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Portugal é o melhor país a visitar na Europa em 2021

Depois da cidade de Braga, é Portugal que ganha um prémio no ‘European Best Destinations’, liderando o ranking à frente de França e Grécia.

Victor Jorge
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Portugal é o melhor país a visitar na Europa em 2021

Depois da cidade de Braga, é Portugal que ganha um prémio no ‘European Best Destinations’, liderando o ranking à frente de França e Grécia.

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Depois de Braga ter ganho a distinção de Melhor Destino Europeu para visitar em 2021, é agora a vez de Portugal a ser considerado como o Melhor País a visitar em 2021.

De acordo com o ranking do ‘European Best Destinations’, visitado por mais de seis milhões de viajantes por ano,  os turistas ouvidos para o inquérito, realizado recentemente, colocam o nosso país à frente de França (2.º), Grécia (3.º), Itália (4.º) ou Croácia (5.º).

Na descrição que acompanha o anúncio deste prémio, é destacado, além do prémio já atribuído a Braga, fazendo da cidade um “must-see”, outras cidades como Porto ou Cascais, os arquipélagos da Madeira e Açores ou, por fim, o, Algarve.

De resto, a ‘European Best Destinations’ conclui que “Portugal é o país mais pesquisado nos meses mais recentes e, por isso, lidera o ranking dos países a visitar em 2021”.

O top 10 deste ranking é composto ainda pela Espanha (6.º), Alemanha (7.º), Áustria (8.º), Turquia (9.º) e Irlanda (10.º).

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Ministro da Economia anuncia novos apoios para o turismo e diz que não há “impossíveis” para o setor

António Costa e Silva, ministro da Economia e do Mar, aproveitou a conferência organizada pela CTP, no âmbito do Dia Mundial do Turismo, para anunciar novos pacotes de financiamento (num total de 100 milhões de euros) para o setor do turismo nacional. No seu discurso, o ministro frisou que “não há impossíveis e o setor do turismo provou-o com a performance que tem conseguido”.

António Costa e Silva, ministro da Economia e do Mar, anunciou esta quarta-feira, dia 27 de setembro, durante a Conferência “Turismo – Fator de Coesão Nacional”, organizada pela Confederação do Turismo de Portugal (CTP), no âmbito do Dia Mundial do Turismo, um novo pacote de financiamento ao setor do turismo.

São 100 milhões de euros que estarão disponíveis para o setor do turismo, divididos entre 50 milhões de euros na Linha “Turismo +Sustentável” para empresas que apostem em boas práticas ao nível da sustentabilidade e em políticas de poupança de água, financiamento que atinge um máximo de 750 mil euros e que poderá ser a 20% a fundo perdido; 30 milhões de euros para a “Linha +Algarve”, desenhada para empresas que pretendam requalificar os seus ativos turísticos; e mais 20 milhões para empresas que queiram desenvolver a sua atividade e que possuam dificuldades na capitalização.

De resto, na sua intervenção, o ministro da Economia e do Mar destacou o papel das empresas como “motor central da economia portuguesa e na diversificação da mesma”, destacando neste aspeto, o contributo do setor do turismo e das suas empresas e empresários, bem como a resiliência dos mesmos.

António Costa e Silva aproveitou a presença nesta conferência para salientar o que se dizia sobre a “impossibilidade” de voltar aos números conseguidos pelo setor do turismo nacional em 2019, concluindo que, “afinal, o impossível aconteceu”.

“O setor atingiu receitas superiores a 21 mil milhões de euros no ano 2022, um crescimento de mais de 15% face a 2019, o que prova que, de facto não há impossíveis”.

Relativamente ao aeroporto para a região de Lisboa, António Costa e Silva aproveitou o discurso inaugural do presidente da CTP, Francisco Calheiros, para frisar que “não podemos viver numa sociedade da indecisão”, reforçando que “as conexões aéreas são e serão fundamentais para o setor do turismo”.

Por isso, assinalou que “o pior de tudo é não decidir”, deixando a esperança de uma “decisão para breve”.

Descrevendo os números atingidos pelo setor do turismo ao longo de 2022 e nos primeiros sete meses de 2023, o ministro da Economia e do Mar fez referência ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido com o Turismo de Portugal, no sentido de saber “o que iremos fazer com o turismo do futuro e como atrair novos e mais turistas e como reconfigurar a oferta”.

Para tal, António Costa e Silva referiu que os “desígnios são claros: 70% das pessoas querem viajar para destinos cada vez mais sustentáveis e 43% estão dispostas a pagar mais para ter essas experiências”.

O objetivo, por isso, é “afirmar Portugal e o seu turismo com um selo de sustentabilidade que terá de estar no topo das preocupações”, admitindo que “a coesão territorial é um fator essencial para atingir os objetivos”.

Referindo ainda que “80% da população vive no litoral” e que “mais de 70% do PIB é produzido no litoral”, o ministro, que esteve em representação do primeiro-ministro, António Costa, destacou que o turismo “pode ser a grande ferramenta de desenvolvimento nacional”, já que “multiplica a economia e é transversal à mesma”.

Além da questão da coesão territorial e das políticas para o Interior, António Costa e Silva destacou ainda o papel que a digitalização deverá e terá no futuro do turismo e nesse sentido, concluiu que “a digitalização promove o desenvolvimento e cria um melhor conhecimento sobre e para o setor do turismo”.

 

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GuestCentric prevê um inverno promissor para a hotelaria em Portugal

A GuestCentric, marca de soluções de comércio eletrónico para hotéis, antecipa as previsões hoteleiras para o próximo inverno em Portugal, indicando que 2023 vai terminar com resultados positivos, enquanto o começo de 2024 apresenta-se promissor. As reservas de novembro apontam para uma melhoria significativa do negócio, a performance de dezembro já se apresenta melhor do que em 2022, e os preços dos hotéis em 2024 poderão acompanhar a taxa de inflação.

Após a época alta “extraordinária” com “resultados recorde”, a GuestCentric traça alguns cenários para a hotelaria, que permitem aos profissionais do setor definir e elaborar estratégias eficazes para o próximo inverno.

Assim, segundo a empresa, os dados preliminares de mercado apontam para uma procura crescente para os restantes meses de 2023, face a 2022, estando as reservas para outubro a acelerar, atingindo já 75% dos níveis do ano passado.

Igualmente, as reservas para novembro dão sinal de uma melhoria significativa do negócio, uma vez que estão a ser feitas cerca de um mês antes daquilo que se verificou no mesmo período de 2022. Apesar de ainda ser cedo para prever com muito detalhe, a performance de dezembro já se apresenta melhor do que em 2022.

De acordo com a GuestCentric, os preços dos hotéis em 2024 poderão acompanhar a taxa de inflação, prevendo-se um aumento de cerca de 5%. Enquanto os preços dos hotéis europeus mantêm-se cerca de 13% dos de 2022, nos Estados Unidos verificou-se este ano, um decréscimo de 6% nos preços até à data.

A empresa cita dados do The Hotelier PULSE, que dão conta que a maioria dos hoteleiros inquiridos, tanto na Europa como nos EUA, prevê que os preços médios diários continuem a aumentar no próximo ano. No entanto, mantém-se a dúvida se os hotéis conseguirão compensar o aumento dos seus custos operacionais, mesmo praticando preços mais elevados.

Embora os sinais atuais do mercado apontem para um ano de 2023 muito positivo, e um começo promissor para 2024, fatores como o aumento nos custos operacionais e a inflação podem perturbar mesmo os planos mais bem elaborados, sublinha a GuestCentric, aconselhando os hotéis a focar-se sobretudo na rentabilidade do seu negócio. “Para isso, devem monitorizar e tornar absolutamente prioritária a sua receita líquida – isto é, a receita sem comissões e outros custos de distribuição”.

E lembra que, no panorama económico atual, com os custos operacionais em constante aumento, “a otimização do canal de vendas diretas deve ser uma das principais estratégias dos hotéis para 2024, permitindo, em paralelo, reduzir os custos de distribuição de terceiros”. Também, o foco na receita líquida, otimizando o canal de vendas diretas, é fundamental para um negócio hoteleiro rentável e sustentável do ponto de vista financeiro.

A GuestCentric reafirma que o verão de 2023 foi um período de enorme movimento para a hotelaria nacional. Cita a Reuters, que revela que só no mês de maio, Portugal recebeu um número recorde de 1,7 milhões de visitantes estrangeiros. Os dados revelaram ainda que nos primeiros cinco meses de 2023 registaram-se 6,4 milhões de visitantes internacionais – um aumento de 12% comparativamente ao mesmo período de 2019.

Por outro lado, de acordo com os dados provenientes do portefólio da Small Portuguese Hotels (SPH) – uma marca da GuestCentric que representa mais de 140 unidades de alojamento – este verão verificou-se um forte aumento na procura por turistas nacionais, em relação a 2019. No mesmo período os preços na hotelaria dispararam, crescendo 10% nas estadias de turistas internacionais, enquanto os portugueses viram o preço das suas estadias em hotéis da SPH aumentar 8% face a 2022. As reservas diretas com os hotéis consolidaram-se enquanto canal preferencial – representando 67% da receita no caso dos hóspedes portugueses e 45% no caso de estadias de turistas estrangeiros.

Os dados da GuestCentric revelam que o volume de dormidas vendidas em agosto estava 12% acima dos níveis de 2022 e que, neste momento, as dormidas de setembro estão 10% acima do mesmo mês do ano anterior.

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Foto: Foto André Rolo

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Turismo do Porto e Norte empenha-se em “Movimento para a Sustentabilidade”

Está em marcha o “Movimento para a Sustentabilidade”, que pretende sensibilizar e apoiar todos os agentes do setor do turismo da região Porto e Norte a empreender uma mudança de atitude nos domínios ambiental, social, cultural e económico.

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O Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) está fortemente empenhado em ver o destino certificado como “Destino Sustentável”, admitindo que “o caminho da sustentabilidade é incontornável e um desígnio assumido por todo o setor, cada vez mais ciente de que esse é o trilho que vai garantir o futuro próspero da atividade turística”.

Luís Pedro Martins, o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, entende que “num futuro próximo os destinos que mais se destacarão serão aqueles socialmente responsáveis, que colocam no topo das prioridades da sua ação a preservação dos seus recursos naturais, a valorização da sua identidade patrimonial e que adotem comportamentos irrepreensíveis”. E é com especial agrado que sinaliza a filiação do Turismo do Porto e Norte na Global Sustainable Tourism Council (CGCT), entidade de referência mundial nesta matéria, e que apoiará a região rumo ao processo de certificação”.

Para atingir esse objetivo no turismo da região, foi criado o “Movimento para a Sustentabilidade”, que está a fazer um trabalho que qualifique e promova o setor privado do destino nos domínios ambiental, social, cultural e económico.

Luís Pedro Martins regista ainda “uma crescente preocupação dos agentes do setor em abraçar esta temática, diminuindo ao máximo a pegada turística e os seus impactos ambientais, económicos e sociais e reestruturando a sua oferta para ir ao encontro destas preocupações, que são cada vez mais levadas em conta pelos turistas para tomar a decisão quanto ao destino a visitar”.

Por isso, o presidente e toda a equipa do TPNP propõem-se fazer este trabalho, combatendo qualquer tentativa de green washing, porque “o pior que podemos fazer nesta temática é vender uma falsa promessa”. Por isso, diz Luís Pedro Martins, “o Movimento é também um momento de responsabilização, e um primeiro passo para uma verdadeira e séria Certificação”. Uma mudança de mindset em toda a cadeia de valor, que pode ser ainda visível em questões como “a transição energética, a agenda para a economia circular, a digitalização e a formação dos recursos humanos”.

De resto, esta alteração de comportamentos é já visível na forma como muitas empresas de turismo colocam no topo das suas prioridades as questões da sustentabilidade, nomeadamente na baixa densidade, sabendo-se o quanto é importante o setor para o desenvolvimento económico e social das regiões.

O “Movimento para a Sustentabilidade” é uma iniciativa alargada que envolve todos os parceiros ligados à fileira turística para que percorram um caminho sustentável estratégico, através do programa “Ser Turismo Sustentável”, que resultou de um aturado trabalho de auscultação de alguns players que, mesmo tendo a noção e vontade de se juntarem a este compromisso, tinham uma série de dificuldades em dar esse passo.

As empresas que queiram assumir este compromisso com o destino devem então demonstrar esse interesse através do micro-site https://sustentabilidade.onortelaemcima.pt/

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Foto: Victor Machado (Bluepeach)

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“O setor do Turismo será provavelmente a melhor Parceria Público Privada do nosso pais”

Na véspera de se comemorar mais um Dia Mundial do Turismo, a Confederação do Turismo de Portugal (CTP) coloca, na sua conferência anual, o ênfase na coesão territorial. Para Francisco Calheiros, presidente da CTP, “o Turismo é promotor da coesão nacional, não só territorial como também económica e social”. Quanto à “velha questão” do aeroporto, “se a escolha recair por uma solução mais demorada no tempo, há que avançar com uma solução intermédia, como é o Montijo”.

Victor Jorge

“O Turismo como Fator de Coesão Nacional” é o tema central que a Confederação do Turismo de Portugal (CTP) leva a debate, no próximo dia 27 de setembro, na Conferência do Dia Mundial do Turismo, que se realiza no Algarve.

O jornal PUBLITURIS falou com Francisco Calheiros, presidente da CTP, a propósito deste evento e tema, admitindo que “o Turismo ao gerar coesão territorial, beneficia dessa coesão, sobretudo da diversidade de recursos que Portugal proporciona”.

Com os dados referentes à atividade turística em Portugal a estarem “em linha com o que era expectável para este ano”, Francisco Calheiros pede uma “redução da carga fiscal existente” e “apoio à recapitalização das empresas que ainda sentem os reflexos da pandemia e dos custos acrescidos motivados pelas consequências da guerra”.

Quanto ao novo aeroporto, “nem parece que ter um novo aeroporto é uma prioridade para o país”, frisa Francisco Calheiros.

A CTP celebra, mais uma vez, o Dia Mundial do Turismo no próximo dia 27 de setembro com a Conferência “Turismo – Fator de Coesão Nacional”. Que importância tem, de facto, o turismo para uma maior coesão nacional e como poderá contribuir para essa coesão?
O Turismo continua a ser um importante motor da economia portuguesa, sendo mesmo a atividade económica mais exportadora de Portugal, representando cerca de 20% do total de exportações de bens e serviços. Isto deve-se em grande parte ao efeito multiplicador do Turismo, já que é uma atividade que fomenta o desenvolvimento de muitos outros setores espalhados pelo país, sendo gerador de desenvolvimento social e económico. E se antes o Turismo estava centralizado em algumas regiões específicas, atualmente a oferta turística é muito mais diversificada, abrangendo praticamente todo o território, sendo por isso fator de coesão nacional.

E de que forma é que um país mais coeso territorialmente poderá beneficiar o setor do turismo nacional?
O Turismo ao gerar coesão territorial, beneficia dessa coesão, sobretudo da diversidade de recursos que Portugal proporciona. Quando se fala de coesão territorial, deve ter-se em conta um acesso mais equilibrado aos instrumentos que permitam o desenvolvimento de uma região, neste caso turisticamente, que é aquilo a que já assistimos atualmente, nomeadamente como fruto do trabalho das Entidades Regionais de Turismo que têm feito um trabalho excelente na promoção dos produtos turísticos locais e regionais, assim como na captação de novos investimentos turísticos. Este é um trabalho que deve continuar a ser feito, com o recurso a apoios como aqueles que foram anunciados recentemente pelo secretário de Estado do Turismo. Estes apoios são necessários para ajudar o esforço de investimento que é feito pelos privados, mas deve ter-se em conta que, em relação aos apoios, se devem flexibilizar as regras de acesso e a utilização das verbas para que depois não fiquem por executar.

O Turismo ao gerar coesão territorial, beneficia dessa coesão, sobretudo da diversidade de recursos que Portugal proporciona

Em diversos fóruns temos ouvido que o importante é dar relevância à descentralização e levar o turismo para o Interior do país. A questão é saber se este Interior está preparado e tem as infraestruturas necessárias para receber os turistas no número que se pretende?
Há mais de um século que o Turismo tem vindo a promover e a desenvolver a sua organização administrativa, sendo a única atividade económica que se encontra descentralizada e regionalizada no nosso país, curiosamente no seu início até por iniciativa privada, a que mais tarde o Estado se vem associar. E hoje há como que uma parceria público-privada no terreno, e em todo o território nacional, através da articulação funcional e operacional entre as Entidades Regionais de Turismo (direito público) e as Agências Regionais de Promoção Turística (direito privado).

Especificamente, tal como pergunta, o interior está hoje muito mais preparado e a prova disso é a muita oferta e de qualidade que está a dar resposta à crescente apetência dos turistas por estas zonas do País. Veja-se também como para além do investimento de empresas locais, atualmente os grandes grupos hoteleiros estão cada vez mais a apostar no interior do país, o que claramente acrescenta valor a estas regiões e as aproxima dos índices daqueles que têm sido os destinos turísticos mais tradicionais. Ou seja, aqui está mais um fator de como o Turismo é promotor da coesão nacional, não só territorial como também económica e social.

Que infraestruturas ainda estão em falta para levar mais turistas para o Interior do país e obter a tal coesão territorial?
A questão que coloca não se resume exclusivamente às infraestruturas, mas estende-se também a equipamentos e às condições mobilidade e atratividade de recursos humanos.

Quanto às primeiras, diria que uma maior aposta e modernização da rede ferroviária que potencie a fluidez dos visitantes pelo território do interior em articulação com as portas aeroportuárias de entrada no país.

Relativamente aos equipamentos, a questão fundamental reside em disponibilizar mais e melhor oferta em termos de habitação para quem se desloque para trabalhar no interior, cujo único esforço de momento está a ser feito pelos privados na medida das suas possibilidades, sem qualquer apoio do Governo. Seria também necessário o reforço de equipamentos que permitam a deslocalização de grandes eventos.

Por último, no que aos recursos humanos diz respeito, será necessário acuar a nível da capacitação na mobilidade e atracção de talentos profissionais para o interior.

Esse desenvolvimento territorial está dependente de apoios ou existe capacidade para os privados liderarem esse processo?
Como é óbvio, há medidas estruturais que não dependem apenas dos privados, pelo que o poder central tem um papel importante no apoio ao reforço da atratividade do interior do país.

Em maio deste ano, o secretário de Estado do Turismo, Nuno Fazenda, anunciou a Agenda do Turismo do Interior, no valor de 200 milhões de euros. Esperemos que exista, ao contrário de outros programas de apoio, noutros anos, uma maior flexibilização no acesso e na aplicação destas verbas, para que possam ser céleres e efetivos os investimentos realizados com o apoio dos valores deste programa de incentivo.

A diminuição da dormida de portugueses é residual e deve-se, em grande parte, à perda de poder de compra dos portugueses

O que foi e será 2023
Estamos praticamente no final do verão de 2023. Como interpreta os números que têm sido divulgados relativamente ao turismo nacional?
As dormidas aumentaram 18,8% de janeiro a junho em relação ao 1.º semestre de 2022, aumentando 11% em relação ao 1.º semestre de 2019, ano antes da pandemia. Também no primeiro semestre tivemos um aumento das receitas, sendo que segundo o World Travel & Tourism Council (WTTC), o Turismo deverá contribuir com perto de 40 mil milhões de euros para a economia portuguesa até ao final de 2023.

São dados que confirmam que a atividade turística continua a crescer de forma sustentável e o que faz antever que este será um dos melhores anos de sempre do Turismo em Portugal.

Estes têm estado em linha com o que era esperado?
Sim, são dados que estão em linha com o que era expectável para este ano.

Ao nível dos mercados, tem-se registado um aumento de alguns mercados externos (EUA, Canadá, Reino Unido), mas registam-se decréscimos de mercados como a Espanha, Finlândia, Bélgica, Alemanha, Brasil. A que se deve este facto?
Desde logo, o aumento de alguns mercados externos como os que refere deve-se por um lado à estratégia de promoção que tem sido seguida pelos privados, em linha com a estratégia nacional de promoção do Turismo português que tem sido realizada no exterior, assim como, por exemplo, em relação aos Estados Unidos, à estratégia de promoção da TAP.

Por outro lado, há que ter em conta a diversidade e qualidade da oferta turística nacional, que passou a ser apetecível por turistas que decidiram alterar os seus destinos de férias, nomeadamente porque desejaram encontrar uma alternativa a mercados para onde antes iam passar férias, mas que são atualmente destinos menos seguros ou que estão junto a zonas do globo próximas de conflitos, de instabilidade social ou que estão a sofrer mais consequências das alterações climáticas.

O que é certo é que estes turistas de mercados que não eram os tradicionais, começaram a vir para Portugal, gostaram, querem repetir a experiência e estão a aconselhar familiares e amigos a virem fazer férias para Portugal.

Os dados do INE mostram, igualmente, uma diminuição nas dormidas dos residentes. Esta realidade era já esperada, depois de alguns anos com as viagens limitadas?
A diminuição da dormida de portugueses é residual e deve-se, em grande parte, à perda de poder de compra dos portugueses.

Penso que estamos perante uma situação pontual e que não é tão grave como se está a querer fazer parecer. O que aconteceu este ano, e sobretudo no mês de junho, é que houve um pouco de menos dormidas de portugueses, mas isto tem várias razões.

Por um lado, pela coincidência com algumas alterações que houve no calendário escolar e, por outro lado, porque as dificuldades financeiras das famílias, sobretudo para fazer face aos créditos à habitação e aos maiores custos inerentes à subia da inflação, fizeram com que alguns portugueses optassem por não fazer férias fora de casa ou decidiram passar períodos de férias em estabelecimentos hoteleiros noutras regiões e por períodos de tempo menores do que fariam habitualmente.

Têm surgido algumas opiniões menos favoráveis relativamente aos preços praticados pelo turismo, nomeadamente, pela hotelaria nacional. Este aumento de preços não seria expectável, dada a atual conjuntura e aumento de preços de forma global?
O Turismo é uma indústria da paz, mas infelizmente depara-se ainda com uma conjuntura de guerra com os efeitos negativos que todos conhecemos, nomeadamente o aumento de custos com a energia, os combustíveis, a inflação em crescendo, os juros altos, pelo que era inevitável um aumento de preços.

A qualidade paga-se e se queremos manter e até aumentar a qualidade dos serviços que oferecemos, se queremos manter o nível de Turismo que temos tido, então temos de ter preços competitivos, de forma a fazer face aos custos crescentes que as empresas enfrentam

Portugal, se manter este aumento de preços poderá tornar-se num destino demasiado caro para o turista estrangeiro, capaz de fazer comparações com outros destinos e com outras ofertas existentes no mercado?
O que se verifica é que o aumento dos preços até não tem travado o número de turistas. Há um aspeto que temos de ter em conta, a qualidade paga-se e se queremos manter e até aumentar a qualidade dos serviços que oferecemos, se queremos manter o nível de Turismo que temos tido, então temos de ter preços competitivos, de forma a fazer face aos custos crescentes que as empresas enfrentam.

Desde o início da pandemia que os recursos humanos têm sido ponto central no desenvolvimento do turismo em Portugal. O que tem sido feito para colmatar esta lacuna? Fala-se muito em protocolos, inclusivamente, com outros países, mas, depois, na prática, o setor sofre com falta de pessoal. Tem sido dado passos para ultrapassar este desafio para os próximos tempos?
Sobre este tema, que nos continua a preocupar, referir-lhe o seguinte: há algo que não podemos esconder e é o facto de que é preciso criar melhores condições, desde logo em termos salariais, para atrair mão de obra. Não esquecer que o Turismo até tem sido dos setores que mais tem aumentado salários.

Mas sendo preciso oferecer ainda melhores salários, é também necessário que o Estado faça a sua parte reduzindo a carga fiscal sobre os rendimentos do trabalho. Todos ganharíamos. É que se os portugueses sentirem que têm melhores salários, mais facilmente virão trabalhar numa profissão de tanto valor como é o Turismo. E se os portugueses sentirem que têm mais dinheiro disponível, também gastarão mais nas férias e isso será bom para o Turismo e para o país.

Seria importante também avançar mais rápida e concretamente com o programa de valorização das profissões anunciado pelo Governo e reforçar a aposta no ensino de qualidade nas Escolas de Turismo.

Por outro lado, complementariamente, para ter mais recursos humanos, neste caso no Turismo, é preciso continuar a apostar na imigração, mas através de uma maior agilização dos processos. É preciso que a contratação seja feita de forma mais organizada, controlada e que o País crie as condições e tenha a capacidade de incluir os imigrantes na sociedade, desde logo, em termos da habitação. O Governo já tornou mais ágil alguma da legislação relativamente aos vistos, mas em termos práticos continua a existir demasiada burocracia.

Uma bola de cristal com aeroporto
Importante, para a CTP, tem sido, também, o debate sobre uma nova infraestrutura aeroportuária para a região de Lisboa. Conta ter uma decisão até final do ano de 2023?
Sinceramente era bom que assim fosse. Como tenho dito, esta é uma decisão política, por isso era bom que se decidisse depressa. No entanto, continuamos a perder demasiado tempo com tantos estudos, com análise de tantas opções. Tínhamos de avançar, mas não vejo avanços. Nem parece que ter um novo aeroporto é uma prioridade para o país. Entretanto, neste momento, o valor perdido pela não construção do novo aeroporto já ultrapassa em muito os mil milhões de euros, de acordo com o contador da CTP.

Há algo de que não abdicamos, se a escolha recair por uma solução mais demorada no tempo, há que avançar com uma solução intermédia, como é o Montijo.

Nem parece que ter um novo aeroporto é uma prioridade para o país

Muitos têm apontado para o facto de a indústria da aviação sofrer alterações no futuro, com possibilidade de menos voos, transferindo-os para a ferrovia. Veja-se o caso em França com os voos com uma duração inferior a duas horas e meia. É mesmo necessário um “grande” aeroporto para a região de Lisboa?
Claro que é mesmo necessário um novo aeroporto! Desde há anos que é necessário um novo aeroporto. Continuamos a recusar slots todos os dias e como já referi, os custos de não ternos um novo aeroporto continuam a acumular-se.

O Turismo, como principal atividade económica do país, tem ainda muito para dar. Há ainda muito por onde podemos crescer. Há uma procura crescente do destino Portugal, pelo que esperamos nos próximos anos muitos mais turistas a querer visitar-nos, mas para isso temos de ter as melhores condições de os receber e isso passa, inevitavelmente, por termos um aeroporto maior, mais moderno e adaptado aos novos tempos, que garanta a prestação de um muito melhor serviço.

E atenção que não se prevê que sejam apenas mais turistas a virem para Portugal nos próximos anos. Há também toda a atividade de negócios e de grandes eventos que tem todo o potencial para crescer. Somos muitos bons a receber e a organizar grandes eventos e isso está nos olhos do mundo. Veja-se o exemplo da Jornada Mundial da Juventude.

As outras regiões – Porto e Norte, Algarve, ilhas, Centro – não necessitariam, igualmente, de atualizações ou novas infraestruturas aeroportuárias, indo ao encontro do “desenvolvimento territorial”?
Penso sinceramente que, a esse nível, o melhor complemento internamente às infraestruturas aeroportuárias existentes, ao novo aeroporto e às acessibilidades rodoviárias que já temos, seria sem dúvida um crescimento e modernização do sistema ferroviário nacional.

Abordada que foi a questão da ferrovia, esta não podia ou devia ser uma alternativa viável para o turismo, agora que a sustentabilidade e as preocupações ambientais estão, como nunca, na ordem do dia?
Sem dúvida que é importante. Não como alternativa, mas como complemento.

O problema nunca tem sido, por exemplo, a Secretaria de Estado ou o Turismo de Portugal. Os entraves vêm, normalmente, de outras entidades governamentais, como sejam os Ministérios das Finanças, Administração Interna ou Negócios Estrangeiros

O que é que o Governo podia fazer mais pelo setor do turismo português? E que papel terão os privados no desenvolvimento do setor do turismo em Portugal?
Tenho frisado já várias vezes, que o setor do Turismo será provavelmente a melhor Parceria Público Privada do nosso pais. Temos tido uma excelente parceria com as entidades públicas diretamente ligadas ao Turismo. O problema nunca tem sido, por exemplo, a Secretaria de Estado ou o Turismo de Portugal. Os entraves vêm, normalmente, de outras entidades governamentais, como sejam os Ministérios das Finanças, Administração Interna ou Negócios Estrangeiros.

Por outro lado, os privados têm demonstrado ter um papel essencial no crescimento e na sustentabilidade da atividade turística.

Em geral, o Governo tem feito um caminho, que tem de continuar a fazer, no sentido de fortalecer o Turismo como principal atividade económica, sendo que o poder central o que pode fazer mais neste momento, seja pelos turistas, por quem trabalha ou quer trabalhar no Turismo e pelas empresas que atuam na atividade turística, é sem dúvida, por exemplo, reduzir a carga fiscal existente e apoiar a recapitalização das empresas que ainda sentem os reflexos da pandemia e dos custos acrescidos motivados pelas consequências da guerra.

Olhando para uma bola de cristal, o que vê para o ano de 2023, em termos globais, sabendo-se que ainda faltam mais de três meses para o final?
Prevejo que este seja um ótimo ano para o Turismo em Portugal. Que esta atividade vai continuar a ser o motor da economia portuguesa e espero que alguns dos dossiers em aberto que têm implicações diretas e indiretas no Turismo vejam finalmente a luz do dia.

Usando as suas palavras, dentro da bola de cristal que se veja o novo aeroporto.

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APAVT institui o 31 de maio como Dia Nacional do Agente de Viagens

A APAVT estabelece o 31 de maio como Dia Nacional do Agente de Viagens, como forma de reconhecimento oficial da profissão, considerada peça fundamental no desenvolvimento turístico do país. A decisão da direção da Associação conta já com o apoio do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, e do grupo parlamentar do Partido Socialista.

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Numa ronda que pretende com representantes dos partidos políticos com assento no Parlamento para apresentar a decisão de instituir o 31 de maio como Dia Nacional do Agente de Viagens, a APAVT foi recebida esta quinta-feira pelos vice-presidentes do grupo parlamentar do Partido Socialista, deputados Carlos Pereira e Francisco César, que manifestaram total apoio à iniciativa.

A ideia da criação de um Dia Nacional do Agente de Viagens, segundo a nota de imprensa, foi previamente apresentada ao secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, que se mostrou disponível, motivando a APAVT a prosseguir no processo de reconhecimento oficial que a profissão de Agente de Viagens merece.

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) revela que a formalização deste processo resulta de uma decisão tomada em reunião de Direção a 11 de abril do corrente ano, a que se seguiu a preparação da necessária fundamentação e do início de diversos contatos quer com a tutela, quer com o Parlamento.

Sobre o encontro com os deputados do PS, Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT esclareceu que “estamos muito satisfeitos com o desenrolar da reunião, que nos dá fundadas esperanças de podermos todos juntos comemorar este dia, já em 31 de maio de 2024”, para acrescentar que “será com toda a certeza mais um momento de visibilidade para a profissão e de dinamização do negócio”.

O papel preponderante dos agentes de viagens na promoção da tolerância, compreensão e respeito pelas diferenças, através da construção de oportunidades de imersão em novas culturas, tradições e formas de vida, é um dos argumentos apresentados pela APAVT para a criação de um dia que celebre esta profissão.

A APAVT lembra ainda, na nota de imprensa, que os agentes de viagens são incontornáveis na captação e acolhimento de turistas de todo o mundo, sejam visitantes em lazer a explorar a nossa oferta turística, sejam viajantes em reuniões e convenções de carácter profissional, “constituindo peças fundamentais no desenvolvimento turístico do país e contribuindo para o seu crescimento económico, que é hoje amplamente reconhecido”.

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U.N. Secretary-General Antonio Guterres speaks at the R20 Austrian World Summit in Vienna, Austria, May 28, 2019. REUTERS/Lisi Niesner – RC1754FF7C80

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Guterres apela ao investimento em práticas turísticas sustentáveis e resilientes

“O turismo é uma força poderosa para o progresso e a compreensão mútua, mas para produzir todos os seus benefícios, esta força deve ser protegida e nutrida”, sublinha o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, em mensagem a propósito do tema que assinala, este ano, o Dia Mundial do Turismo, a 27 de setembro, dedicado ao investimento verde no setor.

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Em vésperas das comemorações do Dia Mundial do Turismo, Guterres lembra que, hoje, “a emergência climática ameaça muitos destinos turísticos e a própria sobrevivência de comunidades e economias que dependem do turismo, e muitos países em desenvolvimento que são gravemente afetados pelas alterações climáticas também enfrentam um défice de investimento crescente e uma crise no custo de vida”.

Assim, o Secretário-Geral da ONU defende que “reconhecemos a necessidade vital de investimentos verdes para construir um setor de turismo que atenda às pessoas e ao planeta. Os governos e as empresas devem investir em práticas turísticas sustentáveis ​​e resilientes. Os intervenientes privados devem adotar caminhos com emissões zero, reduzir o seu consumo de energia e aproveitar formas renováveis ​​de energia. E todos devem proteger a biodiversidade e o equilíbrio ecológico de todos os destinos”.

O dirigente indica ainda na sua mensagem que, “os investimentos direcionados podem criar empregos e apoiar as empresas e indústrias locais, ao mesmo tempo que mitigam os impactos ambientais do turismo, capacitam as comunidades, promovem as suas culturas e contribuem para sistemas essenciais de proteção social”. Por isso “façamos todos mais para aproveitar todo o potencial do turismo sustentável, porque investir no turismo sustentável é investir num futuro melhor para todos”, concluiu António Guterres.

Por sua vez, o Secretário-Geral da OMT, Zurab Pololikashvili, realça na sua mensagem ao setor em todo o mundo que este Dia Mundial do Turismo “é uma oportunidade para refletir sobre a importância do nosso setor”, acrescentando que “o turismo é um pilar das nossas economias, desempenha um papel central nas nossas sociedades e nas nossas vidas individuais, e oferece soluções para alguns dos nossos maiores desafios – incluindo a emergência climática e a necessidade urgente de mudar para economias mais sustentáveis”.

Destaca que “o poder do turismo é enorme, mas não é uma força que possa ser considerada garantida. Em vez disso, deve ser apoiado, sobretudo, com investimento”.

Zurab Pololikashvili, salienta que o tema Turismo e Investimentos Verdes “não poderia ser mais oportuno”, reconhecendo que “2023 foi o ano mais quente já registado, e eventos climáticos extremos, como ondas de calor, podem tornar-se o novo normal”.  Daí ser preciso “repensar a forma como o nosso setor é financiado”, disse.

“Precisamos de facilitar aos investidores de todos os tipos o apoio a projetos turísticos com potencial para fazer a diferença. Precisamos de investimentos que possam capacitar o turismo para construir um futuro melhor e mais justo para todos”, apelou o Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo.

As celebrações oficiais do Dia Mundial de Turismo 2023 terão lugar em Riade, Reino da Arábia Saudita, a 27 e 28 de setembro.

A OMT identificou os investimentos como uma das principais prioridades para a recuperação do turismo e o crescimento e desenvolvimento futuros. Para o Dia Mundial do Turismo de 2023, a OMT destaca a necessidade de mais e mais bem direcionados investimentos para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade porque, agora é o momento para soluções novas e inovadoras, e não apenas para investimentos tradicionais que promovam e apoiem o crescimento económico e a produtividade.

Assim, o Dia Mundial do Turismo de 2023 será um apelo à ação, à comunidade internacional, aos governos, às instituições financeiras multilaterais, aos parceiros de desenvolvimento e aos investidores do setor privado para se unirem em torno de uma nova estratégia de investimento no turismo.

 

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China vai ser a maior economia turística do mundo até 2026, prevê WTTC

Durante o Global Tourism Economic Forum (GTEF), Julia Simpson, presidente executiva do WTTC, lembrou que, já antes da pandemia da COVID-19, a China era o principal mercado emissor de turistas do mundo, sendo responsável por 15% dos gastos de visitantes em países estrangeiros.

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A presidente executiva do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), Julia Simpson, previu esta quinta-feira, 21 de setembro, que a China venha a “ultrapassar os Estados Unidos como a maior economia turística no mundo” até 2026.

De acordo com a responsável, que falava na cerimónia de abertura do Global Tourism Economic Forum (GTEF), que decorre em Macau, até sábado, 23 de setembro, a China vai representar um terço de todos os novos empregos gerados no setor a nível mundial.

Durante a sua intervenção, citada pela Lusa, Julia Simpson lembrou que, já antes da pandemia da COVID-19, a China era o principal mercado emissor de turistas do mundo, sendo responsável por 15% dos gastos de visitantes em países estrangeiros.

Zurab Pololikashvili, secretário-geral da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (OMT), concordou com a responsável do WTTC e disse mesmo que, por isso, “a mais importante manchete do ano foi sem dúvida a reabertura da China, após estar fechada durante mais de mil dias”.

“Todo o mundo estava à vossa espera”, disse Pololikashvili, lembrando a reabertura gradual da China a partir de dezembro passado e o facto de ter tido a honra de ser o “primeiro dirigente da ONU a visitar a China após a abertura a chegadas internacionais, em Hangzhou, em passado fevereiro”.

O secretário-geral da OMT lembrou, no entanto, que a China foi ainda assim o país que atraiu mais investimento direto externo em turismo entre 2018 e 2022, representando 15% do total mundial.

Itália é o convidado de honra da edição deste ano do GTEF e a ministra do Turismo italiana revelou que o número de visitantes chineses que chegaram ao país entre janeiro e agosto cresceu seis vezes em comparação com igual período de 2022.

Daniela Garnero Santanchè sublinhou ainda que os turistas chineses em Itália são em geral “mais jovens” do que antes do início da pandemia.

No Global Tourism Economic Forum vai também marcar presença Nuno Fazenda, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, que, esta quarta-feira, 20 de setembro, disse que a China tem “um enorme potencial de crescimento do turismo na Europa e por conseguinte em Portugal”.

Nuno Fazenda revelou que Portugal vai realizar uma ação de promoção turística, entre abril e maio do próximo ano, em “algumas das principais cidades chinesas, nomeadamente em Pequim, Xangai, Chengdu, Cantão e nas regiões de Macau e Hong Kong”.

O Governo português vai ainda reforçar a presença na ITB, feira da indústria do turismo dedicada exclusivamente ao mercado chinês, em Xangai, disse o governante.

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Nuno Fazenda em Macau e China para reativar importância estratégica do mercado chinês para Portugal

O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, que está de visita oficial a Macau e à China Continental, afirmou que “é importante que Portugal retome e reforce a sua presença na China – o maior mercado emissor do turismo mundial – através da concretização de programas e ações nos domínios da formação, da promoção turística e da cooperação bilateral”.

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Tendo em conta a necessidade de reativar a importância estratégica do mercado chinês para o turismo nacional, Nuno Fazenda, reforça relação entre Portugal e China em visita oficial, que se iniciou esta quarta-feira, a Macau e à China Continental, em Cantão, revela comunicado da Secretaria de Estado do Turismo, Comércio e Serviços.

Em Macau, Nuno Fazenda irá intervir no Global Tourism Economic Forum, considerada a mais importante cimeira mundial do Turismo, que reúne governos, organizações internacionais, grupos empresariais e reputados especialistas do turismo mundial. Por esta ocasião, o governante português reúne ainda com o chefe do executivo do Governo da Região Autónoma Especial de Macau, com o grupo de aconselhamento para os assuntos económicos do Consulado Geral de Macau e Hong Kong, havendo ainda lugar para um encontro com membros da comunidade portuguesa.

Na deslocação à China continental, o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, reunirá com a vice-governadora da província de Guangdong, em Cantão – a 3º maior cidade da China – que representa um mercado relevante de potenciais fluxos turísticos para Portugal.

A concretização de acordos de cooperação em matéria de formação, nomeadamente com o Instituto de Formação Turística de Macau, a formalização de contratos de campanhas com operadores turísticos do sul da China e o lançamento para 2024 de um roteiro de promoção turística de Portugal na China, que passará por quatro das mais importantes cidades chinesas -Pequim, Shangai, Chengdu e Guangzhou – para além das regiões de Macau e Hong Kong, iniciativas a ser desenvolvidas pelo Turismo de Portugal, são outros dos grandes objetivos desta deslocação oficial, segundo o comunicado.

Da agenda dos contactos oficiais, salienta-se, ainda, o interesse estratégico de uma ligação direta aérea entre Portugal e o sul da China (Greater Bay Area), território que abrange uma população de cerca de 80 milhões de pessoas. Atualmente os territórios estão conectados entre a cidade de Hangzhou, na província de Zhejiang, e Lisboa, com dois voos semanais operadas pela Beijing Capital Airlines, (BCA) do grupo chinês HNA.

Refira-se que, até ao início da pandemia, em 2019, Portugal registou 385 mil hóspedes chineses, tendo este mercado representado 600 mil dormidas e gerado uma receita na economia no valor de 225 milhões de euros.

Em 2023, tendo em conta que a reabertura se deu apenas no final de março, contabilizam-se já cerca de 70 mil hóspedes provenientes da China, reforçando a confiança de uma retoma rápida dos valores pré-pandémicos.

 

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Turismo na UE atinge o máximo de uma década no primeiro semestre de 2023

A indústria do turismo da UE está a registar uma forte recuperação do impacto da pandemia de Covid-19. No primeiro semestre de 2023, o número de noites passadas em alojamentos turísticos atingiu o nível mais elevado da última década, sinalizando um notável ressurgimento do desempenho do setor em muitos países da União Europeia.

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De acordo com a Eurostat, agência de estatísticas da União Europeia, a Europa registou o maior número de estadias turísticas da última década. No primeiro semestre deste ano, verificaram-se 1, 193 milhões de dormidas em alojamentos turístico, um aumento de quase 11 milhões face ao mesmo período de 2019 (1. 182 milhões, +0,9%). Além disso, houve mais 136 milhões de dormidas do que no primeiro semestre de 2022 (1.057 milhões, +12,9%). Comparativamente a 2021 (406,8 milhões), de janeiro a junho deste ano, a UE contabilizou mais 786 milhões de dormidas, e face a 2020 (474,7 milhões), registaram-se mais 718 milhões de dormidas.

Todos os meses superaram os valores do ano anterior, com os maiores aumentos registados em janeiro (45%) e fevereiro (27%).

Olhando para os dados dos países, todos os Estados-membros conseguiram crescer em dormidas em comparação com 2022, sendo a Hungria a única exceção, registando uma ligeira diminuição de -0,3%. Chipre (39,3%), Malta (30,5%) e Eslováquia (28,7%) destacam-se com os aumentos mais substanciais nas dormidas. No entanto, cerca de metade dos países ainda não atingiu os valores registados no primeiro semestre de 2019, nomeadamente a Letónia (-23,8%), Eslováquia (-16,0%), Hungria (-12,2%) e Lituânia (-11,7%).

A Eurostat revela ainda que o forte impulso para os números deste ano veio da recuperação do turismo internacional. Em comparação com 2022, assistiu-se a um crescimento de 22,5% no número de dormidas de turistas estrangeiros, enquanto o turismo interno subiu 5,8%.

No total, os turistas estrangeiros representaram 545 milhões de dormidas no primeiro semestre de 2023 ou 46% de todas as dormidas. Nos últimos anos, a proporção de turistas estrangeiros foi significativamente afetada pela pandemia. Começando em 47% no primeiro semestre de 2019, caiu para 36% nos primeiros seis meses de 2020 e diminuiu ainda mais para 21% em 2021, antes de demonstrar uma forte recuperação em 2022, subindo para 42%.

 

 

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Investimento mundial no turismo está a recuperar

O investimento no cluster do turismo mundial começou a recuperar dos mínimos atingidos durante a pandemia, graças à retoma constante das chegadas de turistas internacionais, de acordo com um relatório recentemente divulgado, produzido conjuntamente pela OMT e pela fDi Intelligence. O mesmo tem vindo a acontecer em relação ao emprego no setor.

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O estudo, baseado em dados da fDi Intelligence sobre novos projetos de investimento direto estrangeiro (IDE), bem como em projetos internacionais da OMT, destaca que os investimentos estão novamente a dar sinais de vida no setor do turismo, depois de terem quase desaparecido nos anos da pandemia. O documento forne fornece uma visão ampla do ciclo de investimento em curso no setor do turismo, detalhando os números de investimento por região, segmentos e empresas.

Tanto o número de projetos de IDE como as taxas de criação de emprego no cluster do turismo cresceram 23%, passando de 286 investimentos em 2021 para 352 em 2022. A criação de emprego no turismo também aumentou 23% durante o mesmo período, para uma estimativa de 36.400 em 2022.

O relatório avança ainda que a principal região de destino para projetos de IDE no turismo em 2022 foi a Europa Ocidental, com 143 investimentos anunciados num valor combinado estimado de 2,2 mil milhões de dólares, enquanto o número de projetos anunciados na região Ásia-Pacífico aumentou marginalmente 2,4%, para 42 projetos em 2022.

O sector da hotelaria e turismo foi responsável por quase dois terços de todos os projetos do cluster do turismo entre 2018 e 2022.

“Para garantir o crescimento e a competitividade do setor, devem ser feitos investimentos significativos na educação e no talento, através da melhoria das competências da força de trabalho profissional e da implementação de programas profissionais e técnicos”, defende Zurab Pololikashvili, secretário-geral da Organização Mundial do Turismo.

E argumenta que “só desta forma poderemos equipar os jovens – dos quais apenas 50% concluíram o ensino secundário – com o conhecimento e as capacidades de que necessitam para prosperar no setor”.

Zurab salienta ainda que estes investimentos “abrirão então o caminho para uma força de trabalho qualificada que possa proporcionar um crescimento excecional, impulsionar a inovação e, ao adotar tecnologias digitais, aumentar a competitividade e a resiliência do setor do turismo”.

À medida que o setor avança rumo à recuperação e ao crescimento, a OMT agora, mais do que nunca, “dá prioridade à inovação, à educação e aos investimentos estratégicos como pilares para a recuperação e a adaptação a estas dinâmicas de mercado em constante evolução”, aponta Natalia Bayona, diretora executiva da OMT.

A dirigente lembra que “liderando uma série de iniciativas, equipamos a força de trabalho profissional com novas competências através de programas de melhoria de competências e de mão-de-obra vocacional, criando oportunidades de emprego de qualidade e aumentando os salários médios em toda a cadeia de valor do turismo”.

Os dados indicam ainda que as regiões da América do Norte e da Ásia-Pacífico contribuíram, cada uma, com três empresas para a lista dos 10 principais investidores em investimento direto estrangeiro (IDE) no turismo entre 2018 e 2022. O resto do top 10 inclui empresas da Europa, com a Meliá, a Intercontinental Hotels Group, a Accor, a Selina.

Na opinião de Jacopo Dettoni, editor da fDi Intelligence, uma vez deixados para trás os efeitos da Covid-19, “não há tempo a perder para enfrentar o maior problema dos nossos tempos: as alterações climáticas e as exigências de sustentabilidade que derivam a partir dele”.

 

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