TCP quer “instrumento financeiro regional” para captar produções cinematográficas
Pedro Machado, presidente da TCP, considera que esta “estratégia inovadora” pode ser implementada no Centro de Portugal através do programa operacional 2020-2030.

Publituris
O presidente da Turismo Centro de Portugal (TCP), Pedro Machado, propôs esta terça-feira, 20 de outubro, a criação de um “instrumento financeiro regional que permita aos vários territórios da região Centro captarem produções cinematográficas internacionais”.
“Há um grande desafio que poderíamos trabalhar em conjunto: encontrarmos um instrumento regional que possibilite a captação de produções cinematográficas, promovendo a coesão na nossa região através desta indústria dos filmes. Este poderia ser um instrumento poderoso para podermos não só fazer filmes e atrair produtores do mundo inteiro, mas captá-los e fixá-los nos territórios desta região”, propôs Pedro Machado, durante a sessão de abertura da 13.ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, em Viseu.
De acordo com o presidente da TCP, a criação de um instrumento deste género seria “muito importante” para a região, uma vez que se trata de uma “estratégia inovadora”, que pode ser implementada no Centro de Portugal através do programa operacional 2020-2030.
Pedro Machado foi um dos participantes na sessão de abertura do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que decorre até 23 de outubro, em Viseu, e que conta, este ano, com 72 filmes de turismo em exibição.
Além de Pedro Machado, a abertura do festival contou também com a participação de Francisco Dias, diretor do ART&TUR, que elogiou o facto da autarquia de Viseu ter aceitado, desde a primeira hora, acolher o festival que, este ano, decorre num contexto diferente, em situação de pandemia.
“Temos todos de respeitar as regras em vigor, que são necessárias. Não vamos permitir qualquer associação entre o ART&TUR e a covid-19 num contexto como o atual”, afirmou o diretor do festival.
Presentes na abertura da iniciativa estiveram ainda Jorge Sobrado, vereador da Câmara Municipal de Viseu, que lembrou que, em 2020, “o cinema e a fotografia são as artes de eleição em Viseu”, assim como Almeida Henriques, autarca da cidade e anfitrião do evento.
O Festival ART&TUR vai na 13.ª edição e, este ano, conta com 72 filmes de turismo de todo o mundo em exibição, funcionando também como uma das etapas do circuito internacional de festivais em que se elegem, anualmente, os dez melhores filmes de turismo feitos em todo o mundo.
O programa completo do evento pode ser consultado em https://tourfilm-festival.com/programa.