos e continuar a apostar muito no serviço”, afirma.

Se em 2023 a taxa de ocupação média do grupo se situava nos 76%, a perspetiva deste ano é a de que este indicador feche entre os 74% a 75%, com Diogo Fonseca e Silva a relembrar que embora seja “um bocadinho menos do que no ano passado, compensou com o aumento do preço médio”.

Aposta no mercado norte-americano

Quanto aos canais de reserva do grupo hoteleiro, a “grande percentagem” cabe aos “canais habituais da Booking e Expedia”, com o canal próprio a representar 25% das vendas totais. Para os próximos dois anos, o objetivo passa por atingir os 35% de vendas em canal direto.

Já relativamente aos mercados do grupo Altis, os Estados Unidos da América (EUA) continuam a liderar “de há dois anos para cá” de acordo com o diretor-geral de operações, que indica ainda que, dependendo das unidades, recebem muito “mercado inglês, alemão, francês e brasileiro”. Para a mais recente unidade hoteleira do Altis no Porto, perspetivam-se “mercados semelhantes aos de Lisboa”, também com a presença de mercado espanhol e nacional. Contudo, para este hotel, o grupo ainda está a estudar a soft brand que vai utilizar para “ajudar a promover [a unidade] nos mercados internacionais”.

“As duas marcas que estamos a ponderar são as duas muito fortes no mercado norte-americano, porque faz sentido. É um mercado muito forte que ainda tem possibilidade de crescer aqui no Porto”, termina Diogo Fonseca e Silva.

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Dreams Madeira Resort, Spa & Marina da marca Inclusive Collection by Hyatt já abriu

A cadeia hoteleira Hyatt amplia sua oferta de Inclusive Collection na Europa com a abertura do Dreams Madeira Resort, Spa & Marina, unidade com 366 quartos em regime do tudo incluído, localizado na ilha da Madeira.

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A Hyatt Hotels Corporation acaba de anunciar a abertura do Dreams Madeira Resort, Spa & Marina, um resort familiar all inclusive de luxo que marca a entrada da Inclusive Collection by Hyatt em Portugal. Este novo hotel faz parte do plano de crescimento estratégico da Hyatt, focado em adicionar novos destinos e hotéis que ofereçam opções mais distintas para hóspedes e membros em busca de experiências únicas.

A inauguração deste resort “reforça as nossas ofertas all inclusive na Europa, atendendo à crescente procura dos viajantes e proporcionando uma experiência autêntica de all inclusive na região”, afirma Manuel Melenchón, diretor geral da Região Sul de EAME para a Hyatt.

Situado num ambiente tranquilo adjacente a um cais e uma marina, o Dreams Madeira Resort, Spa & Marina oferece acesso fácil a atrações locais como mergulho, aluguer de iates de luxo, observação de baleias e golfinhos, e pesca esportiva, entre outras experiências.

Eric Schumann, diretor geral da unidade hoteleira sublinha que “este novo resort oferece serviços all inclusive únicos, como opções culinárias de alto nível que combinam a cozinha local e internacional, quatro piscinas, um parque aquático para crianças e uma piscina de água doce, tudo isso complementando o charme da pitoresca vila costeira que o rodeia.”

Por sua vez, Elwin Meijvis, diretor de Operações do Okami Hospitality Group comenta que “o que começou há três anos como um projeto transformou-se em algo verdadeiramente excecional. Ampliamos o resort de 250 para 366 quartos, acrescentámos uma ampla variedade de opções gastronómicas, criamos várias áreas de entretenimento para famílias e instalámos novas piscinas. Com essas melhorias e a inigualável excelência operacional da Hyatt, a abertura do Dreams Madeira marcará um novo padrão para os hotéis de luxo neste encantador destino.”

O Dreams Madeira Resort, Spa & Marina conta homenageia a arquitetura e o estilo tradicionais da ilha, com uma decoração quente, luminosa e fresca que evoca o encanto de uma pitoresca vila costeira. Todos os edifícios da propriedade estão pintados em cores diferentes para criar uma atmosfera de aldeia, enquanto todos os quartos e suites possuem um terraço ou varanda mobiliados. Além disso, os hóspedes podem desfrutar dos serviços Unlimited-Luxury, que incluem receção e concierge 24 horas, minibares nos quartos reabastecidos diariamente, acesso ilimitado a restaurantes e bares gourmet e muito mais.

Para aqueles que pretendem uma experiência superior, o Preferred Club oferece alojamentos aprimorados, como o Preferred Club Townhouse, uma casa geminada de dois andares ideal para famílias e amigos que desejam uma experiência de férias mais íntima, com três quartos, dois grandes terraços e uma piscina privada. Todos os hóspedes do Preferred Club podem aceder a serviços adicionais, que incluem check-in e check-out personalizados, serviços de concierge exclusivos, acesso ao lounge Preferred Club e comodidades exclusivas no quarto.

Os hóspedes do Dreams Madeira Resort, Spa & Marina podem desfrutar de uma experiência culinária nos sete restaurantes e cinco bares que oferecem cozinha local e internacional. Entre eles está o Carvão, que convida os hóspedes a experimentar as carnes e especialidades grelhadas mais deliciosas, e o Clube de Fado, um restaurante emblemático do destino, que serve especialidades regionais que mostram a essência da culinária mediterrânea. A abertura da Nouvelle Brasserie está prevista para novembro. Trata-se de uma brasserie francesa localizada num antigo farol à beira do oceano Atlântico, onde será servida uma seleção de pratos à la carte harmonizados com uma cuidadosa seleção de vinhos.

O resort oferece ainda quatro piscinas, incluindo uma principal de três níveis com vista para o oceano Atlântico; uma piscina Splash Park, projetada para os mais pequenos, com toboáguas onde toda a família pode se divertir; e uma piscina somente para adultos, que proporcionará um espaço tranquilo com um bar. Além disso, a nova unidade também conta com uma piscina de água doce com vistas para o oceano Atlântico.

O Dreams Spa, com 900 metros quadrados, cuja inauguração está prevista para janeiro de 2025, oferecerá experiências de saúde, beleza e bem-estar. Projetado com uma paleta de texturas e combinações de cores variadas para transmitir serenidade, o Spa vai disponibilizar uma variedade de tratamentos e serviços, como uma piscina coberta climatizada, banheira de hidromassagem, banho turco, sauna, imersão em água fria, duchas diatérmicas e sete cabines de tratamento.

Cada espaço para eventos no Dreams Madeira Resort, Spa & Marina é projetado para oferecer funcionalidade e versatilidade, adaptando-se às necessidades de grupos de negócios e lazer, com instalações de última tecnologia e espaços flexíveis que se ajustam a cada ocasião.

A abertura do Dreams Madeira Resort, Spa & Marina complementa a crescente presença da marca Hyatt na região EAME, após as recentes inaugurações do me and all Berlin East Side e do Grand Hyatt Barcelona. Espera-se que a expansão da marca Hyatt em toda a região continue durante 2024 e 2025, com outras aberturas já anunciadas, como AluaSoul Costa Adeje, Hyatt Centric Cairo West, Andaz Doha, Thompson Roma e Thompson Sevilla. O portfólio de hotéis da marca Dreams Resorts & Spas continua a crescer com a recente abertura do Dreams Estrella del Mar Mazatlán Golf & Spa Resort e as futuras inaugurações do Dreams Grand Island e do Dreams Playa Esmeralda Resort & Spa.

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Portugal tem 15 hotéis nomeados para os prémios de excelência da Condé Nast Johansens 2025

As 15 unidades portuguesas concorrem na zona da Europa e Mediterrâneo, sendo os vencedores conhecidos a 4 de novembro, numa cerimónia que vai ter lugar em Londres, Reino Unido.

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A Condé Nast Johansens nomeou 15 hotéis portugueses para os prémios de excelência 2025, cuja entrega vai decorrer a 4 de novembro, numa cerimónia a ter lugar em Londres, Reino Unido.

Quinta do Paral (Alentejo); Grande Real Villa Itália Hotel & Spa (Região de Lisboa); The Rebelo (Vila Nova de Gaia); Estoril Vintage Hotel (Estoril); Corpo Santo Lisbon Historical Hotel (Lisboa); Quinta Jardins do Lago (Madeira); Palácio Estoril Hotel Golf & Wellness (Estoril); The Albatroz Hotel (Cascais); The Lumiares Hotel & Spa (Lisboa); GA Palace Hotel & Spa (Porto); Sobreiras Alentejo Country Hotel (Grândola, Alentejo); Tivoli Carvoeiro Algarve Resort (Carvoeiro, Algarve); Terra Nostra Garden Hotel (São Miguel, Açores); Torre de Gomariz Wine & Spa Hotel (Vila Verde) e The Lodge Porto Hotel (Porto) são as unidades nomeadas.

Os 15 hotéis nacionais concorrem na zona da Europa e Mediterrâneo, nas categorias ‘Best New Property’, ‘Best for Romance’, ‘Best Service’, ‘Best Small & Exclusive Property’, ‘Best Value Experience’, ‘Best Breakfast’, ‘Best Dining Experience’, ‘Best Bar’, ‘Best Urban Hotel (Town, City)’, ‘Best Countryside Hotel’, ‘Best for Families’, ‘Best Immersive Experience’, ‘Best for Weddings, Parties and Celebrations’ e ‘Best for Meetings and Events’.

Os vencedores vão ser encontrados através de um método que combina votação on-line, comentários dos hóspedes e das avaliações realizadas pela equipa de Local Experts da Condé Nast Johansens durante o último ano.

Além das categorias tradicionais, durante o jantar de gala e a entrega dos prémios, vão ser também anunciados os vencedores das duas categorias mais esperadas da noite, o Readers’ Choice e  o Editors’ Choice, num evento que poderá ser seguido em direto nas redes sociais da Condé Nast Johansens.

Durante a cerimónia de entrega de prémios,  a Condé Nast Johansens vai ainda apresentar o novo guia “Condé Nast Johansens Luxury Hotels 2025”.

A lista da unidades nomeadas pode ser consultada aqui.

Recorde-se que os Prémios de Excelência da Condé Nast Johansens foram criados há mais de duas décadas para reconhecer, premiar e celebrar a excelência dos hotéis recomendados incluídos no guia.

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Hilton abre Cénica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton nas próximas semanas

O Cénica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton tem abertura prevista para as próximas semanas, conta com 126 quartos e vai aumentar o portfolio da Hilton em Portugal para 24 hotéis.

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A Hilton assinou um acordo de franchising para o Cénica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton, que tem abertura prevista para as próximas semanas e que vai aumentar o portfolio da Hilton em Portugal para 24 hotéis.

Localizada no centro da cidade do Porto, a poucos passos da Avenida dos Aliados, a nova unidade da Hilton vai estar direcionada para viajantes de lazer e negócios, contando com 126 quartos, espaço de fitness e duas salas de reuniões.

“No seguimento da nossa expansão na Europa, temos o prazer de anunciar que o Cénica Porto Hotel irá juntar-se ao nosso crescente portfólio de hotéis lifestyle. Em 2023, o Porto registou quase seis milhões de estadias, o que comprova a popularidade deste destino entre os viajantes, pelo que estamos muito entusiasmados por inaugurar, brevemente, uma nova propriedade Hilton na região”, afirma Patrick Fitzgibbon, Senior Vice President, Development, EMEA, do grupo Hilton, citado em comunicado.

O Cénica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton, que será a terceira unidade da Hilton na cidade do Porto, vai contar ainda com restaurante com terraço, lobby bar e Spa com duas salas de tratamento, sauna, banho turco e piscina.

Recorde-se que, no Porto, a Hilton conta também com os hotéis Se Catedral Hotel Porto, Tapestry Collection by Hilton e Arts Hotel Porto, Tapestry Collection by Hilton, enquanto a nova unidade vai funcionar sob a marca Curio Collection by Hilton, que tem um portfólio global de mais de 170 hotéis, que se distinguem por evocarem a história através da arquitetura e design, gastronomia de elevada qualidade e experiências selecionadas.

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Viceroy at Ombria Algarve já abriu portas

O Viceroy at Ombria Algarve, detido pelo Pontos Group, abre portas esta terça-feira, 1 de outubro, marcando assim a abertura do primeiro hotel da marca norte-americana Viceroy Hotels & Resorts no sul da Europa.

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Inserido no Ombria Algarve, este hotel de cinco estrelas conta com 141 unidades de alojamento, entre quartos, suites e apartamentos, num total de 24 edifícios – alguns com terraços, piscinas, varandas e jacuzzis. Juntamente com uma torre e uma praça central, o conjunto pretende recriar uma aldeia tradicional algarvia, ocupando uma área de 5,2 hectares do total de 153 hectares que compõem o Ombria Algarve.

O estilo contemporâneo da unidade hoteleira, que dá destaque a peças de artesanato local, foi pensado pela Wimberly Interiors, que ficou encarregue pelo design de interiores, e pela WATG e a Promontorio, que assinaram o projeto de arquitetura.

Das valências do Viceroy at Ombria Algarve fazem parte quatro piscinas – três com água aquecida – e seis restaurantes, cada um a prestar homenagem aos produtos da região. A estas valências junta-se um kids club, com uma área interior e exterior, e um centro de conferências com um salão de eventos e três salas de reunião.

O Spa by Viceroy, equipado com uma piscina termal interior e outra exterior, oito salas de tratamento, cabeleireiro e barbeiro, abrirá no início de 2025.

O hotel disponibiliza ainda um conjunto de experiências conduzidas por habitantes da região, como é o caso das atividades de extração do mel, passeios a cavalo e piqueniques, exploração de trilhos para caminhadas e ciclismo, assim como observação de aves. Outras experiências incluem provas de vinho e azeite, passeios de barco, aulas de fabrico de pão e de olaria.

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Grupo Jupiter investe cerca de 21M€ para abrir novo hotel no Porto

O futuro Jupiter Porto Hotel será a primeira unidade deste grupo hoteleiro no norte do país, fruto de uma parceria com a Solive. Com 131 unidades de alojamento, salas de reunião e zonas de lazer, o hotel ficará localizado junto à Avenida da Boavista.

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O grupo hoteleiro Jupiter vai investir cerca de 21 milhões de euros na construção de um novo hotel no Porto, o Jupiter Porto Hotel, cuja conclusão está prevista para o segundo semestre de 2025.

O futuro hotel de quatro estrelas, localizado junto à Avenida da Boavista, surge de uma parceria com a Solive, uma joint venture entre o Grupo Legendre e a tecnibuild, responsável pela identificação do local, desenvolvimento do projeto, investimento financeiro e licenciamento.

Com 131 unidades de alojamento, entre quartos e suites, o futuro hotel vai contar com três salas de reunião com capacidade para 150 pessoas e zonas de lazer, entre um rooftop, piscina e spa. O intuito passa por criar um edifício que reúna “o tradicional e o moderno, assente num design de interiores inspirado na cidade”, como referido em comunicado, sendo que o projeto de arquitetura é assinado pela Cerejeira Fontes Architects e o projeto de arquitetura de interiores por Hugo Raposo Arquitetos.

“Embora este seja o primeiro grande projeto da Solive em Portugal no setor hoteleiro, o grupo Legendre desenvolveu em França vários projetos, o que nos dá uma enorme experiência na conceção e execução deste tipo de obras. Por outro lado, a tecnibuild, que tem também uma experiência relevante no setor hoteleiro, foi fundamental na conceção e desenvolvimento deste projeto”, afirma Telmo Carriço, diretor da Legendre em Portugal, em nota de imprensa.

O grupo Jupiter conta atualmente com três hotéis no Algarve e uma unidade hoteleira em Lisboa. Este será o primeiro hotel do grupo no norte do país.

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