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Alojamento

AHRESP: “Adiamento da lei dos plásticos deve ser aproveitado para esclarecer empresas e população”

A legislação que determina a não utilização e não disponibilização de louça de plástico de uso único nas atividades da restauração e bebidas foi adiada até março de 2021.

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A legislação que determina a não utilização e não disponibilização de louça de plástico de uso único nas atividades da restauração e bebidas foi adiada até março de 2021.

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A legislação que determina a não utilização e não disponibilização de louça de plástico de uso único nas atividades da restauração e bebidas, que era aplicável a partir de 3 de setembro de 2020, foi adiada até março de 2021. Tendo em conta este adiantamento, a AHRESP apela ao Governo que “aproveite o tempo até à nova data, para clarificar as várias questões desde sempre levantadas pela associação e que, em conjunto, com desenvolvam as necessárias campanhas de sensibilização”.

No mesmo comunicado, a associação fala ainda do apoio extraordinário à redução da atividade que continua sem incluir todos os gerentes. “O apoio extraordinário à redução da atividade foi disponibilizado pela Segurança Social no passado dia 20 de agosto e passou a abranger todos os gerentes de micro e pequenas empresas, bem como empresários em nome individual, que exerçam funções exclusivamente nesta qualidade. Mas, segundo informações prestadas pela Segurança Social, os indivíduos que acumulem o trabalho de gerente com funções de trabalhador por conta de outrem ficam automaticamente excluídos deste apoio, independentemente do valor auferido nessa segunda atividade. A AHRESP considera imperativo que o apoio seja alargado a todo o universo de sócios-gerentes, que estão há cinco meses sem qualquer apoio por parte do Estado”.

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Alojamento

AL representou 40% do total de dormidas, em 2019, e hóspedes deixaram 8MM€ na economia nacional

Num relatório preliminar que antecede um estudo aprofundado sobre o Alojamento Local em Portugal, a pedido da ALEP, a realizar pela NOVA SBE, fica clara a importância para a economia nacional.

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O número de dormidas em Alojamento Local (AL) representou cerca de 40% do total de dormidas em território nacional, em 2019, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) e do EUROSTAT combinados, e ainda superior em alguns dos destinos nacionais como Lisboa e Porto. Esta é uma das conclusões apresentadas pela NOVA SBE na apresentação de um relatório preliminar para um estudo aprofundado sobre o alojamento local em Portugal, a pedido da Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP), intitulado – ‘Avaliação de Impacto do Alojamento Local em Portugal’, que está a ser desenvolvido pelos professores João Bernardo Duarte, Pedro Brinca e João Pedro Ferreira da Nova SBE.

Os dados mostram ainda que os turistas alojados em AL gastaram mais de 8 mil milhões de euros, o que representa 3,8% do PIB nacional, correspondendo ainda a mais de 8,5% das exportações totais de bens e serviços.

Na apresentação deste relatório preliminar ainda foi esclarecido que as despesas dos turistas com o alojamento só correspondem, em média, a 26% do total dos seus gastos. Ou seja, “sem o Alojamento Local, há o risco de se perder o rendimento associado ao AL, mas também os restantes 74% que é despendido por estes turistas noutros produtos e serviços, nomeadamente 5,8 mil milhões de euros de gastos em restauração e bebidas, 4,2 mil milhões de euros de gastos em transportes, onde a TAP é um dos grandes beneficiários”.

A estes valores acrescem ainda as despesas em supermercados, as margens comerciais, os 500 milhões de euros gastos em operadores turísticos diversos, serviços culturais e recreação e lazer.

Na ausência de Alojamento Local e mesmo perante o crescimento de uma taxa de ocupação dos hotéis de 15% ao longo do ano, para valores nunca vistos em termos anuais, os autores do estudo referem que “mais de 23 milhões de dormidas ficariam sem ocorrer”. Em termos diretos, a perda destas dormidas significaria também perder 4,7 mil milhões de euros das despesas dos turistas, o que corresponde à destruição de 2,2% do PIB nacional.

Outra forma de perceber a atual relevância do AL em Portugal passa por estimar o número de hotéis que seria necessário construir a fim de substituir a capacidade de alojamento do AL: “seriam precisos 1.030 novos hotéis, dos quais 168 no Porto, 169 no Algarve e mais 211 hotéis na cidade de Lisboa.

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Os nomeados na categoria de “Melhor Hotel Resort” nos Publituris Portugal Travel Awards 2023 são?

Conheça os nomeados na categoria de “Melhor Resort” nos Publituris Portugal Travel Awards 2023.

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Na 18.ª edição dos Publituris “Portugal Travel Awards 2023”, os principais prémios do turismo nacional contam com 174 nomeados, que concorrem num total de 22 categorias. Para “Melhor Resort” há oito nomeados.

Anantara Vilamoura Algarve Resort
AP Adriana Beach Resort
Hotel RIU Madeira
Pestana Porto Santo
Praia D’El Rey Marriott Golf & Beach Resort
Praia do Canal Nature Resort
Santa Bárbara Eco Beach Resort
Vila Vita Parc Resort & Spa

Os vencedores serão conhecidos no dia 6 de julho de 2023, a partir das 19h00, no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, em Alcobaça.

Poderá votar em https://premios.publituris.pt/travel/2023/

Os Publituris “Portugal Travel Awards 2023” têm como Main Sponsor o Novo Banco, contando com a NOS SGPS, Nescafé, Grupo Visabeira e MAWDY como patrocinadores, o apoio da Turismo Centro de Portugal e da Câmara Municipal de Alcobaça, e com a GR8 Events, Movielight, Multislide e Workgroup – Publicidade como parceiros.

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Conheça “Os Melhores Hotéis de Quatro Estrelas” nomeados para os Publituris Portugal Travel Awards 2023

Na 18.ª edição dos Publituris “Portugal Travel Awards 2023”, são oito os nomeados na categoria de “Melhor Hotel de Quatro Estrelas”.

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Os principais prémios do turismo nacional contam com 174 nomeados, que concorrem num total de 22 categorias.

Conheça os nomeados na categoria de “Melhor Hotel de Quatro Estrelas”:

Aethos Ericeira
Jupiter Lisboa Hotel
NEXT Hotel
Octant Lousã
Sé Catedral Hotel Porto Tapestry Collection by Hilton
Senhora da Rosa, Tradition & Nature Hotel
Vincci Ponte de Ferro
Vitória Stone Hotel

Os vencedores serão conhecidos no dia 6 de julho de 2023, a partir das 19h00, no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, em Alcobaça.

Poderá votar em https://premios.publituris.pt/travel/2023/

Os Publituris “Portugal Travel Awards 2023” têm como Main Sponsor o Novo Banco, contando com a NOS SGPS, Nescafé, Grupo Visabeira e MAWDY como patrocinadores, o apoio da Turismo Centro de Portugal e da Câmara Municipal de Alcobaça, e com a GR8 Events, Movielight, Multislide e Workgroup – Publicidade como parceiros.

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Conheça “Os Melhores Hotéis de Cinco Estrelas” nomeados para os Publituris Portugal Travel Awards 2023

Na 18.ª edição dos Publituris “Portugal Travel Awards 2023”, os principais prémios do turismo nacional contam com 174 nomeados, que concorrem num total de 22 categorias. Para “Melhor Hotel de Cinco Estrelas” há nove nomeados.

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Na 18.ª edição dos Publituris “Portugal Travel Awards 2023”, os principais prémios do turismo nacional contam com 174 nomeados, que concorrem num total de 22 categorias.

Conheça os nomeados na categoria de “Melhor Hotel de Cinco Estrelas”:

Casa de São Lourenço
Conrad Algarve
InterContinental Porto – Palácio das Cardosas
Les Suites at the Cliff Bay
Montebelo Vista Alegre
Palácio Ludovice Wine Experience Hotel
Pedras do Mar
Quinta da Comporta
W Algarve

Os vencedores serão conhecidos no dia 6 de julho de 2023, a partir das 19h00, no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, em Alcobaça.

Poderá votar em https://premios.publituris.pt/travel/2023/

Os Publituris “Portugal Travel Awards 2023” têm como Main Sponsor o Novo Banco, contando com a NOS SGPS, Nescafé, Grupo Visabeira e MAWDY como patrocinadores, o apoio da Turismo Centro de Portugal e da Câmara Municipal de Alcobaça, e com a GR8 Events, Movielight, Multislide e Workgroup – Publicidade como parceiros.

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Restauração

Algarve vai acolher em fevereiro de 2024 primeira gala Guia Michelin só portuguesa

A cerimónia terá lugar a 27 de fevereiro, no NAU Salgados Palace & Congress Center, em Albufeira (Algarve). Neste evento, anunciado sexta-feira, será apresentada, pela primeira vez, a seleção de restaurantes do guia exclusivo de Portugal.

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O Algarve é a região portuguesa escolhida para celebrar a Michelin Guide Ceremony, em que será apresentada a seleção do Guia Michelin Portugal 2024. Esta será a primeira vez que o nosso país apresenta a sua própria seleção, separada de Espanha, e com um evento próprio. A gala terá lugar a 27 de fevereiro de 2024, no NAU Salgados Palace & Congress Center.

Gwendal Poullennec, diretor internacional dos Guias Mi chelin, destaca a importância de Portugal enquanto destino de referência na Europa, e aplaude a chegada de um evento dedicado, em exclusivo, à gastronomia portuguesa.

O Guia Michelin Portugal 2024 evidencia a evolução gastronómica e a crescente excelência e consistência encontrada em Portugal pelos inspetores do Guia, como ilustra a edição de 2023, onde foram incorporados cinco novos restaurantes portugueses com uma Estrela. Com a organização de um evento próprio, a revelação da seleção de restaurantes e a consequente criação e publicação de conteúdos editoriais e de comunicação, o Guia dá o seu contributo para a promoção de Portugal enquanto destino gastronómico europeu, um país que, atualmente, conta com sete restaurantes com duas Estrelas, 30 com uma Estrela 38 Bib Gourmand e três projetos reconhecidos com a Estrela Verde Michelin.

A seleção de restaurantes do Guia Michelin Portugal 2024, além de recomendar as melhores mesas do país, reconhecidas com as diferentes categorias do Guia, dará especial ênfase à sustentabilidade através da Estrela Verde Michelin, uma distinção de criação recente que reconhece os restaurantes e chefs particularmente dedicados e comprometidos com uma gastronomia sustentável e com o futuro do planeta.

 

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Créditos: Martinhal

Alojamento

Martinhal Lisbon Oriente e Martinhal Residences inaugurados com 90% dos apartamentos vendidos

O grupo Martinhal inaugurou um novo projeto de hotelaria e branded residences em Lisboa, no Parque das Nações. O edifício de 14 andares é composto por 152 apartamentos turísticos e residenciais, no qual foram investidos mais de 100 milhões de euros.

Carla Nunes

Esta sexta-feira, 2 de junho, o grupo Martinhal inaugurou mais uma unidade, onde junta a vertente hoteleira e residencial – o Martinhal Lisbon Oriente e o Martinhal Residences.

A sessão de inauguração foi presidida por Chitra Stern, fundadora do grupo, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, que agradeceu a Chitra e Ronan Stern pelo investimento realizado “no nosso país e sobretudo na nossa cidade”, numa “empresa que hoje dá emprego a mais de 600 pessoas”.

O recente edifício de 14 andares com 152 apartamentos, situado no Parque das Nações, em Lisboa, é constituído por 82 apartamentos turísticos com serviço de hotelaria, até ao 4.º andar, e 70 apartamentos residenciais com hipótese de aluguer por parte do proprietário, do 5.º ao 14.º andar.

Os alojamentos turísticos estão disponíveis num modelo de ‘sale and leaseback’, ou seja, o grupo vende os apartamentos – que podem ser utilizados pelos proprietários por um período estipulado em contrato – ao mesmo tempo que garante a exploração turística dos mesmos na ausência dos proprietários, garantindo um retorno de 3% a 4% do investimento.

Na vertente turística, os apartamentos estão disponíveis para hóspedes nas tipologias de estúdio (desde 165 euros por noite), T1 (desde 278 euros por noite), T2 (desde 418 euros por noite) e T3 (desde 584 euros por noite). Estes estão totalmente equipados com equipamentos Smeg e incluem uma casa de banho por quarto, sala e kitchenette com máquinas de secar, lavar roupa e loiça, todos mobilados pela empresa Epoca.

Já os apartamentos residenciais, também totalmente equipados, foram projetados com chão de madeira, cozinhas Bulthaup e eletrodomésticos Miele.

Créditos: Martinhal

De momento, a unidade já vendeu 90% dos apartamentos turísticos e residenciais, não restando nenhum alojamento turístico para venda – razão pela qual o gabinete de comunicação do grupo afirmou não ser possível adiantar os valores de aquisição atualizados destes alojamentos, já que o último apartamento foi vendido há mais de um ano.

No entanto, à data desta publicação, estavam ainda disponíveis 15 apartamentos residenciais de categoria T3 (a partir de 1,9 milhões euros) e T3 plus (a partir de 2,1 milhões de euros).

Os alojamentos são elegíveis para Golden Visa, sendo que os portugueses representam 20% dos proprietários dos alojamentos já vendidos. Os restantes 80% cabem a estrangeiros de cerca de 60 nacionalidades.

Créditos: Martinhal

Se no Algarve o segmento das unidades Martinhal é mais familiar, a aposta para o Martinhal Lisbon Oriente e Martinhal Residences será também trabalhar o cliente corporate.

“Continuamos fiéis à marca Martinhal, onde acolhemos famílias, pelo que temos instalações [a pensar neste segmento], mas também sabemos que existem clientes corporate na área – a AGEAS está mesmo ao lado, a Vodafone, a Microsoft, também temos a WebSummit… Esperamos uma grande variedade de turistas de todo o mundo”, explica Chitra Stern à Publituris Hotelaria.

À data da publicação do número 201 da Publituris Hotelaria em janeiro deste ano – referente às aberturas e remodelações hoteleiras dos próximos três anos – foi referido que foram investidos 75 milhões de euros neste empreendimento. No entanto, e após o evento de inauguração, Chitra Stern indicou à Publituris Hotelaria que o valor atualizado de investimento ficou acima dos 100 milhões de euros.

Um edifício onde Bordalo, Kruella d’Enfer e Graça Paz se reúnem

O empreendimento, cujo projeto de arquitetura tem a assinatura de Capinha Lopes e paisagismo de João Cerejeiro, inclui várias estruturas e serviços disponíveis tanto para os clientes dos alojamentos turísticos, como dos residenciais.

Estes incluem uma piscina interior e duas piscinas exteriores – uma para adultos e outra para crianças – um kids club para crianças dos três aos oito anos com sessões supervisionadas, babysitting nos apartamentos e um espaço de reuniões com cabines para chamadas privadas.

De destacar ainda o restaurante Terrace, encabeçado pelo chef Daniel Andrade, que também funciona para passantes de forma ininterrupta, das 7h00 às 00h00. Aqui, o foco vai para o Este, como explica Chitra Stern, “onde há uma grande fusão de sabores da Grécia, Turquia, Médio Oriente, até à Índia, China e Japão” – fazendo assim referência “à localização na zona Este de Lisboa, o Oriente, daí termos este conceito”.

A unidade conta com 44 peças de arte criadas em exclusivo para este projeto por seis artistas portugueses, nomeadamente Graça Paz, Pedro Batista, Vasco Águas e Tamara Alves, que elaboraram desenhos originais bordados à mão em pano de linho e pinturas contemporâneas em tela e papel, que foram reproduzidas num número limitado de litografias distribuídas pelos apartamentos de hotel e corredores de cada piso.

Já Kruella d’Enfer pintou um mural interior massivo em 19 pisos, divididos para cada entrada de elevador, desde o parque de estacionamento ao rooftop, “que representam cenas do fundo do mar ao espaço galáctico”, como indicado em comunicado. Também Bordalo II marca presença neste espaço, com quatro peças em exposição permanente.

Créditos: Martinhal

Quando questionada sobre os projetos futuros, Chitra Stern declara que gostariam “de fazer crescer ainda mais a marca Martinhal, no entanto, tem de ser a oportunidade certa”.

Tal como explica, “geralmente demoramos bastante tempo até [chegarmos a uma decisão] – tanto no Quinta do Lago como no Chiado, Cascais e Oriente devemos ter olhado para mais de 200 projetos e lotes, e só escolhemos estes”.

A venda do antigo Martinhal Cascais à família Pinto Coelho, do Onyria, foi descrita por Chitra como “uma oportunidade win-win”, com a fundadora do grupo a afirmar que estão a olhar para outros projetos em Portugal. No entanto, esta não esconde que “somos muito picuinhas em relação aos projetos que escolhemos”, pelo que preferiu não adiantar os projetos em vista para um futuro próximo.

*Notícia alterada com o valor atualizado de investimento

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GuestReady: JMJ já está a provocar um aumento de preços superior a 100% no AL em agosto

A GuestReady, empresa de gestão do Alojamento Local (AL) em Portugal, revela que, para além dos festivais de música, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa, de 1 a 6 de agosto deste ano trará estadias longas a este tipo de alojamento, de sete dias, estando já a provocar um aumento de 100% nos preços.

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A empresa acaba de anunciar, em nota de imprensa, os momentos mais rentáveis para o AL em 2022 e previsões para 2023, enumerando os eventos que ajudam a equilibrar o calendário da procura ao longo do ano.

A Web Summit foi o evento com maior impacto no AL português em 2022, seguido do Primavera Sound, com recordes que se deverão repetir em 2023, refere a GuestReady, destacando a Jornada Mundial da Juventude que terá lugar este verão, em Lisboa, e que já está a provocar um aumento de preços em agosto superior a 100%.

A encabeçar o top dos eventos com maior impacto no AL em 2022, surge a cimeira tecnológica da Web Summit, em Lisboa, que levou a um aumento da procura em toda a cidade, especialmente nas zonas do Parque das Nações e da Baixa. A cimeira arrecadou estadias com uma média de quatro noites, tendo a GuestReady registado um aumento de preços superior a 80%, elevando os preços por noite até aos 500 euros na capital.

No mesmo ano, seguiu-se o Primavera Sound, concentrando portugueses e estrangeiros no Porto, o que levou a cidade a atingir uma ocupação de praticamente 100% durante o fim de semana do festival, com preços cerca de 50% mais caros. A empresa de gestão do Alojamento Local prevê um impacto semelhante no mercado da invicta em 2023, com o festival a decorrer no início de junho, no fim de semana de 7 a 10.

Já o Rock in Rio ocupou o terceiro lugar no top dos eventos de 2022. Gerou uma semana inteira de elevada ocupação, provocando um aumento geral de preços na ordem dos 35%.

Apesar de o Rock in Rio não se repetir em Lisboa em 2023, os festivais NOS Alive, MEO Kalorama, SuperBock Super Rock e MEO Marés Vivas já têm datas marcadas, e a GuestReady também prevê um impacto semelhante na procura e ocupação de alojamentos.

Além destes eventos pontuais, há ainda momentos-chave recorrentes em todo o território nacional que também levam a um aumento da procura e a um aumento generalizado dos preços dos alojamentos. Nesta categoria, contam-se os feriados nacionais e fins de semana prolongados e também as celebrações e festas locais, realça a empresa.

 

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InovTalks dão destaque ao percurso e papel da ADHP

Os desafios trazidos pela pandemia e a articulação com a Secretaria de Estado do Turismo, bem como a aposta da organização na formação profissionalizada dos seus sócios, são alguns dos tópicos que marcam o último episódio das InovTalks.

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O mais recente episódio das InovTalks conta com a presença de Fernando Garrido, presidente da Associação dos Directores de Hotéis de Portugal (ADHP), como convidado, numa entrevista onde dá a conhecer “o percurso e papel da associação para a classe que representa, a dos diretores hoteleiros”, como indicado em comunicado.

Numa conversa moderada por Patrícia Correia, anfitriã desta temporada das InovTalks e também ela pertencente à direção da ADHP, são abordadas questões como a sucessão de Francisco Garrido a Raúl Ribeiro Ferreira na presidência da ADHP; os desafios trazidos pela pandemia e a articulação com a Secretaria de Estado do Turismo para a resolução dos mesmos, bem como a aposta da organização na formação profissionalizada dos seus sócios e na defesa da carreira.

A relação com organizações equivalentes a nível internacional, “numa perspetiva de união e expansão dos profissionais da área”, bem como a celebração dos 50 anos da associação são outros dos temas abordados nesta conversa.

O novo episódio conta com o patrocínio da Master Natura e da Mito Urbano, bem como do Palácio do Governador.

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Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel foi distinguido com o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

A reconversão do Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel foi distinguida esta terça-feira, 30 de maio, com o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU) na categoria de Turismo.

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A 11ª edição do concurso, iniciativa da Vida Imobiliária, teve lugar no Palácio Nacional da Ajuda, com um júri composto por personalidades da área académica e profissional.

O projeto de reconversão do Claustro do Rachadouro no Mosteiro de Alcobaça, classificado como Monumento Nacional desde 1910 e integrante da Lista do Património Mundial da Unesco desde dezembro de 1989, contou com a assinatura do arquiteto Eduardo Souto Moura e envolveu um investimento de 24,5 milhões de euros. Em comunicado é indicado que o conceito para requalificar o edifício “foi inspirado no minimalismo e desapego da vida conventual, limpando o mesmo das inúmeras intervenções mais recentes e recuperando o espírito que marcou o imóvel ao longo dos séculos”.

Desta forma, o objetivo passou por destacar “o virtuosismo e qualidade de materiais nobres como a pedra, a madeira, as peles, o aço e o vidro”, sendo que o arquiteto também ficou responsável pelo design do mobiliário, desenvolvido exclusivamente para o hotel, e pela decoração do espaço, onde foram integradas algumas peças de Álvaro Siza Vieira.

Inaugurado em novembro de 2022 pelos Presidentes da República de Portugal e de Moçambique, e com a presença do ministro da Economia e do Mar em representação do Primeiro-ministro, o Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel é a sétima unidade hoteleira do Grupo Visabeira em Portugal. Esta unidade de cinco estrelas é composta por 91 unidades de alojamento, distribuídas por quartos singles e duplos, quartos familiares, suites e uma master suite.

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Enrique Francia Romero é o novo presidente da B&B Hotels para Espanha e Portugal

A B&B Hotels nomeia Enrique Francia Romero como presidente da empresa em Espanha e Portugal. O gestor traz para a cadeia hoteleira a sua experiência em fusões e aquisições, desenvolvimento de negócios e transformação digital.

Enrique Francia Romero juntou-se ao grupo hoteleiro B&B Hotels como presidente em Espanha e Portugal para acelerar o crescimento da empresa na Península Ibérica.

Com 35 anos de experiência, mais de 20 como CEO em diversos setores como catering, retalho, indústria e mídia, além de assessoria de fundos de Private Equity, Enrique Francia trará a sua experiência em fusões e aquisições, desenvolvimento de negócios transformação digital.

O novo presidente da B&B Hotels em Espanha e Portugal é atualmente presidente executivo da Lateral e Foodbox, e Senior Advisor de várias empresas e fundos de Private Equity.

Anteriormente, Enrique Francia Romero foi CEO do Grupo VIPS durante 11 anos, onde liderou o projeto de transformação e crescimento, que culminou com a “venda bem-sucedida” da empresa para a Alsea em 2019. Anteriormente, trabalhou no Grupo Prisa como diretor geral de Imprensa Regional, diretor Corporativo Global de Planeamento e Estratégia e diretor geral da Divisão de Impressão.

O gestor iniciou a sua carreira profissional na Arthur Andersen, onde trabalhou durante uma década especializando-se em consultoria estratégica e finanças corporativas no setor de infraestrutura e serviços públicos.

Refira-se que, nos últimos 10 anos, a B&B Hotels triplicou o número de hotéis da sua rede. Até 2030, o grupo atingir as três mil unidades. O grupo conta atualmente com 45 hotéis em Espanha e 11 em Portugal, oferecendo mais de quatro mil quartos.

Sobre o autorCarolina Morgado

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