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Regiões piscam o olho ao mercado espanhol

A Fitur é um momento incontornável de promoção das regiões portuguesas junto dos turistas espanhóis. Mas promoção vai muito além deste momento.

Raquel Relvas Neto
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Regiões piscam o olho ao mercado espanhol

A Fitur é um momento incontornável de promoção das regiões portuguesas junto dos turistas espanhóis. Mas promoção vai muito além deste momento.

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No início do ano o governo espanhol declarou a Fitur como evento de excepcional interesse público, num claro sinal ao mundo da forte aposta que Espanha tem no turismo. Aquela que se esperava ser a primeira grande feira de turismo internacional presencial no pós-pandemia afinal decorre ainda quando a pandemia está bem presente entre nós, no entanto com números mais controlados.

Além de ser um dos grandes destinos turísticos do mundo, Espanha é também um importante mercado emissor, tendo ocupado a 16ª posição mundial de emissor de turistas a nível mundial, tendo gerado 22,8 milhões de viagens em 2019. Espanha posiciona-se também como o primeiro mercado turístico para o destino Portugal aferido pelo indicador “hóspedes”, com registo de 810,9 mil hóspedes também em 2019. Em 2020, o número de hóspedes espanhóis em Portugal verificou uma quebra de 64,53% devido à pandemia e às restrições às viagens que se verificaram.

É por isso que Espanha continua a ser um mercado importante para as mais variadas regiões portuguesas, como tal, estas não podem deixar de marcar presença na principal feira de turismo espanhola juntamente com o Turismo de Portugal. Apesar dos moldes de participação serem bastante diferentes das edições anteriores e com elevadas restrições, Portugal vai promover-se de 19 a 23 de maio na IFEMA, em Madrid, e justificar porque é um destino aconselhável para as férias dos vizinhos espanhóis.

As sete regiões nacionais vão integrar o stand do Turismo de Portugal na Fitur, onde vão dispor de um balcão de atendimento e mesas de negócios para as empresas inscritas de cada região, que serão menos do que a edição de 2020.
Sendo a primeira feira presencial de turismo na Europa a realizar-se depois da pandemia, são poucos os que arriscam revelar as expectativas para o certame, mas também para o mercado espanhol.

João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve, justifica que esta participação neste período pandémico “ganha particular relevância, pois o expectável é que o ritmo da retoma turística na região do Algarve seja marcado pelos visitantes do mercado interno alargado, onde se incluem as regiões transfronteiriças de Espanha, considerando que Portugal se encontra na 4.ª e última fase do plano de desconfinamento e que o país reabriu as fronteiras terrestres com Espanha no dia 1 de maio. Perante esta evolução positiva, acreditamos que impacte positivamente a procura pelo destino”.
João Fernandes acredita também que “esta participação presencial ganha particular relevância, uma vez que quase todas as feiras e ações do setor têm sido canceladas ou o seu formato alterado para o online”. Neste sentido, o responsável algarvio considera que se trata de “uma oportunidade ímpar para o Turismo do Algarve dar continuidade à promoção internacional do destino e à captação de turistas de diferentes origens”, pespetivando que a Fitur seja o evento que vai assinalar “a retoma do setor do turismo a nível internacional”.

Para a Região do Alentejo, a participação deste ano na Fitur não vai “ser igual aos anos anteriores, porque as limitações que a organização coloca são imensas”, indica o presidente do Turismo do Alentejo, Vítor Silva. Habitualmente, o Alentejo contava com uma delegação que integrava mais de 30 empresários, mas este ano, vão estar presentes empresários que são representativos do tecido empresarial alentejano.
Mas não é por ter uma participação mais reduzida nesta edição, que o Alentejo vai deixar de apostar “em força” neste mercado. O responsável alentejano explica que “vamos intervir nesse mercado em força, não só este ano como nos próximos. É um mercado que está aqui ao lado e para nós é importante”. Com uma quota de 20% do mercado internacional na região, os residentes espanhóis são um mercado que procura os mais diversos produtos no Alentejo, o que permite que o destino promova os seus mais variados produtos junto deste, desde as praias, gastronomia e vinhos, turismo de natureza, entre outros.
Além da presença física no balcão de atendimento, a Associação de Promoção da Madeira complementa a sua participação de forma virtual com reuniões em formato online junto daquele que é o seu sétimo mercado emissor.

Ações promocionais
À semelhança do passado, as ações promocionais vão continuar ao longo do ano e em alturas específicas, com especial destaque para o meio privilegiado durante a pandemia: as plataformas digitais.
No caso do Algarve, João Fernandes indica que Espanha vai voltar “a ser integrado para divulgação da nova campanha em redes sociais de promoção da região no período de pós-confinamento”. Com o mote “O Algarve fica-te bem! Sempre.”, a ação de promoção vai ser um claro apelo ao regresso dos turistas ao destino. Em vigor, vão também estar ativas campanhas com operadores turísticos espanhóis.

Além da participação na Fitur, a Associação de Turismo de Lisboa vai continuar a promover o destino junto daquele que é o seu segundo maior mercado, concretamente com o produto ‘City & Short breaks’. As ações promocionais vão passar por parcerias com os media espanhóis, operadores turísticos e, claro, campanhas digitais.
Por parte da Associação de Promoção da Madeira, este é “um ano de grande aposta no mercado”, sobretudo porque Espanha passou a ser um dos mercados estratégicos para a promoção do destino Madeira em 2021. Neste âmbito, a região vai efetuar “um forte investimento em ações de Relações Publicas, nomeadamente estamos a fechar um acordo com uma figura publica, que irá trabalhar com a Madeira num formato de embaixador – iremos divulgar mais detalhes sobre esta parceria durante a Fitur”. Além de parcerias com o trade, mas também com a companhia aérea Iberia no âmbito do lançamento da rota Madrid-Funchal, a Madeira vai encetar campanhas com operadores turísticos que vão realizar os voos charter de Bilbao e Barcelona para o arquipélago português. “Lançaremos igualmente uma campanha internacional, que incluirá naturalmente o mercado espanhol”.

A Madeira acredita que Espanha “irá reagir muito bem e é de facto uma oportunidade para nos posicionarmos no mercado e nos diferenciarmos da concorrência, pois a tendência este ano passará por procura de destinos mais pequenos, próximos e com os quais os visitantes têm ou podem ter uma conexão mais íntima e onde se sintam bem”.

O Alentejo aguarda a luz verde por parte do Turismo de Portugal para fazer ações mais interventivas junto dos mercados internacionais, onde se insere o mercado espanhol. O objetivo passa por “uma intervenção a apelar à vinda” dos turistas internacionais à região. Além de uma promoção conjunta com o Centro de Portugal e a Extremadura, no âmbito da EuroACE, direcionada para o mercado ibérico e com base em valores como o Património, a Espiritualidade, Gastronomia e Natureza que será fundamentalmente online, o Turismo do Alentejo prepara uma campanha focada nos mercados internacionais. Esta tem a sua comunicação baseada na Luz do Alentejo e vai estar cá fora não apenas este ano, mas como também nos próximos. “É uma linha de comunicação que tem sempre no final uma proposta de venda”, indica Vítor Silva.

No caso do Turismo do Centro de Portugal, Marli Monteiro, diretora executiva da Agência Regional de Promoção do Turismo do Centro, explica que o mercado espanhol tem “uma importância estratégica” e “absolutamente decisiva para a marca Centro de Portugal”. É por isso que a região mantém, a curto prazo, campanhas de marketing digital para este mercado, mas que, a partir de setembro e mediante o progresso do processo de vacinação, prevê retomar “o conjunto de ações calendarizadas para este mercado, particularmente feiras e workshops”.
Quanto às expectativas acerca da performance deste mercado no Centro de Portugal, Marli Monteiro considera que vão existir grandes campanhas para dinamizar os mercados internos, o que será também expectável que aconteça em Espanha. Porém, isso não invalida que com a “existência de um certificado verde Europeu, e a consistente observação por parte das empresas portuguesas – de todas as fileiras, de um protocolo de higiene e segurança, reforçado agora pela actualização dos requisitos do selo “Clean & Safe” efectuada pelo Turismo de Portugal, trarão uma confiança reforçada aos consumidores”. Assim, a responsável perspetiva que este ano se verifique “uma retoma em crescendo” deste mercado no Centro de Portugal.

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75% dos portugueses diz que próximas férias vão ser em Portugal, revela estudo da Bloom Consulting

Estudo da consultora Bloom Consulting apurou que 44% dos portugueses conta gozar um período de descanso ainda este ano e que apenas 27% deixa para o próximo ano os planos de férias.

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Para 75% dos portugueses, as próximas férias vão ser passadas em território nacional, apurou um estudo da Bloom Consulting, que revela também que, apesar da pandemia, 44% dos portugueses conta gozar um período de descanso ainda este ano e que apenas 27% deixa para o próximo ano os planos de férias.

Ainda assim, diz a Bloom Consulting num comunicado divulgado esta sexta-feira, 17 de setembro, “ma grande fatia da população inquirida afirmou ainda não estar decidida quanto à sua próxima viagem de lazer (22%), sendo que apenas 5,8% afirma que apenas viajará em 2023”.

“Os dados do estudo são reveladores de algo que a indústria turística portuguesa já tem vindo a sentir_ uma maior movimentação dos portugueses em viagens de lazer. Com o avançar da vacinação e aproximação à tão desejada imunidade de grupo, é expectável que alguns destes portugueses vão progressivamente alterando a sua posição em relação ao turismo sendo no entanto irrealista pensar que a situação reverterá para as tendências registadas em 2019 num futuro próximo”, considera Filipe Roquette, diretor geral da Bloom Consulting Portugal.

O estudo mostra também que, quanto mais jovens os inquiridos, maior a disposição para viajar ainda este ano, com a Bloom Consulting a revelar que, “o grupo de 54 ou mais anos é o mais conservador e também o mais indeciso nesta matéria”.

Quanto a destinos, o mercado nacional é o que sai a ganhar, até porque, dos 75% dos portugueses que conta fazer férias em destinos nacionais, em 60% dos casos nem são consideradas outras hipóteses. Ainda assim, há 14% de portugueses que dizem não saber onde vão passar as próximas férias, enquanto 11% descarta férias no território nacional e só pensa em férias no estrangeiro.

“Entre os que afirmam que o seu próximo destino será em território nacional, o Algarve é a região mais referida com 20% do total de menções. Seguem-se as regiões autónomas dos Açores e da Madeira com 18% e 16% respetivamente. Também com 16% estão o Alentejo e a região do Porto e Norte de Portugal. O Centro de Portugal com 8% e a Região de Lisboa são as regiões sob as quais recaem menos intenções de visitação por parte dos portugueses num futuro próximo”, indica o comunicado.

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Iberia mantém voos para as Maldivas no inverno

Depois do sucesso no verão, a Iberia vai manter a operação para as Maldivas este inverno, com dois voos por semana, e, em Portugal, tem planos para aumentar a capacidade nas rotas de Lisboa e Porto.

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A Iberia vai manter os voos para as Maldivas, que arrancaram no início de julho, também  durante a temporada de inverno, com a companhia aérea espanhola a revelar que a decisão foi tomada na sequência do “bom funcionamento desta rota nos meses de verão” e que, na época baixa, os voos decorrem entre dezembro e fevereiro, com duas ligações por semana. Já para Lisboa e Porto, está previsto um aumento para o triplo dos voos diários, ao longo dos próximos meses.

“Entre as principais novidades, destaca-se a incorporação do destino estrela do verão, as Ilhas Maldivas. Após o bom funcionamento da rota nos meses de verão, a companhia aérea decidiu retomar os voos a partir de dezembro com duas frequências diretas por semana, que vão até fevereiro de 2022”, lê-se na informação divulgada pela companhia aérea sobre o plano de rotas para este inverno.

Além das Maldivas, a Iberia vai manter também no inverno os voos para Cali, na Colômbia, outra das rotas que a companhia aérea também operou este verão e que, no inverno vai contar com três frequências por  semana, entre dezembro e março.

Neste inverno, a Iberia vai ainda aumentar o número de voos disponíveis na ponte aérea entre Madrid e Barcelona, que em setembro já tinha sido aumentada em 32%, mas que, segundo a Iberia, vai ainda conhecer novos aumentos este inverno, até um total de 68 voos por semana, o que totaliza 11 voos por dia em cada trajeto.

Na informação divulgada, a Iberia explica que os aumentos previstos para a ponte aérea visam a reativação das viagens de negócios, motivo pelo qual a transportadora vai também reforçar a operação em alguns destinos europeus, a exemplo de Paris, para onde a Iberia conta disponibilizar até sete voos por dia em cada sentido, mas também de Londres, que passa a contar com até cinco voos por dia e por trajeto, enquanto cidades como Lisboa, Porto, Frankfurt, Bruxelas, Genebra, Milão, Roma, Zurique, Dusseldorf, Munique, Veneza, Lyon e Marselha vão chegar aos três voos por dia, ao longo deste inverno. Já Frankfurt, vai contar com um aumento até 18 frequências por semana.

Na rede de longo curso, e além das Maldivas e de Cali, a Iberia vai também aumentar a sua oferta para a América Latina e EUA, estimando voar para 23 cidades em 17 países, num total de 280 voos por semana, à partida de Madrid. Apenas na América Latina, a companhia aérea vai operar para 17 destinos em 15 países, superando os 200 voos por semana.

“Os mercados com maiores taxas de crescimento são o México – que já conta com dois voos diários -, a República Dominicana – com mais três voos semanais, até 13 frequências – e a Colômbia, com mais três frequências para Bogotá, chegando a 10; e Cali, para onde a Iberia voa três vezes por semana”, indica a transportadora.

Além disso, acrescenta a Iberia, vai ser também aumentada a capacidade para a América do Centro e Caraíbas, em concreto para o Panamá, Costa Rica e Guatemala/El Salvador, que passam a contar com mais um voo por semana, até seis frequências semanais no caso do Panamá e Costa Rica, enquanto a Guatemala/El  Salvador passa a contar com cinco ligações semanais.

Para San Juan de Porto Rico, a Iberia vai passar de três para quatro frequências por semana, enquanto o Uruguai passa a seis voos diretos por semana. Já Buenos Aires, Lima, São Paulo e Santiago do Chile mantêm um voo diário, ainda que, no caso da capital argentina, a operação esteja ainda sujeita a aprovação governamental.

Já nos EUA, onde a Iberia diz estar ainda dependente da reabertura turística, a companhia tem planos para recuperar as frequências que oferecia antes da pandemia, e conta operar 10 voos por semana para Nova Iorque e Miami, ou seja, mais três que no verão, e espera manter ainda as ligações a Chicago, Boston e Los Angeles.

Este inverno, a Iberia conta ainda com uma campanha especial que pretende estimular a procura ao longo dos próximos meses e que oferece tarifas especiais para reservas até 22 de setembro e que se aplica a viagens até 9 de junho de 2022.

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Operadores retomam operação de Fim-de-Ano para Salvador e Natal

Os charters dos operadores Solférias, Exoticoonline e Sonhando têm partida programada para 26 e 27 de dezembro.

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Os operadores turísticos Solférias, Exoticoonline e  Sonhando voltam a juntar-se para lançar uma operação especial de Fim-de-Ano com destino a Salvador da Bahia e Natal no Brasil, com partidas de Lisboa e Porto.

 Esta operação especial de Réveillon em Salvador, com saída a 26 de dezembro e regresso a 2 de janeiro, terá partida de Lisboa via Porto. 

Para a cidade de Natal, a saída será dia 27 de dezembro e regresso dia 3 de janeiro e também com partida de Lisboa via Porto. 

No sentido inverso, estas operações estão ser comercializadas pelo operador Alto Astral, em parceria com Lusanova e outros parceiros locais.

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Ryanair abre nova rota entre o Porto e Clermont-Ferrand no inverno

Companhia aérea vai realizar dois voos por semana entre o Porto e a cidade francesa de Clermont-Ferrand, a partir de novembro.

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A Ryanair anunciou a abertura de uma nova rota entre o Porto e a cidade francesa de Clermont-Ferrand no próximo inverno, operação que vai contar com dois voos por semana e que, segundo comunicado da companhia aérea low cost, arranca em novembro.

“Estamos encantados por anunciar esta nova rota do Porto para Clermont-Ferrand com dois voos semanais, a partir de novembro. A Ryanair continua empenhada em reconstruir a industria turística em Portugal e em reforçar a conetividade, à medida que continua a crescer na Europa e as viagens regressam aos níveis pré-COVID-19”, congratula-se Jason McGuinness, diretor Comercial da Ryanair.

Para assinalar o lançamento da nova rota de inverno, a Ryanair lançou uma promoção com preços desde 19,99 euros, para viagens que decorram até março de 2022 e cujas reservas sejam realizadas até à meia-noite do próximo sábado, 18 de setembro, através do site da companhia aérea,  em  www.Ryanair.com

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Altis Grand Hotel reabre dia 18

Com esta reabertura, todos os hotéis do grupo Altis voltam a estar simultaneamente em funcionamento.

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 1 de outubro é a data escolhida para reabertura oficial do Altis Grand Hotel, o primeiro hotel do grupo que irá completar este ano 48 anos. Depois de estar fechado desde abril do ano passado, o emblemático hotel lisboeta   reabrirá, enquanto a cidade espera receber de volta mais turistas.

Para Raul Martins, presidente do Conselho de Administração do Grupo Altis, “o Altis Grand Hotel é um hotel com história desde a sua abertura, temos empresas e gerações de clientes que estão ligados a este hotel, aqui vieram pela mão dos avós ou dos pais, e é uma enorme satisfação poder voltar a recebê-los. Toda a equipa está ansiosa e motivada”.

Desde o inicio da pandemia, o grupo manteve sempre pelo menos um hotel em funcionamento e, com esta reabertura, todos os hotéis do grupo Altis voltam a estar simultaneamente em funcionamento, uma  decisão tomada  com base nas “boas perspetivas de ocupação para o último trimestre do ano e para o próximo ano”.

“Para 2022, o grupo espera atingir uma ocupação anual média de 60%, sendo que em 2019, fechou o ano com uma ocupação de 80%”, perspetiva Diogo Fonseca e Silva, diretor-geral de operações do Grupo Altis Hotels.

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American Airlines compra 5,2% da Gol e anuncia codeshare exclusivo

Negócio prevê a criação do maior programa de fidelidade do continente americano, assim como a ampliação do acordo de codeshare que as duas transportadoras já mantinham.

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A American Airlines adquiriu 5,2% da Gol, atualmente a maior companhia aérea brasileira, o que vai dar origem a uma “parceria exclusiva”, que prevê a criação do maior programa de fidelidade do continente americano, assim como a ampliação do acordo de codeshare que as duas transportadoras já mantinham, num negócio que visa a afirmação da companhia norte-americana no Brasil.

De acordo com a imprensa brasileira, o negócio prevê um investimento de 200 milhões de dólares, já que a American Airlines compra 22,2 milhões de ações preferenciais da Gol, assim como a junção dos programas de fidelidade das duas companhias, o Aadvantage e o Smiles, numa fusão que vai dar origem ao maior programa de milhas do continente americano.

Mas o principal destaque vai mesmo para a ampliação do acordo de codeshare, o que vai permitir aumentar a presença da American Airlines na América do Sul, principalmente no Brasil.

“A American é, há muito tempo, a companhia aérea líder entre os Estados Unidos e a América do Sul, e esta parceria mais forte com a Gol solidifica essa posição de liderança”, afirma Robert Isom, presidente da American Airlines, considerando que a rede da transportadora norte-americana “combina perfeitamente” com a rede da Gol no Brasil.

“Juntos, seremos capazes de oferecer aos clientes que voam para, através e do Brasil acesso à maior rede com as taxas mais baixas e o melhor e maior programa de fidelidade de viagens conjunto da América”, acrescenta o responsável.

Com a ampliação do acordo de venda compartilhada, os clientes da Gol passam a ter acesso a mais de 30 destinos da American Airlines nos EUA, à partida dos hubs da Gol em São Paulo (GRU) e no Rio de Janeiro (GIG), assim como a outras 34 rotas brasileiras e internacionais, nomeadamente na América Latina.

“O acordo de codeshare exclusivo entre duas das principais empresas aéreas das Américas combina malhas altamente complementares e oferece aos clientes uma experiência de viagem superior, proporcionada pelo maior número de voos e destinos nas Américas do Norte e do Sul”, destaca Paulo Kakinoff, CEO da Gol, considerando que este acordo “fortalecerá ainda mais a presença da Gol nos mercados internacionais” e vai contribuir para o crescimento da transportadora.

O negócio, que prevê também que a American Airlines passe a indicar um dos membros do Conselho de Administração da Gol, não está, no entanto, ainda completamente concluído e, segundo a imprensa brasileira, aguarda a confirmação de algumas condições, incluindo assinatura e entrega da documentação definitiva, entre outras condições usuais de operações deste nível.

Recorde-se que a American Airlines voa atualmente para 17 destinos na América do Sul, incluindo São Paulo (GRU) e Rio de Janeiro (GIG), a partir das suas bases em Dallas-Fort Worth (DFW), Miami (MIA) e Nova York (JFK), enquanto a Gol conta com ligações aéreas para 63 destinos no Brasil, assim como para várias das principais cidades da América Latina.

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Primeiros turistas da SpaceX já iniciaram viagem

A cápsula da SpaceX partiu para uma viagem de três dias no espaço, sem nenhum astronauta profissional a bordo.

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Quatro turistas norte-americanos já descolaram do Centro Espacial Kennedy, na Florida, nos Estados Unidos, a bordo de uma cápsula da SpaceX, para uma viagem de três dias no espaço, sem nenhum astronauta profissional a bordo.

O foguetão Falcon 9, transportando a cápsula Dragon, ambos da empresa privada SpaceX, descolou à hora prevista, 20:02 horas locais de quarta-feira (23:02 em Portugal), do Centro Espacial Kennedy, na Florida, segundo a agência de notícias France-Presse (AFP).

Minutos depois, o foguetão separou-se da cápsula com sucesso, levando a bordo, pela primeira vez, apenas civis como tripulantes, que permanecerão três dias no espaço.

“Poucos lá foram e muitos vão seguir-se. A porta abre-se agora”, disse o multimilionário Jared Isaacman, de 38 anos, que fretou o “cruzeiro espacial” e comanda a missão.

Isaacman, de 38 anos, fundador e presidente da empresa Shift4 Payments, amante da aviação, financiou a travessia espacial dos outros três tripulantes, com um custo que não foi divulgado, mas que deverá rondar as dezenas de milhões de dólares, segundo a AFP.

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Ilha do Sal vai ter charter no Fim-de-Ano

Esta operação é promovida pelos operadores turísticos Solférias, Soltrópico e Viagens Abreu.

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Os operadores turísticos Solférias, Soltrópico e Viagens Abreu juntaram-se para realizar uma operação charter para a ilha do Sal, em Cabo Verde, na época festiva do Fim-de-Ano.

Com partidas de Lisboa e do Porto em voos operados pela SATA no dia 26 de dezembro 2021 e regresso a 02 de Janeiro de 2022 (o voo parte do Sal na madrugada de 03 de Janeiro), os pacotes disponibilizados, neste caso pela Soltrópico, incluem estadas de  sete dias, a partir de 1388 euros como preço base, por pessoa, em quarto duplo standard, em regime de Tudo Incluído, no 4-estrelas, Oásis Belorizonte, e 1547 euros, por pessoa, em quarto standard, em regime de Tudo Incluído no 5-estrelas, Oásis Salinas Sea.

O programa inclui passagem aérea em voo TAP Lisboa ou Porto / Sal / Lisboa ou Porto, em classe S1, com direito a 20 kg de bagagem; estadia de 7 noites no hotel e regime escolhidos; transfers aeroporto/hotel/aeroporto; Taxa de Segurança Aeroportuária; Seguro de viagem Global Extra; Taxas de aeroporto segurança e combustível (223€ – sujeito a alterações legais até emissão dos bilhetes).

Segundo Nuno Paixão, Diretor Comercial da Newtour, onde a Soltrópico se integra, “tendo em conta a retoma de procura pelo destino Sal e tendo em conta o sucesso das operações antes da pandemia, para a Soltrópico faz todo o sentido voltar a apostar neste destino de Sol e de proximidade para os portugueses que preferem passar o Réveillon 21/22 num destino quente.”

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Certificado europeu mais perto de se tornar ‘standard’ global

Desde que foi colocado em prática, em junho deste ano, que foram emitidos mais de 420 milhões de certificados da UE.

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Albânia, Andorra, Ilhas Faroé, Israel, Mónaco, Marrocos e Panamá são os países e territórios mais recentes a adoptar  o sistema europeu do certificado  COVID Digital da União Europeia.

A Comissão Europeia anunciou que os  certificados COVID-19 emitidos pelos países referidos são equivalente ao Certificado COVID Digital da União Europeia.

Desde que foi colocado em prática, em junho deste ano, que foram emitidos mais de 420 milhões de certificados da UE, existindo atualmente 42 países, incluindo os 27 Estados-membros, que integram o sistema europeu, o que o está a converter num ‘standard’ internacional.

Didier Reynders, comissário da Justiça, destacou que esta situação  permite que todos ganhem: “os cidadãos podem desfrutar do seu direito de livre circulação e as empresas, assim como o setor dos transportes, podem começar a compensar as perdas dos últimos meses”.

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“Turismo e mobilidade sustentável” em debate no Algarve

Debate “Turismo e Mobilidade Sustentável” está inserido no ciclo “Conversas com Futuro”, decorre a 17 de setembro, e pretende ser um contributo para a Conferência sobre o Futuro da Europa.

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O Centro Europe Direct Algarve, em parceria com a CCDR Algarve e a Região de Turismo do Algarve (RTA), promovem na próxima sexta-feira, 17 de setembro, o debate “Turismo e Mobilidade Sustentável”, inserido no ciclo “Conversas com Futuro”, que pretende ser um contributo para a Conferência sobre o Futuro da Europa.

Num comunicado enviado à imprensa, a organização do evento explica que “esta será uma oportunidade única para debater os desafios e as prioridades do Algarve, de Portugal e da Europa no âmbito do turismo e da mobilidade sustentável, mas sobretudo para ouvir e responder às perguntas do público que estará a assistir à conversa em direto”.

“Com o mote da Conferência sobre o Futuro da Europa, que até à primavera de 2022 vai ouvir os cidadãos europeus sobre o futuro que pretendem para a União Europeia, o Centro Europe Direct Algarve organiza este fórum de discussão, abrindo o diálogo à região do Algarve e a todos os que nela vivem, com o objetivo de aumentar o nível de conhecimento sobre o projeto europeu”, lê-se no comunicado divulgado pela organização.

Com a participação de João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA),  da eurodeputada  Cláudia Monteiro de Aguiar, de João Ferreira, da DG MOVE da Comissão Europeia, José Apolinário, da CCDR Algarve, e Rodrigo Soares, da Erasmus Student Network, o debate vai decorrer entre as 11h00 e as 13h00, e pode ser acompanhado através da página de Facebook da RTA.
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