airBaltic suspende voos entre Riga e Minsk
Suspensão surge na sequência do desvio do avião da Ryanair pelas autoridades da Bielorrússia e deverá manter-se até outubro.

Publituris
A airBaltic suspendeu todos os voos entre Riga, capital da Letónia, e Minsk, capital da Bielorrússia, decisão que é tomada depois da recomendação oficial do governo e da Autoridade de Aviação Civil da Letónia, na sequência do desvio de um avião da Ryanair pelas autoridades da Bielorrússia para deter um jornalista incómodo para o regime.
De acordo com um comunicado enviado à imprensa pela companhia aérea, a suspensão entrou em vigor esta quinta-feira, 27 de maio, e vai manter-se “até novo aviso”, ainda que a a airBaltic preveja que esta decisão venha a afetar “um total de 126 voos entre Riga e Minsk, até ao final de outubro”.
“A segurança e a saúde dos passageiros e funcionários é a principal prioridade da airBaltic”, destaca a transportadora, que planeava realizar até três voos por semana entre Riga e Minsk, durante o verão.
Além da suspensão dos voos, a airBaltic vai também passar a evitar o espaço aéreo da Bielorrússia, algo que a companhia aérea diz já ter feito a 23 de maio, como medida de precaução, mas que agora passa a ser oficial e que deverá afetar 1.500 voos da transportadora, até outubro.
A airBaltic diz ainda que “todos os passageiros afetados serão contactados via e-mail” e garante que, caso o voo seja cancelado, o passageiro vai ter a possibilidade de alterar os bilhetes para uma data ou rota alternativa, sendo também possível optar pelo “reembolso na forma de um voucher de oferta ou transferência bancária”.