Algarve Permanece Favorito Entre Britânicos
O relacionamento entre Britânicos e a região sul de Portugal não vem de agora. Este verdadeiro romance atravessa décadas e continua a ser motivo de orgulho e um preponderante impulsionador […]

Brand SHARE
Fiordes do Norte da Europa são o itinerário “mais querido” da Costa Cruzeiros no mercado português
Picos de Aventura reorganiza estrutura interna
Disney anuncia sétimo parque temático em Abu Dhabi
2025 promete trazer novos e cada vez melhores navios de cruzeiro
Cruzeiros esperam verão positivo e já navegam rumo ao inverno e a 2026
Marina de Vilamoura volta a ser palco do International Boat Show
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Estratégia do turismo de VRSA mantém foco na sustentabilidade, inovação e valorização do território
Movimentação de passageiros na Europa impulsionada por voos internacionais com tráfego doméstico estagnado
V Convenção do Grupo DIT marcada para 30 de outubro a 2 de novembro em Huelva
O relacionamento entre Britânicos e a região sul de Portugal não vem de agora. Este verdadeiro romance atravessa décadas e continua a ser motivo de orgulho e um preponderante impulsionador da economia algarvia.
Todos os anos a região consta do topo de buscas online no Reino Unido. Para tal muito contribuem o seu clima temperado e convidativo durante grande parte do ano, as suas praias imaculadas, baixo custo de vida e uma hospitalidade que a coloca entre os melhores destinos turísticos do mundo.
Simultaneamente, uma crescente comunidade de expatriados encontra no Algarve o local idílico para passar os seus anos dourados. Para tal contribuem não só as mesmas qualidades que piscam o olho ao turismo, mas também um mercado imobiliário que se apresenta particularmente competitivo tendo em conta as alternativas disponíveis.
Viver no Algarve
Não diga que a ideia nunca lhe passou pela cabeça. Agora mais que nunca, à medida que os desafios do teletrabalho são também contrapostos pelas suas vantagens, quem desdenharia em viver os seus dias com melhor clima, menor custo de vida e rodeado de algumas das mais fantásticas maravilhas naturais do mundo?
É precisamente essa linha de pensamento que motiva tantos Britânicos a visitar e viver no nosso país, com especial foco na região. A pesar bastante, o facto de os preços do imobiliário Algarvio ainda serem atrativos para aqueles oriundos do Reino Unido.
Com um valor médio de venda registado em março de €460.917, o distrito de Faro pode à primeira vista parecer pouco convidativo. Há, porém, a considerar que em muito contribui o peso do imobiliário de luxo na região. Sem contabilizarmos este segmento, talvez se torne mais compreensível que a região tenha muito a oferecer a todas as bolsas.
Algarve tem Concorrência Feroz
As qualidades que fazem do Algarve um caso de sucesso não lhe são exclusivas. O destino compete diretamente com destinos como Málaga, Palma de Maiorca, Ibiza ou Dalaman, na Turquia. Todos estes caraterizados por idênticas caraterísticas naturais, colocam-se como uma garantia de que o Algarve não pode dormir à sombra das conquistas de hoje.
As últimas décadas de aposta forte no turismo de elevada qualidade revelaram-se corretas. Não só existem cada vez mais turistas que fazem da região Sul de Portugal um destino de férias recorrente, como os convida cada vez mais a ponderar fazer do mesmo um lar para anos vindouros.
É, portanto, graças a um equilibrado conjunto de ingredientes que incluem a hospitalidade, a oferta cultural, a qualidade dos serviços turísticos e da preservação do meio natural que reside o grande trunfo do Algarve em relação à concorrência
Longe do Turismo de Massas
Basta mencionar qualquer um dos concorrentes diretos da região portuguesa para os associar com praias repletas, bares, discotecas e uma ideia pré-concebida que contraria o conceito de paz e sossego.
Ainda que a oferta turística do Algarve esteja plena de exemplos nesse particular nicho de mercado, é nas áreas rurais e costeiras onde o movimento não abunda que reside o seu efetivo valor. Sem surpresa, é também por aqui que os Britânicos se deixam encantar e apaixonar por um Algarve que tem muito mais a oferecer do que o habitual postal turístico.
Para Britânicos e nacionais por igual, a região mais a sul do país continua a estar repleta de locais nos quais nos revemos frequentemente. Quer seja nas ansiadas férias de verão ou na perspetiva de uma vida próxima do ideal, não é por acaso que se mantém favorita ao longo de tantos anos.
Autor – Sofia Alvares