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Nasce o Quinta de Santo António — Country House & Villas

Onde o rio Tâmega encontra o Douro, abre o Quinta de Santo António — Country House & Villas -, composto por dez villas, bar e salão externos.

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Nasce o Quinta de Santo António — Country House & Villas

Onde o rio Tâmega encontra o Douro, abre o Quinta de Santo António — Country House & Villas -, composto por dez villas, bar e salão externos.

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Tem o nome de Quinta de Santo António — Country House & Villas, e é o primeiro hotel no concelho de Carmen Miranda.

Composto pelo hotel numa casa do século XIX, dez villas, bar e salão externos, o Quinta de Santo António — Country House & Villas nasce na margem da foz do rio Tâmega para oferecer contacto direto com o rio que corre lento e discreto como a vida rural onde está

inserido.

Adriano Freitas, gestor da Quinta de Santo António, descreve o novo hotel da seguinte forma: “É uma casa de campo. A sua casa de campo, com serviço de hotel”.

Com um restaurante de autor e gastro bar, aberto ao público, o chef Davide Couto compôs uma carta fiel aos melhores sabores que vão à mesa.

Na terra do anho assado, da lampreia e vinho verde, os pratos serão servidos na versão tradicional, mas também em versões mais sofisticadas, acompanhados por vinhos verdes marcoenses premiados.

Na foz do rio Tâmega, o gastro-bar Foz, em forma de folha, oferece uma esplanada suspensa, quase em cima do rio, com vista para a aldeia de Entre-os-Rios.

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Um novo olhar sobre a “Hotelaria Internacional” pelo professor Hélder Carrasqueira

Os desafios da competitividade no mercado hoteleiro e o posicionamento da hotelaria independente num ambiente de crescente afirmação das marcas internacionais, constituem uma das vertentes de análise deste livro.

Numa edição Atual/Grupo Almedina, acaba de ser publicado o livro “Hotelaria Internacional”, da autoria de Hélder Carrasqueira, professor na Universidade do Algarve (Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo) e investigador do CiTUR.

O livro (que contou com o apoio da FCT-Fundação para a Ciência e Tecnologia) apresenta o funcionamento do mercado da hotelaria no contexto internacional, abordando aspetos como: as formas de expansão no exterior e a inserção em redes de negócio, a distribuição pelos múltiplos canais diretos e indiretos; a medição da performance através de indicadores de desempenho, o risco em negócios internacionais e uma comparação da internacionalização das cadeias ibéricas.

Os desafios da competitividade no mercado hoteleiro e o posicionamento da hotelaria independente num ambiente de crescente afirmação das marcas internacionais, constituem a outra vertente da análise, acrescida de casos práticos como a aplicação da fórmula de Hubbart, cálculo do método do ponto critico e análise marginal, cálculo de elasticidades ou a cobertura do risco cambial.

Desenvolvido com a preocupação de apresentar o conteúdo numa perspetiva pedagógica e de leitura acessível, enquadra-se maioritariamente nas áreas do Marketing Internacional e Gestão Estratégica aplicada ao setor hoteleiro, colmatando uma lacuna existente no mercado.

O livro procura ultrapassar a lógica de uma visão demasiado concentrada nas vertentes “qualidade do serviço e bem receber”. De facto, se nos quedarmos essencialmente concentrados no mercado interno não seremos capazes de manter a competitividade a prazo. Sintomático o facto das principais cadeias hoteleiras portuguesas deterem cerca de 80 hotéis no exterior, enquanto as homologas de Espanha contabilizam mais de 1100.

Aumentar o conhecimento sobre a Hotelaria Internacional é, pois, o desafio que este livro coloca aos atuais empresários, investidores, diretores hoteleiros, técnicos especializados, investigadores, professores e estudantes: é necessário ter a ambição de sair da zona de conforto e apostar na internacionalização de empresas, instituições, profissionais e do ensino.

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AHP vai esclarecer sobre vistos de trabalho para a hotelaria

Esclarecer sobre vistos de trabalho para a hotelaria é objetivo de uma sessão online que a AHP promove esta quarta-feira, contando com a contribuição da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP).

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) promove esta quarta-feira, pelas 11 horas, uma sessão de esclarecimento para hoteleiros associados sobre “vistos de trabalho subordinado”, com a colaboração da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP).

Quais os requisitos para a contratação de trabalhadores no estrangeiro? O que é um visto de trabalho? Que tipo de vistos existem? Quem os emite? Qual o procedimento a seguir? O que mudou ou vai mudar com a entrada em vigor do Acordo sobre a Mobilidade nos países da CPLP? São estas questões que a AHP pretende ajudar a esclarecer nesta sessão online, no seguimento das reuniões que tem mantido com a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.

Segundo a AHP, na segunda semana de fevereiro, em data concreta ainda a anunciar, segue-se uma outra sessão com o IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional) sobre procedimentos a seguir para o recrutamento internacional.

Estas iniciativas visam “encontrar soluções para responder à notória escassez de trabalhadores para a hotelaria e turismo”, tema de grande e repetida preocupação já manifestada pela Associação, que passa pela contratação no estrangeiro. Todavia, “a burocracia e os procedimentos são complexos ou desconhecidos e representam um obstáculo à contratação”, refere a AHP em comunicado.

 

Sobre o autorCarolina Morgado

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The Oitavos é o hotel oficial da competição de surf “Capítulo Perfeito”

Pela segunda vez, o hotel The Oitavos é o hotel oficial do “Capítulo Perfeito powered by Billabong”, campeonato de surf que decorre anualmente na praia de Carcavelos, com participação de surfistas nacionais e internacionais,

O hotel The Oitavos é, pela segunda vez, o hotel oficial do “Capítulo Perfeito powered by Billabong”, campeonato de surf que decorre anualmente na praia de Carcavelos, e que premeia os melhores tube riders nacionais e internacionais.

Depois de um ano de interregno, devido à pandemia, a competição de surf Capítulo Perfeito regressa a Carcavelos até dia 17 de março. A lista final de atletas é composta por seis surfistas nacionais e sete internacionais.

Durante esta prova, os surfistas internacionais ficarão hospedados no The Oitavos, tendo oportunidade também de participar numa clínica de golfe, no The Oitavos Dunes. Esta unidade hoteleira, localizada na Quinta da Marinha, reúne todas as condições para os adeptos da prática do surf, desde logo, a sua proximidade da praia do Guincho, zona conhecida como detentora de boas ondas.

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AHRESP alerta: número de desempregados volta a aumentar nos setores que representa

A AHRESP, que cita dados do IEFP referentes ao mês de dezembro do ano passado, alerta que o número de desempregados voltou a aumentar nos setores que representa.

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Citando dados mensais do Mercado de Emprego disponibilizados pelo IEFP, a AHRESP alerta que, no fim do mês dezembro de 2021, estavam registados nos serviços de Emprego do continente 34.251 indivíduos desempregados provenientes dos setores do alojamento, restauração e similares, uma variação de +4,1% face ao mês anterior.

Segundo o boletim diário da Associação, os desempregados do alojamento, restauração e similares representavam 11,5% do total do país, a segunda maior percentagem entre setores, a seguir às atividades imobiliárias, administrativas e dos serviços de apoio.

A AHRESP recorda ainda que o setor do alojamento, restauração e similares continua a ser uma das atividades económicas com maior expressão nas ofertas de emprego recebidas no continente ao longo do mês em análise, representando 11,9% do total (1.035 ofertas, +75,4% do que em dezembro de 2020).

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Sónia Silva é a nova diretora do NAU Salgados Dunas Suites

A nova diretora do NAU Salgados Dunas Suites transita da direção do NAU Morgado Golf & Country Club, em Portimão, para a unidade de Albufeira.

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O NAU Salgados Dunas Suites passou a ter Sónia Silva como novo diretora, profissional que transita da direção do NAU Morgado Golf & Country Club, em Portimão, para a unidade de Albufeira, informou a NAU Hotels & Resorts em comunicado.

Formada em Turismo pela Universidade do Algarve, Sónia Silva é a diretora do NAU Salgados Dunas Suites desde o início do ano e está no grupoov de hotelaria nacional desde 2013, onde iniciou funções como Rececionista no hotel NAU Salgados Palace, tendo posteriormente transitado para o cargo de Guest Relations e de Assistente de Direção nas unidades hoteleiras do grupo em São Rafael.

Em 2017, Sónia Silva assumiu a direção do hotel Morgado Golf & Country Club, que deixa agora para dirigir o Salgados Dunas Suites, unidade de cinco estrelas, com 152 quartos e suites, e que está integrada na Herdade dos Salgados, em Albufeira.

“O grupo NAU Hotels & Resorts tem implementada uma estratégia de promoção e retenção de talentos, assente na valorização de carreiras que enalteçam as competências e os atributos pessoais e profissionais dos seus colaboradores. A evolução de carreira da nova diretora do NAU Salgados Dunas Suites no grupo é, entre muitos outros, reflexo dessa estratégia”, indica o grupo, no comunicado divulgado esta segunda-feira, 24 de janeiro.

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“Começa uma nova vida para a AHETA”, diz Helder Martins eleito presidente da Associação

O empresário e ex-presidente da RTA, Helder Martis, é o novo presidente da AHETA, cujas eleições tiveram lugar esta sexta-feira.

Para Helder Martins, que foi eleito, sexta-feira, novo presidente da Associação dos Hotéis e  Empreendimentos Turísticos do Algarve para o triénio 2022-2024, “começa uma nova vida para a AHETA”.

O candidato da lista B, que em nota de imprensa refere que alcançou uma vitória expressiva nas eleições mais participadas da história da associação regional, concorreu sob o lema “Por uma AHETA abrangente e renovada” e contou com o apoio de vários ilustres do turismo nacional e regional, entre os quais um dos mais conceituados empresários do turismo em Portugal, André Jordan.

O empresário e ex-presidente da Região de Turismo do Algarve, Hélder Martins, agradece todos os associados e apoiantes pela confiança depositada neste projeto, e garante que “vamos ser uma associação representativa, a nível nacional e internacional, de todos os hoteleiros e empresários ligados ao turismo do Algarve, desde as grandes unidades hoteleiras aos proprietários de alojamentos locais”, para realçar ser fundamental que a AHETA “volte a ser o principal interlocutor das empresas turísticas do Algarve junto das entidades e instituições nacionais.”

O novo presidente eleito afirma ainda que “uma das nossas prioridades é aumentar o número de associados e criar condições para o envolvimento de todos”, desde logo, “constituindo a AHETA como entidade formadora, criando um Gabinete de Estudos e um Conselho Geral e desenvolvendo áreas de aconselhamento aos associados e aos investidores, que permitam ir de encontro às necessidades reais dos empresários”.

Entre as propostas apresentadas no seu programa eleitoral, destacam-se a intenção de promover uma revisão dos estatutos da associação, que permita uma adaptação às necessidades dos associados à realidade atual, e aumentar o número de associados em todos os setores de atividade além da hotelaria, tais como o alojamento complementar, imobiliária turística, golfe, animação turística e os transportes.

O programa de acção proposta por Helder Martins, abrange ainda um conjunto de ações focadas no apoio aos associados, estando previsto o desenvolvimento de um Gabinete de Estudos e de áreas de Aconselhamento ao Investidor, além da organização de um congresso anual da AHETA.

Além de Helder Martins, a estas eleições da AHETA também concorreu Elidérico Viegas, que embora em gestão, após demissão no início do ano passado, presidiu os destinos da Associação que criou, por mais de 25 anos.

 

 

 

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Selina revê em alta previsão de receita para 2021

Marca de hotelaria estima que as receitas dos seus hotéis tenham ascendido a 93 milhões de dólares no ano passado.

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A marca hoteleira Selina reviu em alta a previsão de receita para o ano passado, depois de ter registado uma “aceleração das suas vendas, ao longo do ano fiscal de 2021, o que levou a um quarto trimestre excecionalmente forte”.

Num comunicado enviado à imprensa, a marca de hotelaria diz agora que estima que, no ano passado, as receitas dos seus hotéis tenham ascendido a 93 milhões de dólares, até porque o passado mês de dezembro tornou-se no mais ativo da história da marca.

“O passado mês de dezembro tornou-se no mais ativo da história da empresa, culminando com as comemorações de Ano Novo em 18 países de quatro continentes, que incluíram uma grande celebração na cratera Ramon, localizada no deserto israelita, um evento musical de vários dias nas praias de areia branca de Tulum, um festival New Cycle em Santa Teresa, um jantar gourmet nos Alpes austríacos, uma festa Discofobia x Selina no Vale Sagrado dos Incas, e uma soirée num rooftop em Nova Iorque”, lê-se na informação divulgada.

Além do sucesso a nível comercial, dezembro também trouxe o lançamento de 12 novas unidades Selina, um “recorde mensal” para a marca de hotelaria, que explica que entre os novos hotéis, quatro estão situados em Israel, três no Brasil, sendo os restantes distribuídos pelo Panamá, Argentina, Uruguai, Austrália e Tailândia.

“As novas unidades totalizam mais de 2.800 camas na rede global de unidades Selina, direcionadas, maioritariamente, a trabalhadores remotos e nómadas digitais, contribuindo para a expansão global da marca e assinalando a sua entrada em mercados do Uruguai, Austrália e Tailândia”, acrescenta a marca de hotelaria.

Na informação divulgada, a Selina diz ainda que tem vindo a  recorrer à sua tecnologia para “identificar e renovar unidades hoteleiras com baixo rendimento, em parceria com proprietários imobiliários locais”, que assumem 90% dos custos de conversão, e com artesãos que integram a influência cultural de cada local, de forma a “criar destinos que combinam o conforto e o estilo de um hotel boutique, com as instalações de um coworking e as experiências sociais de um retiro ou festival”.

“Isso conduz a aumentos significativos das receitas destes espaços, comparativamente às operações anteriores de cada propriedade”, lê-se ainda no comunicado, onde a Selina explica também que a sua tecnologia permite que obter, nas unidades recém abertas, “um processo rentável que elimina a necessidade de intermediários”.

“O nosso forte desempenho em dezembro é a prova da nossa localização estratégica, conceção e ativação das unidades, que atraem tanto os habitantes e viajantes locais, como os visitantes internacionais. Isto permitiu-nos continuar a crescer numa altura em que as viagens foram substancialmente reduzidas. Simplificando, os nossos hotéis estão em locais que todos querem visitar, e são ativados com os eventos, restaurantes e outra programação interessante”, considera Rafael Museri, CEO da Selina.

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Hotéis do Grupo Solverde são ‘Pet Friendly’

O Hotel Apartamento Solverde, em Espinho, e o Hotel Algarve Casino, em Portimão, são as unidades do Grupo Solverde que passam a aceitar que os clientes levem os seus animais de estimação.

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O Hotel Apartamento Solverde, em Espinho, e o Hotel Algarve Casino, em Portimão, passaram a permitir que os clientes levem os seus animais de estimação, passando a apresentar-se como unidades ‘Pet Friendly’, segundo comunicado do grupo de hotelaria.

“Estas duas unidades do Grupo Solverde não só permitem animais de estimação como apresentam condições exclusivas para tornar a estadia num momento inesquecível para todos, estando preparadas para receber os mais fiéis companheiros dos hóspedes, que ficarão alojados com os donos nos respetivos quartos”, lê-se na informação divulgada.

Os hotéis do Grupo Solverde contam também com o certificado “Clean & Safe” do Turismo de Portugal, que garante que cumprem todas as orientações de segurança e higiene da Direcção-Geral da Saúde (DGS).

 

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Arquitetura do Hotel Casino Chaves distinguida

Os Luxury Lifestyle Awards 2021 distinguiram a arquitetura do Hotel Casino Chaves, projeto da responsabilidade do atelier de arquitetos RDML.

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A arquitetura do Hotel Casino Chaves foi distinguida pelo comité organizativo dos Luxury Lifestyle Awards 2021 na categoria “Best Luxury Hotel Architecture”. O prémio coube ao atelier de arquitetos RDML, responsável pelo projeto da unidade do grupo Solverde.

Estes prémios globais, que vão já na sua 13.ª edição anual, selecionam e promovem os melhores produtos e serviços de luxo em todo o mundo.

A organização dos Luxury Lifestyle Awards avaliou mais de 10 mil produtos e serviços diferentes, em 400 categorias de 60 países.

O Hotel Casino de Chaves é uma estrutura que não se reduz ao espaço de jogo, mas a outras condições que se complementam, formando um todo, onde o estar e a diversão se misturam. Situa-se numa das entradas da cidade de Chaves, como se de uma porta de entrada se tratasse. Implantado no ponto mais alto do terreno, desenvolve-se em vários níveis, alguns enterrados, abrindo em diferentes sentidos, assumindo-se como muros definidores de espaços e de contenção de terras. O conjunto molda-se ao terreno, fundindo-se com a paisagem.

 

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Vila Galé lança campanha de descontos

Está a decorrer nos hotéis do grupo Vila Galé em Portugal uma campanha que oferece descontos até 20% para reservas até 31 de janeiro, e estadas de abril a final de Outubro, incluindo no verão.

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Na sua campanha de janeiro, que decorre até ao próximo dia 31, a cadeia hoteleira oferece descontos até 20% para estadas entre 01 de abril e 31 de outubro deste ano, incluindo no verão.

A oferta está disponível para alojamento nas unidades hoteleiras do grupo de norte a sul do país, e na Madeira. Está igualmente abrangida a hipótese de cancelamento gratuito até 48 horas antes da chegada.

Estes descontos acumulam com as condições do clube de fidelização da Vila Galé, que atribui ainda mais 10% de desconto aos seus membros. Para aderir, basta preencher o formulário no site e pode-se aproveitar desde logo todos os benefícios.

Refira-se que, além destas vantagens, nos hotéis Vila Galé, as crianças até aos 12 anos não pagam quando ficam alojadas no mesmo quarto e no mesmo regime dos pais.

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