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Empresas de eventos reinventam-se

Eventos corporativos, sociais, desportivos, ‘team buildings’, entre outros. São muitas as tipologias de eventos que se reinventaram devido à situação pandémica. O objetivo é manter à tona os negócios e, sobretudo, não desistir até melhores dias chegarem.

Raquel Relvas Neto
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Empresas de eventos reinventam-se

Eventos corporativos, sociais, desportivos, ‘team buildings’, entre outros. São muitas as tipologias de eventos que se reinventaram devido à situação pandémica. O objetivo é manter à tona os negócios e, sobretudo, não desistir até melhores dias chegarem.

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A transformação digital era algo que as empresas já ouviam há muito tempo, mas que a situação pandémica veio acelerar e o setor dos eventos não foi alheio a isso. As empresas do setor renovaram-se, inovaram e passaram a apresentar cada vez mais soluções para dar resposta às atuais necessidades dos seus clientes. O distanciamento físico exigido trouxe limitações à organização e realização de eventos que não deixaram de promover a socialização entre os participantes mesmo que, para já, de forma maioritariamente virtual.

VOQIN
A VOQIN já estava familiarizada com os eventos híbridos muito antes da pandemia, tendo mesmo realizado o roadshow de Inteligência Artificial da Microsoft em toda a América Latina que terminou em São Paulo com 2500 pessoas no WTC e 25 mil em streaming há dois anos. Diogo Assis, CEO da empresa, explica que a pandemia “acelerou um movimento da VOQIN’ para o digital, que estava planeado há anos, mas fruto do próprio sucesso não era prioritário”. Depois de fornecer ferramentas mais robustas aos seus colaboradores para trabalhar e interagir remotamente, a VOQIN optou por continuar a “provocar emoções” e a identificar as oportunidades que surgiam
“dentro do caos que estávamos a viver”. “Restruturámos a liderança do grupo, passamos de um mind-set geográfico para pensar global e reforçámos competências em especial nas áreas de conteúdo, dados, inovação e desenvolvimento”, descreve. Foi assim que surgiu a plataforma EMEX (Emotional Experiences), criada a partir do propósito de provocar emoções e que se pauta por “ser extremamente simples e permitir interações relevantes entre participantes e com conteúdo”.

Foi assim desenvolvido “um método exclusivo de neurociência que emociona todos os cinco sentidos humanos com três pilares de estudo: inconsciência, neuro plasticidade e sinestesia”, explica o CEO. O mesmo refere que estas técnicas são usadas para garantir que “o público mantém a atenção e assimila verdadeiramente o conteúdo apresentado, que é um dos desafios do dos eventos virtuais”. “Com esse conhecimento, desenvolvemos um espaço virtual que pode hospedar eventos híbridos, transmissões ao vivo, webinars, reuniões, standes 3D, interações, ativações de marca e gamification”, complementa.

A experiência pode ainda ser enriquecida com a criação de momentos para “envolver o público-alvo, usando ferramentas como apps, RA, QR Codes, Chatbots, VR e AI, resultando na criação de uma experiência única e emocional”. Com a possibilidade de usar chroma em qualquer espaço ou usar hotéis ou venues, Diogo Assis sublinha que a “vantagem do digital é mesmo essa: o céu é o limite”. A VOQIN já realizou, através da EMEX, eventos em estúdios, hotéis, em escritórios, auditórios. “Basta uma forte conexão à internet que o resto conseguimos adaptar
a diversos formatos e necessidades”.
Além da plataforma digital EMEX, que permite, entre outras, o engagement, a personalização, relatórios de analytics e ROI da experiência, “tendo sempre como base a emoção e a criatividade”, a empresa desenvolveu produtos novos e adaptou outros já existentes, como o The Residential, e a B2Run.

Desafio Global
Go Live Virtual Events é a nova plataforma que a Desafio Global lançou este ano de forma a viabilizar os eventos digitais, com soluções para eventos híbridos ou 100% digitais em croma 3D, ‘ledwall’ ou cenários naturais. Pedro Rodrigues, diretor-geral da empresa, explica que, com as limitações atuais sobejamente conhecidas e o impacto que causa sobre os eventos presenciais, a empresa procurou “criar soluções para as marcas e principalmente as pessoas continuarem a comunicar, partilhar e motivar, da forma mais eficiente e interativa que a tecnologia permite”. Esta solução permite a realização de eventos criativos, interativos, dando lugar a que as empresas comuniquem com todos os colaboradores em várias geografias.
Nos estúdios utilizados foi criado um conjunto de procedimentos de segurança e de mitigação do risco de contágio, desde câmaras térmicas automáticas para medição da temperatura até meios de limpeza e desinfeção. “Neste momento estamos numa fase de segurança, ainda mais avançada, com a realização de testes Covid Antigénicos para toda equipa envolvida, e clientes, 72 horas antes do evento”, acrescenta Pedro Rodrigues. A mais-valia da Desafio Global com esta solução é, indica, “a experiência que já existe nesta área, o facto de ser disponibilizada uma plataforma segura e interativa para visualização do evento e, um ponto importante, a capacidade de desenvolvimento de cenografias virtuais para garantir a espetacularidade destes eventos”.

Rituais
Não nos podemos esquecer também dos eventos sociais tão importante no networking e nas relações humanas. Com o cancelamento de eventos a partir do mês de maio, a Rituais identificou o interesse que existia “em juntar a familia e amigos em pequenos grupos”. Foi por essa razão, que a empresa lançou o serviço Rituais Home Party.
Luís Alves, CEO da empresa, explica que, além dessa solução, foram desenvolvidas parcerias com espaços onde habitualmente a Rituais promove empresas envolvidas com Dj’s e músicos em Live streaming para criar ‘engagement’ nas redes sociais. “Apresentámos também soluções para eventos em Drive In com soluções de espetáculos temáticos, bandas, filmes, comédia ou teatro”, indica, explicando que foi também criado um estúdio ‘chroma key’, bem como temáticas de entretenimento e ‘team building’ para eventos híbridos ou totalmente virtuais.
No que refere aos eventos virtuais ou híbridos, a Rituais apresenta um espaço próprio com equipamentos audiovisuais e conta ainda com soluções de entretenimento para empresas, de “forma a promover o contacto dos colaboradores que estão em teletrabalho, enaltecendo o espirito de equipe, união, proximidade, pode ser escolhido um ‘team building’, ‘talk show’s’, jogos online como por exemplo ‘quizz’, vídeo da empresa com música à medida, cozinhar com um chef online, ou fazer o cocktail que sempre desejou com o apoio de um Barman profissional”. “Para finalizar em grande o evento virtual temos várias sugestões para o momento da festa com interacção de Stand up comedy, animadores, bailarinos, cantores, mágicos, artes circenses, Dj’s e festas temáticas”, conclui Luís Alves.

Fórum D’Ideias
Espaços e soluções ao ar livre, bem como venues de grande dimensão para manter os eventos presenciais são a resposta da Fórum d’Ideias à nova realidade. Contudo, a empresa especializada na organização de eventos e congressos também adoptou uma solução para apostar “nos eventos 100% digitais por forma a poder “entregar” uma experiência completa e o mais semelhante possível aos eventos presenciais”, explica Marjolaine Diogo da Silva, managing partner da empresa. “Começámos com os congressos, reuniões e webinars online e depois evoluímos para as experiências virtuais que enriqueceram e complementaram os eventos”. A solução da Fórum d’Ideias permite a realização de um evento de qualidade e adicionar valor aos participantes. “Acreditamos que a mais-valia é o “casamento” entre os 20 anos de experiência que temos na área dos eventos corporativos e congressos científicos, com a digitalização”, sublinha Marjolaine Diogo da Silva, além de oferecerem um serviço ‘chave na mão’. “Ao estarmos preparados para qualquer tipo de evento (presencial, híbrido ou 100% virtual), temos a capacidade e flexibilidade de iniciar um processo de um evento virtual e mais próximo da data transformá-lo em híbrido”, complementa a responsável.

POP
Garantir soluções criativas e inovadoras aos clientes foi o que norteou a estratégia da POP para este novo tempo na área dos eventos. A empresa lançou, recentemente, um serviço que permite criar eventos digitais, interativos e humanizados, com recurso a avatares. João Pinto Gonçalves, partner da POP, esclarece que também têm vindo a apostar, “e cada vez mais, na inovação dos eventos digitais nomeadamente através da criação, in house, de cenografia virtual e da criação de parcerias nacionais e internacionais com diversos players para apresentar soluções cada vez mais criativas”. Através de um trabalho de pesquisa de soluções e fornecedores e parceiros, a POP consegue hoje “garantir todas as condições de segurança nos eventos”, com recurso a parceiros especializados, sem descurar a criatividade e a inovação das ideias apresentadas.

Para o responsável, a grande mais-valia da empresa reside na equipa, sobretudo, “na sua experiência de largos anos no mercado, na sua próxima relação com os clientes e na excelente rede de parceiros e fornecedores”. “A maneira como ouvimos e acompanhamos os nossos clientes é a chave do nosso sucesso. Não gostamos de soluções padronizadas ou de tentar implementar com um cliente o que já fizemos para outro. Cada cliente é único para nós, bem como as experiências que desenhamos”, completa. Por outro lado, acrescenta, “a auscultação do mercado nacional e internacional, e a forte componente de gestão” que a empres tem como pano de fundo, levam POP a pensar mais além e a trazer para Portugal tendências, soluções e ferramentas internacionais que ainda não são muito comuns, diz, assumindo que a empresa se encontra bem posicionada para “oferecer ao mercado eventos digitais e híbridos de vanguarda”.

Boost
Devido à quebra de visitantes estrangeiros no país, a Boost Portugal concentrou os seus esforços na oferta de soluções virtuais de atividades para empresas. Assim, e contando com o conhecimento de team building que a equipa da empresa tem acumulado, a Boost adaptou os programas ‘bestseller’ para o ambiente virtual, como explica Tiago Monteiro, diretor-geral da empresa. “Criámos um conjunto de cerca de 10 programas, todos eles com diferentes temáticas e objectivos, adquirimos as plataformas web necessárias para os implementar e lançámos-mos em testes. Em julho já tínhamos uma oferta de programas completa e exaustivamente testados para que o cliente tivesse a melhor experiência possível”.

Para esta época especial que agora entramos, a empresa estabeleceu uma parceria com a Foodstory e criou programas de jantar de Natal para empresas que inclui a refeição entregue ao domicílio do colaborador e atividade. “Esta refeição pode ser já finalizada ou pode estar num estado avançado de confecção em que depois com o auxílio de um chef é criada uma dinâmica de workshop culinário. Tudo isto claro está, virtualmente”, clarifica o responsável.
Além dos investimentos para dotar internamente a equipa da capacidade de realizar eventos virtuais, a Boost Portugal estabeleceu também parcerias que a fizessem chegar a grupos de maior dimensão com requisitos tecnológicos mais complexos em quantidade e diversidade. Uma das parcerias foi com a plataforma IMEX, que “permite uma experiência virtual integrada e agregar outras soluções aos nossos teambuilding virtuais”.
“Outra parceria essencial e de sucesso é com a You Are Live é uma agência full-service, que aposta em opções para todas as etapas da produção e transmissão de projectos audiovisuais”, enumera Tiago Monteiro, identificando que os eventos com este parceiro dotam a empresa de meios audiovisuais e capacidade de streaming ilimitados em quantidade e qualidade.Por fim, “e absolutamente fundamental é a parceria com a empresa de catering Foodstory, que com o foco na gastronomia de qualidade, mas sempre a procurar inovar, permite oferecer ao cliente uma solução integrada”, que permite oferecer “soluções mais completadas integrando a atividade, teambonding e refeição”.
“Com a oferta virtual e híbrida da Boost achamos que conseguimos que os nossos programas de atividades mantenham o conceito de teambuilding e teambonding aliada à diversão. (…) Ao sermos um provider que integra estes serviços internamente ou via parceria, conseguimos aliar a melhor qualidade ao melhor valor, criando um factor diferenciador para o nosso parceiro revendedor, e em última instância um ganho para o cliente final”, conclui o responsável.

Leia o dossier completo aqui.

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W Algarve contrata novo diretor de marketing e comunicação

Henrique Pires é a nova aposta do W Algarve para dirigir o departamento de marketing e comunicação da unidade hoteleira, como anunciado em comunicado.

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Com 11 anos de experiência no setor hoteleiro, o profissional setubalense começou o seu percurso profissional no Pine Cliffs Hotel, passou pelo Waldorf Astoria Ras Al Khaimah e fez carreira na cadeia Minor Hotels, onde foi responsável pelas áreas do marketing e comunicação dos Anantara Hotels & Resorts e dos Tivoli Hotels & Resorts, em Portugal.

Chega agora ao recém-aberto W Algarve, onde irá desempenhar funções como diretor de marketing e comunicação.

“Estou muito contente e entusiasmado por me juntar à fantástica equipa do W Algarve e abraçar este novo desafio. É um grande orgulho para mim trazer as minhas ideias e visão para um hotel que abriu há cerca de meio ano e que já conquistou tanto terreno na região”, garante Henrique Pires.

O W Algarve marca o primeiro Hotel da marca W a abrir em Portugal. Situado no topo das icónicas falésias do sul de Portugal, o recém-aberto W Algarve junta-se à família de W Escapes, oferecendo “uma mistura de descontração à beira-mar com uma energia exuberante”, como referido em comunicado.

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Grupo Onyria duplamente nomeado nos European Excellence Awards 2022

O Grupo Onyria está duplamente nomeado para os European Excellence Awards 2022, onde está a concorrer em shortlist nas categorias Travel & Tourism e Internal Communications.

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O Onyria, grupo de gestão hoteleira com mais de 30 anos, detém o hotel de cinco estrelas Onyria Quinta da Marinha, onde foi desenvolvido o projeto de comunicação interna “Trading Places” (Inverter os papéis) – que valeu as duas nomeações do grupo para este concurso.

O projeto consistiu na ideia de inverter os papéis dos colaboradores do Onyria Quinta da Marinha Hotel, tornando-os hóspedes por um dia.

A iniciativa surgiu no seguimento dos dois anos de pandemia, como forma de compensar a resiliência da equipa. Os colaboradores “transformaram-se em clientes de luxo e carregaram energias para o verão de 2022, o momento de regresso à normalidade”, como o grupo indica em comunicado.

“Não há sucesso em hotelaria sem talento humano e esta foi uma forma de celebrarmos o nosso talento, numa altura decisiva para o turismo em Portugal. Estas nomeações são muito positivas porque vêm demonstrar o nosso empenho para fazer um trabalho de excelência, não só de forma externa, como interna”, afirma o diretor do Onyria Quinta da Marinha Hotel, João Pinto Coelho.

Os vencedores serão conhecidos a 9 de dezembro.

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O futuro das acessibilidades em debate no Congresso da AHRESP

O futuro do aeroporto, não só de Lisboa como das restantes vias aéreas portuguesas, marcou a sessão paralela, onde ainda houve tempo para falar das questões da ferrovia nacional e os problemas de ligação a Espanha.

Carla Nunes

O futuro das acessibilidades em Portugal esteve em debate numa das sessões paralelas do Congresso da AHRESP, que começou esta sexta-feira, 14 de outubro, no Convento de São Francisco, em Coimbra.

A sessão começou com um aviso por parte de Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP): “Se não tivermos rapidamente infraestruturas de mobilidade que respondam às necessidades das pessoas, principalmente um novo aeroporto, mais moderno e em condições de receber mais volume [de pessoas], podemos mais tarde ou mais cedo começar a perder turistas para outros destinos”.

Num discurso pautado pela necessidade de que “não podemos perder mais tempo” em relação ao futuro do aeroporto de Lisboa, Francisco Calheiros coloca os números em cima da mesa.

“Não canso de o dizer: segundo um estudo apresentado pela CTP, a não decisão sobre o novo aeroporto terá no mínimo um custo de quase sete mil milhões euros, menos 28 mil empregos e uma perda de receita fiscal de 2 mil milhões por ano”, frisa.

Os intervenientes da sessão, que contou com a participação de Eugénio Fernandes, CEO da euroAtlantic Airways, José Luís Arnaut, presidente do Conselho de Administração da ANA – Aeroportos de Portugal e Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT procederam desta forma a debater as várias possibilidades para o aeroporto, com Luís Arnaut a referir-se em tom jocoso à procura de localização de aeroportos como “um desporto nacional”.

Para Pedro Costa Ferreira, “uma das poucas cosias que nos aproxima da realidade” passa pela realização de obras no aeroporto da Portela, por considerar que “nesta década não vamos ter solução”.

Lembra ainda que “as acessibilidades aéreas não são só em Lisboa”, reportando-se aos aeroportos de Porto Santo – que afirma não ter condições e precisar de obras – e o da Madeira, “com restrição de operacionais que foram definidas em 1964”.

“A tecnologia melhorou no âmbito da pista [do aeroporto da Madeira], a pista foi aumentada, melhorou nos aviões, melhorou na formação, [mas] mantém-se os mesmos limites, e julgo que é o único aeroporto internacional no mundo em que os limites não são recomendatórios, mas são mandatários. Ninguém toca nisto, e isto fere a região”, explica.

Quanto à solução de aproveitar a infraestrutura de Beja, Eugénio Fernandes lembra que esta “peca por pequenas coisas: não tem abastecimento de combustível, fecha ao fim de semana, não tem serviço 24 horas e se quisermos aterrar passageiros que não são do espaço Schegen, não há SEF”.

Por essa razão, e dada a logística adicional desta opção, o CEO da euroAtlantic Airways defende que “o que for mais rápido é o melhor” – neste caso, “do ponto de vista teórico e sonhador”, uma solução rápida de Portela +1, que sabe “que agora não será possível, estamos num contexto diferente”.

Quanto à opção de Santarém, Pedro Costa Ferreira é taxativo ao assegurar que esta representa “mais 24 anos de diálogo”.

“Se estivermos à procura de uma decisão que não tenha vozes contrárias, não vamos ter mais aviões em Portugal. Fazer políticas é fazer escolhas. Assusta-me que seja necessário um consenso para o aeroporto”, declara.

“O fenómeno do entroncamento”

E porque, como Pedro Costa Ferreira lembra, “os problemas das acessibilidades não são só aéreas” a ferrovia também foi discutida na sessão, tendo sido caracterizada pelo presidente da APAVT como o “fenómeno do entroncamento” dadas as 8h40 necessárias para chegar de Lisboa a Madrid – incluindo, também, uma passagem pelo Entroncamento.

Afirma ainda que “do ponto de vista de sustentabilidade, os voos de curta duração vão ser muito atacados” e que nos encontramos “muito dependentes dos voos curtos nalguns mercados muito importantes para [o país]”. Aliás, José Luís Arnaut precisa que 94% dos turistas que visitam Portugal vêm de avião.

“Somos um país periférico, é obvio que temos de fazer um trabalho grande e estamos atrasados décadas na ligação com comboios rápidos com Espanha”, afirma Arnaut.

A encerrar o tema da ferrovia, Eugénio Fernandes acredita que “se houver uma conectividade grande a Madrid, e uma conectividade boa internamente, vamos conseguir desenvolver muito o turismo e o Interior”.

Numa nota final, reportando-se ao tema do congresso, Francisco Calheiros defende que esta não é “uma questão nem de utopia, nem de sobrevivência, é sim uma necessidade cada vez mais atual que as empresas devem ter em conta”.

“Continuamos a viver tempos desafiantes. O turismo, porém, continua resiliente. É praticamente unânime que se não fossem as receitas do turismo a receita seria muito menor”, termina o presidente da CTP.

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AHRESP revela programa do próximo congresso em Coimbra

O congresso terá cerca de 60 oradores, 12 sessões paralelas e cinco workshops de parceiros, além de duas sessões plenárias.

Carla Nunes

O próximo Congresso da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), que decorre de 14 a 15 de outubro no Convento de São Francisco, em Coimbra, já tem um pré-programa definido.

Sob o tema, “Sustentabilidade: utopia ou sobrevivência?”, o congresso terá cerca de 60 oradores, 12 sessões paralelas e cinco workshops de parceiros, além de duas sessões plenárias.

A primeira sessão plenária, a cargo de Luís Marques Mendes, abre com o tema “Que conjuntura política e social teremos em 2023?”. Já a segunda sessão plenária vai consistir numa conversa entre a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, com as jornalistas Rosário Lira e Rosália Amorim, que serão também moderadoras em várias sessões paralelas.

De destacar ainda a sessão de abertura, que conta com a presença de Carlos Moura, presidente da direção da AHRESP, Pedro Machado, presidente da Turismo do Centro de Portugal, António Costa e Silva, ministro da Economia e do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A sessão de encerramento, onde serão lidas as conclusões do congresso, ficará a cargo da Secretária de Estado do Turismo, Congresso e Serviços, Rita Marques.

Ao longo dos dois dias de congresso, as sessões paralelas tratarão temas como o futuro das acessibilidades em Portugal, a sustentabilidade económica e ambiental, a influência do digital na vida das empresas, entre outros assuntos, que podem ser consultados no programa disponível no website da AHRESP.

“O Congresso AHRESP surge no momento em que a recessão bate à porta da Europa, o que pode não deixar ninguém imune – nenhum país e nenhuma atividade – nem mesmo aquela que teve indesmentível recuperação no verão, mas insuficiente para fazer face aos desafios que se colocam à economia nacional como um todo e, em casos muito concretos, aos diversos setores da atividade turística”, refere a associação em comunicado.

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Hospitality Talks
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“Hospitality Talks” reúnem hoteleiros e empresas tecnológicas para mitigar escassez de mão-de-obra no setor

A iniciativa conjunta da HiJiffy, RM hub, Climber RMS e OTA Insight vai juntar “cerca de uma centena de gestores hoteleiros”.

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A 11 e 13 de outubro, em Lisboa e Porto, respetivamente, hoteleiros e especialistas em tecnologia vão reunir-se nas “Hospitality Talks” para discutir formas de mitigar a falta de trabalhadores no setor.

A iniciativa conjunta da HiJiffy, RM hub, Climber RMS e OTA Insight vai juntar “cerca de uma centena de gestores hoteleiros” com o objetivo de identificar “os contextos em que a adoção de soluções tecnológicas e de revenue management podem funcionar como um trunfo na mitigação desta problemática”, indica a HiJify em comunicado.

As conclusões das Hospitality Talks serão incluídas num plano estratégico, “posteriormente disponibilizado aos diferentes stakeholders”, desde players da indústria, até decisores políticos. O intuito passa por “catalisar um compromisso conjunto no sentido de converter Portugal num exemplo de sucesso a nível a europeu”.

“É fundamental esclarecer que a adoção de soluções tecnológicas não visa eliminar a componente humana, muito pelo contrário. O objetivo passa antes por automatizar tarefas repetitivas e de baixo valor acrescentado, maximizando a eficiência de processos”, sublinha Tiago Araújo, CEO da HiJiffy, no respetivo comunicado.

A mesma mensagem é reforçada pelo CEO da RM Hub, Rudi Azevedo, que explica que “a tecnologia permite que as empresas possam canalizar esforços para as áreas operacionais, podendo desta forma direcionar o seu esforço para melhorar a experiência do cliente externo e interno”.

Evento limitado a 50 participantes por edição

Os hoteleiros interessados em fazer parte das Hospitality Talks devem formalizar a inscrição gratuita na edição de Lisboa, que terá lugar a 11 de Outubro, no NEYA Lisboa Hotel, às 9h00, através deste link.

Por sua vez, os interessados em participar na edição do Porto, que decorre a 13 de outubro no Selina Navis Cowork, às 14h00, poderão fazê-lo gratuitamente através deste link.

O evento será limitado a 50 participantes, “por forma a assegurar um envolvimento ativo de todos os presentes”. No entanto, a HiJiffy sublinha que ainda existem vagas disponíveis.

Além das conclusões resultantes dos diferentes painéis de discussão, os hoteleiros serão também chamados a participar num inquérito final. Todos os insights serão depois plasmados num documento que visa funcionar como um plano estratégico.

“Com a iniciativa ‘Hospitality Talks’ procuramos trazer não só os dados e tendências mais relevantes e atuais do mercado hoteleiro, mas também partilhar dicas de como trabalhar com a falta de staff e manter uma estratégia de sucesso”, remata Joanna Tomaszkiewicz, responsável da OTA Insight.

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Hotel Vila Raia
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Idanha-a-Nova recebe nova unidade de três estrelas

O verão é visto pelo General Manager do Hotel Vila Raia como “a época de eleição para atrair clientes”, devido aos atrativos da zona.

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A zona da Raia acabou de ganhar mais quartos com a abertura do Hotel Vila Raia, em Idanha-a-Nova, Castelo Branco. A unidade de três estrelas acrescenta assim 26 quartos à região, num investimento que já superou um milhão de euros.

Os quartos, todos com twin bed, “seguem um modelo muito utilizado em Espanha, podendo-se juntar as camas sempre que o cliente desejar”, como explica Jorge Humberto, General Manager do Hotel Vila Raia.

Ao alojamento juntam-se valências como uma piscina exterior, sauna e jacuzzi, bem como uma sala de reuniões e estacionamento próprio. O edifício da unidade encontrava-se fechado há oito anos, pelo que foi necessário proceder a restauros, pinturas e à impermeabilização da piscina, de acordo com o General Manager.

O responsável aponta que esta unidade “será mais procurada pelo cliente que  quer fugir da agitação das grandes cidades e procura um sítio calmo e sossegado para carregar baterias”. O verão é visto como “a época de eleição para atrair clientes”, dados os atrativos da zona.

“Temos praias fluviais, aldeias históricas e boa gastronomia perto do hotel. Estamos inseridos numa região rica em eventos e que atraem muita gente de fora”, justifica Jorge Humberto.

Por se tratar de um novo hotel, o responsável afirma que não têm “qualquer historial em que possamos basear a nossa perspetiva [de reservas futuras]”. No entanto, mantém-se otimistas, dadas as reservas realizadas “na primeira e segunda semana de abertura e para a última semana de setembro”.

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Carrís Porto Ribeira contrata Simão Cruz para direção de vendas

O profissional conta com várias experiências na vertente hoteleira, somando passagens pelo Grupo Tivoli e pela Blue & Green Hotels.

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A Carrís Hoteles contratou Simão Cruz para assumir o cargo de diretor de vendas do Carrís Porto Ribeira.

O profissional conta com várias experiências na vertente hoteleira, somando passagens pelo Grupo Tivoli, onde assumiu funções de Corporate Account Manager, e pela Blue & Green Hotels, onde desempenhou o cargo de Iberian Market Manager em todas as vertentes de negócio – Corporate, MICE e Leisure. Posteriormente, Simão Cruz foi responsável pela planificação e reposicionamento do Santa Luzia ArtHotel, em Guimarães, enquanto Sales & Marketing Manager.

A Carrís Hoteles é uma cadeia hoteleira com unidades hoteleiras distribuídas pela Galiza e o Norte de Portugal. Atualmente, dispõe de seis hotéis localizados no Porto (Carrís Porto Ribeira), A Coruña (Carrís Marineda), Ferrol (Carrís Almirante), Santiago de Compostela (Carrís Casa de la Troya e Monte do Gozo) e Ourense (Carrís Cardenal Quevedo).

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Marta Paixão assume funções como Events Manager no Lisbon Marriott Hotel

A profissional iniciou a sua carreira como Groups & Events Coordinator / MICE no Sana Metropolitan Hotel, em 2014.

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O Lisbon Marriott Hotel contratou Marta Paixão para ocupar o cargo de Events Manager na unidade.

Licenciada em Direção e Gestão Hoteleira no ESHTE – Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, bem como mestranda em Ciências Empresariais pelo Instituto Superior de Economia e Gestão em Lisboa (ISEG-UTL), a profissional iniciou a sua carreira como Groups & Events Coordinator / MICE no Sana Metropolitan Hotel, em 2014.

Posteriormente, desempenhou funções como Groups & Events Coordinator na Continental Hotels Portugal, em 2016.

“É com imenso entusiasmo que abraço este novo desafio. Ingressar na Marriott International, a maior cadeia hoteleira a nível mundial, é de facto uma realização profissional. O nosso compromisso será, em conjunto com as equipas operacionais, garantir que o sucesso dos eventos seja uma constante”, afirma Marta Paixão em comunicado.

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Casual Hoteles abre segunda unidade no Porto

O Casual Raízes Porto tem 42 quartos e situa-se na Rua de Santa Catarina. Este é o segundo hotel da marca no Porto e o terceiro em Portugal, juntando-se ao Casual Inca Porto e ao Casual Belle Epoque Lisboa.

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A Casual Hoteles, uma cadeia hoteleira temática valenciana, reforçou a sua presença em Portugal com a abertura da terceira unidade no país, o Casual Raízes Porto. Localizado na Rua de Santa Catarina, o hotel junta-se a uma outra unidade da cadeia na cidade, o Casual Inca Porto, bem como ao Casual Belle Epoque Lisboa, na capital.

O novo hotel é constituído por 42 quartos e um restaurante com terraço exterior, onde são servidos os pequenos-almoços, almoços e jantares. A decoração de interiores ficou a cargo de Raquel Sanjuan, que se inspirou nos ícones do Porto para criar diferentes ambientes no hotel: monumentos como a Igreja de Santo Ildefonso, a Ponte D. Luís I e tradições como a produção de vinho do Porto ganham destaque nos quartos da unidade desta temática.

À semelhança dos restantes hotéis do grupo, o Casual Raízes Porto é pet friendly, assegurando uma cama própria, taças de água e comida e um snack de boas-vindas aos seus hóspedes de quatro patas.

Casual Raízes Porto
Além disso, a unidade disponibiliza quatro packs românticos: o Casual Sense, Casual Love, Casual Bubbles e Casual Sweet, que podem ser consultados no website da cadeia.

“A abertura da Casual Raízes Porto confirma o interesse da nossa cadeia em consolidarmo-nos em Portugal, [principalmente] numa cidade como o Porto, cuja beleza artística e interesse histórico foram uma excelente inspiração para fazermos algo que faz parte do nosso ADN: “tematizar hotéis e juntar o passado dos destinos à estética dos nossos estabelecimentos”, afirma Juan Carlos Sanjuan, presidente e fundador do Casual Hoteles em comunicado.

Com a abertura do Casual Raízes Porto, o portefólio do Casual Hoteles passa a contar com 22 hotéis e 848 quartos em 11 cidades de Espanha (Valência, Bilbao, San Sebastián, Sevilha, Barcelona, Madrid, Benidorm, Cádiz e Málaga) e Portugal. O grupo tem prevista a abertura de mais um hotel em Valência, o Casual Dreams Valencia, com 45 quartos.

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Nova edição Publituris Hotelaria: Entrevista a José Frazão, administrador da ExpoSalão e dinamizador da DecorHotel

Na edição de setembro da Publituris Hotelaria, o destaque vai para a próxima edição da DecorHotel, que este ano regressa ao Porto de 27 a 29 de outubro, depois de uma edição realizada em Lisboa.

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Na edição de setembro da Publituris Hotelaria, o destaque vai para a próxima edição da DecorHotel, que este ano regressa ao Porto de 27 a 29 de outubro, depois de uma edição realizada em Lisboa.

José Frazão, administrador da ExpoSalão e dinamizador da DecorHotel, assegura que contam com uma adesão “superior àquela que conseguimos em Lisboa”. A palavra evolução é, segundo o responsável, “talvez aquela que melhor espelha aquilo que conquistámos ao longo destas edições”, admitindo que “podemos afirmar que a DecorHotel terá já aquilo que percebemos como um evento de cariz internacional”.

A pouco mais de três meses do final de 2022, a pergunta que se coloca é: Estamos perante o melhor ano turístico de sempre em Portugal? A resposta é dada na “Análise CLEVER” assinada por Luís Brites. Combinando os valores de ocupação e receita turística até hoje conseguidos, com a análise de perspetivas de interesse – pesquisa de voos e alojamento – o CEO da CLEVER Hospitality Analytics afirma que “poderemos estar, de facto, em excelente perspetiva de presenciar o melhor ano turístico de sempre”.

Já no Fala-se, fique a conhecer a nova unidade de luxo na Ericeira do grupo hoteleiro Aethos. Localizado numa falésia, a 40 metros  do mar, o Aethos Ericeira abriu a 1 de setembro e inspira-se na natureza envolvente e na vista desafogada para o Oceano Atlântico para melhor se dirigir ao seu público-alvo: os surfistas.

No capítulo das novidades, a edição deste mês é também uma oportunidade de ficar a conhecer o novo projeto da Eurostars Hotel Company, o Eurostars Lisboa Baixa. O futuro quatro estrelas na Rua da Prata tem data de abertura prevista para o final deste ano e é inspirado na tradição e cultura lisboetas, totalizado 57 quartos.

A hotelaria de cinco estrelas é o tema central do dossier de setembro, onde damos a conhecer a oferta atual deste segmento hoteleiro de norte a sul do país, os públicos que pretende captar e as áreas em que aposta para fazer face à procura.  O investimento em tecnologia, na cozinha de autor e na sustentabilidade marcam algumas das medidas adotadas por hotéis como o Six Senses Douro Valley, The Lodge Hotel, The Yeatman, Montebelo Viseu Congress Hotel, The Ivens Hotel, Alentejo Marmòris Hotel & Spa, Vila Joya, Savoy Palace e Grand Hotel Açores Atlântico, com quem falámos para esta edição.

Destaque ainda para o especial Made in Portugal, onde apresentamos as novidades das empresas nacionais. Fique a conhecer as soluções e inovações para o setor hoteleiro de empresas como a EPOCA, Costa Nova, Regoldi, Laskasas, Glammfire e Costa Verde, a par das preferências dos clientes.

Na rubrica Palavra de Chef falámos com Ana Magalhães, a primeira mulher a vencer o concurso Chefe Cozinheiro do Ano em 23 anos. O respeito pelo produto, a importância de valorizar a tradição gastronómica portuguesa e a sustentabilidade na cozinha guiam grande parte da conversa com a sub-chef júnior de 26 anos no Six Senses Douro Valley.

Seguimos para a Inspeção, onde mostramos que “o paraíso só para adultos existe, tem vista para a Ria Formosa” e um lugar cativo no AP Cabanas Beach & Nature, que abriu no verão de 2021.

A fechar, brindamos com as sugestões de Pedro Luz, head sommelier na Garcias Wines & Spirits Boutique – Comporta. As sugestões ficam completas com os novos conceitos de restauração do Domes Lake Algarve, que damos a conhecer nesta edição.

As opiniões pertencem a Sérgio Guerreiro (Nova SBE Westmont); Paulo Mesquita (COO no Dom Pedro  Hotels & Golf Collection);  João Caldeira Heitor (coordenador científico da licenciatura em Gestão do Turismo do ISG – Instituto Superior de Gestão); Francisco Jaime Quesado (economista e gestor especializado em inovação e competitividade); Karina Simões (Head of Hotel Advisory na JLL Portugal); Liliana Conde (consultora) e José Varela Gomes (coordenador da licenciatura em Gestão Hoteleira do ISAG – European Business School).

*Para ler a versão completa desta edição da Hotelaria – em papel ou digital – subscreva ou encomende aqui.

Contacto: Carmo David | [email protected] | 215 825 430 **

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