Edição digital
Assine já
PUB
Agenda

Papel dos eventos no Turismo Rural em discussão

A iniciativa organizada pela Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra tem lugar no próximo dia 14.

Publituris
Agenda

Papel dos eventos no Turismo Rural em discussão

A iniciativa organizada pela Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra tem lugar no próximo dia 14.

Publituris
Sobre o autor
Publituris
Artigos relacionados
Açores vão investir mais de 19 milhões de euros no turismo em 2024
Destinos
easyJet já tem à venda nova rota Faro – Southampton para verão de 2024
Transportes
WTM: Recuperação dos EUA acontecerá, definitivamente, em 2024
Destinos
Solférias junta-se à APM na promoção do destino Madeira no continente
Destinos
WTM: Turistas abandonam praia e preferem novas experiências
Destinos
Piauí (Brasil) dá-se a conhecer em Portugal
Destinos
Terceiro trimestre de 2023 traz resultados “históricos” ao grupo Hotusa
Alojamento
Grupo SATA anuncia crescimento constante das receitas consolidadas nos nove meses de 2023
Transportes
Futurismo Azores Adventures deixa de promover venda de natação com golfinhos
Animação Turística
Nova SBE Westmont Institute of Tourism & Hospitality conta com nova direção académica
Figuras

A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) promove, no próximo dia 14 de janeiro, das 10h00 às 11h30, via plataforma Zoom, o webinar “O Papel Dinamizador dos Eventos no Turismo em Meio Rural: Que Desafios?”.

Olga Cavaleiro, Docente do Instituto Politécnico do Porto, Presidente da Federação das Confrarias Gastronómicas de Portugal e Presidente da Confraria da Doçaria Conventual de Tentúgal; Elsa Ramos, Docente do Instituto Politécnico da Guarda e Especialista em Turismo e Lazer, e; Lars Schäfer, Sócio-gerente da Glamping Advisors, são os oradores convidados.

Os temas a serem abordados são “A gastronomia como marca de um território”,  “A importância das Tradições Populares e Eventos festivos no Turismo em espaços rurais e naturais” e “Glamping” – O Glamping como contributo de experiências únicas no Turismo em espaços rurais e naturais.”

O webinar é organizado no âmbito da Unidade Curricular de Organização de Eventos da Licenciatura de Turismo em Espaços Rurais e Naturais. O acesso ao webinar pode ser realizado aqui.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Artigos relacionados
Açores vão investir mais de 19 milhões de euros no turismo em 2024
Destinos
easyJet já tem à venda nova rota Faro – Southampton para verão de 2024
Transportes
WTM: Recuperação dos EUA acontecerá, definitivamente, em 2024
Destinos
Solférias junta-se à APM na promoção do destino Madeira no continente
Destinos
WTM: Turistas abandonam praia e preferem novas experiências
Destinos
Piauí (Brasil) dá-se a conhecer em Portugal
Destinos
Terceiro trimestre de 2023 traz resultados “históricos” ao grupo Hotusa
Alojamento
Grupo SATA anuncia crescimento constante das receitas consolidadas nos nove meses de 2023
Transportes
Futurismo Azores Adventures deixa de promover venda de natação com golfinhos
Animação Turística
Nova SBE Westmont Institute of Tourism & Hospitality conta com nova direção académica
Figuras
PUB
Agenda

6.ª edição do Programa BEST vai analisar modelos de governação, gestão de riscos e ação climática

“Turismo future-proof: modelos de governação, gestão de riscos e ação climática” é o tema da conferência online de lançamento da 6.ª edição do Programa BEST – Business Education for Smart Tourism, que terá lugar no próximo dia 10 de novembro, entre as 10h30 e as 12h00.

Publituris

Trata-se de um programa nacional de capacitação de empresários, empreendedores e gestores de Turismo, promovido pelo Turismo de Portugal, em parceria com a Confederação do Turismo de Portugal (CTP) e as associações do setor. Integra um conjunto de ações de formação e de qualificação, em particular nas dimensões financeira, digital, recursos humanos e criação de valor.

Dirigido a empresários, gestores e empreendedores do Turismo, o programa inicia a sua sexta edição com uma conferência online sob o tema “Turismo future-proof: modelos de governação, gestão de riscos e ação climática”, abordando-se a relevância da implementação de um bom sistema de governação corporativa nas empresas do setor, que inclua princípios, regras e mecanismos que, de uma forma criteriosa e transparente, possam gerar um ambiente favorável ao controlo e prevenção de fatores de risco suscetíveis de ameaçar a segurança dos ativos físicos das organizações, preservando o valor económico e social dos negócios.

A abertura da conferência contará com uma intervenção de Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal. O tema “Corporate Governance nas PME do Turismo” será abordado por Renata Melo Esteves, membro da Comissão Executiva de Acompanhamento e Monitorização do Instituto Português de Corporate Governance​, enquanto a análise sobre “Gestão de Risco: estratégias para identificar, avaliar e controlar incertezas e ameaças” será feita por Fátima Geada, presidente do Instituto Português de Auditoria Interna.

As “Alterações climáticas e impactes no Turismo em Portugal” são as questões que serão examinadas na conferência por Pedro Matos Soares, investigador principal no Instituto D. Luiz – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, enquanto o tema “Avaliação de risco climático: o que significa para os ativos do Turismo?”, ficará a cargo de Nuno Filipe Cordeiro, partner, Financial Services Risk & Regulation Advisory da PwC.

A conferência realiza-se a partir da Academia Digital do Turismo de Portugal e a inscrição é obrigatória.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agenda

10º Fórum Regional de Enoturismo APENO vai ser na Guarda

O décimo Fórum Regional de Enoturismo da APENO dedicado à região da Beira Interior, vai ter lugar no próximo dia 14 de novembro, pelas 14h30, no Solar dos Vinhos da Beira Interior, na Guarda.

Publituris

A Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO) e a Ageas Seguros, em parceria com as Comissões Vitivinícolas Regionais nacionais (CVR), continuam a sua caminhada em prol do enoturismo, abrindo as portas aos agentes económicos das várias regiões vitivinícolas portuguesas para se debaterem os problemas e as soluções num setor que cresce de ano para ano a nível nacional.

São assim os Fóruns Regionais de Enoturismo que têm viajado por vários pontos do país. Depois dos nove primeiros que decorreram nas regiões de Lisboa, Tejo, Setúbal, Alentejo, Algarve, Dão e da Bairrada, dos Vinhos Verdes e de Távora-Varosa e do Douro e Trás-os-Montes, novembro é o mês de acolher o Fórum Regional de Enoturismo da Região da Beira Interior, já no próximo dia 14, no Solar dos Vinhos da Beira Interior, no Largo das Freiras, na Guarda.

A APENO refere, em comunicado, que descentralizar tem sido a sua palavra-chave da APENO, juntamente com a sua parceira Ageas Seguros, para se fazer mais e melhor pelo enoturismo em Portugal. Por isso, indica que a missão é abrir portas a ciclos de debates em que o foco é discutir os pontos fortes e fracos deste segmento a nível nacional, com o intuito de se encontrarem soluções para fazer crescer ainda mais um setor já de si em franca expansão, mas com muito mais ainda para dar em território português.

A APENO promete que viajará de terra em terra para ouvir os principais problemas das diversas regiões e para encontrar, em conjunto, novas abordagens para se fazer o melhor enoturismo no nosso país.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agenda

APENO organiza 10.º Fórum Regional de Enoturismo na Guarda

O Solar dos Vinhos da Beira Interior, no Largo das Freiras, na Guarda, será o palco do 10.º Fórum Regional de Enoturismo.

Publituris

A Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO) e a Ageas Seguros, em parceria com as Comissões Vitivinícolas Regionais nacionais (CVR), organizam o 10.º Fórum Regional de Enoturismo, evento que servirá para debater os problemas e as soluções num setor que cresce de ano para ano a nível nacional.

Depois dos nove primeiros e bem sucedidos fóruns que decorreram na região de Lisboa, na região do Tejo, na região de Setúbal, na região do Alentejo, na região do Algarve, na região do Dão e da Bairrada, na região dos Vinhos Verdes e de Távora-Varosa e na região do Douro e Trás-os-Montes, novembro é o mês de acolher o Fórum Regional de Enoturismo da Região da Beira Interior. É já no próximo dia 14 de novembro, no Solar dos Vinhos da Beira Interior, no Largo das Freiras, na Guarda.

Descentralizar tem sido a palavra-chave da APENO e da Ageas Seguros para se fazer mais e melhor pelo Enoturismo em Portugal. Por isso, a missão, desta vez, é abrir portas a ciclos de debates, em que o foco é discutir os pontos fortes e fracos do enoturismo nacional, com o intuito de se encontrarem soluções para fazer crescer ainda mais um setor já de si em franca expansão, mas com muito mais ainda para dar em território português.

“A APENO – Associação Portuguesa de Enoturismo nasceu há apenas dois anos mas já reúne entre os seus associados os melhores players do Enoturismo a nível nacional, sendo que continuamos a crescer todos os dias. Fala-se muito de Enoturismo, mas ainda ninguém tem definições nem números que ajudem a compreendê-lo, entre outras questões que têm de ser debatidas. E, obviamente, a APENO tem estado focada em resolver estas questões e em criar bases sólidas de trabalho para que Portugal seja considerado uma região de referência no Enoturismo a nível mundial”, afirma Maria João de Almeida, a Presidente da APENO.

“Obviamente, isso passa também pela atenção que queremos dar a cada uma das regiões nacionais, onde iremos identificar e debater os problemas existentes no Enoturismo, tentar apresentar soluções e dar a conhecer o trabalho que temos feito desde que nascemos. Nestas sessões, que fazemos em conjunto com a Ageas Seguros, nossa empresa parceira, e com as CVRs de cada região, ainda teremos uma sessão de formação relacionada com a Prevenção e Gestão do Risco como chave de eficiência do Enoturismo, assim como uma mesa redonda que irá reunir agentes económicos com espaço para debate. Tenho a certeza que o resultado será muito positivo”, remata Maria João de Almeida.

Raul Almeida, presidente do Turismo do Centro de Portugal, refere, por sua vez, que o enoturismo é “produto turístico estratégico para o Centro de Portugal, diferenciador e que apresenta um elevado potencial de crescimento. Estou certo de que o Fórum Regional de Enoturismo da Beira Interior vai ser um palco privilegiado para reflexões importantes sobre as estratégias e os desafios do setor, à semelhança dos fóruns idênticos que já se dedicaram a outras regiões vitivinícolas. A Beira Interior é uma região onde existe uma ligação próxima com as vinhas e o vinho e que proporciona experiências gratificantes aos visitantes. É um território que possibilita, como pouco, a conjugação entre os bons vinhos e a descoberta da magnífica natureza e do excecional património humano envolvente”.

Já para Rodolfo Queirós, presidente da CVR da Beira Interior, “este fórum é muito importante para a nossa CVR, não só pelo desenvolvimento que o Enoturismo tem trazido a todas as regiões, mas também pela identificação de novas ideias, de novos caminhos para o setor que a APENO pode trazer para a região da Beira Interior em concreto. Dada a nossa proximidade com Espanha, recebemos também, cada vez mais, enoturistas espanhóis, que nos têm procurado não só por estas atrações locais, mas também pela nossa gastronomia e pelos nossos vinhos e que muito têm feito, em conjunto com os turistas nacionais, pelo Enoturismo da região”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agenda

I Congresso sobre Enoturismo e respetiva legislação arranca a 23 de outubro

Sete dezenas de especialistas provenientes de diversas geografias participam no I Congresso Mundial sobre Enoturismo e respetiva legislação. De 23 a 25 de outubro e de Loures a Santa Marta de Penaguião, são vários os temas em debate e análise.

Publituris

O I Congresso Mundial sobre o Enoturismo e sua legislação tem a primeira sessão em Loures, no Palácio dos Marqueses da Praia, na próxima segunda-feira, 23 de outubro, às 09h30.

O segundo e terceiro dia, no âmbito das comemorações do Douro Cidade Europeia do Vinho, decorrem no auditório da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, em 24 e 25 de Outubro, também a partir das 09h30.

Este evento é organizado pela ESHTE e pela fundação INATEL, instituições que anualmente vêm realizando iniciativas em matéria de turismo, tendo como parceiros o ISEG, as universidades de Buenos Aires e a do Rio Grande do Sul, a Associação Mundial de Enoturismo (AMETUR), bem como a ADEVI (Asociación del Derecho de la Vid y del Vino), a International Wine Law Association (AIDV) e a Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN).

Sete dezenas de especialistas provenientes da Alemanha, Argentina, Áustria, Bolívia, Brasil, Croácia, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Estados Unidos da América, França, Grécia, Hungria, Itália, México, Perú, Polónia, Portugal, Uruguai e Venezuela enfrentam uma grande diversidade de temáticas a tratar neste primeiro congresso.  Desde logo, a análise da precursora legislação italiana de 2019 sobre enoturismo, incluindo o mais recente quadro legal da Sardenha, as estradas do vinho, vindima turística e a ligação ao turismo cultural.

França muito pujante na atividade e pátria do primeiro Código do Turismo, para além de, surpreendentemente, não disciplinar a matéria, evidencia constrangimentos que se repetem noutros Estados Membros. Na ausência de um abrangente quadro legal importa analisar as potencialidades da sua organização institucional (conselho nacional do enoturismo) e da label Vignobles & Découvertes.

A formação do contrato de enoturismo, os elementos do contrato, a sua ligação à sustentabilidade (designadamente aos ODS), à economia circular, alterações climáticas e às rotas do vinho serão aspetos a desenvolver. Na mira dos congressistas estarão, também, a ligação do enoturismo ao alojamento, designadamente ao agroturismo e ao alojamento local, possibilidades de classificação (legal ou facultativa) e a incidência de normas ISO.

Os aspetos da fiscalidade do enoturismo, a Carta Europeia de Enoturismo, a Declaração OMT da Geórgia sobre Enoturismo, o conceito de consumidor/enoturista, situações em que a Diretiva das Viagens Organizadas é aplicável (por exemplo, hotel e prova de vinhos com degustação de queijos, enchidos e outros produtos alimentares), enquadramento de profissionais especializados como o guia de enoturismo e gastronómico, o estatuto do enoturista que participa na vindima e outros trabalhos agrícolas, assim como os diferentes contratos agrários também estarão em análise.

O programa do congresso encontra-se em https://tourismlaw.pt/program-of-1st-world-congress-about-wine-tourism-and-the-law/

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agenda

Festival Nacional de Gastronomia regressa a Santarém com o tema “tradição com sabor a futuro’

Gastronomia, artesanato e diversos momentos de animação são alguns dos destaques da 42.ª edição do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, que decorre entre 27 de outubro e 5 de novembro sob o mote “Tradição com Sabor a Futuro”.

Publituris

Esta edição do Festival de Gastronomia de Santarém pretende preservar e celebrar as tradições culinárias e gastronómicas do país, aliadas à inovação e modernidade na cozinha.

Inserido no programa Santarém Capital da Gastronomia e com a curadoria do chef Rodrigo Castelo, embaixador para a gastronomia de Santarém, o festival, que decorre de 27 de outubro a 5 de novembro na Casa do Campino, é considerado o evento gastronómico de maior representatividade nacional, estando inclusive representadas todas as regiões turísticas do país.

Trinta produtores agroalimentares, 20 doçarias, 18 stands comerciais e institucionais, 30 artesãos, oito restaurantes permanentes, diversas demonstrações gastronómicas, a presença de nove regiões de vinhos, a Praça Confagri, uma zona dedicada ao vinho (AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho), duas cozinhas para demonstrações gastronómicas, espaço de petiscos com chefs de renome e uma área de banquetes com conceituados chefs compõem a Casa do Campino que vai acolher mais uma edição deste festival.

O município apresentou um conjunto de iniciativas que vão permitir a consolidação do evento e a capacidade de atração de novos públicos. Destaque para a apresentação da Carta Gastronómica para o Concelho de Santarém, um documento estratégico para alavancar novas gastronomias que ‘bebam’ na fonte da tradição gastronómica do concelho; a qualificação das estruturas com um layout e condições de acolhimento premium para os visitantes; ações de formação promovidas pela AHRESP; um seminário promovido pela Escola Profissional do Vale do Tejo; experiências Gastronómicas de vanguarda com os mais conceituados chefes portugueses em jantares premium; duas zonas dedicadas à restauração com conceitos distintos que cruzam tradição e modernidade, uma zona com quatro restaurantes em que consagrados chefes de cozinha apresentam um novo olhar sobre a gastronomia portuguesa e outra onde voltam a apresentar-se alguns dos mais icónicos restaurantes de base tradicional do nosso país.

Reforço, ainda, para a presença de um elevado número de municípios (cerca de 47) com diversos produtores e expositores de vinho numa parceria com a AMPV, reforçando no festival uma componente indissociável da gastronomia e promovendo diversas mostras.

Refira-se que, no dia 30 de outubro, terá lugar a apresentação da proposta de candidatura da Doçaria Conventual a património imaterial e a 31 de outubro e 2 de novembro, irá realizar-se o Concurso Ovo d’Ouro. Destaque ainda para os sete municípios convidados, este ano, Borba, Portalegre, Boticas, Leiria, Fundão, Vila Verde e Sardoal que prometem surpreender o visitante com uma mostra do melhor que têm para oferecer em produtos, gastronomia, animação e promoção turística.

 

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agenda

Festival ART&TUR exibe mais de 80 filmes de turismo nas Caldas da Rainha

O ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo realiza-se de 24 a 27 de outubro, nas Caldas da Rainha, e vai exibir 82 filmes de turismo de 47 países.

Publituris

O festival é uma coorganização entre a Centro Portugal Film Commission e a Turismo Centro de Portugal. Já na sua 16.ª edição, o ART&TUR é um certame consolidado no panorama internacional dos festivais de cinema de turismo, atraindo anualmente os melhores filmes sobre turismo nacionais e internacionais, refere a organização.

As últimas cinco edições do festival, que integra o CIFFT, circuito internacional de festivais de filmes de turismo, realizaram-se no Centro de Portugal, nomeadamente em Leiria, Torres Vedras, Viseu, Aveiro e Ourém, a que se segue agora Caldas da Rainha. O festival integra o CIFFT, circuito internacional de festivais de filmes de turismo.

Durante os quatro dias do Festival serão exibidos os filmes que compõem a shortlist da competição, selecionados entre os 262 filmes promocionais e documentários, de 47 países, que se inscreveram na competição e que foram avaliados por um júri internacional. Este ano há três competições distintas incluídas no festival: nacional, internacional e competição brasileira (em estreia).

No total, serão exibidos 82 filmes, integrados em 10 sessões temáticas, que serão intercaladas por sete mesas-redondas, em que especialistas irão refletir sobre temas atuais abordados nos filmes exibidos. Este ano, o ART&TUR tem um programa conexo mais amplo, tanto na diversidade de iniciativas como no tempo de duração.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agenda

FOLIO promove tertúlias sobre “práticas sustentáveis na arte” e o “risco do Turismo massivo na descaracterização dos destinos”

No âmbito do FOLIO-Festival Literário Internacional de Óbidos, que decorre de 12 a 22 de outubro, o hotel Josefa d´Óbidos Hotel recebe dois momentos tertulianos que colaborarão para o debate sobre hábitos de turismo&leitura.

Publituris

É já nos próximos dias 17 e 18 de outubro que o hotel Josefa d´Óbidos Hotel, fazendo jus posicionamento de Óbidos como vila de relevância literária e destino com diferenciação turística, recebe duas tertúlias cujo tema é o “Risco”.

No dia 17 de outubro, pelas 17h00, a tertúlia “Eco-edições e livros: ArRISCAR em práticas sustentáveis na arte”, servirá de introdução ao projeto “Eternal Forest” com Evgenia Emets e Leonor Lloret.

O livro de artista teve origem no final do século XVIII por William Blake. Desde então, a prática tem-se desenvolvido substancialmente tendo os artistas abraçado a ideia do livro como um suporte artístico.

A artista Evgenia Emets, e a curadora e gestora luso-espanhola Leonor Lloret, propõem uma reflexão sobre essa prática na contemporaneidade. Evgenia trará três eco-livros, peças únicas criadas pela artista, para os mostrar, e Leonor irá estabelecer pontes com projetos que gere e onde a sustentabilidade é a palavra de ordem.

Já no dia 18 de outubro, pelas 16h45, Alexandre Marto Pereira (United Hotels of Portugal), David Lopes (Casa das Letras Bed&Books) e Lídia Monteiro (Turismo de Portugal), abordarão as tendências que marcam o mundo do turismo na atualidade, refletirão sobre as vontades dos turistas, bem como sobre o conceito de overtourism.

De referir que o FOLIO-Festival Literário Internacional de Óbidos, ocorre de 12 a 22 de outubro com o tema o “Risco”. Durantes estes dez dias, estarão presentes 603 autores e criadores, em cerca de 108 conversas e tertúlias, haverá 40 apresentações e lançamentos de livros, 40 espetáculos e concertos, 21 exposições, 18 sessões de leitura e poesia e 14 mesas de autores, entre muitas outras iniciativas.

Para Carlos Martinho e Zélia Martinho, proprietários do Josefa d´Óbidos Hotel, “nesta nova edição do festival literário em Óbidos, evidentemente que queremos ter novamente um papel ativo e colaborante que acrescente valor ao relevante e intenso FOLIO e ao tema selecionado para este ano. À semelhança dos anos anteriores promoveremos iniciativas no âmbito do FOLIO MAIS e, na edição deste ano, procurámos trazer ao debate a preeminência do risco nos livros e no setor do turismo”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agenda

Enoturismo do Dão vai estar de “Portas Abertas” entre 13 e 15 de outubro

De 13 a 15 de outubro, a região de Viseu Dão Lafões convida à exploração do território a partir do vinho, da gastronomia e dos produtos locais, na iniciativa “Portas Abertas”, a primeira edição de um evento que se pretende anual e que potencie o posicionamento do território enquanto destino de enoturismo de excelência.

Publituris

O conceito de “Portas Abertas”, à semelhança do que acontece noutras regiões vitivinícolas de referência, é um convite à vivência de experiências diversificadas, que inclui um roteiro de visitas, provas, passeios, atividades sensoriais e desafios proporcionados pelos produtores locais, tendo como ponto de partida o vinho, a cultura, a gastronomia e os produtos autóctones.

Nesta edição de estreia, o evento conta com a participação da Casa da Ínsua (Penalva do Castelo), Magnum Wines (Carregal do Sal), Quinta de Lemos (Silgueiros – Viseu), Quinta da Taboadella (Silvã de Cima – Sátão), Paço dos Cunhas de Santar (Santar – Nelas) e Soito Wines (Mangualde).

Os produtores participantes irão proporcionar experiências variadas, desde provas de vinhos (de colheitas atuais e edições antigas), a sessões de showcooking com harmonizações, almoços e jantares temáticos com animação musical com um denominador comum: os vinhos da Região Demarcada do Dão.

A ação é promovida pela Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, tendo por parceiro a Comissão Vitivinícola Regional do Dão, e financiado pelo Turismo de Portugal.

A organização pretende que o número de produtores aderentes à iniciativa venha a aumentar nos próximos anos, de forma a garantir aos visitantes um acolhimento ainda mas generalizado de “Portas Abertas”.

Como apoio à promoção, a organização promoverá uma presstrip e uma famtrip, com a participação de profissionais das respetivas áreas, de modo a atrair a atenção mediática e de operadores turísticos.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agenda

Pantanal mostra os seus atrativos turísticos esta terça-feira em Lisboa

O SEBRAE (Serviços Brasileiros de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) vai mostrar, em Lisboa, os atrativos turísticos da região brasileira do Pantanal, numa sessão que decorrerá esta terça-feira, dia 10 de outubro.

O evento, que terá lugar, entre as 18h00 e as 20h00, no World Trade Center, em Carnaxide, para o qual o SEBRAE convida todo o trade português, tem como objetivo apresentar os roteiros turísticos do estado brasileiro do Mato Grosso, região “repleta de belezas naturais, rica em cultura e significado, com ênfase no Biorma Pantanal”.

Haverá também tempo para o trade português descobrir a gastronomia típica desta rica e única região não só do Brasil, como do mundo, e ainda ficar habilitado a diversos sorteios.

Refira-se que, para além de Lisboa, o roadshow do SEBRAE sobre a mítica região brasileira percorrerá ainda as cidades de Paris e Roma.

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

Mais artigos
Agenda

Mundo da indústria náutica encontra-se em Vilamoura de 9 a 11 de outubro

É já de 09 a 11 deste mês de outubro que o Centro de Congressos do Algarve, em Vilamoura, acolhe a Conferência Mundial de Marinas do International Council of Marine Industry (ICOMIA), numa organização da Associação Portuguesa de Portos de Recreio (APPR).

Publituris

A conferência, subordinada ao tema “Big Challenges – Big Decisions”, vai reunir cerca de 400 participantes entre os quais os principais operadores, proprietários e gestores de marinas do mundo inteiro, representantes de agências governamentais, consultores, projetistas, entre outros profissionais e decisores mundiais ligados ao setor.

As sessões de reflexão abordarão questões como a gestão de ativos, manutenção e benchmarking, mitigação de riscos, liderança ambiental e alterações climáticas, tecnologia e outros temas da atualidade, dando a conhecer os desafios tendências e as melhores práticas no setor náutico pela voz de especialistas de diversas nacionalidades.

O segundo dia da conferência, de acordo com a organização, será dedicado a visitas a algumas das principais marinas do sul do país, nomeadamente a de Vilamoura, Albufeira e Lagos. Será ainda, referem os organizadores, uma oportunidade única para a APPR poder mostrar aos cerca de 400 participantes o nosso país em geral e a costa sul do Algarve em particular, bem como “as excelentes infraestruturas e facilidades que permitem a prática da náutica de recreio durante todo o ano”.

Os participantes vão ter a oportunidade de estabelecer contactos com os principais profissionais do setor, obter informações práticas sobre sustentabilidade, expectativas dos clientes, tecnologia que impulsiona as smart marinas, inovações operacionais e desenvolvimentos em infraestruturas, instalações e equipamento.

Isolete Correia, presidente da APPR, que reconhece o World Marinas Conference como o maior encontro mundial da indústria náutica”, e salienta o facto que, sendo Portugal um país com fortes tradições náuticas, pioneiro na navegação em mares desconhecidos, é “o local perfeito para acolher este momento de troca de informações, ideias e aprendizagem coletiva”,

Portugal recebe a Conferência do ICOMIA pela primeira vez, vencendo o concurso que contou com a participação de candidatos da Europa e Estados Unidos.  A última edição decorreu no Dubai, em 2021.

Refira-se que a conferência é um evento bienal considerado fundamental para o futuro do setor dos portos de recreio e sua importância social, económica e turística. A edição de 2023 na Marina de Vilamoura inclui a exposição das últimas novidades em produtos e serviços especialmente vocacionados para marinas.

Fundada em 1991, a APPR reúne e representa as marinas e as instalações portuárias de recreio de Portugal, mantendo uma relação constante entre elas, respondendo a todos os desafios com que se deparam e representando-as nos círculos governamentais. Em Portugal é a APPR  que integra a ICOMIA, a associação que junta as associações de marinas e portos de recreio de todo o mundo.

O grupo de marinas do ICOMIA, que foi criado em 1966, para reunir numa organização global as federações náuticas nacionais e outros organismos envolvidos na indústria náutica de recreio, e para os representar a nível internacional, procura melhorar a partilha e a troca de informações relativamente ao desenvolvimento e à gestão das melhores práticas de marinas, instalações de armazenamento de barcos, acesso a barcos e infraestruturas associadas em todo o mundo.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2021 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.