Azul suspende rotas portuguesas e só prevê regressar ao Porto em março de 2021

Por a 18 de Março de 2020 as 12:45

A Azul suspendeu as duas rotas que opera para Portugal, que ligam Lisboa e Porto a Campinas, no Brasil, devido à pandemia de Covid-19 e apenas prevê retomar as ligações à cidade Invicta em março de 2021.

“Suspendemos a operação OPO-VCP até março de 2021 e, devido às últimas notícias, suspenderemos a rota LIS-VCP até ao final de abril de 2020”, disse ao Publituris Giuliano Ponzio, Regional Commercial Manager da Azul para a Europa.

No caso do Porto, os voos foram cancelados já no dia 14 de março, enquanto os voos de Lisboa, para onde a Azul opera dois voos por dia, vão ser suspensos a partir do próximo domingo, 22 de março.

“Devido ao contexto muito complexo e retração quase que total da demanda, a Azul tomou a decisão de suspender temporariamente os voos de Lisboa (onde tínhamos 2 voos diários)”, acrescenta o responsável.

Desta forma, todos os voos da Azul à partida de Lisboa e com destino ao Brasil vão ser cancelados a partir do próximo domingo, 22 de março, e assim vão continuar até dia 1 de maio, enquanto os voos desde o Brasil para Lisboa são cancelados no sábado, 21 de março, mantendo-se suspensos até 30 de abril.

Além do cancelamento de voos, a Azul está também a tomar medidas para reduzir o custo fixo das suas operações que, segundo um comunicado que a companhia aérea enviou à imprensa na segunda-feira, 16 de março, “representa em torno de 40% do total de custos e despesas operacionais da companhia”.

Entre as medidas previstas para reduzir custos, está a redução em 25% do salário dos membros do comité executivo até à normalização da situação; a suspensão de novas contratações; o adiamento do pagamento referente à participação nos lucros e resultados de 2019; a criação de um programa de licença não remunerada com 600 pedidos aprovados até ao momento; a suspensão de viagens a trabalho e despesas discricionárias; o estacionamento de aeronaves e a suspensão da entregas de novas aeronaves.

 

2 comentários

  1. Elizabete santos alves

    16 de Abril de 2020 at 11:39

    Tenho passagem marcada e paga tendo sido comprada pela agência viagem Abreu em Braga PORTUGAL para o dia 23 de abril 2020 Porto x Vitoria até a data não recebi qualquer telefonema nem email gostava de saber se vão reembolsar e onde me dirigir para tal visto que a totalidade da passagem foi paga em Dezembro 2019.

  2. Ivy Menon (Ivanilda M Menon)

    13 de Abril de 2020 at 22:22

    Comprei passagem para meu neto, Curitiba-Lisboa, pela Azul, para o dia 30 de abril… Saída de Curitiba. Está confirmado?
    Voo AD 2235 Embraer 195 (com as conexões previstas)

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *