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Reportagem| Maldivas: Pequeno Pedaço de Céu

Viajámos até um dos destinos que faz parte do imaginário de muitas pessoas e pudemos constatar que, de facto, o paraíso existe e vale todas as horas de voo até lá chegar.

Raquel Relvas Neto
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Viajámos até um dos destinos que faz parte do imaginário de muitas pessoas e pudemos constatar que, de facto, o paraíso existe e vale todas as horas de voo até lá chegar.

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Raquel Relvas Neto
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Viajámos até um dos destinos que faz parte do imaginário de muitas pessoas e pudemos constatar que, de facto, o paraíso existe e vale todas as horas de voo até lá chegar.


O Pantone Color Institute determinou que a cor do ano 2020 é o azul clássico. Mas nós acrescentamos que devem ser todos os tons de azul. Azul clássico, azul bebé, azul turquesa, azul celeste, azul cobalto. Todos. São todos estes tons de azul que avistamos pela janela do avião à medida que nos aproximamos do Aeroporto Internacional de Velana, em Malé.
Sim, chegámos às Maldivas. Aquele destino onde a maior parte já sonhou em passar umas merecidas férias. Aquele destino que muitos imaginam estar perto da perfeição, de ser o verdadeiro paraíso. Comprovámos: é de facto o paraíso e pode deixar de fazer parte dos sonhos e tornar-se realidade mais facilmente do que julga.
Águas quentes e cristalinas, com uma mescla de tons de azul presente de formas diferentes nos seus 26 atóis e areias tão brancas que encadeiam os olhos. Este é o cartão de visita das Maldivas, aquele que guardamos na nossa memória fotográfica, mas que é enriquecido ao longo de toda uma estada neste destino quase que perdido no meio do Oceano Índico.
Antes de aterrarmos começamos a questionar a geografia das Maldivas que é, como referimos, composta por 26 atóis. Mas o que são atóis? Esta palavra de origem maldiviana serve para definir o conjunto de ilhas que se vão formando, em forma de anel, no mar sobre o mesmo recife de corais, criando no seu interior uma lagoa. Ao todo, as Maldivas têm 1196 ilhas e bancos de areia, destas apenas 203 são habitadas, mas no seu todo formam paisagens únicas e inesquecíveis.
As Maldivas são conhecidas por serem um destino idílico para luas-de-mel e para famílias, mas pudemos comprovar que são, na verdade, para vários tipos de clientes.
Ao sair do Aeroporto Internacional de Velana, o percurso para o resort reservado faz-se de barco (‘speedboat’) para os mais próximos ou de hidroavião para os mais longínquos ou se quisermos um percurso mais célere. Os hidroaviões só levam 14 passageiros de cada vez e as viagens têm uma duração mais curta, mas são também mais dispendiosos e, para já, só voam durante o dia.

Os atóis são divididos pela zona norte e sul. Começámos pelo norte, no atol Lhaviyahi, onde estão cinco dos nove resorts da cadeia hoteleira Crown & Champa Resorts - Innahura Maldives Resort, Kuredu Island Resort, Komandoo Island Resort & Spa, Hurawhali Island Resort e Kudadoo Maldives Private Island by Hurawalhi. Dias depois seguimos para a zona norte do atol Ari, onde se encontra o Veligandu Island Resort & Spa, posteriormente para o sul do mesmo atol para desfrutar do Vilamendhoo Island Resort e, terminámos a nossa viagem, a norte do atol de Malé, no Meeru Island Resort & Spa.
Apesar de se dizer que na zona norte o tempo não é tão convidativo como nos atóis do Sul, a verdade é que as condições climatéricas em qualquer das zonas não frustram qualquer expectativa. Dependendo da época do ano, é natural ocorrerem alguns aguaceiros pontuais, mas as temperaturas mantêm-se elevadas e convidativas para um banho no mar mesmo sob a água da chuva.

Crown & Champ Resorts

O mais importante numa viagem às Maldivas é, além de se optar por um voo com o menor número de escalas e o mais direto possível, saber escolher o resort onde se vai usufruir das merecidas férias. É aqui que tudo pode correr bem ou menos bem. Na verdade, rodeados de um destino tão bonito e apaziguante, são poucas as coisas que podem afetar o nosso estado de espírito.
Dos atuais nove resorts que integram a cadeia Crown & Champa Resorts, tivemos oportunidade de visitar sete, tendo dormido em cinco deles. A nível de atividades disponíveis, que detalhamos à frente, estas não diferem muito entre si. As diferenças são mais visíveis na dimensão do resort e nas facilidades disponibilizadas. A escolha do resort vai depender do tipo de férias que se quer e do género de cliente que se é. Se o objetivo for algo com a maior oferta possível para crianças e famílias, resorts como o Kuredu e o Meeru, muito procurado pelos portugueses, são as opções indicadas devido à dimensão dos mesmos e à oferta diversificada que apresentam.
Menos confusão e um ambiente mais acolhedor é o que se pode encontrar no Innahura, Veligandu e o Komando, assim como no Hurawhali. O Hurawhali é o que está mais perto da perfeição, seja ao nível de qualidade dos alojamentos e áreas públicas, seja na gastronomia ou não fosse neste resort que se encontra o emblemático 5.8 Undersea Restaurant que, como o nome indica, se encontra cinco metros e oitenta centímetros abaixo do nível do mar.
Importante também é optar por um regime, no mínimo, de pensão completa. Aquando nas Maldivas, a última coisa que se vai querer é pensar em dinheiro que se gasta ou deixa de gastar.
Mas é o tipo de quarto que vai fazer verdadeiramente a diferença. A imagem característica de uma estada de sonho nas Maldivas são os bungalows em cima do mar, as denominadas ‘water villas’. O verdadeiro cartão de visita maldiviano.

Dormir em cima do mar é uma experiência única e inesquecível, assim como acordar e descer as escadas para mergulhar aos primeiros raios de sol da manhã. As ‘water villas’ oferecem todas as comodidades possíveis, mas sobretudo a privacidade exigida numa viagem a dois.
Por ordem de preferência, surgem as ‘jacuzzi beach villas’. Com uma estrutura e decoração típica do destino, esta tipologia é igualmente romântica, com a casa de banho no exterior, o que pode inicialmente ser estranho, e um jacuzzi para usufruir ao ar livre com a devida privacidade. Uma das vantagens desta tipologia é sair porta fora, colocar o pé na areia e desfrutar a praia em frente do quarto, consideravelmente distante da ‘jacuzzi beach villa’ vizinha.
Esta é também uma vantagem das ‘beach villas’, estar em plena praia, mais distantes das áreas públicas na sua maioria. Existem também as ‘private pool villas’ que, em alguns casos, como no Kuredu, estão mais afastadas da praia e rodeadas da vegetação ou em cima da praia como no Hurawhali, a nossa tipologia preferida neste resort. Talvez a tipologia menos agradável sejam os Garden Rooms. Afastados da linha de praia, bem no interior da ilha de cada resort que conta com esta tipologia, os Garden Rooms são os quartos indicados para quem viaja em grupo, para famílias que queiram despender menos dinheiro e usufruir mais das áreas públicas, ou para mergulhadores que passam o dia fora e só ali vão para descansar.

Atividades

Mas o que se pode fazer nas Maldivas além do ‘dolce fare niente’? Muita coisa. Contudo, há que recordar que as Maldivas são um verdadeiro destino de praia e de tudo o que possa estar relacionado com o mar. Se o propósito for conciliar a praia com uma visita cultural, as Maldivas não têm uma oferta muito vasta nesse campo. Há quem possa querer fazer uma visita a uma das ilhas onde vivem os habitantes, mas só se a intenção for adquirir lembranças a preços mais simpáticos do que nos resorts. À parte disso, as vilas dos habitantes contrastam com o luxo e limpeza dos resorts e nem o lugar de culto muçulmano é razão suficiente de visitação.
Apesar de não termos tido oportunidade de visitar, na capital de Malé pode-se visitar a antiga Mesquita de Hukuru construída com coral esculpido, o Palácio do Sultão e o Museu Nacional das Maldivas.

Se a praia e as atividades náuticas forem cansativas ao final de cinco dias, o ideal é conciliar com um país ali à volta, como o Sri Lanka ou até  mesmo o Dubai. Mas confie, sete dias nas Maldivas vão sempre saber a pouco e são tudo menos enfadonhos.
Comecemos pelo mar maravilhoso que nos rodeia e cuja vida marítima é muito rica e que vale muito a pena ser apreciada. As Maldivas são um dos destinos mais procurados por mergulhadores exatamente por toda a riqueza marítima que oferecem. Peixes vários e coloridos, tartarugas, raias e mantas, polvos e até mesmo tubarões inofensivos podem ser apreciados num mergulho ou mesmo a fazer snorkling junto à praia do resort ou num passeio de barco. Sim, existem tubarões nas Maldivas. Os tubarões bebés costumam, inclusive, passear à beira da praia, passando ao pé das nossas pernas sem fazerem absolutamente nada. São totalmente inofensivos e passam o seu tempo atrás das centenas de cardumes que se tentam abrigar junto aos molhes e cais das ilhas.
Para os adeptos de desportos náuticos, os resorts disponibilizam soluções várias desde aulas de mergulho, aluguer de kayaks ou material para windsurf, surf, surf paddle ou jet ski, entre outros. Também os hóspedes menos aventureiros têm opções marítimas de lazer disponíveis, como um passeio de barco ao pôr-do-sol, onde além de se apreciar o cair do sol no mar, somos presenteados por famílias de golfinhos a nadar junto à embarcação. A cereja no topo do bolo. Ou, se tiver sorte, pode-se observar também baleias. As Maldivas são também um destino muito requisitado para os turistas fãs de pesca.

Os resorts são, de facto, muito completos e disponibilizam desde campo de futebol, bicicletas para passeios na ilha, campos de golfe, campo  de ténis e de voleibol, entre várias outras atividades, sem claro esquecer os spas, com os gabinetes de massagem com vista privilegiada para o mar.
Mas ler ou simplesmente desfrutar do silêncio (algumas vezes interrompido pelo barulho dos hidroaviões), são igualmente boas opções.

Gastronomia

Quando se viaja para as Maldivas deve-se ter noção que este é um destino muito pobre na produção de alimentos, tendo de importar tudo o que se consome, seja para os turistas como para os próprios habitantes, o que contribui para o elevado preço do destino. Índia, Tailândia, África do Sul ou até mesmo Portugal, com alguns tipos de fruta, entre muitos outros, são os países de origem da maior parte dos alimentos que ali vemos. Não é, portanto, de estranhar que seja possível ter a mais variada gastronomia presente nos resorts, promovendo a realização de noites temáticas nos restaurantes, como a noite europeia ou asiática.
A gastronomia é sempre um dos pontos cruciais para o turista português, logo também um dos principais itens que mais reclamações pode obter, seja qual for o destino.
Os resorts da Crown & Champa têm vários restaurantes disponíveis desde restaurantes buffet a restaurantes à la carte ou só para adultos. Nos buffets a gastronomia disponível costuma ser variada e diversificada, respondendo aos vários gostos dos clientes.
Mas claro que, apesar de menos diversificada, também é possível experimentar a culinária maldiviana onde o atum e o côco são reis, sendo os dois principais produtos alimentares que produzem. Nos Crown & Champa existe sempre uma noite maldiviana, que além de explicar um pouco da história das próprias Maldivas, dão a conhecer a gastronomia e outros costumes do país, terminando com uma mostra de música tradicional.
Devido à proximidade, a influência da gastronomia indiana e tailandesa está muito presente, sendo possível experimentar iguarias destes destinos como os crocantes snacks ‘papadam’ ou perdermo-nos nas coloridas frutas destes países.

As Maldivas são uma experiência que qualquer ser humano deveria ter a possibilidade de desfrutar. Se perguntarem se é o melhor destino de praia experienciado, devemos provavelmente dizer que sim. Só esperamos que este não seja invadido desmesuradamente por mais resorts e que se torne num destino de massas, pois a sua existência enquanto território está ameaçada pelo aquecimento global e a subida do nível da água do mar. Recorde-se que as Maldivas estão, em média, 1,5 metros acima do nível do mar. Há que ser sustentavelmente consciente quando se viaja para um destino tão único e rico que a Natureza nos proporcionou.

Maldivas em destaque

O operador turístico Solférias conta com vários programas para as Maldivas, que está incluída no produto Ilhas Idílicas. Maldivas para casais, famílias e Lua-de-Mel, combinados de Maldivas com Dubai, Sri Lanka ou Índia são algumas das opções disponíveis no operador, que conta com oferta de lugares garantidos com a Emirates à saída de Lisboa ou do Porto para o período da Páscoa ou do verão. Em preparação para ser lançado em breve estão os combinados das Maldivas com Istambul, na Turquia, ou Doha, no Qatar. Os preços da Solférias para uma estada de sete noites no Kuredu em quarto Garden Bungalow em regime de pensão completa começam nos 1785 euros. As companhias aéreas que a Solférias mais utiliza são a Emirates, Qatar Airways, Turkish, KLM/Air France e Lufthansa.

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OS PRÉMIOS COMUNICAÇÃO M&P

O M&P vai premiar, pelo nono ano, a excelência na Comunicação

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Como já é tradição os Prémios Comunicação M&P vão distinguir os melhores trabalhos de consultoras de comunicação e relações públicas, projectos de comunicação, acções de sustentabilidade levadas a cabo pelas organizações, eventos e acções feitas em conjunto com os media. Também aberto aos Mercados Externos, a concurso temos 11 grandes categorias: Sectores de Actividade, Digital/Social/Influenciadores, Branded Content, Eventos e Patrocínios, Comunicação Interna, Reputação e Public Affairs, Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa, Comunicação Institucional, Comunicação Integrada e Assessoria de Imprensa.

A escolha dos vencedores, que serão revelados em Dezembro, está a cargo de António Mendes (RFM), António Costa (Eco), António Cunha Vaz (CV&A), Bruno Batista (grupo GCI), Elgar Rosa (Pure), Inês Mendes da Silva (Notable) Isabel Rodrigues (Cofina Media), Jorge Magalhães (Grupo Stellantis Portugal), José Franco (Corpcom), Maria Domingas Carvalhosa (Wisdom Consulting e APECOM), Maria João Soares (JLM & Associados), Pedro Cruz (TSF), Rui Piteira (Tabaqueira), Teresa Figueira (Central de Informação), Tiago Ferreira (Grupo Nabeiro-Delta Cafés) e Tiago Simões (Sonae MC e APAN).

Recorde aqui aqui os vencedores de 2020 e consulte aqui toda a informação sobre a 9ª edição dos Prémios Comunicação M&P.

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Autêntica Costa Amalfitana : descubra as páginas do livro que ainda não leu

As três vilas históricas da Costa Amalfitana.

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Desde a mais pequena vila da Itália, à arte como veículo de espiritualidade. As vilas históricas da Costa de Amalfi 

Uma viagem às antigas aldeias da Costa Amalfitana onde o tempo parece ter parado, mas na tranquilidade a história tem sido capaz de continuar a viver, inovando-se, graças à contribuição e à habilidade dos seus habitantes.

Amalfi by night (photo-Salvatore-Guadagno)

Atrani (photo Vito Fusco)

Atrani: a aldeia mais pequena de Itália.

É o mais pequeno município italiano. A apenas 800 metros de Amalfi, em Atrani parece que o tempo parou. Um lugar rico em história que relembra de forma impecável o esplendor da antiga República Amalfitana. Em Atrani, cada vislumbre oferece momentos preciosos de descoberta entre perspectivas espetaculares ou recantos decorados com colunas e capitéis romanos e medievais (que datam dos séculos XII a XIII).

Aqui as angústias da vida dissolvem-se, dando lugar ao suspiro do mar. Um vínculo, aquele com o mar, tão intenso e visceral que o município inaugurou recentemente um novo museu ao ar livre: "Vasi d'a ... mare". O projeto reúne os vasos confeccionados por mestres oleiros locais, entre eles Lucio Liguori, Francesco Raimondi, Vincenzo Caruso, Sasà Mautone, Pasquale Liguori (Azul infinito), todos instalados em suportes moldados à mão pelo artista-ferreiro Giovanni Spada. Dispostas ao longo do Largo Marinella, as obras celebram a cultura pesqueira local e a ligação com o mar. Do Largo Marinella chegamos ao centro nevrálgico da vila, a sugestiva Piazza Umberto I. Aqui nos encontramos para momentos de festa, para um café ou um aperitivo com os amigos. E é num dos bares dessa praça que nasceu o Lemon Spritz, feito com o Sfusato Amalfitano. A partir da praça entrevê-se a Igreja de San Salvatore de Birecto, cuja torre sineira marca as horas do dia como antigamente. Fundada no século X, é um dos mais antigos monumentos do patrimônio cultural e espiritual da Costa Amalfitana.

Diz-se que a cerimónia de investidura do duque de Amalfi teve lugar aqui. Foi precisamente essa relação sutil entre o sagrado e o profano, entre jogos impercetíveis de geometrias que fascinou e influenciou as obras visionárias de uma das personalidades mais extraordinárias e ecléticas do século XX, Maurits Cornelis Escher, que durante a sua estadia na Costa por volta dos anos ’30 amou Atrani pela sua “mágica atmosfera".

Pontone: a história da Costa de Amalfi nasce aqui.

Aninhado nas montanhas entre Amalfi e Scala, a pacata aldeia de Pontone é o berço da Costa Amalfitana. Entre ruas de pedra e jardins em socalcos, Pontone foi uma das povoações mais antigas, nomeadamente do ponto de vista cultural, que deu origem ao que viria a ser a primeira República Marítima da Itália, ou seja, a República de Amalfi. Pontone representa a expressão emocional da cultura. E aqui nas calmas ruas da aldeia é possível sentir a história ganhar vida. Bem no centro de Pontone está a Piazza San Giovanni Battista, hoje um lugar tranquilo para se sentar por baixo das árvores ou apreciar a vista das paisagens verdes que do vale chegam a Amalfi. Pontone era um importante centro de produção têxtil e a Piazza San Giovanni Battista era o coração do negócio. Aqui era feito o tecido de lã que os mercadores de Amalfi vendiam em todo o sul da Itália e na Sicília.

À beira da Piazza San Giovanni Battista está a igreja com o mesmo nome. A partir da Piazza San Giovanni Battista uma escada íngreme leva a uma das joias da Costa Amalfitana. A Igreja de San Filippo Neri, fundada no século X, é o fulcro do patrimônio religioso e cultural da aldeia. Antes de entrar, os olhos voltam-se para o céu para observar a torre sineira de pedra do século X. A torre sineira não está diretamente conectada à igreja. Ela está posicionada, de fato, em frente a um átrio abobadado na entrada do edifício. O caminho de pedra passa mesmo através do átrio. Mesmo sem entrar na igreja, a incrível abóbada cruzada leva de volta no tempo e lembra as do Arsenale de Amalfi, onde os navios foram construídos durante a Idade Média.

Amalfi: a espiritualidade em obras de arte.

Caminhando pelas vielas de Amalfi, aquelas ruas estreitas e sombreadas, respira-se uma atmosfera de outros tempos, mas sempre atual e agradável para ser desfrutada em qualquer época do ano. No verão, um banho nas águas cristalinas alterna-se com uma granita fresca de limão ou uma deliciosa sfogliatella. Nos períodos mais frios, porém, é romântico passear pelas ruas do centro entre fontes, arcos e igrejas iluminadas por luzes que, quando acesas, aquecem a alma. A Piazza Duomo é o coração pulsante onde a famosa e icônica catedral ergue-se majestosamente.

A Catedral de Amalfi é hoje considerada um dos mais importantes e belos monumentos da Itália, onde o estilo bizantino junta-se aos estilos românico, islâmico e barroco. O conjunto monumental constituído pela Catedral, pelo Claustro do Paraíso e pela Igreja do Crucifixo, sede do Museu Diocesano, tem um valor histórico e social que vai além do artístico. Ricos em história e cultura, a poucos passos da praça principal, estão os Arsenais Antigos, locais onde, num passado distante, os barcos foram construídos e depois colocados diretamente no mar. Tornou-se hoje o principal museu da cidade, e no seu interior pode-se admirar importantes exposições de arte ou fotografia, rodeadas por abóbadas e estruturas arquitetónicas originais.

Duomo di Amalfi (photo by Andrea Gallucci)

La fontana dedicata al patrono di Amalfi-SantAndrea in Piazza-Duomo (photo by Salvatore Guadagno)

Entre na revista Authentic Amalfi Coast e descubra as páginas do livro que ainda não leu sobre a Costa Amalfitana www.authenticamalficoast.it

Autor: Italia National Tourism Board

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75% dos portugueses diz que próximas férias vão ser em Portugal, revela estudo da Bloom Consulting

Estudo da consultora Bloom Consulting apurou que 44% dos portugueses conta gozar um período de descanso ainda este ano e que apenas 27% deixa para o próximo ano os planos de férias.

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Para 75% dos portugueses, as próximas férias vão ser passadas em território nacional, apurou um estudo da Bloom Consulting, que revela também que, apesar da pandemia, 44% dos portugueses conta gozar um período de descanso ainda este ano e que apenas 27% deixa para o próximo ano os planos de férias.

Ainda assim, diz a Bloom Consulting num comunicado divulgado esta sexta-feira, 17 de setembro, "ma grande fatia da população inquirida afirmou ainda não estar decidida quanto à sua próxima viagem de lazer (22%), sendo que apenas 5,8% afirma que apenas viajará em 2023".

“Os dados do estudo são reveladores de algo que a indústria turística portuguesa já tem vindo a sentir_ uma maior movimentação dos portugueses em viagens de lazer. Com o avançar da vacinação e aproximação à tão desejada imunidade de grupo, é expectável que alguns destes portugueses vão progressivamente alterando a sua posição em relação ao turismo sendo no entanto irrealista pensar que a situação reverterá para as tendências registadas em 2019 num futuro próximo”, considera Filipe Roquette, diretor geral da Bloom Consulting Portugal.

O estudo mostra também que, quanto mais jovens os inquiridos, maior a disposição para viajar ainda este ano, com a Bloom Consulting a revelar que, "o grupo de 54 ou mais anos é o mais conservador e também o mais indeciso nesta matéria".

Quanto a destinos, o mercado nacional é o que sai a ganhar, até porque, dos 75% dos portugueses que conta fazer férias em destinos nacionais, em 60% dos casos nem são consideradas outras hipóteses. Ainda assim, há 14% de portugueses que dizem não saber onde vão passar as próximas férias, enquanto 11% descarta férias no território nacional e só pensa em férias no estrangeiro.

"Entre os que afirmam que o seu próximo destino será em território nacional, o Algarve é a região mais referida com 20% do total de menções. Seguem-se as regiões autónomas dos Açores e da Madeira com 18% e 16% respetivamente. Também com 16% estão o Alentejo e a região do Porto e Norte de Portugal. O Centro de Portugal com 8% e a Região de Lisboa são as regiões sob as quais recaem menos intenções de visitação por parte dos portugueses num futuro próximo", indica o comunicado.

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Iberia mantém voos para as Maldivas no inverno

Depois do sucesso no verão, a Iberia vai manter a operação para as Maldivas este inverno, com dois voos por semana, e, em Portugal, tem planos para aumentar a capacidade nas rotas de Lisboa e Porto.

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A Iberia vai manter os voos para as Maldivas, que arrancaram no início de julho, também  durante a temporada de inverno, com a companhia aérea espanhola a revelar que a decisão foi tomada na sequência do "bom funcionamento desta rota nos meses de verão" e que, na época baixa, os voos decorrem entre dezembro e fevereiro, com duas ligações por semana. Já para Lisboa e Porto, está previsto um aumento para o triplo dos voos diários, ao longo dos próximos meses.

"Entre as principais novidades, destaca-se a incorporação do destino estrela do verão, as Ilhas Maldivas. Após o bom funcionamento da rota nos meses de verão, a companhia aérea decidiu retomar os voos a partir de dezembro com duas frequências diretas por semana, que vão até fevereiro de 2022", lê-se na informação divulgada pela companhia aérea sobre o plano de rotas para este inverno.

Além das Maldivas, a Iberia vai manter também no inverno os voos para Cali, na Colômbia, outra das rotas que a companhia aérea também operou este verão e que, no inverno vai contar com três frequências por  semana, entre dezembro e março.

Neste inverno, a Iberia vai ainda aumentar o número de voos disponíveis na ponte aérea entre Madrid e Barcelona, que em setembro já tinha sido aumentada em 32%, mas que, segundo a Iberia, vai ainda conhecer novos aumentos este inverno, até um total de 68 voos por semana, o que totaliza 11 voos por dia em cada trajeto.

Na informação divulgada, a Iberia explica que os aumentos previstos para a ponte aérea visam a reativação das viagens de negócios, motivo pelo qual a transportadora vai também reforçar a operação em alguns destinos europeus, a exemplo de Paris, para onde a Iberia conta disponibilizar até sete voos por dia em cada sentido, mas também de Londres, que passa a contar com até cinco voos por dia e por trajeto, enquanto cidades como Lisboa, Porto, Frankfurt, Bruxelas, Genebra, Milão, Roma, Zurique, Dusseldorf, Munique, Veneza, Lyon e Marselha vão chegar aos três voos por dia, ao longo deste inverno. Já Frankfurt, vai contar com um aumento até 18 frequências por semana.

Na rede de longo curso, e além das Maldivas e de Cali, a Iberia vai também aumentar a sua oferta para a América Latina e EUA, estimando voar para 23 cidades em 17 países, num total de 280 voos por semana, à partida de Madrid. Apenas na América Latina, a companhia aérea vai operar para 17 destinos em 15 países, superando os 200 voos por semana.

"Os mercados com maiores taxas de crescimento são o México - que já conta com dois voos diários -, a República Dominicana - com mais três voos semanais, até 13 frequências - e a Colômbia, com mais três frequências para Bogotá, chegando a 10; e Cali, para onde a Iberia voa três vezes por semana", indica a transportadora.

Além disso, acrescenta a Iberia, vai ser também aumentada a capacidade para a América do Centro e Caraíbas, em concreto para o Panamá, Costa Rica e Guatemala/El Salvador, que passam a contar com mais um voo por semana, até seis frequências semanais no caso do Panamá e Costa Rica, enquanto a Guatemala/El  Salvador passa a contar com cinco ligações semanais.

Para San Juan de Porto Rico, a Iberia vai passar de três para quatro frequências por semana, enquanto o Uruguai passa a seis voos diretos por semana. Já Buenos Aires, Lima, São Paulo e Santiago do Chile mantêm um voo diário, ainda que, no caso da capital argentina, a operação esteja ainda sujeita a aprovação governamental.

Já nos EUA, onde a Iberia diz estar ainda dependente da reabertura turística, a companhia tem planos para recuperar as frequências que oferecia antes da pandemia, e conta operar 10 voos por semana para Nova Iorque e Miami, ou seja, mais três que no verão, e espera manter ainda as ligações a Chicago, Boston e Los Angeles.

Este inverno, a Iberia conta ainda com uma campanha especial que pretende estimular a procura ao longo dos próximos meses e que oferece tarifas especiais para reservas até 22 de setembro e que se aplica a viagens até 9 de junho de 2022.

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Operadores retomam operação de Fim-de-Ano para Salvador e Natal

Os charters dos operadores Solférias, Exoticoonline e Sonhando têm partida programada para 26 e 27 de dezembro.

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Os operadores turísticos Solférias, Exoticoonline e  Sonhando voltam a juntar-se para lançar uma operação especial de Fim-de-Ano com destino a Salvador da Bahia e Natal no Brasil, com partidas de Lisboa e Porto.

 Esta operação especial de Réveillon em Salvador, com saída a 26 de dezembro e regresso a 2 de janeiro, terá partida de Lisboa via Porto. 

Para a cidade de Natal, a saída será dia 27 de dezembro e regresso dia 3 de janeiro e também com partida de Lisboa via Porto. 

No sentido inverso, estas operações estão ser comercializadas pelo operador Alto Astral, em parceria com Lusanova e outros parceiros locais.

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Ryanair abre nova rota entre o Porto e Clermont-Ferrand no inverno

Companhia aérea vai realizar dois voos por semana entre o Porto e a cidade francesa de Clermont-Ferrand, a partir de novembro.

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A Ryanair anunciou a abertura de uma nova rota entre o Porto e a cidade francesa de Clermont-Ferrand no próximo inverno, operação que vai contar com dois voos por semana e que, segundo comunicado da companhia aérea low cost, arranca em novembro.

"Estamos encantados por anunciar esta nova rota do Porto para Clermont-Ferrand com dois voos semanais, a partir de novembro. A Ryanair continua empenhada em reconstruir a industria turística em Portugal e em reforçar a conetividade, à medida que continua a crescer na Europa e as viagens regressam aos níveis pré-COVID-19", congratula-se Jason McGuinness, diretor Comercial da Ryanair.

Para assinalar o lançamento da nova rota de inverno, a Ryanair lançou uma promoção com preços desde 19,99 euros, para viagens que decorram até março de 2022 e cujas reservas sejam realizadas até à meia-noite do próximo sábado, 18 de setembro, através do site da companhia aérea,  em  www.Ryanair.com

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Altis Grand Hotel reabre dia 18

Com esta reabertura, todos os hotéis do grupo Altis voltam a estar simultaneamente em funcionamento.

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 1 de outubro é a data escolhida para reabertura oficial do Altis Grand Hotel, o primeiro hotel do grupo que irá completar este ano 48 anos. Depois de estar fechado desde abril do ano passado, o emblemático hotel lisboeta   reabrirá, enquanto a cidade espera receber de volta mais turistas.

Para Raul Martins, presidente do Conselho de Administração do Grupo Altis, "o Altis Grand Hotel é um hotel com história desde a sua abertura, temos empresas e gerações de clientes que estão ligados a este hotel, aqui vieram pela mão dos avós ou dos pais, e é uma enorme satisfação poder voltar a recebê-los. Toda a equipa está ansiosa e motivada".

Desde o inicio da pandemia, o grupo manteve sempre pelo menos um hotel em funcionamento e, com esta reabertura, todos os hotéis do grupo Altis voltam a estar simultaneamente em funcionamento, uma  decisão tomada  com base nas "boas perspetivas de ocupação para o último trimestre do ano e para o próximo ano".

“Para 2022, o grupo espera atingir uma ocupação anual média de 60%, sendo que em 2019, fechou o ano com uma ocupação de 80%”, perspetiva Diogo Fonseca e Silva, diretor-geral de operações do Grupo Altis Hotels.

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American Airlines compra 5,2% da Gol e anuncia codeshare exclusivo

Negócio prevê a criação do maior programa de fidelidade do continente americano, assim como a ampliação do acordo de codeshare que as duas transportadoras já mantinham.

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A American Airlines adquiriu 5,2% da Gol, atualmente a maior companhia aérea brasileira, o que vai dar origem a uma "parceria exclusiva", que prevê a criação do maior programa de fidelidade do continente americano, assim como a ampliação do acordo de codeshare que as duas transportadoras já mantinham, num negócio que visa a afirmação da companhia norte-americana no Brasil.

De acordo com a imprensa brasileira, o negócio prevê um investimento de 200 milhões de dólares, já que a American Airlines compra 22,2 milhões de ações preferenciais da Gol, assim como a junção dos programas de fidelidade das duas companhias, o Aadvantage e o Smiles, numa fusão que vai dar origem ao maior programa de milhas do continente americano.

Mas o principal destaque vai mesmo para a ampliação do acordo de codeshare, o que vai permitir aumentar a presença da American Airlines na América do Sul, principalmente no Brasil.

"A American é, há muito tempo, a companhia aérea líder entre os Estados Unidos e a América do Sul, e esta parceria mais forte com a Gol solidifica essa posição de liderança", afirma Robert Isom, presidente da American Airlines, considerando que a rede da transportadora norte-americana "combina perfeitamente" com a rede da Gol no Brasil.

"Juntos, seremos capazes de oferecer aos clientes que voam para, através e do Brasil acesso à maior rede com as taxas mais baixas e o melhor e maior programa de fidelidade de viagens conjunto da América", acrescenta o responsável.

Com a ampliação do acordo de venda compartilhada, os clientes da Gol passam a ter acesso a mais de 30 destinos da American Airlines nos EUA, à partida dos hubs da Gol em São Paulo (GRU) e no Rio de Janeiro (GIG), assim como a outras 34 rotas brasileiras e internacionais, nomeadamente na América Latina.

"O acordo de codeshare exclusivo entre duas das principais empresas aéreas das Américas combina malhas altamente complementares e oferece aos clientes uma experiência de viagem superior, proporcionada pelo maior número de voos e destinos nas Américas do Norte e do Sul”, destaca Paulo Kakinoff, CEO da Gol, considerando que este acordo "fortalecerá ainda mais a presença da Gol nos mercados internacionais" e vai contribuir para o crescimento da transportadora.

O negócio, que prevê também que a American Airlines passe a indicar um dos membros do Conselho de Administração da Gol, não está, no entanto, ainda completamente concluído e, segundo a imprensa brasileira, aguarda a confirmação de algumas condições, incluindo assinatura e entrega da documentação definitiva, entre outras condições usuais de operações deste nível.

Recorde-se que a American Airlines voa atualmente para 17 destinos na América do Sul, incluindo São Paulo (GRU) e Rio de Janeiro (GIG), a partir das suas bases em Dallas-Fort Worth (DFW), Miami (MIA) e Nova York (JFK), enquanto a Gol conta com ligações aéreas para 63 destinos no Brasil, assim como para várias das principais cidades da América Latina.

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Primeiros turistas da SpaceX já iniciaram viagem

A cápsula da SpaceX partiu para uma viagem de três dias no espaço, sem nenhum astronauta profissional a bordo.

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Quatro turistas norte-americanos já descolaram do Centro Espacial Kennedy, na Florida, nos Estados Unidos, a bordo de uma cápsula da SpaceX, para uma viagem de três dias no espaço, sem nenhum astronauta profissional a bordo.

O foguetão Falcon 9, transportando a cápsula Dragon, ambos da empresa privada SpaceX, descolou à hora prevista, 20:02 horas locais de quarta-feira (23:02 em Portugal), do Centro Espacial Kennedy, na Florida, segundo a agência de notícias France-Presse (AFP).

Minutos depois, o foguetão separou-se da cápsula com sucesso, levando a bordo, pela primeira vez, apenas civis como tripulantes, que permanecerão três dias no espaço.

"Poucos lá foram e muitos vão seguir-se. A porta abre-se agora", disse o multimilionário Jared Isaacman, de 38 anos, que fretou o "cruzeiro espacial" e comanda a missão.

Isaacman, de 38 anos, fundador e presidente da empresa Shift4 Payments, amante da aviação, financiou a travessia espacial dos outros três tripulantes, com um custo que não foi divulgado, mas que deverá rondar as dezenas de milhões de dólares, segundo a AFP.

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Ilha do Sal vai ter charter no Fim-de-Ano

Esta operação é promovida pelos operadores turísticos Solférias, Soltrópico e Viagens Abreu.

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Os operadores turísticos Solférias, Soltrópico e Viagens Abreu juntaram-se para realizar uma operação charter para a ilha do Sal, em Cabo Verde, na época festiva do Fim-de-Ano.

Com partidas de Lisboa e do Porto em voos operados pela SATA no dia 26 de dezembro 2021 e regresso a 02 de Janeiro de 2022 (o voo parte do Sal na madrugada de 03 de Janeiro), os pacotes disponibilizados, neste caso pela Soltrópico, incluem estadas de  sete dias, a partir de 1388 euros como preço base, por pessoa, em quarto duplo standard, em regime de Tudo Incluído, no 4-estrelas, Oásis Belorizonte, e 1547 euros, por pessoa, em quarto standard, em regime de Tudo Incluído no 5-estrelas, Oásis Salinas Sea.

O programa inclui passagem aérea em voo TAP Lisboa ou Porto / Sal / Lisboa ou Porto, em classe S1, com direito a 20 kg de bagagem; estadia de 7 noites no hotel e regime escolhidos; transfers aeroporto/hotel/aeroporto; Taxa de Segurança Aeroportuária; Seguro de viagem Global Extra; Taxas de aeroporto segurança e combustível (223€ - sujeito a alterações legais até emissão dos bilhetes).

Segundo Nuno Paixão, Diretor Comercial da Newtour, onde a Soltrópico se integra, “tendo em conta a retoma de procura pelo destino Sal e tendo em conta o sucesso das operações antes da pandemia, para a Soltrópico faz todo o sentido voltar a apostar neste destino de Sol e de proximidade para os portugueses que preferem passar o Réveillon 21/22 num destino quente.”

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