Paulo Portas critica falta de estratégia profissional para proteger turismo
Vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa foi o orador da primeira web conference promovida pela CTP, no âmbito da V Cimeira do Turismo Português – Turismo pós-covid.

Inês de Matos
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O vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, Paulo Portas, criticou esta terça-feira, 8 de setembro, a ausência de uma estratégia profissional que protegesse a reputação do país e os corredores turísticos, considerando “inaceitável” que as quebras registadas em junho e julho tenham sido acentuadas por essa falha.
“Acho que o Estado dormiu na forma, com toda a franqueza. É inaceitável que as quedas que Portugal teve em junho e julho tenham sido acentuadas pelo facto de não se ter uma estratégia profissional para proteger a nossa reputação e os corredores turísticos”, afirmou o responsável, durante a web conference ‘O mundo em tempos de pandemia’, promovida pela CTP – Confederação do Turismo de Portugal.
De acordo com Paulo Portas, o Estado português “descobriu tardiamente que ia ser julgado, do ponto de vista do turismo”, com base no critério do número de novos casos de COVID-19 por 100 mil habitantes, durante 14 dias, e não agiu a tempo para salvaguardar o turismo internacional, nomeadamente o proveniente do Reino Unido.
“É um critério parcial e injusto, mas se sabemos que é por esse critério que vamos ser julgados, temos de nos preparar. Temos de ser profissionais”, acrescentou o vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, considerando que, agora, “vamos ter que trabalhar a sério para não nos acontecer o que aconteceu em junho e julho, pois não resistimos a uma segunda vaga de restrições de viagens para Portugal”.
Para Paulo Portas, necessária será também a existência de “uma cooperação, uma aliança cúmplice, entre o Estado e o setor privado, que é determinante no turismo”, bem como “uma estratégia agressiva em termos internacionais, que seja credível”, uma vez que “o turismo caiu em todo o lado e, agora, todos disputam as sobras”.
“Temos de ter noção que países como Portugal, Espanha, Itália, Croácia, Grécia, entre outros, estão a disputar os mesmos turistas”, alertou, defendendo ainda o recurso à diplomacia económica como forma de recuperar alguns mercados e produtos, como é o caso do golfe.
A web conference ‘O mundo em tempos de pandemia’ está integrada na V Cimeira do Turismo Português – Turismo pós-covid, iniciativa promovida pela CTP para comemorar o Dia Mundial do Turismo, que este ano vai ser assinalado a 28 de setembro, com um evento na Fundação Calouste Gulbenkian e que será transmitido em live stream.
Além deste primeiro evento, a CTP vai promover mais duas web conferences, a 15 e 22 de setembro, sob os temas ‘Brexit. A Europa em tempos de pandemia’ e ‘Transportes e Acessibilidades em tempos de pandemia’, respetivamente.