WTTC atualiza previsões e diz que número de empregos em risco no setor aumentou 50%
Em menos de duas semanas, o número de empregos em risco no setor aumentou 50%, segundo o WTTC, que estima também perdas superiores a 2,1 biliões de dólares para a economia mundial em 2020.
Publituris
Recife ganha rota direta com o Porto pela Azul
14.ª edição da formação ‘O Potencial Turístico de Faro’ vai decorrer durante o mês de fevereiro
Madeira: Turistas que não cumpram regras de segurança podem ter de pagar os custos do socorro
Portugal vai estar na Expo Osaka 2025 para reforçar imagem de destino de turismo responsável
Porto de Lisboa bate vários recordes nos cruzeiros em 2024
Catar, deixe-se surpreender
Companhias aéreas brasileiras Azul e Gol anunciam plano de fusão
Nova edição Publituris Hotelaria revela aberturas e remodelações de hotéis até 2027
Anabela Freitas vai liderar Turismo Centro de Portugal até novas eleições
Boost Portugal promove campanha “Vive o inverno”
Mais de 75 milhões de postos de trabalho estão atualmente em risco no setor das Viagens e Turismo, de acordo com as mais recentes estimativas do World Travel & Tourism Council (WTTC), que apurou que o número de empregos em risco no setor aumentou 50% em menos de duas semanas.
De acordo com um comunicado enviado à imprensa pelo WTTC esta quarta-feira, 25 de março, os números são “alarmantes” e traduzem uma “perda punitiva” do peso PIB do setor na economia mundial, que será superior a 2,1 biliões de dólares em 2020.
“A mais recente projeção mostra um aumento de 50% nos empregos em risco em menos de duas semanas, e representa uma tendência significativa e preocupante”, considera o WTTC, na informação divulgada, onde reafirma que a pandemia de COVID-19 está já a provocar a perda de um milhão de postos de trabalho por dia no setor.
O WTTC diz também que esta crise provocada pelo novo coronavírus está a ter um maior impacto na região da Ásia-Pacifico, onde se estima que o número de empregos perdidos no setor possa chegar aos 49 milhões, o que representaria uma perda de 800 mil milhões de dólares para o PIB das Viagens e Turismo.
Na Europa, os números mais recentes, acrescenta o WTTC, também não são animadores, já que sugerem que se possam perder até 10 milhões de empregos no setor, numa perda de 552 mil milhões de dólares.
A nível europeu, o WTTC estima que a Alemanha seja o país mais afetado pela perda de postos de trabalho, já que se encontram em risco 1,6 milhões de empregos, seguindo-se a Rússia, onde o número de postos de trabalho em risco é, segundo as previsões do organismo, de 1,1 milhões. Já a Itália e o Reino Unido surgem ambos na terceira posição entre os países com maior número de empregos em risco, podendo perder até um milhão de postos de trabalho no setor.
A América também deverá ser igualmente atingida por esta crise, com o WTTC a estimar que as perdas nos EUA, Canadá e México cheguem aos 570 mil milhões de dólares, com cerca de sete milhões de empregos em risco. Além destes países, também o Brasil, Reino Unido, Itália, Alemanha, França, Japão, Indonésia e Índia devem sofrer fortes perdas provocadas pela crise associada à pandemia.
O Médio Oriente é, por enquanto, a região do mundo em menor risco, com o WTTC a estimar que o total de perdas possa chegar a 1,8 milhões de postos de trabalho e 65 mil milhões de dólares.
“O número de empregos atualmente em risco no setor das Viagens e Turismo é de 75 milhões, o que traz uma preocupação real e profunda a milhões de famílias em todo o mundo”, destaca Gloria Guevara, presidente e CEO do WTTC, considerando que estes “números assustadores” também traduzem a inação de muitos governos em todo o mundo, que não estão a reagir com a rapidez necessária para apoiar o setor.
“Se ações urgentes não forem tomadas nos próximos dias, o setor das Viagens e Turismo enfrentará um colapso económico, do qual lutará para recuperar e mergulhará em dívidas milhões de pessoas que dependem dele para sobreviver”, alerta a responsável, que fala também num “efeito dominó” que vai provocar “enormes perdas de empregos em toda a cadeia de fornecimento”.
Gloria Guevara volta, por isso, a apelar para que sejam tomadas medidas para apoiar o setor, que, lembra, “é uma força motriz da economia global e responsável por gerar um em cada cinco de todos os novos empregos”.
Recorde-se que o setor das Viagens e Turismo representa 10,4% do PIB mundial e é responsável por um em cada 10 postos de trabalho em todo o mundo, tendo crescimento, ao longo de oito anos, sempre acima da média da economia mundial.