38 startups vão construir projetos turísticos competitivos para dinamizar sustentabilidade dos territórios e promoção da economia circular
As startups propõem soluções que apoiem empresas do sector no cumprimento das metas de sustentabilidade definidas pelo Turismo de Portugal.
Publituris
Soltour volta a lançar charters para Samaná à partida de Lisboa
Iberia celebra 85 anos de voos ininterruptos entre Madrid e Lisboa
Princess Cruises altera dois cruzeiros de volta ao mundo devido a conflitos no Médio Oriente
Brilliant Lady é o 4.º navio da Virgin Voyages e chega em setembro de 2025
Bruxelas inicia ação contra 20 companhias aéreas por práticas enganosas de “greenwashing”
Dubai recebe Arabian Travel Market entre 6 e 9 de maio
Etihad Airways coloca A380 na rota de Paris a partir de novembro
Croatia Airlines passa a integrar APG-IET
Turismo de Portugal inaugura Centro de Incubação de Base Tecnológica para o setor do Turismo a 6 de maio
Gestão de frota e manutenção de motores PW150A da TAAG será feita pela Pratt & Whitney Canada
As 38 “startups” selecionadas com projetos para aproveitar o aumento de procura turística no interior devido à pandemia da Covid-19, vão iniciar nos dias 10 e 11 de dezembro o “Green Up”, o programa de ideação em turismo promovido pelos Territórios Criativos e pelo Turismo de Portugal.
Alvaiázere, no concelho do distrito de Leiria, vai ser o palco das operações do Bootcamp que proporcionará dois dias intensivos de mentoria e formação aos jovens empreendedores.
As startups que participam no “Green Up” foram selecionadas entre mais de cem candidatas constituídas por empreendedores de todo o país formados em turismo, integrando várias delas estudantes que ainda frequentam licenciaturas e mestrados. Propõem soluções B2B (“Business to business”, dirigidas a empresas) que apoiem empresas do sector no cumprimento das metas de sustentabilidade definidas pelo Turismo de Portugal. A sustentabilidade dos territórios e a promoção da economia circular são os pilares deste programa.
“Estava previsto que os dois dias de Bootcamp fossem presenciais em Alvaiázere, mas a evolução da pandemia em Portugal e as regras do Estado de Emergência obrigaram-nos a pedir aos 66 empreendedores envolvidos e aos seus 40 mentores que permaneçam nos seus escritórios e nas suas casas ao longo da ação”, afirma Luís Matos Martins, CEO dos Territórios Criativos, a empresa de consultadoria e de apoio ao empreendedorismo que organiza o Green Up para o Turismo de Portugal. “Iremos fazer exatamente o que estava previsto, com a diferença de as sessões coletivas e as interações mentores-empreendedores terem de ser feitas por ‘zoom’”.
Cada startup selecionada recebeu em sua casa um “Kit Empreendedor” com o StartUp Academy Plan, uma metodologia de “design thinking” desenvolvida pelos Territórios Criativos para ajudar os empreendedores na estruturação dos seus projetos.
A seguir, quinta-feira, todas as equipas vão acompanhar online as sessões que os Territórios Criativos vão produzir e gerir a partir da plataforma empresarial Alvaiázere+. Depois da sessão de abertura, na qual irão participar a presidente da Câmara de Alvaiázere, Célia Marques, e a secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, arrancarão as sessões temáticas de Design Thinking e Criatividade, de Marketing Estratégico, de Sustentabilidade Económica, de Finanças e de Marketing Operacional
.
“O interior de Portugal revelou-se um conjunto de regiões que aumentou a sua competitividade enquanto território desde o início da pandemia da Covid-19, o que lhe tem valido uma procura histórica em termos de turismo e de restauração, ao contrário do que sucede nas zonas turísticas tradicionais”, afirma o CEO dos Territórios Criativos.
Segundo Luís Matos Martins, “esta competitividade tem de ser posta ao serviço da fixação de pessoas nos seus territórios de origem e da aceleração da economia local, criando novas oportunidades no setor do turismo: é exatamente isso que o Green Up irá promover e desenvolver”.
O ponto alto do Bootcamp do Green Up ocorrerá na tarde de sexta-feira: será a sessão de “Speed Mentoring”, na qual todas as startups farão pequenas apresentações – “pitch” – dos seus projetos a cada um dos 40 mentores que
participam nesta edição do Green Up. A lista de mentores é constituída por especialistas em turismo, empresários, investidores e académicos (ver lista em anexo), os quais irão avaliar individualmente as apresentações uma a uma, comentando-as e dando conselhos e sugestões a cada uma das equipas empreendedoras.
Depois, até meados de janeiro de 2021, as equipas serão acompanhadas e apoiadas na construção dos 38 projetos de investimento, dos quais serão selecionados um grupo de finalistas. Então, a 7 de fevereiro, haverá em Coruche a Grande Final em que serão apurados os vencedores.