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Análise

ASGAVT “desiludida” com fim de apoio a fundo perdido

Depois de publicado o despacho que dá conta da eliminação da parcela de apoio a fundo perdido e outros auxílios, a ASGAVT veio afirmar a sua “grande desilusão”.

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Depois de publicado o despacho que dá conta da eliminação da parcela de apoio a fundo perdido e outros auxílios, a ASGAVT veio afirmar a sua “grande desilusão”.

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Foi com “grande desilusão” que a Associação de Sócios e Gerentes de Agências de Viagens e Turismo (ASGAVT) recebeu a decisão de eliminação da parcela de apoio a fundo perdido e outras medidas de auxílio à tesouraria de empresas afetadas pela crise no setor.

A “grande desilusão“ da ASGAVT vem na sequência do “último despacho que elimina a parcela de apoio a fundo perdido, bem como o prémio de desempenho da linha do Turismo de Portugal de apoio à tesouraria das micro e pequenas empresas”, afirmou a associação, em comunicado divulgado na segunda-feira, 3 de maio.

A ASGAVT sublinha que, apesar da reabertura da atividade económica, as agências de viagens “não têm um volume de faturação suficiente para fazer face às suas despesas, depois das restrições ao turismo, para conter a propagação de COVID-19, que, ainda se mantêm em quase todos os destinos”.

“A situação é muito grave, as agências de viagem precisam de apoios que lhes permitam a manutenção dos postos de trabalho e a sobrevivência a longo prazo; empréstimos que só contribuem para o endividamento das nossas empresas não são solução”, defende a associação no comunicado.

A ASGAVT lembra, ainda, uma vez terminadas as moratórias de crédito, a taxa de esforço das empresas “será enorme”, admitindo que, nessa altura, “o verdadeiro impacto social desta pandemia virá ao de cima”.

Fazendo referência à ajuda que a TAP irá receber para fazer face aos impactos da pandemia, a ASGAVT recorda que as agências de viagens “são o canal mais forte de receitas que a companhia dispõe”, pedindo que os apoios a fundo perdido do Turismo de Portugal “possam voltar a ser atribuídos, desta vez em maior proporcionalidade”.

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Análise

Europa pode economizar 1M de toneladas de CO2 por ano trocando voos domésticos pela ferrovia

Um estudo da Mabrian Technologies, empresa especializada em Travel Intelligence, sobre o impacto potencial da substituição de rotas aéreas domésticas de menos de duas horas e meia, e no máximo 500 km, por comboios de alta velocidade, revela que se a Europa adotar esta solução, pode economizar até um milhão de toneladas de CO2 por ano.

De acordo com o relatório da Mabrian Technologies, que analisa a programação aérea total para 2023 em rotas domésticas com distâncias terrestres inferiores a 500 km, e que totalizam 554 na Europa, transportando cerca de 44 milhões de passageiros, produzirão, só este ano, cerca de 2,3 milhões de toneladas de CO2.

Devido à sua maior eficiência em termos de emissões, a utilização de comboios de alta velocidade poderia reduzir esse impacto ambiental numa  média de 48%, o que se traduziria numa economia de mais de um milhão de toneladas de CO2 em apenas um ano, o equivalente a mais de 200 mil carros a circular continuamente durante 12 meses.

O estudo revela cinco dos países europeus que alcançariam as maiores economias de CO2 se essa transição ocorresse  e se a regulamentação, que já começou a ser implementada em França, fosse aplicada em vários países europeu; Em primeiro lugar, a Espanha, com um potencial de poupança de 360 mil toneladas de CO2 por ano se estas linhas fossem substituídas por comboios de alta velocidade; Alemanha, em segundo lugar, com economia de 238 mil toneladas; França, com 193 mil toneladas; Itália, com 189 mil toneladas; e Suécia, com 159 mil toneladas por ano.

Por outro lado, em termos relativos, os três países com maior potencial de poupança de CO2 com a transição para o caminho-de-ferro são a Suécia, com 97,13% do total de CO2 produzido por aviões por ano; Áustria, com 92,79%; e França, com 89,73%. De facto, a França foi o país pioneiro na aplicação desta medida às rotas aéreas de pequeno curso a partir de Orly.

A análise, que se concentrou-se apenas nas rotas aéreas domésticas dentro de cada país, indica que a economia potencial seria muito maior se todas as rotas aéreas de 500 km ou menos ligando diferentes países da Europa também fossem consideradas.

O estudo indica, igualmente, a importância de analisar diversos aspetos que não são totalmente favoráveis ​​a essa mudança. Destaca que o custo de implementação da infraestrutura ferroviária para cobrir todas essas rotas exigiria um investimento significativo, portanto nem todos os países podem ter recursos para financiá-lo, e que a rentabilidade a longo prazo e a capacidade destas novas infraestruturas para absorver uma procura muito significativa teriam também de ser consideradas.

Para o cálculo comparativo das emissões, a Mabrian analisou o tipo de energia elétrica e as fontes que alimentam o sistema ferroviário de cada país europeu, seguindo a metodologia publicada pelo relatório EcoPassenger.

Neste caso, uma transição ambiciosa para a mobilidade sustentável, envolvendo a adoção de tecnologias limpas e verdes é uma das opções, sendo que alguns países europeus já se destacam sobre outros nessas políticas. A Alemanha, por exemplo, tem investido na modernização de sua infraestrutura ferroviária e na adoção de tecnologias mais limpas que incentivam o uso do comboio como uma alternativa mais sustentável ao transporte aéreo, reduzindo assim as emissões de carbono. Por sua vez, a Suécia foi pioneira no uso de fontes de energia renováveis, como energia hidrelétrica e energia eólica no seu transporte ferroviário.

 

Sobre o autorCarolina Morgado

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Critérios de sustentabilidade condicionam escolha de destino de férias

Segundo o estudo da Bain & Company “Sustainable Tourism: An Untapped Opportunity for Green Growth”, mais de metade dos inquiridos recomendaria um destino de férias em função de critérios de sustentabilidade, enquanto 66% dos viajantes estão dispostos a pagar mais por destinos e fornecedores com uma oferta sólida em matéria de sustentabilidade.

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A consultora Bain & Company elaborou um estudo centrado no turismo sustentável, no qual conclui que embora o turismo tenha recuperado da recessão sofrida em 2020 e o setor a nível mundial estimar atingir 17 biliões de dólares em 2027, superando os 11 biliões de dólares anteriores à pandemia, os critérios de sustentabilidade são cada vez maiores. Neste sentido, mais de metade dos inquiridos – viajantes da Europa, do Médio Oriente e da China – recomendaria um destino de férias com base em critérios de sustentabilidade.

A Bain & Company prevê um forte crescimento do turismo sustentável nos próximos anos, uma vez que dois terços dos consumidores inquiridos consideram a sustentabilidade um fator importante quando viajam em lazer. Neste sentido, 66% dos viajantes estão dispostos a pagar mais por destinos e fornecedores – como companhias aéreas, hotéis, restaurantes e empresas turísticas – que contem com uma oferta sólida em matéria de sustentabilidade.

O estudo destaca também que cerca de 30% dos inquiridos consideram a sustentabilidade um fator “extremamente importante”, tanto na sua vida diária, como nas suas viagens de lazer.

Na análise, os turistas consideram que o setor ainda não está a fazer os esforços necessários, pelo que ainda há muita margem para melhorias no turismo sustentável, e 73% dos inquiridos esperam que a sustentabilidade se torne ainda mais importante nos próximos cinco anos. Por este motivo, a Bain & Company considera que os países mais turísticos e os diferentes intervenientes no setor terão de ampliar a sua oferta de produtos e serviços sustentáveis para satisfazer as exigências e preferências dos consumidores.

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Na Europa: Itália cobiçada para investimentos hoteleiros

De acordo com o relatório Italian Hospitality Market realizado pela Deloitte numa amostra de mais de 400 players da hotelaria italiana, 2023 será um ano de investimentos recorde, atingindo os 100 milhões de euros

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A Itália confirma -se como um dos maiores mercados europeus no setor hoteleiro, com mais de 32 mil estruturas que atraem a atenção de investidores dispostos a apostar no crescimento do turismo no país. De acordo com o relatório “Italian Hospitality Market” realizado pela Deloitte numa amostra de mais de 400 players da hotelaria italiana, 2023 será um ano de investimentos recordes, atingindo os 100 milhões de euros.

A pesquisa revela um cenário extremamente positivo para o setor hoteleiro italiano, com grupos já presentes no país procurando ampliar a sua presença e novos investidores prontos para entrar no mercado, com o objetivo de crescer rapidamente.

A análise mostra que as regiões do norte e centro da Itália são preferidas por 58% dos investidores, pois oferecem ativos com retornos mais estáveis. Por outro lado, 86% dos grupos hoteleiros inquiridos manifestaram preferência pelas regiões centro e sul, considerados mercados menos saturados. As principais cidades, incluindo Roma, Milão, Florença e Veneza, são os destinos mais procurados por investidores e grupos hoteleiros.

A pesquisa analisou também os diferentes modelos de gestão adotados pelas estruturas hoteleiras, destacando que 33% preferem o modelo de gestão direta e o contrato de gestão. No entanto, a difusão do contrato de gestão é crescente graças à entrada de novos investidores com capital significativo. Este modelo permite-lhes alavancar o conhecimento especializado do setor, promovendo a sua propriedade através de canais internacionais e marcas reconhecidas, mas o risco do negócio ainda é visto como uma barreira significativa para muitos proprietários.

Um aspeto crucial que emergiu da pesquisa diz respeito à sustentabilidade ambiental. De facto, todos os envolvidos no inquérito reconhecem a importância do tema, mas surpreendentemente 60% dos entrevistados acreditam que o compromisso das empresas hoteleiras italianas com a sustentabilidade ainda é insuficiente. A consciência do impacto positivo de iniciativas sustentáveis ​​na redução de custos, principalmente relacionados à economia de energia, e no aumento de receitas é bem compreendida pelos players do setor. A adaptação das estruturas aos modernos critérios de sustentabilidade tornou-se um elemento essencial para se manter competitivo no cenário turístico internacional, refere a imprensa italiana que cita este estudo da Deloitte.

 

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Nova Edição: Os vencedores dos Portugal Travel Awards 2023, 20 anos GEA, dossier projetos na Hotelaria, entrevista FLY Angola

Em dia de festa do turismo, o PUBLITURIS surge com um novo layout, mais moderno e atual. Nesta edição fique a conhecer os vencedores dos Portugal Travel Awards 2023. Além disso, tivemos nos 20 anos da GEA e damos a conhecer o futuro do grupo, revelamos os projetos na Hotelaria em Portugal e entrevistámos o CEO da FLY Angola.

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O jornal PUBLITURIS que chega esta sexta-feira, 7 de julho, aos leitores está repleto de novidades. Para começar, estreamos um novo layout, da responsabilidade de uma das mais conceituadas agências criativas – SOLID DOGMA.

Com esta “nova cara“, queremos acompanhar o dinamismo do mundo atual e, particularmente, do setor do Turismo, bem como seguir as tendências na apresentação de conteúdos.

A edição faz, naturalmente, capa com os vencedores dos PUBLITURIS Portugal Travel Awards 2023, nesta que foi a 18.ª edição destes prémios.

Os vencedores dos Publituris Portugal Travel Awards 2023 são:

TAP – Melhor Companhia de Aviação
easyJet – Melhor Companhia de Aviação Lowcost
Europcar – Melhor Rent-a-Car
Solférias – Melhor Operador Turístico
Top Atlântico – Melhor Rede de Agências de Viagens
MSC Cruzeiros – Melhor Companhia de Cruzeiros
Vila Galé Hotéis – Melhor Cadeia Hoteleira
W Algarve – Melhor Hotel de Cinco Estrelas
Octant Lousã – Melhor Hotel de Quatro Estrelas
Vila Vita Parc Resort & Spa – Melhor Hotel Resort
Memmo Príncipe Real – Melhor Boutique Hotel
Bairro Alto Hotel – Melhor Hotel de Cidade
NAU Salgados Palace – Melhor Hotel MICE
Martinhal Sagres Beach Family Resort Hotel – Melhor Hotel de Praia
São Lourenço do Barrocal – Melhor Turismo Rural
Herdade da Malhadinha Nova – Melhor Enoturismo
Quinta do Lago – Campo Sul – Melhor Campo de Golfe
Zoomarine – Melhor Parque Temático e Diversões
Picos de Aventura – Melhor Empresa de Animação Turística
Marina de Vilamoura – Melhor Marina
Cabo Verde – Melhor Destino Internacional
Centro – Melhor Região de Turismo Nacional
José Manuel Antunes – Prémio “Belmiro Santos”

Parabéns aos vencedores!

Para além deste destaque aos vencedores dos PUBLITURIS Portugal Travel Awards 2023, esta edição do jornal entrevistou Jaime Quesado, economista e gestor, a propósito do lançamento de um novo livro manifesto: “Nova Competitividade”. O PUBLITURIS quis saber se Portugal é, de facto, competitivo e que papel está reservado ao turismo neste esfoço rumo a esta “nova” competitividade.

Na “Distribuição”, o grupo GEA fez o balanço de 20 e diz que os tempos e o mercado mudaram. Contudo, as premissas e as bases continuam a ser as mesmas, mas agora é preciso dar outros serviços e apostar na tecnologia e no fornecimento de ferramentas que permitam aumentar a produtividade das suas agências de viagens associadas. O grupo está, no entanto, de os olhos postos no aumento do ticketing, através do TravelGea, que deverá traduzir-se este ano em 35 milhões de euros.

Nos “Destinos”, António Jorge Costa, presidente do IPDT comentou para o PUBLITURIS os resultados globais desta edição do Barómetro. O setor do turismo estima que 2023 seja o melhor ano de sempre, e o grau de confiança dos empresários é muito elevado, com perspetivas de crescimento turístico em todos os indicadores. As previsões são avançadas na 69.ª edição do Barómetro do Turismo do IPDT, mas nem tudo são rosas. A escassez de recursos humanos (disponível e qualificada), pode comprometer a atividade de algumas empresas e, até, travar a expansão de negócios.

No “Dossier”, dedicado aos Projetos na Hotelaria, os players que atuam no mercado mantêm os planos de abertura mesmo com conjuntura desfavorável. A inflação, a guerra na Ucrânia e a disrupção de cadeias de abastecimento que ela provocou são responsáveis por um maior clima de incerteza que pode pôr em causa alguns dos projetos de hotelaria previstos para território nacional. Até 2025, há 150 aberturas de hotéis previstas e, apesar de ser normal que existam atrasos, o certo é que, por enquanto, não há grandes desvios a assinalar.

Nos “Transportes”, Belarnicio Muangala, CEO da FLY Angola, dá a primeira entrevista a uma publicação do trade em Portugal. Nascida em 2018, a FLY Angola veio preencher um vazio deixado por 11 companhias que operavam até esse ano e que desapareceram. Agora, admite Belarnicio Muangala, “estamos a ter a oportunidade que outros operadores não tiveram no passado”.

Ainda nos “Transportes”, a Air France/KLM promoveu uma masterclass dedicada ao SAF – Sustainable Aviation Fuel, no fim da qual ficou a certeza de que, apesar de caro e ainda escasso, este tipo de combustível é mesmo uma das principais soluções para cumprir a meta de descarbonizar a aviação até 2050.

Nesta edição, além do Pulse Report, numa parceria entre o PUBLITURIS e a GuestCentric, as opiniões pertencem a António Jorge Costa (presidente do IPDT); Sílvia Dias (Head of Marketing & Sustainability da Savoy Signature); Guilherme Costa (diretor de Marketing da Sem Rumo); Susana Mesquita (coordenadora da Licenciatura em Turismo do ISAG – European Business School); e Diogo Correia (Junior Seo Off-site at Selectra).

Boas leituras e disfrute deste “novo” PUBLITURIS!

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Edição Digital: Os vencedores dos Portugal Travel Awards 2023, 20 anos GEA, dossier projetos na Hotelaria, entrevista FLY Angola

Esta edição do jornal Publituris está diferente. A partir de hoje, o Publituris surge com um novo layout, mais moderno e atual. Nesta edição, conheça, igualmente, os vencedores dos Portugal Travel Awards 2023. Mas há muito mais!

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O jornal PUBLITURIS que chega esta sexta-feira, 7 de julho, aos leitores está repleto de novidades. Para começar, estreamos um novo layout, da responsabilidade de uma das mais conceituadas agências criativas – SOLID DOGMA.

Com esta “nova cara“, queremos acompanhar o dinamismo do mundo atual e, particularmente, do setor do Turismo, bem como seguir as tendências na apresentação de conteúdos.

A edição faz, naturalmente, capa com os vencedores dos PUBLITURIS Portugal Travel Awards 2023, nesta que foi a 18.ª edição destes prémios.

Os vencedores dos Publituris Portugal Travel Awards 2023 são:

TAP – Melhor Companhia de Aviação
easyJet – Melhor Companhia de Aviação Lowcost
Europcar – Melhor Rent-a-Car
Solférias – Melhor Operador Turístico
Top Atlântico – Melhor Rede de Agências de Viagens
MSC Cruzeiros – Melhor Companhia de Cruzeiros
Vila Galé Hotéis – Melhor Cadeia Hoteleira
W Algarve – Melhor Hotel de Cinco Estrelas
Octant Lousã – Melhor Hotel de Quatro Estrelas
Vila Vita Parc Resort & Spa – Melhor Hotel Resort
Memmo Príncipe Real – Melhor Boutique Hotel
Bairro Alto Hotel – Melhor Hotel de Cidade
NAU Salgados Palace – Melhor Hotel MICE
Martinhal Sagres Beach Family Resort Hotel – Melhor Hotel de Praia
São Lourenço do Barrocal – Melhor Turismo Rural
Herdade da Malhadinha Nova – Melhor Enoturismo
Quinta do Lago – Campo Sul – Melhor Campo de Golfe
Zoomarine – Melhor Parque Temático e Diversões
Picos de Aventura – Melhor Empresa de Animação Turística
Marina de Vilamoura – Melhor Marina
Cabo Verde – Melhor Destino Internacional
Centro – Melhor Região de Turismo Nacional
José Manuel Antunes – Prémio “Belmiro Santos”

Parabéns aos vencedores!

Para além deste destaque aos vencedores dos PUBLITURIS Portugal Travel Awards 2023, esta edição do jornal entrevistou Jaime Quesado, economista e gestor, a propósito do lançamento de um novo livro manifesto: “Nova Competitividade”. O PUBLITURIS quis saber se Portugal é, de facto, competitivo e que papel está reservado ao turismo neste esfoço rumo a esta “nova” competitividade.

Na “Distribuição”, o grupo GEA fez o balanço de 20 e diz que os tempos e o mercado mudaram. Contudo, as premissas e as bases continuam a ser as mesmas, mas agora é preciso dar outros serviços e apostar na tecnologia e no fornecimento de ferramentas que permitam aumentar a produtividade das suas agências de viagens associadas. O grupo está, no entanto, de os olhos postos no aumento do ticketing, através do TravelGea, que deverá traduzir-se este ano em 35 milhões de euros.

Nos “Destinos”, António Jorge Costa, presidente do IPDT comentou para o PUBLITURIS os resultados globais desta edição do Barómetro. O setor do turismo estima que 2023 seja o melhor ano de sempre, e o grau de confiança dos empresários é muito elevado, com perspetivas de crescimento turístico em todos os indicadores. As previsões são avançadas na 69.ª edição do Barómetro do Turismo do IPDT, mas nem tudo são rosas. A escassez de recursos humanos (disponível e qualificada), pode comprometer a atividade de algumas empresas e, até, travar a expansão de negócios.

No “Dossier”, dedicado aos Projetos na Hotelaria, os players que atuam no mercado mantêm os planos de abertura mesmo com conjuntura desfavorável. A inflação, a guerra na Ucrânia e a disrupção de cadeias de abastecimento que ela provocou são responsáveis por um maior clima de incerteza que pode pôr em causa alguns dos projetos de hotelaria previstos para território nacional. Até 2025, há 150 aberturas de hotéis previstas e, apesar de ser normal que existam atrasos, o certo é que, por enquanto, não há grandes desvios a assinalar.

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Nesta edição, além do Pulse Report, numa parceria entre o PUBLITURIS e a GuestCentric, as opiniões pertencem a António Jorge Costa (presidente do IPDT); Sílvia Dias (Head of Marketing & Sustainability da Savoy Signature); Guilherme Costa (diretor de Marketing da Sem Rumo); Susana Mesquita (coordenadora da Licenciatura em Turismo do ISAG – European Business School); e Diogo Correia (Junior Seo Off-site at Selectra).

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Setor de viagens e turismo deve contribuir com 1,44MM€ para a economia da UE este ano, diz WTTC

O setor de viagens e turismo deve contribuir com 1,44 mil milhões de euros para a economia da União Europeia este ano, aproximando-se em 98% dos resultados pré-pandemia de 2019, que atingiu 1,47 mil milhões de euros, revela a pesquisa de impacto económico de 2023 do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).

O WTTC prevê ainda que o setor crie mais de 687 mil postos de trabalho este ano, recuperando quase 90% dos empregos perdidos devido à pandemia de Covid-19 para atingir mais de 22,4 milhões, com um em cada nove trabalhadores em toda a UE, no setor de viagens e turismo.

O Conselho refere que o ano passado, a contribuição do PIB do setor de viagens e turismo cresceu 40,5%, atingindo mais de 1,37 mil milhões de dólares, representando 8,7% da economia da região, aproximando-se em 9,6% do período pré-pandemia.

Em 2022, o setor também criou mais 2 milhões de empregos em relação ao ano anterior, atingindo 21,8 milhões de empregos – um em cada dez em toda a UE. De acordo com a pesquisa anual do organismo mundial de turismo, o setor já recuperou 3,1 milhões dos 3,6 milhões de empregos perdidos durante a pandemia.

O WTTC indica ainda que o ano passado, também houve uma recuperação de viajantes internacionais rumo à UE, com gastos que cresceram 81%, chegando a quase 385 mil milhões de euros, enquanto os gastos dos visitantes domésticos foram totalmente recuperados em 2022, ultrapassando a alta pré-pandémica de 809 mil milhões de euros, a atingindo 814 mil milhões de euros.

Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC comenta estes resultados declarando que na UE o setor está se recuperar fortemente com o aumento de procura de visitantes”, realçando que o número de empregos criados pelas viagens e turismo é de 21,8 milhões, mas até o final deste ano chegará a quase 22,5 milhões de empregos, apenas 2% abaixo dos números de 2019.

E como será a próxima década? O organismo mundial de turismo prevê que o setor aumentará a sua contribuição para o PIB europeu para quase 1,9 mil milhões de euros até 2033, mais de 10% da economia da UE e empregará mais de 26,3 milhões de pessoas em toda a região, com um em cada oito residentes da União Europeia a trabalhar no setor.

Sobre o autorCarolina Morgado

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OCDE alinha-se com Bruxelas e FMI e prevê crescimento do PIB nacional em 2,5% este ano

A OCDE reviu em alta as perspectivas de crescimento da economia portuguesa deste ano para 2,5%, impulsionada pelo PRR e pelas exportações, nomeadamente o turismo, tornando-se a mais otimistas entre as principais instituições económicas nacionais e internacionais.

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No relatório de atualização das perspectivas económicas de 2023, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) prevê um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) português de 2,5% este ano e de 1,5% em 2024, quando anteriormente apontava para um crescimento de 1% este ano e de 1,2% em 2024.

Para este ano, o Conselho das Finanças Públicas (CFP) prevê uma expansão de 1,2%, o Banco de Portugal (BdP) de 1,8%, o Fundo Monetário Internacional (FMI) de 1%, o Ministério das Finanças de 1,8% e a Comissão Europeia de 2,4%.

A OCDE destaca o papel do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no crescimento do investimento público, mas alerta para que a elevada incerteza e a subida das taxas de juro continuarão a pesar sobre o investimento empresarial e habitacional.

De acordo com o relatório, a aceleração projetada na atividade entre os parceiros comerciais irá apoiar as exportações, principalmente de serviços.

Por outro lado, salienta que, “apesar da evolução dinâmica dos salários, o crescimento do consumo será moderado à medida que o crescimento do emprego diminuir, a inflação elevada continuar a reduzir o poder de compra e o aumento das taxas de juros aumentar os custos do serviço da dívida”.

A OCDE prevê, para este ano, que as exportações de bens e serviços crescem 8%, as importações 3,5%, enquanto o consumo interno 0,6% e o investimento 3,1%.

No retrato sobre o início deste ano, sublinha que como os preços da energia e dos alimentos continuam altos e as taxas de juros continuam a subir, o crescimento da procura interna diminuiu e a inflação está a reduzir o poder de compra.

No entanto, os gastos do PRR, as medidas de apoio orçamental no valor de cerca de 3,7% do PIB em 2023 e o aumento da atividade nos parceiros comerciais estão a apoiar a atividade, dando como exemplo que o PIB cresceu 1,6% nos primeiros três meses de 2023, impulsionado “significativamente pelo forte crescimento das exportações”.

A OCDE salienta que as reformas e os investimentos no âmbito do PRR têm um “forte potencial” para apoiar o crescimento.

“Garantir a implementação completa do PRR irá maximizar os benefícios. Continuar a melhorar o acesso a creches de boa qualidade permitiria que mais mulheres entrassem no mercado de trabalho e ajudassem a reduzir as disparidades no mercado de trabalho”, acrescenta.

Foto crédito: Depositphotos.com
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Europa domina turismo, mas será ultrapassada pela Ásia – revela o WTTC

As cidades da Europa continuam a ser os destinos preferidos dos turistas de todo o mundo, mas, a curto prazo, a Ásia vai destronar o velho continente como potência turística, estima afirmou o World Travel Tourism Council (WTTC).

Segundo um estudo apresentado pela entidade em Madrid, no decorrer da Fitur – Feira Internacional de Turismo, o WTTC indica que a capital francesa era o principal destino urbano mundial, mas este ano será superada por Pequim.

O WTTC lembrou que a pandemia de Covid-19 teve um impacto devastador no setor das viagens e turismo, sobretudo nas grandes cidades, uma vez que os governos nacionais tomaram a decisão de fechar as fronteiras para fazer face à crise sanitária.

Assim, um bom número de viajantes trocou as visitas das cidades por destinos menos massificados, tanto no litoral como nas áreas rurais, mas com a abertura das fronteiras, as grandes cidades voltaram a ser o foco das atenções para as férias.

“Paris assume a coroa como o destino urbano mais poderoso do mundo, com um setor de viagens e turismo no valor de quase 36 mil milhões de dólares em 2022, em termos de contribuição direta do PIB para a cidade”, mencionou o WTTC, que destacou que, nos próximos 10 anos a capital de França deverá cair para o terceiro lugar, embora o seu valor suba para mais de 49 mil milhões de dólares.

A organização observou que Pequim, na China, é atualmente o segundo maior destino urbano do mundo, com um setor de viagens e turismo avaliado em quase 33 bilhões mil milhões de dólares. No entanto, “ultrapassará Paris nos próximos 10 anos, crescendo para impressionantes 77 mil milhões de dólares”, assumiu.

No continente americano, Orlando, nos Estados Unidos, foi avaliado em 31 mil milhões de dólares em 2022 e ocupa o terceiro lugar, seguido por Xangai, Las Vegas e Nova Iorque.

“Grandes cidades como Londres, Paris e Nova Iorque continuarão a ser potências globais, mas nos próximos anos Pequim, Xangai e Macau subirão na lista dos principais destinos urbanos”, disse Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC.

A executiva observou que os turistas sempre terão cidades favoritas para onde voltar, mas “à medida que outros países priorizam viagens e turismo, veremos destinos novos e emergentes a desafiar os favoritos tradicionais”.

 

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Transportes mostram-se otimistas para 2023, apesar da guerra, inflação e incerteza

O setor dos transportes turísticos faz um balanço positivo de 2022, que acabou por ser um ano de regresso à normalidade e mostra-se entusiasmado quanto ao futuro, apesar dos muitos desafios que deverão marcar 2023, com destaque para os aumentos nos preços dos combustíveis, a que os transportes estão particularmente expostos.

Inês de Matos

Por vezes, muita coisa muda em muito pouco tempo e o ano de 2022 é a prova provada disso mesmo. Há um ano, a grande ameaça à atividade turística continuava a ser a COVID-19. A pandemia que parou o mundo em 2020 e restringiu as viagens um pouco por todo o lado no ano seguinte, continuava, no início do ano passado, a ser vista como o principal desafio que o setor do turismo precisava de ultrapassar para regressar à normalidade.

No entanto, menos de dois meses depois do arranque do ano, estalou uma guerra na Ucrânia, com a invasão da Rússia ao país vizinho, num evento a que a Europa não assistia havia mais de sete décadas e que veio, mais uma vez, destabilizar a economia e, consequentemente, as empresas do setor do turismo, com especial destaque para as que se dedicam aos transportes, que passaram a lidar, também em consequência da guerra, com aumentos quase diários nos preços dos combustíveis, entre outras subidas de custos ditadas pela escalada da inflação.

Além da pandemia, que ainda não está completamente ultrapassada, da guerra e consequente inflação, as empresas de transportes turísticos têm de lidar ainda com a escassez de recursos humanos, que surgiu durante a pandemia e se agravou com a guerra, num cenário repleto de incerteza que torna difícil traçar expectativas concretas para 2023.

A todos estes problemas, é preciso juntar ainda a escassez de viaturas disponíveis no rent-a-car, assim como os desafios inerentes à sustentabilidade que, este ano, promete voltar a estar na linha da frente enquanto uma das principais preocupações dos transportes.

Mais uma vez o setor foi posto à prova e respondeu de forma positiva, Paulo Geisler (RENA)

Ainda assim, o otimismo parece estar em alta, uma vez que os clientes mantêm a vontade de viajar e isso tem-se vindo a traduzir no aumento das faturações e da rentabilidade nas várias áreas dos transportes turísticos em Portugal. Saiba que balanço de 2022 e que expectativas para 2023 traça a aviação, os cruzeiros, o rent-a-car e os autocarros de turismo.

Aviação
Na aviação, 2022 acabou por ser um ano “desafiante”, diz ao Publituris Paulo Geisler, presidente da RENA, associação que representa as companhias aéreas que operam em Portugal. “Mais uma vez o setor foi posto à prova e respondeu de forma positiva”, diz o presidente da RENA, considerando que, apesar dos problemas que a aviação enfrentou em 2022, este setor “mais uma vez deu mostras de preparação e resiliência”.

De acordo com o responsável, 2022 acabou por ser um ano positivo, como mostram “os números globais do turismo” e que provam que este é já “um sector fundamental para a economia portuguesa”, considerando que também a “união dos diversos operadores” foi um dos aspetos mais positivos do ano que agora terminou.

Tal como a RENA, também a easyJet faz um balanço favorável de 2022, com José Lopes, country manager da companhia para Portugal, a explicar que o ano foi “bastante positivo” porque a easyJet fechou “este ano fiscal com o melhor resultado de sempre em Portugal” no número de passageiros transportados. No total, a easyJet chegou aos 7.431.928 passageiros nas 71 rotas que realiza de e para o país, valor que, segundo José Lopes, “ultrapassa os níveis de 2019 e que se traduz num crescimento de 174%”. “Estamos a viver agora o inverno mais movimentado da nossa história em Portugal e somos a primeira escolha de passageiros que viajam entre Portugal e França, Portugal e Suíça e Portugal e o Reino Unido”, acrescenta.

Somos a companhia de aviação que mais vai investir e crescer em Portugal em 2023, José Lopes (easyJet)

José Lopes destaca os 18 slots conseguidos no aeroporto de Lisboa como um dos momentos mais positivos de 2022, desde logo porque isso permitiu que a transportadora se tornasse na segunda maior operadora no aeroporto da capital. Com esses slots, a easyJet abriu várias rotas em Lisboa, num total de 33 no conjunto dos aeroportos onde opera, incluindo a primeira ligação para fora da Europa desde Portugal, com destino a Marraquexe, em Marrocos, e os voos para o Porto Santo, desde Lisboa e Porto, “acabando com o monopólio nessas rotas”.

O aumento de capacidade em várias rotas, a passagem para o terminal 1 do aeroporto da capital e o aumento dos aviões baseados em Portugal foram também, segundo José Lopes, momentos positivos para a easyJet em 2022.

As expetativas para 2023 também são positivas, com José Lopes a mostrar-se convicto de que o ano será “de forte investimento e crescimento de capacidade da easyJet em Portugal”. “Continuaremos a estimular o mercado, para que as pessoas voltem a voar e a conhecer mais destinos. Fazer isto num momento em que ainda estamos a sair da pandemia, adicionalmente ao impacto da guerra nos custos de energia e combustível, é um desafio”, diz José Lopes, que acredita que a relação qualidade/preço oferecida pela easyJet será valorizada. “Somos a companhia de aviação que mais vai investir e crescer em Portugal em 2023. Daqui a um ano, estaremos de novo aqui a falar de mais um ano com resultado recorde”, acredita o responsável, indicando que a companhia vai continuar a investir na sustentabilidade.

Tal como a easyJet, também a RENA se mostra otimista, ainda que Paulo Geisler prefira chamar-lhe “otimismo (moderado)”, uma vez que se prevê que exista, ao longo deste ano, algum “crescimento sustentado”. No entanto, diz o responsável, o “cenário macroeconómico e inflação vão desempenhar um papel importante” para a aviação em 2023, “a par da guerra na Ucrânia” e também da sustentabilidade. “A expectativa é que o setor do transporte continue a recuperar e que haja uma preocupação maior com sustentabilidade e incentivos para que o setor possa avançar rumo ao “Net-zero””, conclui o presidente da RENA.

Rent-a-car
No rent-a-car, o balanço de 2022 é igualmente positivo, com Joaquim Robalo de Almeida, secretário-geral da ARAC – Associação Nacional dos Locadores de Veículos, que representa 96% das empresas de rent-a-car em Portugal, a considerar que 2022 foi “um ano memorável”.

A performance das empresas de rent-a-car em foi foi excelente, Joaquim Robalo de Almeida (ARAC)

No rent-a-car, acrescenta, foram atingidos “valores recorde de rentabilidade”, o que leva a que se perspetive que, “também nesta atividade, 2022 seja o seu melhor ano de sempre”, com uma faturação a rondar os 800 milhões de euros.

Apesar da escassez de viaturas que se mantém, por culpa da crise dos semicondutores, e que levou a que a frota de pico em 2022 tenha ficado 32 mil viaturas abaixo do que acontecia em 2019, Joaquim Robalo de Almeida revela que a procura esteve em alta, traduzindo um aumento da rentabilidade. “Apesar da frota disponível para aluguer ter sido menor, se tivermos em atenção a subida de preços operada pela forte procura, ter-se-á registado um crescimento da faturação face a 2019, que assim gerou uma melhor rentabilidade”, explica, sublinhando que “a performance das empresas de rent-a-car em 2022 foi excelente” e o seu “desempenho foi dos melhores de sempre”. Contudo, o aumento da rentabilidade foi acompanhado pela subida da inflação, que se traduziu num crescimento generalizada dos custos, que “atingiram valores nunca antes vistos”, acrescenta.

A somar à inflação, no ano passado, o rent-a-car teve também de lidar com a falta de recursos humanos e com uma fiscalidade automóvel que é “das mais elevadas da Europa”, o que leva a que o rent-a-car em Portugal perca competitividade face a outros países europeus. Por isso, a ARAC volta a insistir na “redução dos impostos aplicáveis ao automóvel”, a exemplo do ISV e do IUC, mas também do IVA para os 13%.

Foi um ano muito bom para a marca e, felizmente, os pontos positivos sobrepõem-se aos negativos, Paulo Pinto (Europcar)

E se 2022 acabou por ser mais positivo do que se previa, Joaquim Robalo de Almeida espera que também o próximo ano “venha na sua continuidade”, apesar da urgência na construção do novo aeroporto de Lisboa e dos desejos que a ARAC gostaria de ver realizados: o fim da guerra na Ucrânia e a continuação do combate às alterações climáticas.

E também a Europcar, uma das principais empresas de rent-a-car em território nacional, diz que 2022 foi um “ano muito positivo”, com Paulo Pinto, Head of Portugal do Europcar Mobility Group (EMG), a explicar que o grupo solidificou a sua posição, até porque “houve alguma renovação da estrutura” em Portugal, a exemplo da nomeação do próprio como responsável pela operação no país. Em Portugal, merece também destaque a transformação da estação da Maia em ‘hub profissional’ e a abertura da estação em Vila Real, investimento que deu “início a uma ambiciosa estratégia de expansão, com grande foco no Norte do país”.

A nível global, 2022 fica marcado pela integração do EMG na Green Mobility Holding, que veio trazer à empresa “novas perspetivas e um ciclo de expansão e inovação”. “Fazer parte deste consórcio está a ser um grande impulso do ponto de vista financeiro, o que está a permitir acelerar os projetos tecnológicos”, explica Paulo Pinto.

Apesar de positivo, Paulo Pinto admite que 2022 foi um ano “com muita instabilidade”, com um primeiro trimestre marcado pela pandemia e o início de uma guerra na Europa, que deu origem a “uma subida da inflação que ainda não estagnou e se perspetiva como um fator negativo também em 2023”, sendo mesmo vista pela empresa como o “maior desafio” que se deverá colocar ao rent-a- car. “Tem impacto direto nos orçamentos das empresas e das famílias, condicionando em larga medida a atividade económica”, explica Paulo Pinto, prevendo que os “condicionamentos na produção automóvel” voltem a dar dores de cabeça.

Paulo Pinto diz que “a verdade é que, mesmo com estas condicionantes, este foi um ano “muito bom para a marca e, felizmente, os pontos positivos sobrepõem-se aos negativos”.

A Europcar diz que “vai continuar focada em manter a liderança em mobilidade sustentável”: “Impulsionada pela inovação, tecnologia, dados e colaboradores, com uma frota ajustada às necessidades, que será cada vez mais “verde”, 2023 vai ser um ano decisivo”, conclui.

Cruzeiros
Nos cruzeiros, o balanço de 2022 volta a ser positivo, com Marie-Caroline Laurent, diretora-geral da CLIA – Associação Internacional de Companhias de Cruzeiros para a Europa, a explicar que “2022 foi um ano crucial de recuperação para a indústria” e que marcou o regresso a praticamente “100% de atividade”, o que demonstra a “força coletiva” dos cruzeiros.

Apesar da volatilidade da economia, podemos dizer que atingimos os objetivos a que nos tínhamos proposto, Eduardo Cabrita (MSC Cruzeiros)

Na CLIA, 2022 foi marcado pela sustentabilidade, pois, no início do ano, a associação estabeleceu o “compromisso de, até 2050, alcançar a meta de emissões carbónicas nulas” nas viagens de cruzeiros. A diretora da CLIA diz que a “indústria está a fazer progressos concretos para alcançar as suas ambições climáticas”, o que é visível pelo maior número de navios equipados para se ligarem à eletricidade em terra, enquanto “uma quantidade enorme de recursos está a ser investida” na viabilidade de combustíveis sustentáveis.

As preocupações com a sustentabilidade vão continuar a marcar este ano, com a responsável a explicar que as prioridades da associação para 2023 são a sustentabilidade e o envolvimento das comunidades. “Teremos de articular uma abordagem abrangente de sustentabilidade que mostre que estamos a tomar medidas práticas que já estão a fazer uma diferença real”, afirma, explicando, contudo, que estas ações “não se limitam aos navios”, pois estão a ser adotadas “práticas sustentáveis em terra para apoiar o turismo sustentável nos locais” visitados.

Além da sustentabilidade, a CLIA aponta como desafios as “incertezas relacionadas com a guerra” e “o preço da energia e a escassez de oferta” que, diz a responsável, “também podem afetar a capacidade de obter combustíveis alternativos”. Além disso, é preciso não esquecer que ainda há destinos com restrições devido à pandemia, nomeadamente na Ásia, o que leva a que as companhias tenham de trabalhar para garantir a “retoma segura” das operações.

Conseguimos estimular a antecipação do negócio a níveis ligeiramente superiores a 2019, Francisco Teixeira (Melair Cruzeiros)

Também as companhias se mostram satisfeitas com 2022 e confiantes para 2023. No caso da Melair, que representa em Portugal a Royal Caribbean International e a Celebrity Cruises, 2022 acabou por ser “bastante positivo, apesar das incertezas durante o primeiro trimestre”. Segundo Francisco Teixeira, director-geral da Melair, “a procura comportou-se muito bem”, o que levou a que toda a frota das companhias representadas pela empresa tenha regressado à operação. Além disso, acrescenta, a Melair conseguiu lançar para venda os cruzeiros para 2023 ainda no ano passado, “tendo já concretizado 37% do objetivo de negócio para este ano”. “Conseguimos estimular a antecipação do negócio, a níveis ligeiramente superiores a 2019”, revela.

O regresso da frota à operação foi, segundo o diretor-geral da Melair, o aspeto mais positivo para a empresa em 2022, enquanto o mais negativo foram as dificuldades de recrutamento.

E também a MSC Cruzeiros faz um balanço positivo, ainda que Eduardo Cabrita, diretor-geral da companhia para Portugal, diga que 2022 foi “desafiante” porque os primeiros meses foram de incerteza devido à pandemia e à guerra na Ucrânia. “Tivemos dois meses com uma incerteza tremenda, entre fevereiro e abril, ninguém sabia o que iria acontecer e o mundo parou perante esta atrocidade. Isso fez com que a inflação disparasse”, explica, revelando que só a partir de abril a companhia notou “algo muito mais positivo”. A partir daí, a MSC Cruzeiros viveu “três meses” de “vendas muito fortes e estimulantes para o verão”, que ditaram que 2022 tenha sido “um ano muito positivo”, praticamente em linha com 2019 nos passageiros.

Teremos de articular uma abordagem abrangente de sustentabilidade que mostre que estamos a tomar medidas práticas, Marie-Caroline Laurent (CLIA)

A ajudar ao balanço do ano, esteve ainda o lançamento do MSC World Europa, o primeiro navio da MSC Cruzeiros movido a GNL, que foi inaugurado em novembro, no Qatar, assim como os cruzeiros com partida e chegada a Lisboa que, pela primeira vez, a companhia promoveu no verão, entre junho e novembro, ao contrário do que acontecia noutros anos. “Apesar da volatilidade da economia, podemos dizer que atingimos os objetivos a que nos tínhamos proposto, agora está ainda mais consolidado e vamos para o segundo ano de cruzeiros em Lisboa, com este período de tempo”, explica Eduardo Cabrita, que espera que 2023 já seja um “ano bastante dinâmico e saudável” e “muito melhor que 2019”, até porque os recentes estudos da CLIA mostram que continua a existir predisposição para este tipo de viagem, já que 84% dos passageiros que já fizeram um cruzeiro querem voltar, enquanto 67% dos inquiridos que ainda não fizeram nenhum cruzeiro querem fazer, o que traduz aumentos face ao período pré-pandemia. “Estas são grandes notícias para o setor”, considera.

Quanto a desafios, para o responsável, a “economia mundial e a inflação continuam a ser dos aspetos mais difíceis de prever” e que podem afetar a dinâmica dos cruzeiros, ainda que acredite que vai ser possível “ultrapassar estes ventos menos favoráveis”, até porque, em maio, chega o MSC Euribia, o segundo navio a GNL da companhia.

Confiante está ainda a Melair, com Francisco Teixeira a revelar que “o objetivo para 2023 é voltar com as dinâmicas comerciais e marketing pré-pandemia, e conseguir elevar o volume de negócio face a 2019”, apesar de também a Melair estar preocupada com o impacto da guerra e do aumento das energias, entre outros desafios que podem “reduzir os fluxos da procura”.

Autocarros de turismo
Nos autocarros de turismo, o ano de 2022 começou com “um otimismo moderado”, diz Amaro Correia, diretor de Marketing e Comunicação da Iberobus, explicando que este sentimento levou a empresa a repensar a sua estratégia, ajustando o Plano de Marketing e de Negócios.

O responsável diz que a Iberobus apostou, em 2022, na formação interna e na oferta de experiências inesquecíveis nos seus autocarros, o que beneficiou a experiência do cliente.

O aumento exponencial dos combustíveis está a atingir o coração da empresa, Amaro Correia (Iberobus)

O ano ficou marcado pela certificação enquanto Biosphere Sustainable Life Style, que comprova que a empresa cumpre integralmente as práticas sustentáveis na indústria do turismo. “Foi uma aposta visionária e importante, até porque, cada vez é mais importante o turismo sustentável”, defende, considerando que 2022 foi ainda o ano da “reativação do mercado em força”, que existe “um forte potencial de crescimento para 2023” e para o “aumento do número de vendas efetivas”.

Como aspetos menos positivos, o responsável destaca os recursos humanos, que estão cada vez mais escassos, assim como a carga fiscal e o “aumento exponencial dos combustíveis”, que está a atingir o “coração da empresa”. Amaro Correia pede, por isso, que a tutela tome “soluções rápidas e sem dor”, sob pena de se alienarem, em pouco tempo, os ganhos de 2022.

Apesar de tudo, a Iberobus diz que as expectativas para 2023 são “positivas se a guerra acabar”, uma vez que, apesar da empresa já ter um aumento de 35% nas marcações prévias, em circuitos e viagens para 2023, as indefinições económicas ditadas pelo conflito armado são uma ameaça e trazem incerteza à gestão da empresa.

Para tomar o pulso ao mercado, a Iberobus vai participar na FITUR 2023, integrada no stand do Turismo do Porto e Norte de Portugal e, ao longo do ano, pretende apostar na inovação e tecnologia, assim como numa comunicação com “fluxos mais rápidos e simples” e num serviço “pós-venda útil e assertivo”, estratégias que visam “manter os clientes fidelizados”.

 

Sobre o autorInês de Matos

Inês de Matos

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Análise

Portugueses entre os mais preocupados com o aumento do custo de vida

De acordo com o Eurobarómetro do Parlamento Europeu, o aumento do custo de vida é a maior preocupação para 93% dos europeus e 98% dos portugueses, seguido pela ameaça de pobreza e exclusão social (82% e 95%, respetivamente).

Publituris

Em todos os Estados-Membros da União Europeia, mais de sete em cada dez inquiridos estão preocupados com o aumento do custo de vida, com resultados máximos na Grécia (100%), Chipre (99%), Itália e Portugal (ambos com 98%), revela o Eurobarómetro do Parlamento Europeu, recentemente publicado. A subida dos preços, incluindo da energia e da alimentação, faz-se sentir em todas as categorias sociodemográficas, tais como género e idade, bem como em todos os níveis de escolaridade e socioprofissionais.

A segunda preocupação mais referida pelos europeus e também pelos portugueses (82% e 95%, respetivamente) é a ameaça de pobreza e exclusão social, seguida pelas alterações climáticas e pela propagação da guerra na Ucrânia a outros países, igualando-se no terceiro lugar com 81% na média europeia. 92% dos portugueses identificam também as alterações climáticas e 91% a propagação da guerra.

O estudo Eurobarómetro indica também que o apoio à UE permanece estável num nível elevado e que os europeus esperam que as instituições continuem a trabalhar em soluções para mitigar os efeitos das crises. Apenas um terço dos europeus estão satisfeitos com as medidas tomadas pelos governos nacionais e pela UE para lidar com os aumentos do custo de vida.

Dificuldades económicas
Olhando para a situação financeira dos cidadãos, o inquérito mostra que as consequências das crises se fazem sentir cada vez mais. Quase metade dos inquiridos (46%) diz que o seu padrão de vida já foi reduzido devido às consequências da pandemia de Covid-19, aos efeitos da guerra da Rússia à Ucrânia e à crise do custo de vida. Em Portugal, 57% dos inquiridos identifica-se com esta situação. A nível europeu, 39% ainda não viram o seu padrão de vida reduzido, mas esperam que esse seja o caso no próximo ano, criando uma perspetiva pessimista para 2023.

Outro indicador revelador do impacto da situação económica é o aumento de cidadãos que enfrentam dificuldades em pagar as suas contas “na maior parte do tempo” ou “algumas vezes”, com uma subida de nove pontos (de 30% para 39%) desde o outono de 2021, a nível europeu. Em Portugal, este indicador está nos 65%.

As perspetivas para o futuro também não são animadoras para os portugueses. 61% dos inquiridos afirma que, no prazo de um ano, a situação económica do país tenderá a caminhar numa direção errada. Por consequência, 49% perspetiva o mesmo a acontecer na sua própria vida.

“As pessoas estão, compreensivelmente, preocupadas com o aumento do custo de vida, pois cada vez mais famílias têm dificuldades em pagar as suas contas. Agora é a hora de atuarmos; controlar as contas, conter a inflação e fazer as nossas economias crescerem. Devemos proteger os mais vulneráveis nas nossas sociedades”, refere a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola.

Pertencer à UE é “uma coisa boa”
Por outro lado, crises recentes, das quais se destaca a guerra da Rússia contra a Ucrânia, estão a fortalecer o apoio dos cidadãos à União Europeia: 62% veem a adesão como uma “coisa boa” (77% no caso dos portugueses). Dois terços dos europeus (66%) consideram importante a adesão do seu país à UE e 72% acreditam que o seu país beneficia de ser membro da UE. Em Portugal este valor ascende a 87%.

Neste contexto, a “paz” regressa ao pensamento dos cidadãos como uma das razões fundamentais e fundadoras da União Europeia: 36% dos europeus consideram que o contributo da UE para a manutenção da paz e o reforço da segurança são os principais benefícios da adesão para o seu país, o que representa um aumento de seis pontos desde o outono de 2021. Além disso, os europeus também pensam que a UE facilita uma melhor cooperação entre os Estados-Membros (35%) e contribui para o crescimento económico (30%). Em Portugal, o destaque vai para o crescimento económico, com 38% dos inquiridos a defendê-lo como o principal benefício da adesão à UE.

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