Edição digital
Assine já
PUB
Agenda

Papel dos eventos no Turismo Rural em discussão

A iniciativa organizada pela Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra tem lugar no próximo dia 14.

Publituris
Agenda

Papel dos eventos no Turismo Rural em discussão

A iniciativa organizada pela Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra tem lugar no próximo dia 14.

Publituris
Sobre o autor
Publituris
Artigos relacionados
As reações: CTP congratula-se com decisão. ANA reitera compromisso. Centro quer mais e melhores acessibilidades
Aviação
NAL: Será Alcochete. Obras na Portela são para avançar, já
Aviação
Sesimbra Oceanfront Hotel espera que mercado nacional suporte 50% da ocupação
Hotelaria
Portugal regista 13,5 milhões de dormidas e 5,6 milhões de hóspedes no 1.º trimestre
Destinos
Responsáveis do Magellan 500 lembram que o projeto de Santarém “é o único que evita vultosos investimentos”
Aviação
Pinto Lopes Viagens divulga novas “Viagens com Autores”
Distribuição
Porto e Norte dá cartas no turismo de negócios e eventos
Destinos
Início dos preparativos para o Congresso Nacional da APAVT 2025 agendado para final do próximo ano para explorar mercado de visitantes da Europa
Macau designada “Destino Preferido 2025” e cidade que acolherá “Cimeira” no próximo ano da Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos para ajudar a expandir mercados de visitantes da Europa
Turismo de Cascais apresenta plataforma “Awe&Some” na IMEX
Meeting Industry

A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) promove, no próximo dia 14 de janeiro, das 10h00 às 11h30, via plataforma Zoom, o webinar “O Papel Dinamizador dos Eventos no Turismo em Meio Rural: Que Desafios?”.

Olga Cavaleiro, Docente do Instituto Politécnico do Porto, Presidente da Federação das Confrarias Gastronómicas de Portugal e Presidente da Confraria da Doçaria Conventual de Tentúgal; Elsa Ramos, Docente do Instituto Politécnico da Guarda e Especialista em Turismo e Lazer, e; Lars Schäfer, Sócio-gerente da Glamping Advisors, são os oradores convidados.

Os temas a serem abordados são “A gastronomia como marca de um território”,  “A importância das Tradições Populares e Eventos festivos no Turismo em espaços rurais e naturais” e “Glamping” – O Glamping como contributo de experiências únicas no Turismo em espaços rurais e naturais.”

O webinar é organizado no âmbito da Unidade Curricular de Organização de Eventos da Licenciatura de Turismo em Espaços Rurais e Naturais. O acesso ao webinar pode ser realizado aqui.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Artigos relacionados
As reações: CTP congratula-se com decisão. ANA reitera compromisso. Centro quer mais e melhores acessibilidades
Aviação
NAL: Será Alcochete. Obras na Portela são para avançar, já
Aviação
Sesimbra Oceanfront Hotel espera que mercado nacional suporte 50% da ocupação
Hotelaria
Portugal regista 13,5 milhões de dormidas e 5,6 milhões de hóspedes no 1.º trimestre
Destinos
Responsáveis do Magellan 500 lembram que o projeto de Santarém “é o único que evita vultosos investimentos”
Aviação
Pinto Lopes Viagens divulga novas “Viagens com Autores”
Distribuição
Porto e Norte dá cartas no turismo de negócios e eventos
Destinos
Início dos preparativos para o Congresso Nacional da APAVT 2025 agendado para final do próximo ano para explorar mercado de visitantes da Europa
Macau designada “Destino Preferido 2025” e cidade que acolherá “Cimeira” no próximo ano da Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos para ajudar a expandir mercados de visitantes da Europa
Turismo de Cascais apresenta plataforma “Awe&Some” na IMEX
Meeting Industry
PUB
Agenda

ÉvoraWine une vinho, gastronomia e cultura

Maior evento de vinhos da região alentejana ocorre na Praça do Giraldo, em Évora, a 24 e 25 de maio

Publituris

Aquele que é considerado o maior evento de vinhos do Alentejo está de regresso com uma programação cheia de novidades. A 9.ª edição do maior evento vínico do Alentejo realiza-se nos dias 24 e 25 de maio, na Praça Giraldo, em Évora, e vai juntar vinhos e sabores alentejanos aliados à cultura e tradições regionais e promete colocar o evento no mapa, estimando receber cerca de 8 mil visitantes nacionais e estrangeiros.

Os amantes da região e de vinho vão contar com mais de 200 vinhos de cerca de 40 produtores de todo o Alentejo. O evento que reúne o Alentejo de norte a sul, no centro de Évora, surgiu pela primeira vez em 2014 e pretende dar a conhecer o melhor da região – desde o vinho ao turismo, passando pela cultura e pela gastronomia.

Este ano, o evento conta com uma melhoria significativa, com o alargamento do espaço do mesmo, ocupando toda a área disponível da Praça do Giraldo, o que vai permitir que visitantes tenham uma melhor experiência e possam, junto dos produtores, partilhar saberes e sabores do Alentejo e degustar os néctares em prova. Nesta 9ª. edição, foram realizadas parcerias que vão permitir aos visitantes fazer as refeições no recinto e degustar os pratos típicos alentejanos.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agenda

Zimbabué acolhe 1º Fórum Regional da ONU dedicado ao turismo gastronómico

De 26 a 28 de julho de 2024, Victoria Falls (Zimbabué) acolherá a primeira edição do Fórum Regional da ONU dedicado ao turismo gastronómico em África.

Publituris

Este evento emblemático pretende destacar o variado património culinário do continente, ao mesmo tempo que promove práticas turísticas sustentáveis.

Celebrando a diversidade das tradições culinárias africanas, este fórum pretende ser o encontro imperdível de sabores, costumes e avanços inovadores, reunindo as mentes mais brilhantes das áreas da gastronomia, turismo, sustentabilidade e preservação cultural.

Para os organizadores, o objetivo central desta iniciativa é explorar como a arte culinária pode entrelaçar-se harmoniosamente com o turismo sustentável.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agenda

XLR8, D-EDGE e Guestcentric unem-se em evento no Porto

“(R)Evolução Tecnológica – Estratégias para Implementação de Sucesso” é o evento que une XLR8, D-EDGE e Guestcentric no Porto

Publituris

A XLR8, em parceria com a D-Edge e a Guestcentric, vai realizar, no dia 7 de maio, um evento desenvolvido para hoteleiros do Norte do País com o tema: “(R)Evolução Tecnológica – Estratégias para Implementação de Sucesso”.

O evento irá explorar o futuro da indústria hoteleira e como este deve ser acompanhado por uma atualização tecnológica, com a partilha da visão de cada parceiro, constituindo uma oportunidade única para se manter atualizado com as últimas tendências e estratégias tecnológicas que moldarão o cenário hoteleiro nos próximos anos.

O evento conta também com a parceria da The Editory Collection Hotels e terá lugar no Porto Palácio by The Editory.

O evento terá como oradores Filipa Campos (diretora de Vendas EMEA, Guestcentric), Natasha Pereira (diretora de Vendas, XLR8 RMS) e Raquel Patrício (Sales Manager, D-Edge Hospitality Solutions), e contará com a moderação de Isabel Tavares (Head of Global Sales, Marketing & PR, The Editory Collection Hotels).

Este é um evento com capacidade limitada, exclusivo para hoteleiros, pelo que é recomendado que o registo seja feito atempadamente através do link.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agenda

II Encontro Nacional de Weddings Planners e Cerimonialistas a 27 de abril em Mafra

A Quinta do Roseiral, em Mafra, vai acolher no próximo dia 27 de abril o II Encontro Nacional de Weddings Planners e Cerimonialistas, subordinado à temática “Portugal Destination Wedding”.

Publituris

O encontro, que segundo a organização, contará com a presença de profissionais especialistas do setor de casamento nacionais e internacionais, tem como principal objetivo potenciar o tecido empresarial dos eventos e o debate construtivo para qualidade e excelência de serviço dos organizadores de eventos, com ênfase especial nos casamentos.

O programa conta com diversos oradores que estarão em Portugal pela primeira vez e que irão partilhar conhecimento e experiências aos empresários e empreendedores do setor nupcial.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agenda

Conheça o programa completo da “Visit Portugal Conference 2024”

O Turismo de Portugal organiza, pelo segundo ano consecutivo, a “Visit Portugal Conference”. Este ano, sob o mote “Global Tourism Insights”, o dia será preenchido por várias partilhas.

Publituris

A 27 de fevereiro, a partir das 09h00, Lisboa acolhe a “VisitPortugal Conference 2024”, uma iniciativa do Turismo de Portugal que decorre na Sala Tejo, MEO Arena e que visa refletir e discutir sobre as mais recentes oportunidades nos mercados internacionais, segmentos e tendências no turismo, contando com a participação de reputados oradores, nacionais e internacionais.

Sob mote Global Tourism Insights, a partilha de conhecimento, de experiências e de visões diferenciadoras incidirá em tópicos relevantes para a internacionalização das empresas e das marcas turísticas.

O Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, abrirá a Conferência com uma intervenção relacionada com a internacionalização do turismo e das suas empresas.

Fica aqui o programa completo que poderá consultar, igualmente, em https://visitportugalconference.pt/

09h00
Sessão de Abertura – António Costa Silva, Ministro da Economia e do Mar

09h15
Travel Trends – Dirk Herbert, Global Head of Thought-Leadership, Dentsu

FUTURO: COMO MARCAR UM DESTINO?

09h45
Estados Unidos: Insights do Ocidente
Celina Tavares, Diretora, Turismo de Portugal nos EUA
Oleg Kravets, Global Head of Commercial, Analytics and AI @TTC
Moderação: Mafalda Anjos, Jornalista

10h05
Japão e Coreia do Sul: Insights do Oriente
Inês Queiroz, Diretora, Turismo de Portugal no Japão / Coreia do Sul
Kim Jaewon, Jornalista, Nikkei Asia
Moderação: Mafalda Anjos, Jornalista

10h25
Como se constrói uma marca internacional com sucesso?
Lapo Elkann, Director Brand Promotion, FIAT Group

10h55
Coffee Break

MAR: O QUE NOS UNE

11h15
Brasil: o Mar que nos Une
Bernardo Cardoso, Diretor, Turismo de Portugal no Brasil
Fernando Mattar, Jornalista, Band TV
Moderação: Mafalda Anjos, Jornalista

11h35
Reino Unido: o Mar que nos Une
Cláudia Miguel, Diretora, Turismo de Portugal no Reino Unido
Daniel Manley, Big Blue Adventures
Moderação: Mafalda Anjos, Jornalista

GASTRONOMIA: IDENTIDADE E EXPERIÊNCIA TURÍSTICA

11h55
Uma estratégia para um ativo turístico de excelência
Lídia Monteiro, Vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal

12h10
Insights das Gastronomias Europeias
Jean-Pierre Pinheiro, Diretor, Turismo de Portugal na França
Marcelo Rebanda, Diretor, Turismo de Portugal na Itália
Maria de Lurdes Vale, Diretora, Turismo de Portugal na Espanha
Moderação: Mafalda Anjos, Jornalista

12h40
Do ativo à experiência turística
Sheree Mitchell, Presidente, Immersa Global

13h00
Almoço Livre

14h30
Abertura – Carlos Abade, Presidente, Turismo de Portugal

14h45
Conversas em torno da Inteligência Artificial (Demo Apple Vision Pro)
Rui Gidro, Sócio, Deloitte Portugal

TERRITÓRIO: DEIXAR A PEGADA CERTA

15h15
Alemanha: deixar a pegada certa
Oliver Zahn, Chairman of the DRV Outbound Tourism Committee
Bianca Wilkens, Jornalista na FVW
Moderação: Victor Jorge, Publituris

15h35
Nórdicos e China: Digitalização, evolução e o impacto nos destinos
Stig Sommerfeldt Kaspersen, Diretor, Turismo de Portugal nos Países Nórdicos
Tiago Brito, Diretor, Turismo de Portugal na China
Moderação: Carina Monteiro, T-News

15h55
Países Baixos: Experienciar um destino, a sua cultura e natureza
Susana Cardoso, Diretora do Turismo de Portugal nos Países Baixos e Bélgica
Anne Middelkamp, Ardanza Reizen

16h15
O aliado ESG na internacionalização das empresas
Sofia Santos, Sustainability Champion in Chief in Systemic

16h45
Sessão de Encerramento – Nuno Fazenda, Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agenda

Publituris co-organiza conferência dedicada ao Enoturismo na BTL

O jornal Publituris co-organiza uma conferência dedicada ao universo do Enoturismo. Segmento cada vez mais importante na promoção de Portugal a nível internacional e vital na diferenciação que se quer para o destino, a conversa está marcada para dia 29 de fevereiro, na BTL, a partir das 16h30.

Publituris

“Enoturismo – Um mundo de experiências” é o título da conferência que o jornal Publituris co-organiza em parceria com a Bolsa Turismo de Lisboa – BTL 2024, no próximo dia 29 de fevereiro, a partir das 16h30, no Auditório AVK.

Convidados para esta conferência estão Lídia Monteiro, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal; Pedro Valle Abrantes, Managing Partner da TryPor; Alexandra Leroy Maçanita, Events & Wine Tourism Manager da Fita Preta; Luís Santos, General Manager do Palácio Ludovice Wine Experience Hotel; e Ana Maria Lourenço, Public Relations do World of Wine (WoW).

Segundo dados do Turismo de Portugal, recolhidos no final de 2022, existem cerca de 458 unidades de Enoturismo, cujo concentração é maioritariamente no Norte, Centro e Alentejo.

A origem dos visitantes destas unidades é, na sua maioria, internacional (54,7%), com maior destaque para os EUA e o Brasil, que lideram o Top com uma quota de 19,2% e 16,1% respetivamente, seguidos dos mercados europeus do Reino Unido, Alemanha e França.

A UN Tourism (nova designação da OMT – Organização Mundial do Turismo) já identificou o Enoturismo como um pilar relevante para os países que possuem uma forte componente ligação ao universo do vinho, sendo este, também, um dos segmentos que o Turismo de Portugal tem vindo a promover interna, mas fundamentalmente, a nível externo.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agenda

Porto e Terceira recebem GLEX Summit 2024

Portugal volta a ser o palco da maior cimeira de exploradores do mundo. Com início no Porto, a Global Exploration Summit (GLEX Summit) segue viagem para a ilha Terceira, nos Açores.

Victor Jorge

Entre os dias 15 e 19 de junho, a Global Exploration Summit (GLEX Summit) volta a reunir a elite da exploração em Portugal e, desta vez, a cidade do Porto acolhe o programa do primeiro dia da cimeira que reúne a elite mundial de exploradores e cientistas. Depois da estreia na Invicta, a GLEX Summit viaja, pelo segundo ano consecutivo, até à ilha da Terceira, para mais dois dias de partilha de algumas das mais extraordinárias histórias da exploração e ciência associadas ao Espaço, Oceanos e conservação do Planeta.

Organizada pela Expanding World, com a chancela e curadoria do The Explorers Club, a GLEX Summit estreia-se na cidade do Porto, a 15 de junho, com a GLEX Ignition Session. O dia inaugural da quinta edição da cimeira vai ser totalmente dedicado à evolução da exploração espacial. Nos dias 18 e 19 de junho, com sessões abertas ao público, a GLEX Summit regressa aos Açores com um programa inspirador onde vão ser partilhadas as mais recentes descobertas, as tecnologias mais inovadoras e as novas missões que estão a revolucionar o futuro do planeta.

Sob o mote “What’s Next?”, um dos destaques da edição deste ano vai ser dedicado à revolução da próxima década de exploração lunar, com destaque para a missão Artemis, que vai levar uma tripulação de astronautas a pisar a Lua, pela primeira vez, desde 1972, incluindo a primeira mulher.

Esta missão da NASA representa um ponto de viragem na consolidação da exploração espacial, já que para além de pretender abrir portas para futuras missões, tem como grande objetivo estabelecer uma presença humana sustentável e duradoura na Lua.

A Alfândega do Porto e o Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo vão ser o palco onde a linha da frente dos exploradores e cientistas vão apresentar e partilhar as descobertas mais recentes, as mais recentes tecnologias e as futuras missões que estão a revolucionar o futuro do Espaço, dos Oceanos e do Planeta.

E como as alterações climáticas também ditam o futuro, este vai ser outro tema em grande destaque na GLEX Summit, onde vai ser abordado o papel do Espaço e dos Oceanos para a recolha de dados que permitam investigar e mitigar os efeitos dessas alterações.

Manuel Vaz, responsável da Expanding World salienta o “orgulho e privilégio” de trazer para Portugal o maior encontro de exploradores do nosso planeta. “O GLEX Summit 2023 foi uma experiência inspiradora e enriquecedora que nos trouxe a linha da frente de exploradores em todas as áreas, desde o Alasca até a floresta Amazónica, incluindo os oceanos e os confins do espaço. Para além dos oceanos e da conservação da natureza, um dos tópicos em foco desta edição é a próxima década na lua com a missão Artemis que levará os primeiros europeus à Lua”, refere Manuel Vaz.

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Mais artigos
Agenda

ALTS Madeira já esgotado

A primeira edição do Access Luxury Travel Show (ALTS) na Madeira já esgotou a capacidade disponível para expositores.

Publituris

A primeira edição do Access Luxury Travel Show (ALTS) na Madeira, que ocorrerá de 14 a 17 de fevereiro, já esgotou a capacidade disponível para expositores. Este evento exclusivo, que será realizado pela primeira vez na ilha da Madeira, reunirá um grupo seleto de expositores regionais, nacionais e internacionais, e mais de 40 buyers internacionais especializados no segmento de viagens de luxo.

Os compradores, criteriosamente selecionados e convidados, estão entre os melhores designers de viagens de luxo do mundo. Vão ter a oportunidade única de estabelecer parcerias durante as sessões de networking B2B e de descobrir ou redescobrir as maravilhas que a Madeira tem a oferecer neste segmento exclusivo.

Entre os expositores confirmados, destacam-se os parceiros especiais desta edição do ALTS – o Turismo da Madeira, o Hotel Savoy Signature Madeira, que vai sediar o evento, e a INSIDER Luxury DMC Madeira, que organiza todo o programa para os visitantes.

A lista inclui também marcas de renome na indústria de alojamento como a Barceló Hotels and Resorts, Bomporto Hotels, Editory Hotels Collection, Porto Bay Hotels & Resorts, Reid’s Palace by Belmond, VidaMar Hotels & Resorts, 1905 Zino’s Palace, além de Creta Maris Resort e Santo Collection Resorts & Villas (Grécia), GF Victoria (Espanha), METT Hotel & Beach Resort Marbella (Espanha), Maxx Royal Resorts (Turquia), Meliá Hotels International Luxury Brands, Royal Hideaway Hotels, The St. Regis Maldives Vommuli Resort (Maldivas) e The Lux Collective. A presença dos cruzeiros de luxo da Silversea, DMCs como Bliss Maldives DMC (Maldivas), Going2Italy DMC (Itália), HL Adventure DMC (Islândia e Noruega), a app VAMOOS Travel e o Turismo das Seychelles enriquece ainda mais o evento.

“Estamos muito satisfeitos com a extraordinária procura de espaço por parte dos expositores para o ALTS na Madeira, que superou todas as nossas expectativas e praticamente esgotou o espaço disponível. Quanto aos buyers, também estamos quase a alcançar o limite dos lugares disponíveis, que foram exclusivamente por convite”, explica Daria Mironova, Head of Business Development da ALTS.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agenda

Estratégia do município para o futuro sustentável do destino Porto é apresentada terça-feira

É já na terça-feira, dia 16 de janeiro, que o município apresenta o Mapa de Visão para o Futuro Sustentável do Destino, numa sessão que terá lugar pelas 9 horas, na Casa da Música da cidade.

Publituris

Centrado na aposta na Visão para o Futuro Sustentável do Destino Porto, o município lança, agora, um mapa que procura ser um documento orientador das estratégias, desafios e principais tendências do setor do turismo na cidade.

O “Yours Truly, Porto” é apresentado esta terça-feira, 16 de janeiro, a partir das 9 horas, na Casa da Música, durante o BOOST – Building Better Tourism, encontro internacional do setor, organizado pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo.

A sessão contará, para além da participação da vereadora do Turismo e Internacionalização da Câmara Municipal do Porto, Catarina Santos Cunha, com a presença do secretário de Estado para o Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, do presidente do Turismo Porto e Norte, Luís Pedro Martins, do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, e do diretor executivo do NEST, Roberto Antunes.

De acordo com nota de imprensa da autarquia, o “Yours Truly, Porto” é um documento aberto à cidade, colaborativo, dinâmico e orgânico, que reflete sobre as estratégias, os desafios e as principais tendências do setor do turismo na cidade, realçando ainda que este mapa pretende dar a conhecer, de forma intuitiva e transparente, a estratégia do município para o futuro sustentável do destino Porto.

Mostrar o Porto como uma cidade de e para todos – para viver, visitar, trabalhar, estudar ou investir – potenciando a sua coesão, diversidade e equilíbrio, é a principal missão deste trabalho agregador, que privilegia a partilha, a discussão e a aprendizagem. Neste sentido, a Câmara do Porto vai convidar todos os interessados a ser parte ativa desta visão, abrindo um canal para partilha de opiniões, contributos ou projetos a integrar.

Refira-se que a Visão para o Futuro Sustentável do Destino Porto, apresentada em setembro de 2022, representa uma nova estratégia para o setor, focada no turismo positivo, com novas narrativas, enrobustecendo a atratividade da cidade e garantindo, simultaneamente, a sustentabilidade para os seus moradores, refere ainda a mesma nota.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agenda

2ª Conferência Regional da OMT sobre a Marca África realiza-se em abril na Zâmbia

A 2ª Conferência Regional da OMT sobre a Marca África sob o tema: “Promover África para desbloquear o potencial de crescimento do setor do turismo” será realizada em Livingstone, na Zâmbia, de 16 a 18 de abril de 2024.

Publituris

A conferência, segundo nota da OMT, está aberta à participação dos Estados Membros e dos Membros Afiliados da organização. Estão igualmente convidados delegações, profissionais e especialistas, técnicos do turismo, representantes de instituições de financiamento e serviços financeiros, partes interessadas dos sectores público e privado que impulsionam a gestão e a transformação do setor do turismo em África com vista a promover o continente como um destino atraente e competitivo.

O evento acolherá também o Diálogo de Think Tank da Marca África da OMT. A participação neste fórum fechado está reservada aos diretores executivos e diretores gerais das Organizações Nacionais de Turismo (NTOs) de África que discutirão sobre estratégias eficazes de comunicação, marketing e branding a serem implementadas, a fim de construir uma imagem sólida e consistente do continente, com o objetivo final de reconstruir a confiança do mercado e reativar o setor do turismo de África na fase pós-pandemia.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2021 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.