Portugal no top 10 de mercados internacionais para Bilbao Bizkaia
O destino no norte de Espanha tem como objetivo estreitar a sua relação com os profissionais de turismo portugueses.
Raquel Relvas Neto
TAAG retoma este ano voos entre Luanda e Praia, via São Tomé
Miradouro do Zebro é nova atração turística no concelho de Oleiros
Faturação dos estabelecimentos hoteleiros em Portugal ultrapassou os 6MM€ em 2023
Portugueses realizaram 23,7 milhões de viagens em 2023
Allianz Partners regista crescimento em todos os segmentos de negócio
Azul celebra mais de 191 mil passageiros no primeiro aniversário da rota para Paris
Octant Hotels promove-se nos EUA
“A promoção na Europa não pode ser só Macau”
APAVT destaca “papel principal” da associação na promoção de Macau no mercado europeu
Comitiva portuguesa visita MITE a convite da APAVT
Desde o passado dia 12 de dezembro, que os estabelecimentos hoteleiros e os restaurantes da comunidade autónoma do País Basco puderam reabrir as portas e voltar a receber clientes. Esta foi uma das medidas implementadas pelo governo basco tendo em conta os números mais positivos no que à situação pandémica diz respeito.
Contudo, as medidas agora em vigor não aligeiram o cuidado que os residentes e os visitantes devem ter no destino. O uso obrigatório de máscara em qualquer espaço público, o distanciamento físico, o recolher obrigatório entre as 22h00 e as 06h00 mantêm-se. Apesar de nos encontrarmos em mês de celebrações natalícias, o governo decidiu cancelar todos os eventos de natal, espectáculos e atividades multitudinárias.
Depois de um verão no qual o destino Bilbao Bizkaia recebeu apenas 242.346 visitantes, menos 63,62% do que em 2019, dos quais 78% eram turistas espanhóis e apenas 22% estrangeiros, o destino prepara-se para recuperar o crescimento que registava na última década.
Juan Baliño Gangoiti, responsável pela Promoção Exterior do Turismo de Bilbao, explica ao Publituris que, além de adotar as medidas standard de segurança e prevenção, as delegações turísticas do destino “contam com o selo ICTE relativo à qualidade turística, que garante que foram adoptadas medidas para a redução de contágios durante visitas turísticas”. São também incentivadas as consultas de folhetos informativos digitais e interativos com informação do destino e atual situação.
O responsável refere que o Turismo de Bilbao Bizkaia esperava retomar a atividade turística já neste final de ano, mas “infelizmente a situação sanitária global não o permitiu”. Porém, Juan Baliño Gangoiti mostra-se confiante, sustentado pelos avanços recentes e pela campanha de vacinação que decorre por toda a Europa. Estes dados recentes levam o responsável a perspetivar que no verão de 2021 os atores turísticos do destino vão estar “preparados e abertos para receber turistas, pelo menos europeus”.
Tendências
A atividade turística e as próprias preferências dos turistas mudaram significativamente, aponta o responsável. “As estatísticas deste verão de 2020 refletem uma tendência crescente de escolher destinos próximos, evitando viagens longas e optando por viajar com o veículo próprio”, descreve Juan Baliño Gangoiti, acrescentando que estas também foram as preferências do mercado português que também optou por viagens curtas, além de que “o seu gasto médio é inferior à média europeia, em parte devido à eleição de alojamentos de categoria inferior ao que seria habitual”.
Para o responsável, as grandes capitais que anteriormente “concentravam o grosso da atividade turística” serão agora “menos povoadas, de forma a evitar grandes aglomerações, com a consequente deslocação dos turistas para zonas costeiras, para o interior e zonas de montanha, que ofereçam mais espaço, natureza e ar livre”.
Mercados
Apesar de França e da Alemanha liderarem o top de mercados internacionais para o destino, o mercado português assumiu, em 2019, uma posição no top 10. Portugal posicionou-se em 2019 no posto número 9 entre 29 mercados, no que diz respeito ao número de chegadas de turistas a Bilbao Bizkaia, contabilizando um total de 22.695 visitantes. Já entre janeiro e agosto de 2020, “um período no qual se registou uma descida generalizada em todos os mercados emissores”, Portugal posicionou-se como o sexto mercado com o maior número de visitantes enviados a Bilbao Bizkaia, registando-se um total de 5.097 turistas no destino com nacionalidade portuguesa.
O mercado português consolida-se assim como “um mercado de grande importância para o turismo da região, por um lado devido à sua proximidade e facilidade de acesso, mas também pela afinidade cultural e linguística”, salienta o responsável.
Entre as preferências dos portugueses está a metrópole de Bilbao, para visitar, fazer compras e conhecer a cidade, além de provar a gastronomia local. Visitar e conhecer a zona costeira, com as suas vilas de pescadores, praias e paisagens, ou descobrir a Bizkaia Interior e Rural encontram-se também entre as preferências dos portugueses, que demonstram ainda apetência para o ‘touring’.
Apesar de não ter nenhuma campanha específica para o mercado português, o Turismo de Bilbao Bizkaia prepara a realização de um evento integral para a promoção do destino Bilbao Bizkaia em mercados de proximidade e países prioritários, entre os quais se encontra Portugal. “O evento em questão foi batizado como Match Bilbao Bizkaia e constará de três etapas que se irão sucedendo ao longo de 2021, começando por duas ações- eventos digitais que vão oferecer espaços de interação e promoção para atrair a agentes e profissionais da intermediação turística, para que conheçam a oferta de Bilbao Bizkaia e possam interagir com o setor turístico local. O evento culminará no final de 2021, com umas jornadas presenciais em Bilbao Bizkaia”, adianta Juan Baliño Gangoiti.
Mas, paralelamente, e em linha com as restantes ações promocionais, o Turismo Bilbao Bizkaia espera manter “uma relação estreita” com os meios de comunicação e profissionais de turismo portugueses através da organização de viagens de familiarização ao destino no início do próximo ano.