Tiago Encarnação, diretor operacional da Lusanova,
Lusanova: “Queremos continuar a diversificar e apoiar os agentes de viagens”
Operador turístico, que registou um crescimento a dois dígitos em 2019, lança um novo catálogo dedicado exclusivamente a destinos de praia na programação para este ano e conta com mais novidades.

Raquel Relvas Neto
eDreams ODIGEO regista 16,2 milhões de reservas e aumenta rentabilidade no último ano fiscal
Orçamento dos portugueses para férias de verão cresce 5% em 2023
Tripulantes portugueses da easyJet voltam à greve
Taxa turística de Cabo Verde rende 1M€ por mês
Coimbra recebe congresso internacional sobre Diversidade & Sustentabilidade no Turismo
ADHP e by THF apresentam nova formação de gestão humana e inteligência emocional
Agência Abreu é Marca de Confiança há 23 anos consecutivos
AnadoluJet abre voos diários entre Istambul e Roma
Parque Aquático de Amarante reabre na quarta-feira
André Gomes já entregou candidatura à presidência da RTA
2019 foi um ano em que o operador turístico Lusanova atingiu os objetivos propostos e verificou um crescimento a dois dígitos tanto em número de vendas como de passageiros. Tiago Encarnação, diretor de operações da Lusanova, destacou, ao Publituris, que estes resultados são “motivo de orgulho”, especialmente por se tratar de “uma PME portuguesa, familiar e financiada por capitais próprios”.
Em destaque na programação no ano passado esteve a Turquia, que “foi o circuito mais vendido em 2019, com a Turquia Eterna”, mas também outros circuitos clássicos do operador na Europa. “A nível dos Grandes Destinos tivemos um crescimento na América, nos destinos americanos, na América do Norte e na América do Sul, e no Médio Oriente e África”, indica. É neste sentido que foi orientada a programação da Lusanova para 2020, que viu reforçada sobretudo os destinos mais vendidos no ano passado, como é, exactamente, o caso da Turquia, que se junta à Grécia e Chipre num só catálogo.
Também na América, a Colômbia, assim como os Estados Unidos da América e o Canadá , que apresentam novos itinerários, também foram reforçados.
Para o Médio Oriente, o operador apresenta programação para Omã e também para o Egipto, que se trata de um retorno. Enquanto que para a Europa, existe uma maior aposta nos circuitos para a Polónia, Países Bálticos, Escandinávia e Croácia.
Contudo, a grande novidade da Lusanova é o lançamento de um novo catálogo dedicado exclusivamente a destinos de praia. Seychelles, Maldivas, Maurícias, Brasil e Filipinas são alguns dos destinos que se pode encontrar no novo catálogo . Tiago Encarnação explica que, não se tratam de destinos novos pois já eram frequentes no catálogo Grandes Destinos, mas estão agora reunidos num catálogo distinto ” de praias com destinos mais exclusivos e com experiências inovadoras” e até porque “temos reparado que a procura tem sido cada vez maior”.
Expectativas
Itália é um dos destinos tradicionais nos circuitos apresentados pela Lusanova e, tendo em conta os últimos acontecimentos devido à propagação do Covid-19, também o operador turístico sentiu as consequências deste nas suas reservas para o destino. No entanto, o diretor de operações nota que o país está a regressar lentamente à normalidade ao abrir alguns dos principais monumentos que se encontravam encerrados como medida de contenção à propagação do vírus, “embora com medidas especiais para proteger os visitantes”. Apesar de não ter deixado de vender o destino, o operador turístico acabou por registar um desvio das reservas para outros destinos dentro da Europa, nomeadamente para o Norte da Europa.
Quanto ao destino China, para onde a Lusanova cancelou os seus circuitos nos meses de março e abril, Tiago Encarnação esclarece que aqui também se verificou um desvio do fluxo de turistas, seja para outros destinos asiáticos, como para outras regiões do globo, como as Américas, África e Médio Oriente. “As pessoas no fundo não estão a deixar de viajar, não estou a dizer que não estão receosas, estão, mas no destino China a procura direccionou-se para outras regiões”, refere.
Perante estes desafios, o responsável considera que os objetivos passam por “continuar o trabalho que tem sido feito nos últimos anos, continuarmos a proximidade junto dos agentes de viagens e ajudá-los na venda dos produtos”. Para tal, o operador turístico apostou numa diversificação de destinos dentro da sua oferta para este ano: “O nosso objectivo é diversificar e continuar a apoiar os agentes de viagens, porque para nós é a função do operador”. Quanto ao crescimento expectado, Tiago Encarnação defende que “valorizamos mais a rentabilidade do negócio para nós e para os agentes de viagens”.
A Lusanova começou no passado dia 17 de fevereiro o seu roadshow na cidade de Coimbra, passando posteriormente por Aveiro, Viseu, Vila Real, Viana do Castelo, Braga, Porto, Faro, Portimão, Évora, Leiria e Lisboa, esta última na sexta-feira, dia 6. A iniciativa, que deve ultrapassar um total de 500 agentes de viagens, segue ainda para o Funchal, Ponta Delgada e termina a 26 de março em Angra do Heroísmo.