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Aqua Village Health Resort & Spa é o Melhor Spa de Águas Termais do Mundo

Inaugurado há quatro anos, em Oliveira do Hospital, a unidade destacou-se entre os melhores hotéis do mundo nas categorias de Resort, Restaurante e Spa.

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Inaugurado há quatro anos, em Oliveira do Hospital, a unidade destacou-se entre os melhores hotéis do mundo nas categorias de Resort, Restaurante e Spa.

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Portugal tem o melhor Spa de Águas Termais do Mundo. O prémio foi atribuído ao Aqua Village Health Resort & Spa, que acabou de arrecadar mais 10 prémios pela Haute Grandeur Global Excellence Awards, que premeia os melhores hotéis do mundo, tendo em conta as experiências que cada um oferece e as opiniões de todos os seus clientes.

Inaugurado há quatro anos, em Oliveira do Hospital, o Aqua Village Resort destacou-se entre os melhores hotéis do mundo nas categorias de Resort, Restaurante e Spa.

Na categoria de Resort, a unidade da região Centro arrecadou 4 distinções; melhor Boutique Resort da Europa, melhor Apartamento de Hotel em Portugal, melhor Resort para Famílias em Portugal e melhor Resort de Águas Termais em Portugal.

Para os amantes da boa gastronomia, o Aqua Village tem o Roots Restaurant & Bar, que foi premiado como melhor Restaurante de Cozinha Portuguesa do Mundo, melhor Restaurante para Famílias da Europa, melhor Restaurante de Hotel em Portugal e melhor Restaurante com Vista em Portugal.

O Spa contínua a estar no top das preferências de quem visita a unidade hoteleira de 5 estrela com a distinção de melhor Spa de Águas Termais do Mundo e melhor Spa de Resort em Portugal.

Detentor de vários prémios internacionais, o Aqua Village é mais do que um resort de 5 estrelas, é uma unidade hoteleira inovadora em toda a sua oferta.

O resort apresenta 29 apartamentos, T1 e T2, bastante amplos, totalmente equipados e ainda uma luxuosa e exclusiva Suite Presidencial. Todos os apartamentos são autossuficientes e indicados para quem procura uma solução de férias de luxo num só espaço.

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1.º Roadshow do Enoturismo Atlântico Bairrada Lisboa com 20 expositores e 250 agentes

Dirigido a agentes de viagens, o 1.º Roadshow do Enoturismo Atlântico Bairrada Lisboa é organizado pelo jornal Publituris, em parceria com as Comissões Vitivinícolas da Bairrada e de Lisboa, e vai decorrer em Lisboa e no Porto, a 23 e 24 de novembro, respetivamente.

O 1.º Roadshow do Enoturismo Atlântico Bairrada Lisboa, que vai decorrer em Lisboa e no Porto, a 23 e 24 de novembro, respetivamente, conta já com a confirmação de cerca de duas dezenas de produtores, em representação das regiões de Lisboa e da Bairrada, e 250 agentes de viagem.

Organizado pelo jornal Publituris, em parceria com as Comissões Vitivinícolas da Bairrada e de Lisboa, o 1.º Roadshow do Enoturismo Atlântico Bairrada Lisboa é dirigido a agentes de viagens e contará com a presença de produtores com a Adega Cooperativa da Lourinhã, Adega Mãe, Manzwine, Quinta do Gradil, Quinta do Sanguinhal, Quinta das Carrafouchas, Quinta de Almiara, Quinta da Boa Esperança, Quinta dos Capuchos, Quinta do Monte d’Oiro, Caves Velhas, Caves São João, Caves Do Solar de São Domingos, Luís Pato, Quinta das Bageiras, Prior Lucas, Caves Messias, Regateiro e António Marinha.

Presentes no evento estarão também a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa (a confirmar), a secretária de Estado Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques (a confirmar), Turismo de Portugal, Turismo do Centro de Portugal, CCDR Centro, Comissões Vitivinícolas da Bairrada e Lisboa, Rota da Bairrada, Comunidade Intermunicipal do Oeste, Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Comunidade Intermunicipal de Aveiro, Escolas de Hotelaria e Turismo de Coimbra e do Oeste, IPL-ESTM, Entidade Regional do Turismo de Lisboa, entre outras.

O 1.º Roadshow do Enoturismo Atlântico Bairrada Lisboa decorre no dia 23 de novembro no Altis Grand Hotel, a partir das 18h00, enquanto no Porto tem lugar, no dia 24 de novembro, no Hotel HF Ipanema Park, também com início pelas 18h00. Nas duas iniciativas, está ainda incluído o jantar.

Ao longo do evento os agentes de viagens vão ter a oportunidade de conhecer novos projetos de enoturismo, seja para momentos em família, casais, grupos em ‘stopover’ ou para eventos corporate, nos quais a cultura vinhateira se assume como uma mais‐valia na diferenciação da oferta turística comercializada.

As inscrições para o 1.º Roadshow do Enoturismo Atlântico Bairrada Lisboa podem ser realizadas aqui.

Mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelo número de telefone +351 913256261.

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Ryanair em parceria com fundo sustentável do Citi

A parceria entre a Ryanair e o Citi servirá para apoiar diferentes projetos de financiamento sustentável, como energia renovável, conservação de água, saúde e educação em mercados emergentes.

A Ryanair acaba de anunciar uma parceria com o Citi, instituição bancária, para se tornar na primeira companhia aérea europeia a depositar fundos na nova Solução de Depósito Sustentável, lançada no início deste ano.

Esta parceria possibilita a Ryanair investir o excesso de caixa para apoiar diferentes projetos de financiamento sustentável do portfólio do Citi, como energia renovável, conservação de água, saúde e educação em mercados emergentes.

A iniciativa apoia a agenda de sustentabilidade da Ryanair, com os fundos a serem canalizados para financiar ou refinanciar ativos numa carteira de projetos elegíveis de finanças verdes e/ou sociais, com base nos critérios estabelecidos no Citi Green Bond Framework, Social Finance Framework e Social Bond for Affordable Housing Framework.

Thomas Fowler, diretor de Sustentabilidade da Ryanair, refere que esta parceria “não só ajudará a administrar as nossas finanças de maneira mais sustentável, mas também impulsionará ainda mais a nossa agenda de sustentabilidade como um todo, pois apoiamos vários projetos de sustentabilidade em todo o portfólio do Citi, desde a conservação da água até habitação acessível e muito mais.”

Do lado do Citi, David Tsui, chefe de Produtos de Depósito e Investimento de Sustentabilidade Global (ESG) do Citi, salienta que a entidade bancária está a oferecer a “oportunidade de apoiar projetos ambientais e sociais elegíveis nos portfólios do Citi”, referindo que o Citi tem o compromisso de “financiar e facilitar um bilião de dólares em finanças sustentáveis até 2030 como parte da meta de acelerar ainda mais a economia sustentável de baixo carbono”.

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United Airlines investe em refinaria de biofuel

Com mais este investimento, a United Airlines pretende ser pioneira no primeiro voo 100% SAF.

A United Airlines anunciou um investimento estratégico na produção de combustível de aviação sustentável (Sustainable Aviation Fuel – SAF) numa parceria com a NEXT Renewable Fuels, o que resultará na construção de uma refinaria de biofuel em Port Westward no Estado de Oregon, que deverá iniciar a produção no início de 2026.

A NEXT irá produzir, em velocidade cruzeiro, cerca de 50.000 barris por dia de SAF, gasóleo renovável ou outros combustíveis renováveis, sendo que a United Airlines poderá investir mais de 37,5 milhões de dólares, desde que, como anuncia em comunicado, a NEXT cumpra os requisitos definidos pela companhia aérea.

“Atualmente, uma das maiores barreiras para aumentar a oferta e reduzir os custos de combustível sustentável é que não temos a infraestrutura para transportá-lo com eficiência, mas a localização estratégica e os ativos da NEXT resolvem esse problema e fornecem um plano para instalações futuras. que precisam ser construídos”, admite Michael Leskinen, presidente da United Airline Ventures.

O executivo reconhece que este investimento “não apenas reforçará as ambições da NEXT e criará soluções de curto prazo para expandir o nosso fornecimento de SAF, mas também demonstrará o nosso compromisso em produzir SAF na escala necessária para descarbonizar o setor de aviação”.

Do lado da NEXT, Christopher Efird, CEO e presidente da companhia, refere que “a indústria de combustíveis limpos está a descolar e o nosso acesso a matérias-primas, distribuição multimodal e grandes ‘players’ do setor posiciona-nos como um fornecedor líder de SAF na costa Oeste”, concluindo que o investimento da United na NEXT “fortalece a nossa determinação de ser um dos líderes em combustíveis limpos no setor de transporte”.

Este anúncio por parte da United marca o quinto investimento em tecnologia relacionada com SAF da companhia aérea e seu primeiro investimento diretamente numa biorefinaria.

A United pretende, de resto, realizar o primeiro voo de passageiros do mundo usando 100% de SAF, tendo lançado, recentemente, o programa “Eco-Skies Alliance”, que, entre os 30 participantes corporativos, comprou coletivamente mais de 7 milhões de galões de combustível de aviação sustentável.

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MSC apresenta novo navio no Catar

Apresentado no Catar, o novo navio da MSC Cruzeiros oferece 22 decks e 2.626 camarotes, constituindo “uma metrópole urbana ultramoderna no mar”.

A MSC Cruzeiros apresentou o seu mais recente navio – MSC World Europa – no novíssimo Grand Cruise Terminal em Doha, Catar.

Juntamente com o seu parceiro Qatar Airways, esta apresentação fez parte do compromisso global da MSC Cruzeiros para com o Catar, reforçando o seu compromisso de apoiar o crescimento do turismo internacional no país, bem como na região mais vasta do Médio Oriente.

O MSC World Europa é o navio de cruzeiro mais inovador e ambientalmente avançado da frota da MSC Cruzeiros. Para além dos avanços inovadores em termos de redução de emissões e eficiência energética, o navio movido a LNG também abre caminho para a absorção de combustíveis sintéticos neutros em carbono e outros combustíveis alternativos assim que estes estiverem disponíveis em escala.

Com 22 decks, com 215.863 de arqueação bruta, 47 metros de largura, 40.000 metros quadrados de espaço público e 2.626 camarotes, o MSC World Europa é uma metrópole urbana ultramoderna no mar que oferece um verdadeiro mundo de experiências diferentes, estabelecendo um novo padrão para a indústria de cruzeiros.

O MSC World Europa passará a sua temporada inaugural no Médio Oriente oferecendo cruzeiros de 7 noites para Dubai, Abu Dhabi, Ilha Sir Bani Yas, Emirados Árabes Unidos, Dammam, Arábia Saudita e Doha, Qatar.

A temporada terá início no dia 20 de dezembro com uma viagem especial de 4 noites de Doha, no Catar, a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Com partida no Dubai a 25 de março de 2023, o MSC World Europa seguirá para o Mar Mediterrâneo no Verão de 2023, oferecerá cruzeiros de 7 noites com escala nos portos italianos de Génova, Nápoles e Messina, bem como La Valletta em Malta, Barcelona em Espanha e Marselha em França.

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APG aposta na ferrovia com plataforma ‘Railclick’

Com os serviços ferroviários a estabelecerem-se como uma alternativa ao transporte aéreo, a APG Portugal disponibiliza, através da plataforma “Railclick”, uma vasta oferta de soluções na Europa.

Victor Jorge

A APG Portugal passa a disponibilizar a plataforma “Railclick numa associação com a espanhola GRT, através da qual oferecerá os serviços de diversas companhias ferroviárias europeias numa aposta de diversificação de transportes disponíveis para o mercado B2B e B2C.

Na apresentação, realizada esta terça-feira, 15 de novembro, LLuis Martinez, presidente da GRT, criadora da plataforma “Railclick”, teve oportunidade de mostrar a mais-valia desta oferta, salientando a “poupança de tempo e dinheiro que poderá significar para quem utiliza os diversos serviços ferroviários à disposição”.

Com a atual plataforma ficam disponíveis os serviços de diversas companhias europeias – Trenitalia, Renfe, DB, SNCF, OBB, Eurostars, entre outras – numa clara aposta na mobilidade.

Com foco na oferta disponibilizada pela Trenitalia, LLuis Martinez começou por destacar a “grande liberdade de movimentação” que a ferrovia proporciona ao viajante, referindo os vários acordos existentes entre as várias companhias do centro da Europa e que “rapidamente colocam o viajante em qualquer parte da Europa central”.

“Os comboios, hoje, são uma clara vantagem comparativamente ao transporte aéreo, já que nos colocam no centro das cidades, sem a necessidade de diversos custos em dinheiro e tempo que o avião representa”.

Na realidade, a proposta agora disponibilizada pela plataforma “Railclick”, o viajante tem a possibilidade de viajar por todo o centro da Europa de forma cómoda e rápida. Fazendo referência aos serviços disponibilizados, por exemplo, pela Trenitalia, LLuis Martinez destacou os mais de 7.000 comboios/dia oferecidos aos viajantes, apresentando estes serviços aos diversos agentes de viagem que marcaram presença na apresentação da APG Portugal.

Através do hub de Milão, por exemplo, “é possível chegar em duas ou três horas às capitais europeias mais importantes”, existindo ainda a possibilidade de serviços intermodais com autocarros exclusivos e barcos.

Mas não é somente em Itália que estes serviços passam a estar disponíveis. Em Espanha, através da Renfe, também é possível chegar a vários pontos na Europa de forma “menos onerosa e rápida”, referiu LLuis Martinez, salientando, contudo, que “a partir de Portugal essa ligação ainda não será possível”, já que o nosso país ainda não se encontro devidamente interligado à restante rede ferroviária europeia.

Apesar de ainda não estar disponível uma compra única para os agentes e, consequentemente, clientes/viajantes, são, no entanto, diversas as possibilidades “fáceis” que a plataforma “Railclick” disponibiliza, com o acesso oferecido às agências a estar à mão de uma simples solicitação de password para validar a venda que resultar sempre num bilhete eletrónico.

Com a mercado-alvo a dividir-se entre o lazer e o negócio, LLuis Martinez referiu que o comboio é, atualmente, um meio de transporte muito valorizado pelos clientes provenientes de mercados como a Ásia ou América Latina.

“Na realidade, hoje, a não obrigatoriedade da burocracia relacionada com um check-in, as restrições inexistentes referentes à bagagem e, fundamentalmente, o tempo que se pouco, são uma mais-valia para quem utiliza o comboio”.

Mas também as questões relacionadas com a sustentabilidade são apreciadas, embora o presidente da GRT admite que, “neste momento, sabemos que ainda é uma vantagem, já que as companhias aéreas estão a caminhar cada vez mais para soluções com uma menor pegada carbónica”. Contudo, concluiu Martinez, “atualmente, a poupança de tempo, o conforto e o facto de no transporte ferroviário conseguirmos ‘desembarcar’ nos centros das cidades é muito bem recebido por quem viaja”.

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Site “Algarve Eventos” substitui “Guia Algarve”

O objetivo é “melhorar a experiência de quem nos visita, facilitar a interação com o destino e aumentar a eficiência da comunicação e da fruição dos espaços e acontecimentos da região”, diz João Fernandes, presidente da RTA.

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“Algarve Eventos” é o novo site e agregador de tudo o que acontece nos 16 concelhos da região, em substituição do “Guia Algarve”, até agora impresso mensalmente, e que pretende divulgar a oferta de lazer e cultural da região.

Divulgação de mais eventos, incluindo os de dimensão local, atualização em tempo real do que acontece na região e aumento do alcance da informação disponibilizada a turistas e residentes são algumas das vantagens que levaram o Turismo do Algarve a apostar neste formato disponível em https://eventos.visitalgarve.pt/.

Para além da significativa redução da pegada ecológica, associada à produção e distribuição do anterior guia, que só em papel consumia cerca de 21 toneladas por ano.

O novo site integra funcionalidades como pesquisa de eventos por categoria, data e concelho e ao abrir a página de um evento será possível adicioná-lo ao calendário, a uma wishlist ou até partilhá-lo nas principais redes sociais. Outra possibilidade será subscrever uma newsletter para receber diretamente os destaques da semana, bastando para isso seguir os passos aqui.

“Numa época em que as tendências de padrões de consumo revelam a preferência pelo acesso a conteúdos online, a expectativa com a disponibilização dos eventos num site bilingue, em inglês e português, é que resulte igualmente na atração de mais turistas para a região durante todo o ano, atenuando desta forma a sazonalidade”, refere a entidade em comunicado.

João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve, pretende que o novo site “enriqueça o conjunto de instrumentos de promoção turística e cultural do território que integram a marca Algarve”.

O responsável pela entidade salienta ainda que, “além de favorecer uma gestão célere e facilitada dos conteúdos, o site terá também uma navegação intuitiva, estando presente a preocupação com a disponibilização da informação em dispositivos móveis”.

O objetivo é, assim, “melhorar a experiência de quem nos visita, facilitar a interação com o destino e aumentar a eficiência da comunicação e da fruição dos espaços e acontecimentos da região», conclui João Fernandes.

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eDreams ODIGEO aumenta reservas em 50% no semestre, mas lucro líquido continua negativo

A empresa continua apostada em atingir, no ano fiscal de 2025, um Cash EBITDA superior a 180 milhões de euros e mais de 7,25 milhões de membros ‘Prime’.

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A eDreams ODIGEO registou no primeiro semestre do exercício fiscal de 2023, findo a 30 de setembro de 2022, 8,6 milhões de reservas, correspondendo a um acréscimo de 50% face a igual período de 2021, representando mais 48% em relação ao período pré-COVID, tendo ganho quase um milhão de novos subscritores apenas nos últimos seis meses.

Este desempenho permite à empresa reconfirmar as suas orientações para março de 2025, que incluem 7,25 milhões de subscritores, uma ARPU de 80 euros (receita média por utilizador) e um Cash EBITDA de 180 milhões de euros.

A empresa refere, em comunicado, que “em outubro e novembro, não obstante os ventos macroeconómicos contrários, as reservas subiram 45% em relação ao período pré-COVID-19.

No que diz respeito ao eDreams Prime, programa de subscrição de viagens, a empresa alcançou 3,6 milhões de subscritores, graças a uma taxa de execução trimestral de 479.000 durante o primeiro semestre do ano fiscal de 2023. Isto representa um crescimento das taxas de execução trimestrais de 8% e 47%, respetivamente, em relação aos anos fiscais de 2022 e 2021.

Quanto ao desempenho financeiro, no primeiro semestre do ano fiscal, a Margem de Receitas e a Margem de Receitas Cash da eDreams ODIGEO permaneceram acima dos níveis pré-COVID em 3% e 12%, respetivamente.

A empresa registou um crescimento na Margem de Receitas Cash, que aumentou 69% em termos homólogos para 316,5 milhões de euros, apesar das opções de viagem estarem limitadas pela incerteza das restrições provocadas pela pandemia de COVID-19. A Margem de Receitas aumentou em 72% para 289 milhões de euros, devido ao aumento de 50% nas reservas e de 15% na Margem de Receitas por Reserva.

O Lucro Marginal Cash, por sua vez, aumentou para 74,4 milhões de euros no período, 51% acima do registado no primeiro semestre do ano fiscal de 2022.

O Cash EBITDA no segundo trimestre ascendeu a 34,5 milhões de euros no primeiro semestre do ano fiscal de 2023 (dos quais 20,5 milhões de euros dizem respeito apenas ao segundo trimestre do ano), um aumento de 78% em relação ao mesmo período do ano passado. Tal como indicado nas orientações do primeiro trimestre do ano fiscal, “o crescimento sólido de membros no primeiro ano de subscrição do Prime atrasa a rentabilidade, que dispara no seu segundo ano de subscrição”, refere a empresa em comunicado.

O Lucro Líquido Ajustado registou um prejuízo de 19 milhões de euros no primeiro semestre do ano fiscal de 2023, em comparação com o prejuízo de 27,7 milhões de euros no mesmo período do ano anterior, acreditando a empresa que é o Lucro Líquido Ajustado que reflete “mais eficazmente o real desempenho operacional contínuo da atividade”.

Conforme a tendência observada no primeiro trimestre, o forte crescimento dos membros “Prime” no seu primeiro ano veio “protelar o aumento da lucratividade, mas esta última aumentou de forma drástica no segundo ano”.

No que diz respeito à força de trabalho global, esta deverá crescer 50% para impulsionar ainda mais o crescimento a longo prazo, com base no modelo de subscrição, referindo a eDreams ODIGEO que “o aumento dos investimentos na força de trabalho, assim como os efeitos das diferenças cambiais, resultaram em custos fixos mais elevados”.  Assim, tal como anunciado no ano passado, a eDO planeia contratar 500 novos colaboradores até março de 2025, e tem aumentado a sua força global em 201 colaboradores numa base anual, com 170 novas contratações apenas no período de março a setembro de 2022, o que significa que atingiu 34% deste objetivo em menos de 15% do tempo.

Dana Dunne, CEO da eDreams ODIGEO, refere que “o sucesso da nossa transição de um modelo de negócios centrado em transações para um essencialmente baseado em subscrições reflete-se, uma vez mais, no crescimento sólido e contínuo da nossa base de subscritores, que ultrapassa atualmente os 3,8 milhões de membros”.

Fazendo referência aos objetivos traçados há um ano – ultrapassar os 7,25 milhões de membros Prime e os 180 milhões de euros de Cash EBITDA até 2025 – a CEO salienta que “nestes últimos 12 meses realizámos excelentes progressos no sentido de cumprir estes objetivos, e o nosso desempenho no primeiro semestre do ano fiscal demonstra que estamos no caminho certo para que a nossa orientação a três anos se concretize, tal como temos vindo a fazer de forma consistente”.

Quanto à generalidade do setor, a CEO conclui que, “atravessando crises económicas, conflitos ou mesmo catástrofes naturais, quem viaja por lazer tem provado o seu desejo de continuar a fazê-lo. Atualmente nada mudou, e esperamos que esta vontade continue a reforçar-se cada vez mais”.

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TAP terá de reembolsar passageiros em mais de 122M€ por viagens canceladas nos EUA

A TAP e outras quatro companhias aéreas estrangeiras terão de reembolsar mais de 580 milhões de euros a passageiros cujas viagens foram canceladas ou significativamente atrasadas desde o início da pandemia.

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A TAP Air Portugal vai ter de reembolsar mais de 122 milhões de euros a passageiros e pagar uma multa de um milhão de euros por viagens canceladas nos Estados Unidos, anunciaram as autoridades federais norte-americanas.

Segundo a informação divulgada, a TAP Air Portugal e outras quatro companhias aéreas estrangeiras terão de reembolsar mais de 580 milhões de euros a passageiros cujas viagens foram canceladas ou significativamente atrasadas desde o início da pandemia.

O Departamento de Transportes dos EUA também multou as companhias aéreas em mais de 6,7 milhões de euros por atrasarem os reembolsos demasiado tempo, violando as regras de proteção ao consumidor.

As maiores companhias aéreas dos EUA, que respondem pela maior parte das reclamações relativas a reembolsos, evitaram multas e uma fonte das autoridades federais disse que nenhuma outra operadora norte-americana está a ser investigada por possíveis multas.

Os consumidores inundaram a agência com milhares de reclamações por não conseguirem reembolsos quando as companhias aéreas cancelaram um grande número de voos após a pandemia chegar aos Estados Unidos, no início de 2020. Esta foi, de longe, a principal categoria das reclamações.

“Quando os americanos compram uma passagem numa companhia aérea, esperam chegar ao nosso destino com segurança, confiabilidade e economia, e nosso trabalho é responsabilizar as companhias aéreas por essas expectativas”, disse o secretário dos Transportes, Pete Buttigieg.

Segundo este departamento, a Frontier Airlines é responsável por 215 milhões de euros de reembolsos e tem de pagar uma multa de 2,1 milhões.

A Air India pagará 117,7 milhões de euros em reembolsos e uma multa de 1,3 milhões, a Aeromexico 13,1 milhões de euros e uma multa de 872 mil euros, a El Al de Israel pagará 59,9 milhões e 872 mil de multa e a colombiana Avianca 74,4 milhões de reembolsos e mais de 726 mil euros de multa, informou o Departamento de Transportes.

“Temos mais ações de fiscalização e investigações em andamento e pode haver mais notícias sobre as multas”, disse Pete Buttigieg aos jornalistas.

No entanto, não haverá multas para outras companhias aéreas dos EUA porque elas responderam “logo após” o departamento de Transportes as ter alertado, em abril de 2020, para a obrigação de serem rápidas nos reembolsos, referiu Blane Workie, da proteção de consumidores de aviação do Departamento de Transportes.

Em 2020, a United Airlines teve o maior número de reclamações relativas a reembolsos – mais de 10.000. A Air Canada, a El Al e a TAP Air Portugal foram as seguintes na lista, todas com mais de 5.000, seguidas pela American Airlines e pela Frontier, ambas com mais de 4.000 reclamações.

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Tecnologia

Amadeus disponibiliza pagamentos eletrónicos com criação da Outpayce

A nova empresa no universo da Amadeus – Outpayce – representa mais um passo na evolução da linha de negócios de pagamentos de viagens.

Victor Jorge

A Amadeus acaba de solicitar ao Banco de Espanha uma licença de moeda eletrónica anunciando ao mesmo tempo a criação da Outpayce, subsidiária integral da Amadeus, demonstrando o compromisso em oferecer uma experiência de pagamento integrada e conectada durante toda a jornada.

De acordo com a companhia, “os pagamentos estão presentes em todas as etapas da viagem, desde a reserva online, ou com um agente de viagens, até o pagamento de bagagem extra no aeroporto ou check-out no hotel”. Garantir pagamentos contínuos, integrados e até invisíveis está a tornar-se, por isso, cada vez mais importante na experiência de viagem, admitindo que “a integração de pagamentos B2B entre empresas no ecossistema de viagens é um diferencial importante”.

Com a licença agora pedida, a Amadeus poderá prestar serviços regulados em Espanha e, posteriormente, no Espaço Económico Europeu. As empresas com licença de dinheiro eletrónico podem fornecer serviços de pagamento, como aceitar fundos de clientes, emitir cartões de débito pré-pagos ou oferecer transferências de fundos para uma conta de pagamento, entre outros. Como parte dessa estratégia, a atual unidade de negócios de pagamentos da Amadeus tornar-se-á a Outpayce, uma subsidiária integral da Amadeus, cujos ativos e funcionários serão transferidos para a nova entidade a partir de 1 de janeiro de 2023.

Em comunicado, a Amadeus refere que o objetivo da Outpayce será “fortalecer a sua oferta de pagamentos existente, bem como desenvolver um ambiente de pagamento integrado ao qual as empresas de viagens possam conectar-se para aceder às mais recentes inovações de tecnologia financeira”.

A Amadeus avança ainda que “as soluções de pagamento de hoje incorporarão ambientes de desenvolvimento abertos baseados em API que impulsionarão a inovação no setor de viagens, facilitando o serviço de pagamentos de terceiros e empresas de fintech ao setor”.

Assim, companhias aéreas, hotéis e vendedores de viagens que usam a plataforma poderão aceder uma ampla seleção de serviços de pagamento Amadeus e de terceiros por meio de uma única conexão. A plataforma atual oferece serviços de parceiros como Citi, Mastercard e Paypal, entre muitos outros, frisando a Amadeus que “continuará a trabalhar para expandir essa rede de parceiros”.

Através do licenciamento e da criação da Outpayce, o primeiro serviço regulamentado que a nova empresa da Amadeus oferecerá, assim que a licença for obtida, será a emissão de cartões pré-pagos virtuais dentro da sua solução B2B Wallet, que as agências de viagens usam para pagar fornecedores de viagens, bem como companhias aéreas e hotéis. “A emissão de cartões da Outpayce, juntamente com uma ampla gama de opções de outros emissores parceiros, proporcionará aos agentes de viagens mais opções e uma melhor experiência de pagamento”, diz a Amadeus.

David Doctor, até agora vice-presidente executivo de pagamentos da Amadeus, deixará o cargo para assumir a direção-geral da Outpayce a partir do primeiro dia de 2023.

O responsável admite que os pagamentos são “uma parte integral da experiência de viagens do princípio ao fim”, salientando que o objetivos da Amadeus com a Outpayce é “garantir uma experiência fluída, integrada e conectada nas viagens, seja no pagamento com cartões virtuais em espaços B2B ou se o viajante pretender pagar na moeda escolhida mediante serviços de câmbio”.

Doctor salienta ainda que, graças ao pedido de licença de dinheiro eletrónico e ao investimento em talento e tecnologia, “estamos bem posicionados para melhorar o nosso serviço aos clientes, bem como para expandir o leque de serviços, a abrangência geográfica e o número de clientes que servimos”.

Já Decius Valmorbida, presidente de Viagens da Amadeus, refere, no mesmo comunicado, que “as viagens estão a registar uma transformação digital única, significando isso que podemos conectar melhor as diferentes etapas do viajante”. O executivo conclui ainda que, “para que o setor aproveite ao máximo esta oportunidade, é fundamental simplificar a forma de pagamento durante a reserva, no aeroporto ou no hotel. Com este investimento, a Outpayce está preparada para simplificar os pagamentos em todo o trajeto da viagem.”

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Estadias flexíveis “desviam” turistas para destinos menos saturados

No caso de Lisboa, a análise da Airbnb revela que os hóspedes flexíveis são mais propensos a permanecer fora do centro da cidade do que os hóspedes tradicionaism e que os viajantes estão também a virar-se para Lisboa para estadias mais longas.

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Uma análise realizada pela Airbnb revela uma mudança nas reservas de vários destinos de topo para destinos menos populares – tanto nas cidades, como nos bairros mais populares dentro das cidades. A pesquisa flexível está também a ajudar a redirecionar os hóspedes para aproximadamente cinco milhas (cerca de oito quilómetros) mais longe da sua localização inicial pretendida dentro das cidades, em comparação com os hóspedes tradicionais na Airbnb.

O relatório mostra uma mudança consistente nas reservas, passando dos bairros mais populares para a periferia das cidades ou outras áreas. Em Lisboa, os hóspedes flexíveis são mais propensos a permanecer fora do centro da cidade do que os hóspedes tradicionais (+42,6%) e menos propensos a permanecer nos bairros mais turísticos de Santa Maria Maior (-20,1%) e Misericórdia (15,8%).

Estes dados vão, de resto, ao encontro das tendências de viagens mais sustentáveis, de acordo com um relatório da empresa divulgado na Web Summit por Nathan Blecharczyk, co-fundador e diretor de Estratégia da Airbnb.

Flexibilidade acima de tudo
Milhões de pessoas são agora mais flexíveis sobre o local onde vivem e trabalham. Mesmo com mais empresas a exigir aos colaboradores que regressem ao escritório, as noites reservadas para estadias de longa duração mantiveram-se estáveis desde há um ano, representando 20% do total de noites brutas reservadas.

Em julho, a Airbnb anunciou que Lisboa integra os 20 destinos com mais destaque para os trabalhadores remotos a nível mundial. A plataforma está agora a lançar um hub exclusivo que funcionará como um balcão único para os aspirantes a trabalhadores remotos em Lisboa.

A Airbnb já tinha lançado as suas ferramentas de pesquisa flexíveis ‘Categorias’ (maio 2022), ‘Sou flexível’ (maio 2021) e ‘Sou’’ (ainda mais) flexível’ (novembro 2021) para criar uma nova forma de pesquisa de viagens e fornecer uma solução com base tecnológica para o turismo de massas, ajudando os hóspedes a descobrir casas e comunidades para além dos hotspots turísticos saturados e em diferentes alturas do ano. Cerca de 1 em cada 20 estadias na Airbnb são atualmente reservadas com recurso às características de pesquisa flexível.

A Airbnb trabalhou em estreita colaboração com Lisboa para criar este hub personalizado que mostra o melhor dos anúncios de estadias locais de longa duração em todos os bairros, bem como informações importantes relacionadas com os requisitos de entrada no país e políticas fiscais. Como parte da colaboração com Lisboa, a Airbnb também desenvolveu campanhas informativas para promover o acolhimento e viagens responsáveis como trabalhador remoto.

Nómadas mais permanentes
De resto, estudos conduzidos pela Harvard Business School mostram que, “embora seja evidente que os nómadas digitais, e os trabalhadores remotos em geral, possam ser uma bênção para qualquer economia, também podem desempenhar um papel fundamental na promoção do empreendedorismo nas comunidades onde permanecem, criando ‘pólos tecnológicos’ em todo o mundo”.

Com isto em mente, a Airbnb publicou em setembro um guia para governos e destinos que apresenta recomendações sobre como as comunidades podem beneficiar economicamente do aumento dos trabalhadores remotos. O “Guia da Airbnb para viver e trabalhar a partir de qualquer lugar: como as comunidades podem beneficiar dos trabalhadores remotos” é baseado nos conhecimentos, dados e experiências da Airbnb em parceria com 20 destinos que estão a abraçar o potencial do trabalho remoto, bem como um balanço dos programas de trabalhadores remotos em todo o mundo.

“Ser anfitrião proporciona um rendimento vital a muitas famílias em Portugal, uma vez que o custo de vida continua a aumentar. O interesse que os viajantes estão a demonstrar por toda a área de Lisboa, incluindo trabalhadores remotos que estão dispostos a permanecer por períodos mais longos, é uma boa notícia para todos e ajudará mais famílias a partilhar as suas casas para aumentar os seus rendimentos, ao mesmo tempo que torna as comunidades mais fortes e o turismo melhor”, refere Monica Casañas, diretora-geral da Airbnb Marketing Services SL.

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