Viana do Castelo lança Rede Municipal de Turismo e selo “Destino de Qualidade”
A promoção turística conjunta e a implementação de ações e medidas destinadas aos profissionais do setor de Viana do Castelo são os objetivos desta rede.

Publituris
Algarve prepara “Manual de Boas Práticas – Algarve Clean & Safe”
WTTC atribui selo “Safe Travels” ao Rio de Janeiro
Requisitos para adesão ao selo “Clean & Safe” atualizados pelo Turismo de Portugal
União Europeia tem “Selo de Segurança do Turismo Europeu COVID-19” para retoma do verão
A Câmara Municipal de Viana do Castelo formou uma Rede Municipal de Turismo que conta com a participação de cinco entidades e que visa apoiar as empresas do setor, resultando na atribuição de um selo “Destino de Qualidade” às empresas aderentes.
“Face à situação pandémica atual e às dificuldades que o setor do Turismo enfrenta, a Câmara Municipal de Viana do Castelo, juntou o Turismo de Portugal, representado pela Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, a Associação Fórum Turismo, a Entidade Regional Turismo Porto e Norte de Portugal, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e a Associação Empresarial de Viana do Castelo, para a criação de uma Rede Municipal de Turismo que estabelece um compromisso e propósito comuns de apoio aos profissionais do setor”, explica a autarquia em comunicado.
O protocolo para a formação desta Rede Municipal de Turismo foi celebrado esta segunda-feira, 22 de fevereiro, na Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, e estabelece que o foco desta colaboração interinstitucional é “a promoção turística conjunta e a implementação de ações e medidas destinadas aos profissionais do setor de Viana do Castelo, resultando na atribuição de um selo “Destino de Qualidade” às empresas aderentes”.
A colaboração arranca em março com ações de capacitação de profissionais de restauração, alojamento, atividades turísticas, transportes turísticos e comércio, cujos programas formativos, destaca a Câmara Municipal de Viana do Castelo, “foram desenhados à medida, fruto de um estudo prévio das principais plataformas digitais, nas quais se detetaram mais de dois mil comentários de turistas nacionais e estrangeiros sobre Viana do Castelo”.
“Os itinerários formativos para cada grupo setorial pressupõem a frequência de 4 horas semanais online, abordando temáticas como boas práticas de higiene e segurança, marketing digital, atendimento, novas tendências de mercado, património local, indicadores de gestão, entre outras, e terminam com a certificação dos participantes relativa a cada módulo, emitida pela Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, e a atribuição do selo “Destino de Qualidade” a cada estabelecimento”, explica a autarquia.
A participação de empresários e colaboradores é gratuita e não há limite de candidaturas, sendo apenas limitado o máximo de 25 pessoas por sessão. As candidaturas estão abertas até 26 de fevereiro e podem ser feitas através do site da Câmara Municipal de Viana do Castelo ou diretamente através do email [email protected].