Um em cada quatro destinos no mundo ainda tem restrições às viagens
Informação é avançada por um estudo da Organização Mundial do Turismo (OMT), que analisou 217 destinos em todo o mundo.

Publituris
Chegadas internacionais de turistas descem 87% em janeiro e ameaçam previsões para 2021
OMT: Destinos voltam a apertar restrições às viagens
Turismo internacional manteve quebra mas confiança aumentou no primeiro trimestre, diz OMT
Impacto da COVID-19 no turismo pode custar 4 biliões de dólares à economia mundial
A maioria dos destinos turísticos do mundo (70%) já levantou as restrições às viagens que tinham sido adotadas devido à pandemia da COVID-19, apurou um estudo da Organização Mundial do Turismo (OMT), que indica, no entanto, que um em cada quatro ainda mantém as fronteiras encerradas aos turistas internacionais.
“O número de destinos fechados ao turismo internacional continua a diminuir. De acordo com a oitava edição do relatório da OMT sobre as restrições de viagem, 70% dos destinos globais abrandaram as restrições de viagem introduzidas em resposta à pandemia de Covid-19”, indica a organização em comunicado.
A OMT lembra que partir de 1 de novembro, 152 destinos reduziram as limitações ao turismo internacional, mais 37 que no início de setembro, quando as restrições tinham sido reduzidas em 115 destinos.
Pelo contrário, em 59 destinos as fronteiras continuaram encerradas ao turismo internacional no início de novembro, menos 34 do que tinha sido registado no início do mês anterior.
“O levantamento das restrições às viagens é essencial para impulsionar uma recuperação mais ampla do impacto social e económico da pandemia”, considera Zurab Pololikashvili, secretário-geral da OMT, citado na informação divulgada.
O estudo da OMT aponta ainda os destinos com melhores resultados ao nível da saúde, higiene e desempenho ambiental estão entre os que abrandaram mais rapidamente as restrições, com destaque para a Europa, que lidera o levantamento das limitações às viagens impostas para controlar a pandemia, seguida da América, África e Médio Oriente..
A Ásia e o Pacífico continuam a ser as regiões onde as restrições foram menos suavizadas, bem como as que apresentam um encerramento de fronteiras “mais completos”.
O relatório da OMT sobre as restrições de viagens engloba 217 destinos em todo o mundo.