Porto e Norte espera que final da Champions seja ‘kick off’ para crescimento do mercado britânico
Prova desportiva, que este ano vai ser disputada por duas equipas inglesas a 29 de maio, no Porto, é vista como uma oportunidade para promover a região no mercado britânico.

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O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, acredita que o mercado britânico será um dos que maior crescimento deverá apresentar na região no curto e médio prazo e espera que a final da Champions League, que tem lugar no estádio do Dragão no próximo sábado, 29 de maio, seja o ‘kick off’ para atingir esse objetivo.
“As medidas adotadas a nível da higiene e segurança, as medidas de responsabilidade social em relação aos trabalhadores, a sustentabilidade ambiental e uma boa gestão dos meios de comunicação, são outras áreas chave a ter em conta na hora de captar a atenção deste mercado. Acredito que o mercado britânico irá ser dos que mais vai crescer na região no curto e médio prazo. A Champions League poderá ser o kick off para este objectivo”, afirmou o responsável, durante um webinar sobre o mercado britânico, promovido pela entidade regional de turismo.
Recorde-se que a final da Champions League, que vai ser disputada a 29 de maio, conta, este ano, com a participação de duas equipas de futebol britânicas, concretamente Manchester City e Chelsea FC, sendo, por isso, vista como uma oportunidade para promover a região no mercado britânico.
Durante o evento, Luís Pedro Martins considerou também que é importante que os operadores estejam atentos à atualização da situação da pandemia no Reino Unido, a partir de fontes oficiais e fidedignas, e alertou para a proliferação de notícias falsas e sensacionalistas.
Na iniciativa participou também Cláudia Miguel, coordenadora da equipa de turismo no Reino Unido, que destacou a tendência de crescimento da procura no mercado britânico pelo destino Porto e Norte em 2019, o que só foi interrompido pela pandemia.
Apesar da pandemia e da imagem negativa que os elevados números da COVID-19 passaram de Portugal no início deste ano, a responsável defende que o país deve ter orgulho do trabalho realizado para controlar a pandemia e que permitiu também que Portugal entrasse na lista verde britânica, o que permitiu reabrir os corredores turísticos entre os dois países.
Com a reabertura do turismo entre Portugal e Reino Unido, o Porto e Norte tem, segundo a responsável, uma oportunidade para aumentar a procura do mercado britânico, uma vez que este mercado tem vindo a optar por estadias mais prolongadas, o que representa “uma oportunidade para os operadores turísticos do Porto e Norte promoverem pacotes de experiências entre a oferta cultural do Porto e as quintas históricas do Douro vinhateiro”.
“O Porto e Norte tem uma grande diversidade de experiências e de grande qualidade para oferecer, e esse tem de ser o caminho a explorar pelos operadores turísticos”, sustentou a responsável.
Cláudia Miguel recordou ainda que, além da época do verão, há muitos britânicos que tiram férias nos períodos de interrupção das atividades letivas, sobretudo no chamado “half term”, que decorre na última semana de outubro.