Europa investe 1,5M€ em campanha para relançar viagens e turismo
Nova campanha ‘Open Up to Europe’ vai estar em vigor até setembro, em toda a Europa, e conta alcançar “26 milhões de potenciais visitantes”.

Inês de Matos
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A European Travel Commission (ETC) apresentou esta terça-feira, 1 de junho, a nova campanha ‘Open Up to Europe’, iniciativa que pretende reativar o setor das viagens e turismo na Europa, uma vez que, sublinhou Luís Araújo, presidente da ETC e do Turismo de Portugal, este é “o tempo para estimular as viagens, é o tempo para voltar a viajar”.
“Além de ser o tempo para restaurar a mobilidade, este é também o tempo para estimular as viagens, é o tempo para voltar a viajar. É por isso que estamos aqui, a lançar esta campanha, uma campanha que não vai apenas mostrar a Europa como uma das melhores regiões para férias, mas também como o mais competitivo destino do mundo. A Europa é o destino mais competitivo do mundo”, afirmou Luís Araújo, durante a apresentação da companha, que decorreu em Albufeira, Algarve, durante a 101.ª General Meeting da ETC.
A campanha, explicou também Elke Dens, Marketing chair da ETC e Marketing Advisor da VisitFlandres, foi lançada esta terça-feira, 1 de junho, e vai estar em vigor, em toda a Europa, até setembro, para mostrar que a Europa “está aberta”, esperando-se que atinja “26 milhões de potenciais visitantes”.
“Com esta campanha, todos os países da Europa querem que os viajantes europeus saibam que os destinos estão abertos e que o setor do turismo e viagens está, outra vez, à sua espera . É importante também mencionar que as viagens entre os vários países são possíveis, ainda que de acordo com as medidas de segurança em vigor”, afirmou a responsável, apelando a um comportamento responsável por parte dos viajantes.
Na conferência de imprensa de lançamento da nova campanha esteve também presente Eduardo Santander, Executive Director da ETC, que explicou que a entidade europeia decidiu tomar “a liderança e coordenar um grupo de 30 destinos e marcas de viagem para desenvolver a campanha Open Up to Europe”.
“Vamos percorrer um caminho acidentado, mas temos de voltar a facilitar as viagens, enquanto fazemos aquilo que fazemos melhor, que é informar os turistas, facilitar a informação mais precisa que conseguirmos e motivar as pessoas a viajar, tendo em atenção a sua segurança e a dos seus entes queridos”, explicou o responsável, revelando que a campanha, que está orçada em 1,5 milhões de euros, conta com co-financiamento da União Europeia e dos parceiros privados que se associaram à iniciativa.
Todos os responsáveis foram, no entanto, unânimes em afirmar que, apesar da campanha, é preciso que exista clareza e coerência nas regras, ou “transparência”, como lhe chamou Luís Araújo, que aproveitou para saudar a Comissão Europeia pela aprovação do Certificado Digital Europeu COVID-19, que diz ser uma “ação muito positiva e que precisa de ser implementada o mais rapidamente possível”.
“Mais do que nunca, precisamos de coordenação, precisamos de um equilíbrio nas restrições e, mais importante, precisamos de uma comunicação e informação claras, para que possamos reganhar a confiança de todos os destinos e, mais importante, dos nossos consumidores”, acrescentou.
Já Eduardo Santander considerou o Certificado Digital Europeu COVID-19 fundamental para a reativação das viagens e alertou que, “sem este certificado em funcionamento”, o turismo “não será capaz de recuperar em breve”.
Eduardo Santander revelou ainda que a campanha teve por base algumas pesquisas realizadas pela ETC, sobre a reabertura do turismo na Europa, a mais recente das quais mostrou que “56% dos europeus querem fazer uma viagem até ao final de agosto e 49% desejam viajar para outro país europeu”.
A pesquisa revelou ainda, de acordo com o responsável, que “um em cada dois europeus sente-se agora mais confiante para planear uma viagem, em resultado do avanço do processo de vacinação” e que “dois em cada três se sentem mais seguro e relaxados se os destinos tiverem adotado protocolos de saúde”.
Luz ao fundo do túnel
A campanha ‘Open Up to Europe’ foi o principal destaque da 101.ª General Meeting da ETC, que decorreu em Albufeira, Algarve, e que, segundo Luís Araújo, serviu também para discutir o futuro do setor, que foi fortemente afetado pela pandemia.
“Este é um momento crítico para discutir estes temas e ver como podemos sair do túnel em que estamos”, referiu Luís Araújo, revelando que “globalmente, as viagens internacionais foram reduzidas em 73% e, na Europa, em 69%”, enquanto “11,5 milhões de postos de trabalho estão em risco ou já foram perdidos”, em território europeu.
Apesar das perdas, o presidente da ETC e do Turismo de Portugal revelou que existem “bons sinais” e “uma luz maior no fim do túnel”, mas defendeu que é necessário agir rapidamente.
“O processo de vacinação em todos os países, a pressão em toda a Europa, as novas medidas que têm sido implementadas e as recentes recomendações da Comissão Europeia que alertam que temos de abrir muito em breve, são sinais muito bons, mas temos de ser rápidos. No turismo, cada dia que passa, é um dia que perdemos”, acrescentou.