Mystic Cruises adquire navio Vasco da Gama
Novo navio da Mystic Cruises vai operar para os mercados britânico, alemão e português, aumentando para três o número de navios que compõem a frota da empresa.

Publituris
A Mystic Cruises, empresa da holding MysticInvest do empresário português Mário Ferreira, adquiriu o navio Vasco da Gama num leilão no Reino Unido, embarcação que vai permitir aumentar a frota e a oferta de cruzeiros oceânicos da empresa.
“A compra do Vasco da Gama foi uma boa oportunidade porque o nosso foco são os navios de cruzeiro de menor dimensão, com menos de mil passageiros e que nos permitem criar experiências mais personalizadas, seguras e intimistas para os nossos hóspedes”, sublinha Mário Ferreira, presidente da MysticInvest Holding, empresa à qual pertence a Mystic Cruises e a Douroazul.
De acordo com um comunicado enviado à imprensa pela Mystic Cruises, o navio, que se encontra ancorado em Tilbury, no Reino Unido, vai operar para os mercados britânico, alemão e português, aumentando para três o número de navios que compõem a frota da empresa.
Com capacidade para cerca de mil passageiros e 550 tripulantes, o Vasco da Gama tem uma tonelagem bruta de 55.451 toneladas, 219 metros de comprimento, 30,8 metros de boca e 40 metros de altura, e conta com 14 pisos, nove dos quais de passageiros, onde se encontram seis restaurantes, sala de espetáculos em dois níveis, quatro locais de entretenimento diferentes, casino, cinema e vários salões, cafés e bares para passageiros.
Para os viajantes mais ativos, o navio oferece ainda duas piscinas, courts de ténis, voleibol e basquetebol, além dum ginásio de grandes dimensões e um SPA totalmente equipado a bordo.
Ao nível do alojamento, o Vasco da Gama dispõe de 600 cabines, praticamente todas com vista mar e varanda privada, incluindo 120 cabines superiores ou premium com varanda e 29 deluxe suites também com varanda, além duma luxuosa royal penthouse suite com mais de 100 metros quadrados.
Para famílias, o navio oferece também 36 cabines interligadas que criam 18 pares de quartos adjacentes, que, segundo a Mystic Cruises, as tornam “ideais para famílias que queiram desfrutar de uma experiência de cruzeiro”.
O navio, que foi lançado em 1993 e que fez parte da frota da Holland America Cruise Line até 2014, para a qual operava sob a designação MS Statendam. Mais tarde, foi adquirido pela P&O Cruises Australia e, em 2015, foi completamente remodelado, passando a navegar com o nome Pacific Eden. Em 2018, o navio voltou a ser transacionado e foi comprado pela Cruise & Maritime Voyages, que o rebatizou como Vasco da Gama, e que o vendeu agora à Mystic Cruises.
Além do Vasco da Gama, a Mystic Cruises conta atualmente com mais dois navios na sua frota, concretamente o MS World Explorer, que foi lançado em 2019, e o MS World Voyager que foi entregue em agosto, mas que devido à pandemia ainda não navegou com passageiros.