Turismo de Portugal volta a promover ações de capacitação sobre área financeira

Por a 7 de Abril de 2021 as 10:17

O Turismo de Portugal vai voltar a promover um novo ciclo de ações de capacitação sobre temas da área financeira, iniciativa que se enquadra no Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF) e que decorre em parceria com a Academia de PME do IAPMEI.

“Reconhecendo a importância da área financeira no desenvolvimento de negócios rentáveis e sustentáveis, estas ações formativas visam transmitir aos empresários, empreendedores e gestores de micro, pequenas e médias empresas dos setores do Comércio, Indústria, Serviços e Turismo conhecimentos que possam responder às diversas fases de crescimento da sua empresa”, lê-se na informação publicada no website do Turismo de Portugal.

De acordo com o Turismo de Portugal, estão previstas ações de capacitação para os meses de abril, maio e junho, cujas inscrições abriram a 26 de março, no caso das ações previstas para abril, enquanto as inscrições para os eventos de maio abrem a 19 de abril e, a 17 de maio, arrancam as inscrições para as ações de junho.

Todas as ações de capacitação sobre a área financeira vão decorrer online, através da Academia Digital do Turismo de Portugal, onde deve ser realizada a inscrição, que deverá ser precedida de um registo prévio, caso os participantes ainda não se encontrem registados na referida plataforma.

Os interessados podem consultar aqui a lista completa  de ações de capacitação previstas para os próximos meses sobre a área financeira, onde é possível conhecer também o conteúdo programático de cada ação.

Segundo o Turismo de Portugal, o Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF) “é um instrumento que reconhecendo a importância da inclusão e formação financeira, define os princípios gerais de orientação para a sua promoção e enquadra e apoia a realização de iniciativas a nível nacional” e visa “contribuir para elevar o nível de conhecimentos financeiros da população e promover a adoção de comportamentos financeiros adequados, através de uma visão integrada de projetos de formação financeira” .

O Turismo de Portugal destaca ainda a existência de um Referencial de Formação Financeira para micro, pequenas e médias empresas, documento que  orienta a “implementação da formação financeira no meio empresarial, junto de empreendedores, empresários e gestores de micro, pequenas e médias empresas”.

O Referencial de Formação Financeira, desenvolvido no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira, resulta de um protocolo de colaboração entre o Ministério da Economia, através do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. e do Turismo de Portugal, I.P., e o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF), composto pelo Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF).​​

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *