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Edição Digital: Entrevista Europcar, Madeira e Small Portuguese Hotels

A edição de novembro do Publituris faz capa com uma entrevista a Paulo Moura, diretor-geral da Europcar em Portugal, que nos fala da importância da transformação digital nas empresas e em como essa está a ser feita dentro da maior rent-a-car presente no país. Apesar das perdas registadas em ano de pandemia, a Europcar não deixa de olhar para este momento como uma oportunidade de reinvenção.

Em Destinos fique a conhecer o projeto SECTUR – Sustentabilidade e Economia Circular no Turismo, uma iniciativa que tem por objetivo sensibilizar para a importância de medidas e ações concretas que visem a sustentabilidade dos destinos. Este projeto une os municípios de Vila Real, Vila Pouca de Aguiar, Mondim de Basto e Ribeira de Pena no norte do país, mas também Montemor-o-Novo, Alcácer do Sal e Viana do Alentejo, na região alentejana.

Pedro Colaço, CEO da Great Hotels of The World, faz um balanço da criação da marca hoteleira Small Portuguese Hotels, lançada pós-confinamento para apoiar e dar escala aos pequenos hotéis independentes. Agora, passado estes meses, as ambições  cresceram e o propósito passa por tornar-se “uma grande marca de hotéis portugueses (…) feita por portugueses e para empresas portuguesas”. Conheça as vantagens e os desafios desta nova marca hoteleira.

O comportamento da Região Autónoma da Madeira foi exímio ao lidar com a pandemia, tornando esta a região com melhor resultados no que diz respeito à segurança sanitária. Todas as medidas implementadas no controlo da pandemia contribuíram para que o destino pudesse elevar a bandeira de “destino seguro”. Apesar de ainda não ter retirado todo o potencial deste estatuto no que refere à performance turística neste verão, o destino prepara-se para receber a época festiva do Natal e Fim-de-Ano, mas também olha com alguma confiança para o próximo ano.

A sustentabilidade e a preservação do meio ambiente estão presentes na estratégia do Porto de Lisboa que anunciou que a infra-estrutura aeroportuária vai implementar a tecnologia “shore-to-ship”, que permite abastecer os navios de cruzeiros com energia elétrica podendo estes desligar os seus motores. As companhias de cruzeiro olham com bons olhos para esta facilidade que traz ganhos para o meio ambiente.

Os artigos de opinião desta edição são assinados por Cristina Siza Vieira (AHP), Pedro Seabra (ViaTecla), Cláudio Santos (Amadeus Portugal) e Atílio Forte (FORTOURISM). Leia ainda o Observatório do Turismo por António Paquete.

Raquel Relvas Neto
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Edição Digital: Entrevista Europcar, Madeira e Small Portuguese Hotels

A edição de novembro do Publituris faz capa com uma entrevista a Paulo Moura, diretor-geral da Europcar em Portugal, que nos fala da importância da transformação digital nas empresas e em como essa está a ser feita dentro da maior rent-a-car presente no país. Apesar das perdas registadas em ano de pandemia, a Europcar não deixa de olhar para este momento como uma oportunidade de reinvenção.

Em Destinos fique a conhecer o projeto SECTUR – Sustentabilidade e Economia Circular no Turismo, uma iniciativa que tem por objetivo sensibilizar para a importância de medidas e ações concretas que visem a sustentabilidade dos destinos. Este projeto une os municípios de Vila Real, Vila Pouca de Aguiar, Mondim de Basto e Ribeira de Pena no norte do país, mas também Montemor-o-Novo, Alcácer do Sal e Viana do Alentejo, na região alentejana.

Pedro Colaço, CEO da Great Hotels of The World, faz um balanço da criação da marca hoteleira Small Portuguese Hotels, lançada pós-confinamento para apoiar e dar escala aos pequenos hotéis independentes. Agora, passado estes meses, as ambições  cresceram e o propósito passa por tornar-se “uma grande marca de hotéis portugueses (…) feita por portugueses e para empresas portuguesas”. Conheça as vantagens e os desafios desta nova marca hoteleira.

O comportamento da Região Autónoma da Madeira foi exímio ao lidar com a pandemia, tornando esta a região com melhor resultados no que diz respeito à segurança sanitária. Todas as medidas implementadas no controlo da pandemia contribuíram para que o destino pudesse elevar a bandeira de “destino seguro”. Apesar de ainda não ter retirado todo o potencial deste estatuto no que refere à performance turística neste verão, o destino prepara-se para receber a época festiva do Natal e Fim-de-Ano, mas também olha com alguma confiança para o próximo ano.

A sustentabilidade e a preservação do meio ambiente estão presentes na estratégia do Porto de Lisboa que anunciou que a infra-estrutura aeroportuária vai implementar a tecnologia “shore-to-ship”, que permite abastecer os navios de cruzeiros com energia elétrica podendo estes desligar os seus motores. As companhias de cruzeiro olham com bons olhos para esta facilidade que traz ganhos para o meio ambiente.

Os artigos de opinião desta edição são assinados por Cristina Siza Vieira (AHP), Pedro Seabra (ViaTecla), Cláudio Santos (Amadeus Portugal) e Atílio Forte (FORTOURISM). Leia ainda o Observatório do Turismo por António Paquete.

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Raquel Relvas Neto
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A edição de novembro do Publituris faz capa com uma entrevista a Paulo Moura, diretor-geral da Europcar em Portugal, que nos fala da importância da transformação digital nas empresas e em como essa está a ser feita dentro da maior rent-a-car presente no país. Apesar das perdas registadas em ano de pandemia, a Europcar não deixa de olhar para este momento como uma oportunidade de reinvenção.

Em Destinos fique a conhecer o projeto SECTUR – Sustentabilidade e Economia Circular no Turismo, uma iniciativa que tem por objetivo sensibilizar para a importância de medidas e ações concretas que visem a sustentabilidade dos destinos. Este projeto une os municípios de Vila Real, Vila Pouca de Aguiar, Mondim de Basto e Ribeira de Pena no norte do país, mas também Montemor-o-Novo, Alcácer do Sal e Viana do Alentejo, na região alentejana.

Pedro Colaço, CEO da Great Hotels of The World, faz um balanço da criação da marca hoteleira Small Portuguese Hotels, lançada pós-confinamento para apoiar e dar escala aos pequenos hotéis independentes. Agora, passado estes meses, as ambições  cresceram e o propósito passa por tornar-se “uma grande marca de hotéis portugueses (…) feita por portugueses e para empresas portuguesas”. Conheça as vantagens e os desafios desta nova marca hoteleira.

O comportamento da Região Autónoma da Madeira foi exímio ao lidar com a pandemia, tornando esta a região com melhores resultados no que diz respeito à segurança sanitária. Todas as medidas implementadas no controlo da pandemia contribuíram para que o destino pudesse elevar a bandeira de “destino seguro”. Apesar de ainda não ter retirado todo o potencial deste estatuto no que refere à performance turística neste verão, o destino prepara-se para receber a época festiva do Natal e Fim-de-Ano, mas também olha com alguma confiança para o próximo ano.

A sustentabilidade e a preservação do meio ambiente estão presentes na estratégia do Porto de Lisboa que anunciou que a infra-estrutura aeroportuária vai implementar a tecnologia “shore-to-ship”, que permite abastecer os navios de cruzeiros com energia elétrica podendo estes desligar os seus motores. As companhias de cruzeiro olham com bons olhos para esta facilidade que traz ganhos para o meio ambiente.

Os artigos de opinião desta edição são assinados por Cristina Siza Vieira (AHP), Pedro Seabra (ViaTecla), Cláudio Santos (Amadeus Portugal) e Atílio Forte (FORTOURISM). Leia ainda o Observatório do Turismo por António Paquete.

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Edição Digital: O reforço da aposta da Sogevinus no enoturismo, Kannak, Iberia e Turismo LGBTI+

A nova edição do Publituris destaca o investimento realizado pela Sogevinus no enoturismo, a definição da estratégia do novo operador turístico Kannak, a nova “coqueluche” da Solférias, entrevistas a Antonio Linares, diretor de Vendas da Iberia para Portugal e Espanha, e Gerald Hampel, partner da MICE Buz, um resumo da Convenção da ARAC, e um dossier sobre Turismo LGBTI+.

Publituris

A primeira edição do jornal Publituris de novembro faz capa com a aposta da Sogevinus no enoturismo. Depois de um investimento de dois milhões de euros nas Caves Barroca, inseridas nas Caves Cálem, a Sogevinus passou a disponibilizar uma área para experiências dedicadas única e exclusivamente para grupos. Maria Manuel Ramos, diretora de Turismo da Sogevinus, justifica este investimento com o crescimento que o enoturismo tem registado no grupo e globalmente em Portugal e espera uma consolidação das visitas. No início do próximo ano, será inaugurado o Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel.

Na “Distribuição”, a Kannak, novo operador turístico especializado em circuitos culturais da World 2 Meet (W2M), que entrou em Espanha em 2023, chegou também a Portugal, mas o grupo está a definir se toda a estrutura da marca ficará centrada no nosso país ou em Espanha. A programação 2024/2025 dedicada apenas ao mercado português deverá ser lançada dentro de semanas. O grupo, que tem vindo a crescer no nosso país, põe a hipótese de trazer outras marcas para Portugal.

Já a nova “coqueluche” da Solférias para o verão de 2025 chama-se Costa Norte do Egito, pela primeira vez programado em voos charter de Portugal, neste caso do Porto para El Alamein, com partidas todas as segundas-feiras entre 9 de junho a 8 de setembro, com a Fly Egypt. O operador turístico deu a conhecer os pormenores do seu programa, em webinar conduzido por Dário Brilha, gestor de produto África (exceto Cabo Verde), que o Publituris acompanhou.

Nos “Transportes”, o jornal Publituris aproveitou o 49.º Congresso da APAVT para conversar com Antonio Linares, diretor de Vendas da Iberia para Portugal e Espanha. Sem adiantar mais informação ao que o CEO da IAG, interessada na compra da TAP, avançou recentemente, o responsável comercial da companhia aérea espanhola destacou a importância do mercado português para a Iberia. E admite, “neste momento, possuímos a rede certa”.

Ainda nos “Transportes”, o Publituris esteve presente na V Convenção Nacional da ARAC – Associação Nacional dos Locadores de Veículos, na qual estiveram em debate alguns dos principais desafios com que o setor do rent-a-car convive atualmente, com destaque para a IA, inovação que já está a ser aplicada nesta atividade, mas cujo impacto deverá vir a ser muito mais profundo.

Presente em Portugal, enquanto parceiro dos Portugal Meeting Forums by Portugal 2024, Gerald Hampel, partner da MICE Buzz, salientou a importância destes eventos para colocar frente-a-frente quem oferece e quem procura soluções no segmento MICE. No final admitiu ter ficado surpreendido pela “qualidade” oferecida pelos “atores” portugueses.

O “Dossier” desta edição é dedicado ao Turismo LGBTI+. No próximo ano, a capital portuguesa vai ser palco do Euro Pride 2025, o maior evento da Europa para a comunidade LGBTI+, que vai incluir um extenso programa de atividades, conferências, encontros, marchas e festas, e que deverá trazer até Lisboa “milhares de visitantes de todo o mundo”.

Ainda a propósito deste tema, foi lançada este ano, a The Queer Spot, uma nova app que facilita o acesso a eventos e espaços seguros para a comunidade LGBTI+ e que, segundo Roger Junior, designer e programador brasileiro, co-fundador primeira startup LGBT-Tech de Portugal, tem vindo a receber um “bom feedback por parte da comunidade de utilizadores orgânicos” e que pode ter também “um papel importante no turismo LGBTI em Portugal”.

Já entre 13 e 15 de setembro, a cidade do Porto voltou a receber o Porto Pride, evento que, este ano, terá levado entre oito a 10 mil pessoas até à capital nortenha e que tem ajudando a afirmar o Porto como um destino de referência para este público.

Além dos Pulse Report, numa parceria entre a GuestCentric e o jornal Publituris, os artigos de opinião pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Maria José Silva (CEO da RAV T & ZENTravel), e Carlos Torres (jurista e professor na ESHTE).

Leia a edição aqui.

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Edição Digital: Especial Portugal no WTM London, DIT Portugal, WTTC Global Summit, Wine Tourism TV e Mercados de Natal

A próxima edição do jornal Publituris traz em destaque a participação de Portugal no WTM 2024. Além disso, damos conta da Convenção da DIT Géstion, realizada em Cuba, a intervenção de John Kerry no WTTC Global Summit com foco nas alterações climáticas, o lançamento da Wine Tourism TV pela APENO e um dossier dedicado aos Mercados de Natal.

Publituris

A nova edição do jornal Publituris, a última do mês de outubro, destaca a participação de Portugal no World Travel Market (WTM) London 2024.

Num especial em inglês, entrevistámos o presidente do Turismo de Portugal Carlos Abade, que salientou a importância do mercado do Reino Unido para o turismo em Portugal. Destacando os diferentes produtos turísticos oferecidos pelo país, Carlos Abade frisou que “a perceção é que existe uma procura crescente por produtos estruturados, que acrescentem valor e que incorporem a dimensão da sustentabilidade”.

O presidente do Turismo de Portugal enfatizou que toda a oferta de Portugal terá de ter sempre em atenção o bem-estar de todos, sejam eles residente ou não residentes. E aproveita para afirmar que a “Estratégia Turismo 2035” terá em conta esta ligação entre turismo e as comunidades locais, destacando que a “hospitalidade e o bem-receber são dos ativos mais importantes” que Portugal possui.

Além do presidente do Turismo de Portugal foram ouvidos, também, os responsáveis pela promoção externa das sete regiões de Portugal, bem como alguns dos expositores que marcarão presença de 5 a 7 de novembro do Excel London.

Na “Distribuição”, viajámos até Cuba, para a II Macro Convenção da DIT Géstion. Jon Arriaga e César Clemente, diretor-geral e diretor Comercial da DIT Portugal, respetivamente, realçam que este agrupamento de gestão aposta em “serviços diferenciadores”, tendo anunciado às suas agências de viagens uma série de novidades, principalmente na área tecnológica, que vão permitir a essas empresas melhorar as suas performances de rentabilidade.

Nos destinos, relembramos a intervenção de John Kerry, ex-secretário de Estado dos Estados Unidos da América, ex-candidato presidencial e responsável pela assinatura do Acordo de Paris pelos EUA no Global Summit do World Travel & Tourism Council (WTTC).

Em Perth (Austrália), John Kerry alertou para o flagelo das alterações climáticas e como estas irão impactar o setor do turismo. A mensagem foi clara: “se não cuidarmos do planeta, o turismo será dos primeiros a sofrer”.

Também nesta edição do Publituris, destaque para o lançamento da Wine Tourism TV, projeto da APENO – Associação Portuguesa de Enoturismo. A presidente da associação, Maria João Almeida, dá conta da importância que o enoturismo poderá ter como catalisador para que os estrangeiros descubram outros destinos em Portugal”.

“Se queremos que o enoturismo português seja tão bom como qualquer enoturismo a nível mundial, temos de o promover de forma profissional”, frisa Maria João Almeida, considerando que “este canal vai ajudar muito à promoção” do enoturismo nacional.

O “Dossier” desta edição é dedicado aos Mercados de Natal. Dentro de poucos dias, as ruas das cidades europeias estarão engalanadas com luzes festivas, decorações alusivas à data, e árvores de Natal cintilantes. O certo é que as viagens para visitar os Mercados de Natal na Europa entraram na lista de preferências dos portugueses, produto que tem vindo a crescer significativamente de ano para ano.

Além do “Check-in”, as opiniões desta edição pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Paulo Morais Vaz (Porto Business School), Miguel Pizarro (ISAG), Carlos Picanço (Futurismo Azores Adventures), e Amaro F. Correia (Atlântico Business School).

Leia a edição aqui.

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Edição Digital: Entrevista ao presidente da APAVT, Portugal Meeting Forums by Publituris e réveillon

À beira de um novo congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), a nova edição do Publituris faz capa com uma entrevista ao presidente da associação, Pedro Costa Ferreira, que desvenda alguns pormenores sobre o evento e fala também sobre alguns dos temas em destaque no setor. Portugal Meeting Forums by Publituris, CAI Conference 2024, Portos de Cabo Verde, pós-graduação da Universidade Nova, Toledo e um dossier sobre a programação para o Réveillon também merecem destaque nesta edição.

Publituris

À beira de um novo congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), a nova edição do Publituris faz capa com uma entrevista ao presidente da associação, Pedro Costa Ferreira, que desvenda alguns pormenores sobre o evento e fala também sobre alguns dos temas em destaque no setor.

Nesta entrevista, o presidente da APAVT revela as suas expectativas sobre o Orçamento do Estado de 2025, mostra-se pessimista relativamente ao novo aeroporto e fala ainda sobre a privatização da TAP. Pedro Costa Ferreira mostra-se ainda indignado com aquilo que diz ser “uma certa comunicação anti-Turismo”, já que, apesar de reconhecer alguma pressão, considera que não faz sentido falar em excesso de turismo em Portugal.

Nesta edição, publicamos também uma fotorreportagem sobre a 8.ª edição dos Portugal Meeting Forums by Publituris, iniciativa que decorreu entre 1 e 3 de outubro e que deu a conhecer a oferta portuguesa de MICE a 26 buyers internacionais.

Destaque também para a CAI Conference 2024, que decorreu no Funchal, entre 26 e 28 de setembro, e que debateu as oportunidades e desafios para os cruzeiros nas ilhas da Macaronésia, no âmbito do 30.º aniversário da CAI – Cruise Atlantic Islands.

Durante a CAI Conference 2024, falámos também com Irineu Camacho, presidente do Conselho de Administração da ENAPOR – Portos de Cabo Verde, que indicou que o país está a fazer fortes investimentos para aumentar o número de cruzeiros no arquipélago, que tem já capacidade para receber estes navios em todas as ilhas.

Destaque merece ainda a pós-graduação “Leading Tourism & Hospitality”, lançada este ano pela Universidade Nova, assim como a reportagem sobre a cidade espanhola de Toledo, que o Publituris foi conhecer em meados de setembro.

Já o dossier desta edição é dedicado ao Réveillon e às muitas opções de férias que têm vindo a ser lançadas no mercado para esta época festiva. Neste trabalho, damos conta da programação lançada pelos operadores turísticos, que não sofreu grandes alterações face aos destinos propostos no ano anterior, assim como de outras opções, nomeadamente em navios de cruzeiro.

Esta edição, conta ainda com o Pulse Report, assim como com as opiniões de Francisco Jaime Quesado ((economista e gestor), Jorge Nogueira (economista e CEO da Iberobus), Luiz S. Marques (investigador do Dreams da Universidade Lusófona) e Carlos Torres (jurista e professor na ESHTE).

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Edição Digital: Entrevista ao presidente da CTP, Inland, a sustentabilidade na easyJet, o novo Queen Anne e Turismo de Saúde e Bem-estar

Na edição que marca o Dia Mundial do Turismo, publicamos uma entrevista com o presidente da Confederação do Turismo de Portugal, Francisco Calheiros. Além disso, damos a conhecer a Inland Portugal, a estratégia da easyJet para a modernização do espaço aéreo, a nova rainha do Cunard Line. A terminar, um dossier sobre Turismo de Saúde e Bem-estar.

Publituris

Na data em que se assinala o Dia Mundial do Turismo e a Confederação do Turismo de Portugal organiza a VII Cimeira do Turismo Português, o jornal Publituris publica uma entrevista com o presidente da CTP, Francisco Calheiros.

Na conversa, realizada uma semana antes da Cimeira e ainda com os incêndios a lavrarem no centro e norte de Portugal, Francisco Calheiros admite que estes têm “claramente impacto no turismo”. E dá o exemplo: “tinha dois eventos no Porto. Ambos foram cancelados de um dia para o outro ou mesmo no próprio dia. Isto implica cancelamento de transportes, alojamento, catering, aluguer de salas, entre outros”.

Quanto aos números que se avançam para a atividade turística em Portugal, em 2024, o presidente da CTP socorre-se do programa desenvolvido internamento e que dá conta de um crescimento entre 2% a 3% para o presente ano nas dormidas. Contudo, Francisco Calheiros é cauteloso e com as opiniões que estão a surgir anti-turismo, salienta que, “nesta fase, não aconselha muito a que falemos em novos recordes no turismo”.

Certo é que, com os objetivos da Estratégia Turismo 2027 praticamente alcançados, o presidente revela que o Turismo de Portugal já está, “e bem”, a lançar as bases para a nova estratégia.

No entanto, enumera três fatores determinantes que podem, de um momento para o outro, escalar e ter consequências graves: “a guerra na Europa, com a invasão da Ucrânia pela Rússia; o conflito no Médio Oriente; e as eleições nos EUA”.

Quanto a outros temas, para o aeroporto pede um cronograma de atuação e critica a falta de uma “solução intermédia” que diz ser o Montijo; na TAP, há que definir bem o que se quer privatizar para depois alinhar calendário e receber as propostas.

Defendendo o IVA turístico e frontalmente contra as taxas turísticas, quanto ao Orçamento de Estado para 2025, Francisco Calheiros admite que a não aprovação, independentemente de eleições antecipadas ou gestão em duodécimos é “péssima”.

Finalmente, reforçando que “este é o meu último mandato à frente da CTP”, Francisco Calheiros conclui que “O turismo é uma atividade muito diferente das outras, é provavelmente a atividade mais transversal que temos. O turismo põe tudo a mexer”.

A agência de tours, Inland Portugal, que dispõe de um menu de experiências de viagem, para pequenos grupos, desenhado para explorar locais, projetos e comunidades menos conhecidos do interior do país, está a dar os seus primeiros passos. A proprietária da empresa, Alexandra Melo, promete, conforme disse ao Publituris, uma imersão autêntica e enriquecedora, focada não apenas nas paisagens lugares pouco visitados, mas também em projetos sociais, ecológicos e comunitários que estão a transformar estas regiões, num convite à descoberta de um Portugal real.

Depois de darmos a conhecer o novo ICC – Integrated Control Centre da easyJet é a vez de publicarmos um artigo sobre o plano estratégico da companhia aérea para a modernização do espaço aéreo, renovação da frota, assim como a aposta em combustíveis sustentáveis e em aviões sem amissões de CO2.

Se Johan Lundgren, CEO da easyJet, admite estarem “entre as companhias aéreas que mais esforços dedicam a este tema, o que significa, atualmente, reduzir em 5% as emissões, e objetivos de “alcançar uma redução de 35% até 2035”, o ministro da Aviaçáo do Reino Unido, Mike Kane, admite “estarmos a aproximar-nos da realidade de virmos a ter voos movidos a hidrogénio, em 2035”.

Inaugurado em maio, o Queen Anne é o mais recente navio de cruzeiro da Cunard Line e esteve em Lisboa a 19 de setembro, numa escala que motivou a visita de um grupo de agentes de viagens portugueses convidados pela Mundomar Cruzeiros, que representa a companhia em Portugal, que pôde conhecer, em primeira mão, a nova rainha desta companhia de cruzeiros norte-americana.

Finalmente, no dossier, dedicado ao Turismo de Saúde e Bem-estar, o secretário-geral da Associação Termas de Portugal (ATP), João Pinto Barbosa, revela, em entrevista, que existem 44 estabelecimentos de termas em funcionamento no país, quase todas deixando o efeito da sazonalidade para trás, por isso abertas a maior parte do ano, e constituindo-se, os principais, e tantas vezes únicos, dinamizadores das economias locais e da criação e retenção de emprego nas regiões do interior e de baixa densidade.

Além, do “Check-in”, as opiniões pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), João Freitas (Highgate Portugal) e Sónia Brochado (BTRUST).

Leia aqui a edição.

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Edição Digital: WESGRO, L’exquis, Adecco, ICC da easyJet e Turismo no Interior

A nova edição do jornal Publituris faz capa com a entrevista a Wrenelle Stander, diretora-executiva da WESGRO, que esteve de visita a Portugal para a concretização de diversas parcerias económicas e comerciais, sem esquecer, claro, o turismo.

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A primeira edição do mês de setembro do jornal Publituris faz capa com Wrenelle Stander, diretora-executiva da WESGRO – Agência oficial de promoção do Turismo, Comércio e Investimento da Cidade do Cabo e do Cabo Ocidental – que veio a Portugal para concretizar diversas parcerias económicas e comerciais, não deixando de aproveitar a oportunidade para promover a cidade, a região e o país a nível turístico. Relativamente ao mercado português Wrenelle Stander espera “aumentar potencialmente a quota de mercado em Portugal”, considerando que “Portugal pode ser um polo importante para o turismo na África do Sul”.

Na “Distribuição”, damos a conhecer a L’exquis, uma agência de viagens de luxo, que nasceu em Portugal no início do ano, para dar resposta a esta tendência de mercado de alta sofisticação que tem crescido no nosso país com a chegada de cada vez mais americanos (EUA e Canadá) asiáticos e russos endinheirados que não se importam de pagar, quer em férias ou em viagem de negócios, o que for preciso, para uma experiência única no nosso país. A empresa aliou-se a parceiros de alta qualidade para lhes dar o que pretendem: viagens, experiências, eventos, concierge, além de poderem pagar em criptomoedas.

No “Alojamento”, desde a pandemia, a hotelaria tem vindo a deparar-se com a escassez de recursos humanos, num problema que parece estar a melhorar muito por culpa da contratação de colaboradores estrangeiros, que vêm aumentar a diversidade das equipas. E, apesar de alguns desafios, parecem ser muitas as vantagens associadas à diversidade dos recursos humanos, como diz ao Publituris Inês Parreira, Branch Manager Lisboa Hospitality da Adecco Portugal.

No início de setembro, o Publituris visitou o novo ICC – Integrated Control Centre da easyJet, local que concentra a gestão de todas as operações da companhia aérea low cost britânica, que abriu em maio e recorre à Inteligência Artificial (IA) para controlar os cerca de 2000 voos diários da transportadora. Nesta edição damos a conhecer este centro, que é a nova joia da coroa e motivo de orgulho para a easyJet.

Portugal tem vindo a apostar no objetivo de espalhar o turismo por todo o território e ao longo de todo o ano, numa estratégia que parece estar a dar frutos e que merece um balanço positivo por parte de autarquias e de outros agentes regionais. O forte crescimento turístico registado desde a pandemia, inclusive por parte de mercados estrangeiros, é animador, mas o desafio passa agora por manter esse aumento, sempre com a sustentabilidade em mente. Por isso, dedicamos o dossier desta edição ao “Turismo no Interior”.

Além do PULSE REPORT, numa parceria entre o Guestcentric e o Publituris, as opiniões pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Carlos Torres (jurista e professor na ESHTE), Márcia Ferreira (CEO da Mainvision), Joaquim Robalo de Almeida (ARAC), Pedro Castro (SkyExpert).

Leia aqui a edição.

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Edição Digital: A “guerra” ao turismo de massas, Europcar e tecnologia no turismo

A “guerra” ao turismo de massas, a estratégia do Europcar Mobility Group para a mobilidade sustentável, e um dossier dedicado à tecnologia no turismo são alguns temas da nova edição do Publituris.

Publituris

A fechar o mês de agosto, a nova edição do Publituris faz capa com um tema que tem vindo a ser cada vez mais frequente. Várias cidades europeias entraram em guerra aberta ao turismo de massas, tomando diversas medidas, umas que até fazem algum sentido, outras consideradas absurdas e despropositadas, com consequências que podem vir a “matar” uma das atividades fundamentais para a economia de muitos destinos turísticos. Equilíbrio, prudência e bom senso devem ser as palavras-chave. Fazemos aqui apenas uma passagem pelo que está a acontecer não só em Portugal como por esta Europa fora, prometendo voltar a este assunto mais vezes.

Nesta edição, uma pouco mais curta, dado o período de férias, falámos, também, com Isabel Martinez, Deputy Manager Director do Europcar Mobility Group em Portugal e Espanha, que revelou que, com as mudanças na área da mobilidade, o grupo tem apostado nos veículos elétricos com o objetivo de se colocar na “vanguarda da mobilidade sustentável”.

A responsável do grupo refere ainda que “Portugal é um dos países que demonstrou maior capacidade de recuperar os níveis de turismo internacional registados na pré-pandemia”, considerando que no setor rent-a-car, a Europcar tem “aproveitado esta tendência de procura”.

A fechar, um dossier dedica à tecnologia no setor do turismo. Atualmente, pensar qualquer setor de atividade sem tecnologia é impossível. No setor do turismo, onde o consumidor mudou (e muito) com a pandemia, a adaptação às novas exigências e necessidades passam exatamente pela adoção de tecnologia em todo e qualquer passo. E se alguém tiver dúvidas, basta recordar que hoje tudo está na palma da mão.

Ouvimos diversos profissionais de empresas com soluções para o setor do turismo e entrevistámos o diretor do Tourism Innovation Hub da Mastercard, Quim Martínez.

Além do “Check-in”, as opiniões desta edição pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor) e Amaro F. Correia (docente na Atlântico Business School).

Leia aqui a edição.

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Edição Digital: Turismo Cinematográfico, XJournel Travel, operação de verão, Four Points by Sheraton Matosinhos e Yucatán

O tema de capa da próxima edição do Publituris é dedicado ao Turismo Cinematográfico. Além disso, pode conhecer a XJourney Travel, o verão atípico na operação turística, uma visita ao Four Points by Sheraton Matosinhos e entrevista á secretária do Turismo de Yucatán.

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A primeira edição de agosto do jornal Publituris faz capa com o Turismo Cinematográfico, uma das mais recentes apostas nacionais, oficializada desde 2018, quando foi criada a Portugal Film Comission (PFC). Desde então, Portugal tem vindo a afirmar-se como um destino film-friendly, o que já trouxe vários projetos de filmagens internacionais para o território nacional e deverá atrair novos turistas para os muitos destinos portugueses que já passaram a estar imortalizados no pequeno ou grande ecrã.

Na “Distribuição”, damos a conhecer a XJourney Travel. Assumindo-se como uma “boutique travel” para viagens de incentivos à volta do mundo, num conceito luxury, mas também de eventos, através da sua empresa – Evento Concepts – o Publituris falou com os dois fundadores, Carlos Medeiros e Miguel Procópio.

Ainda na “Distribuição”, fomos sentir o pulso da operação turística num verão em que, apesar de em pleno julho e início de agosto, as redações continuam a receber promoções de última hora. Num bom verão, num ano atípico, em que se reservou muito ainda no início do ano e até à Páscoa, mas que depois resfriou, os operadores salientam que as contas serão feitas no final do ano.

No “Alojamento”, falámos com Tiago Duarte, Hotel Manager do Four Points by Sheraton Matosinhos, aberto desde março de 2022. Registando taxas de ocupação elevadas, apesar da concorrência da cidade do Porto, a experiência que Matosinhos oferece tem contribuído para trazer hóspedes ao hotel, que tem nos americanos um dos públicos mais fiéis.

De visita ao nosso país, a secretária do Turismo de Yucatán, Michelle Firdman, assinalou ao Publituris que o Estado mexicano é um destino turístico cada vez mais popular, conhecido pelo rico património cultural, paisagens naturais, beleza e importância histórica. E é, precisamente, pela identidade e autenticidade que o destino quer “conquistar” os portugueses.

As opiniões desta edição pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Sofia Santos (Eventos by T), Susana Mesquita (ISAG) e António Paquete (economista).

O jornal Publituris fará agora um merecido interregno para férias, regressando no final deste mês de agosto.

Até lá, desejamos a todos/todas boas férias!

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Edição Digital: Fotorreportagem dos Portugal Travel Awards, Living Tours, Tunísia e dossier MICE

A nova edição do Publituris recorda, em fotorreportagem, os Portugal Travel Awards. Além disso, saiba os planos da Living Tours, a estratégia da Tunísia para chegar aos 100 mil turistas portugueses e um dossier sobre o segmento MICE em Portugal.

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A última edição do mês de julho do jornal Publituris faz capa com a fotorreportagem dos Portugal Travel Awards 2024. Veja ou reveja os melhores momentos da festa do turismo que, pela primeira vez, se realizou na cidade do Porto, no Pestana Douro Riverside. Além da entrega dos prémios aos vencedores, também houve tempo para a festa e networking.

Esta edição revela, igualmente, os planos que a Living Tours tem para o futuro. Com uma faturação prevista de 30 milhões de euros para 2024, a Living Tours é, atualmente, uma das maiores empresas nacionais na área dos DMC e animação turística e tem planos ambiciosos para continuar a crescer, revelou ao Publituris Rui Terroso, CEO e fundador da empresa. O lançamento de novos produtos e a expansão com oferta própria para todo o território nacional são algumas das novidades para breve desta empresa que quer também continuar a internacionalização além da Península Ibérica.

O ministro tunisino do Turismo e Artesanato, Mohamed Moez Belhassine, que esteve recentemente em Portugal a representar o seu país na FIA Lisboa 2024, em que a Tunísia esteve em destaque na qualidade de país convidado, concedeu uma entrevista ao Publituris, em que passou em revista o atual estado do turismo, avançou as estimativas para o setor este ano, que tudo leva a crer, baterá os resultados recordes de 2019, mas também falou da estratégia do Governo para os próximos anos.

O dossier desta edição é dedicado ao MICE. Portugal está bem posicionado no ranking da International Congress and Convention Association (ICCA), aparecendo em 9.º lugar a nível mundial. O segmento MICE no nosso país continua a trajetória ascendente, mas, de acordo com os profissionais ouvidos, é preciso desenvolver mais e melhor as infraestruturas, bem como a conectividade, para que o país possa atingir lugares mais altos.

Além de ouvidos vários players que atuam no mercado MICE, o Publituris falou, igualmente, com o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, que admite que “a oferta relacionada com a MICE Industry alcançou já um excelente nível de reconhecimento internacional” e que as estratégias adotadas têm tido “resultados positivos”.

Já Carla Salsinha, presidente da Entidade Regional de Turismo de Lisboa, cidade que aparece em 2.º lugar a nível europeu no ranking da ICCA, salienta que “a questão não é, de todo, levar eventos para outras localizações”, mas sim “que outras localizações conquistem mais eventos”.

Além do Check-in, as opiniões desta edição pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Sílvia Dias (Savoy Signature), António Paquete (economista) e Carlos Torres (jurista e professor na ESHTE).

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Edição Digital: Os vencedores dos Portugal Travel Awards 2024 são destaque na 1515 do Publituris

Os vencedores dos Portugal Travel Awards 2024 são, naturalmente, o grande destaque da primeira edição de julho do Publituris. Mas há mais: Brasil, África do Sul, Lufthansa LGSP, BAE Ventures e um dossier dedicado ao Enoturismo.

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A primeira edição do mês de julho do jornal Publituris faz, naturalmente, capa com os vencedores dos Portugal Travel Awards 2024, conhecidos a 4 de julho, no Pestana Douro Riverside, no Porto.

Nesta 19.ª edição dos Portugal Travel Awards o jornal Publituris distingui:

Melhor Companhia de Aviação – TAP Air Portugal

Melhor Companhia de Aviação Lowcost – easyJet

Melhor Rent-a-Car – Europcar

Melhor Operador Turístico – Solférias

Melhor Rede de Agências de Viagens – Agência Abreu

Melhor Companhia de Cruzeiros – MSC Cruzeiros

Melhor Cadeia Hoteleira – Vila Galé Hotéis

Melhor Hotel Cinco Estrelas – Torel Avantagarde

Melhor Hotel Quatro Estrelas – Octant Hotels Furnas

Melhor Hotel Resort – Monchique Resort & Spa

Melhor Boutique Hotel – Pestana Fisherman

Melhor Hotel de Cidade – Montebelo Vista Alegre Lisboa Chiado Hotel

Melhor Hotel MICE – Meliá Ria Hotel & Spa

Melhor Hotel de Praia – EPIC Sana Algarve Hotel

Melhor Turismo Rural – Herdade da Matinha

Melhor Enoturismo – Torre de Palma Wine Hotel

Melhor Campo de Golfe – Oitavos Dunes – Cascais

Melhor Parque Temático e Diversões – Zoomarine

Melhor Empresa de Animação Turística – Picos de Aventura

Melhor Marina – Marina de Vilamoura

Melhor Destino Internacional – Dubai

Melhor Região de Turismo Nacional – Açores

Prémio “Belmiro Santos” – Raul Martins (*atribuído diretamente pela redação do Publituris)

 

Os temas da edição 1515 do jornal Publituris não se esgotam, contudo, com os vencedores dos Publituris Portugal Travel Awards 2024.

Nos “Destinos” desta edição, damos a conhecer Maceió e Porto Galinha, para onde o Publituris viajou a convite da Soltrópico. Umas férias nestes dois destinos é um convite para sentir os pés na areia e o sol no corpo. Já foram destinos turísticos no Brasil preferidos dos portugueses para férias durante todo o ano, hoje mais esfriados, mas o sentimento dos dois lados do Atlântico é que tudo vai voltar a ser como antes e até crescer, porque o destino está lá, cheio de atrativos, com uma oferta hoteleira de nível internacional e de serviços turísticos cada vez melhor e mais moderna.

Já nas “Viagens”, por altura da Africa’s Travel Indaba, fomos conhecer, a convite do Turismo da África do Sul, a província de Noroeste, uma autêntica preciosidade na oferta turística deste país, que conta com paisagens únicas e uma cultura inigualável, e onde nos sentimos como se estivéssemos numa qualquer ligação em direto para o canal National Geographic.

Nos “Transportes”, entrevistámos Paulo Geisler, CEO da Lufthansa Ground Services Portugal (LGSP). Criada em 2011 para dar apoio às companhias aéreas do Grupo Lufthansa em terra, a LGSP tornou-se num polo de inovação que dá atualmente resposta a muitas das necessidades diárias da operação aeroportuária e muitas das vezes de forma remota, colocando a cidade do Porto no centro de um negócio que continua a crescer, e que vai apresentar novidades, com o objetivo de passar a disponibilizar serviços a terceiros.

“Walk the Talk: AI in Hospitality and Travel 2024-2026”, que se realiza em Lisboa, é o “kick-off” para mais 23 eventos que a BAE Ventures irá realizar em todo o mundo focado no setor do turismo. Por isso, para a “Tecnologia”, falámos com Henrique Veiga, CEO da BAE Ventures. Considerando que “estamos ainda no início” desta “nova era” digital com a Inteligência Artificial, Henrique Veiga admite estamos em tempos “comparáveis ao aparecimento da internet, e que vai mudar profundamente o mundo tal como o conhecemos”.

No “Dossier” desta edição, destaque para o Enoturismo. O secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, declarou ao Publituris que “enoturismo é um produto de grande afirmação” de Portugal, e que é ambição do nosso país tornar-se “um caso de excelência a nível mundial”. O enoturismo é, hoje, um dos 22 produtos turísticos que compõem as marcas de promoção do turismo português, presente em 25 mercados, considerados “maduros, competitivos e capazes de gerar novos negócios, nomeadamente, no que diz respeito ao alargamento a novos mercados”.

Para completar este dossier e o tema do Enoturismo, entrevistámos ainda o presidente da Entidade Regional do Alentejo e Ribatejo, José Santos; a coordenadora da Rota dos Vinhos do Alentejo, Maria Teresa Chicau; e damos a conhecer algumas das propostas de norte a sul do país.

Nesta edição do Publituris, as opiniões pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor); Ana Jacinto (AHRESP); João Caldeira Heitor (ISG); Amaro F. Correia (Atlântico Business School); e Joaquim Robalo de Almeida (ARAC).

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Edição Digital: Turismo Náutico, Vê Portugal, Insider, Indaba e ainda Portugal Travel Awards

Turismo Náutico, o debate dos cinco presidentes das ERT durante o Vê Portugal, os nomeados dos Publituris “Portugal Travel Awards 2024”, e a Africa´s Travel Indaba 2024 são temas da nova edição do Publituris.

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A última edição de junho do jornal Publituris faz capa com o Turismo Náutico. A extensa costa portuguesa é propícia a qualquer que seja a atividade náutica que possa ser pensada. Contudo, o Turismo Náutico não se faz só no litoral, mas também no interior e cada vez são mais as ofertas disponibilizadas aos amantes do ambiente aquático. Falta agora diversificar, inovar, apostar na qualidade e promover.

Para conhecer melhor a oferta existente, o jornal Publituris falou, igualmente, com André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, e Raul Almeida, presidente da Turismo do Centro de Portugal.

Na “Distribuição”, damos a conhecer a Insider. A operar há dois anos na Madeira, esta jovem DMC oferece programas exclusivos e experiências únicas para clientes que procuram uma abordagem personalizada para explorar a verdadeira essência da ilha. A proposta passa por uma Madeira mais “luxury”, fugindo dos tradicionais pacotes pré-formatados, para propostas “tailor made”, explicou ao Publituris Filipe Fraga, Managing Partner da Insider.

Nesta edição trazemos ainda o que de mais importante aconteceu no Vê Portugal – Fórum do Turismo Interno, organizado pela Turismo do Centro de Portugal. Reunidos os cinco presidentes das Entidades Regionais de Turismo (ERT), foram identificados os desafios que as regiões enfrentam, mas também as oportunidades que estão por e para aproveitar. Para tal, reivindicam uma revisão da Lei 33 que, segundo o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, está “para breve”.

Nas “Capas que fazem História”, destaque para a edição de 1 de julho de 1974 que dava conta das palavras do primeiro-ministro de então, Palma Carlos. “O nosso país continua a oferecer as mesmas condições de segurança que oferecia até ao momento da revolução”, afirmava o primeiro-ministro de visita a Bruxelas.

A edição 1514 do Publituris é, também, a edição que traz pela última vez os nomeados dos Publituris “Portugal Travel Awards 2024”. Com as votações a terminar a 27 de junho, os vencedores das 22 categorias serão conhecidos a 4 de julho, a partir das 19h00, no Pestana Douro Riverside, no Porto.

A votação está aberta em https://premios.publituris.pt/

Também nesta edição damos a conhecer o que aconteceu na Africa´s Travel Indaba 2024. A maior feira de turismo da África do Sul afirmou, este ano, o seu caráter pan-africano, naquela que foi a melhor e mais concorrida edição dos últimos 10 anos.

Além do “Check-in”, as opiniões desta edição pertencem a Jaime Quesado (economista e gestor), Pedro Mestre (Algarve Sunboat), Marta do Carmo Palmeirão (ISAG), e António Paquete (economista).

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