Portugueses viajam mais no inverno
O inverno já não é aquela estação em que se fica mais tempo por casa. São cada vez mais os portugueses que optam por viajar nesta altura do ano, inclusive para conhecer os Mercados de Natal ou até destinos onde as temperaturas são menos simpáticas.

Raquel Relvas Neto
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
Longe vai o tempo em que os portugueses fugiam das temperaturas baixas para destinos mais tropicais nesta época do ano. Hoje em dia, é unânime que os turistas portugueses colocaram nos seus roteiros destinos como os Mercados de Natal, estâncias de esqui ou até mesmo a terra do Pai Natal.
Bruno Vilar, director-geral da Sporski, operador especializado em neve, explica que desde a sua criação “a Sporski sempre teve presente que o crescimento do negócio a longo prazo passaria pela capacidade de conseguir despertar o interesse pelas férias na neve ano após ano”. Para tal, o operador foi desenvolvendo várias ações com o propósito de “despertar o interesse e a paixão pelas férias na neve”, como a organização de viagens escolares e universitárias para a neve. “O esforço realizado durante tantos anos tem compensado. Hoje, temos milhares de clientes fidelizados que partilham a mesma paixão que nós. E se há algo que se pode dizer sobre umas férias de neve, que são, em si mesmo, algo impossível de pôr em palavras, é que, quem vai, volta”.
Também Helena Amorim, diretora-geral da Nordictur, nota que “o número de viagens, tanto festas como inverno, têm vindo a aumentar de ano para ano e, neste momento, os destinos nórdicos têm imensa procura”.
Segundo os números da Lusanova, “podemos afirmar categoricamente que o aumento é real, traduzindo-se numa altura muito importante do ano a nível de vendas”. A Lusanova destaca que este aumento verificado tem sido “gradual, mas regular, o que permite considerar que cada vez mais os portugueses consideram a altura do ano muito propícia para viajar”.
Já Rita Gordo, da Viagens Tempo, admite que o aumento da procura tem sido “transversal a toda a nossa programação e não apenas nas ofertas especiais de Natal”. Porém, a responsável nota que “os portugueses estão a viajar mais”, mas “procuram destinos diferentes para passar o Natal e Fim de Ano como Turquia, Índia, Tailândia, Vietname, Indonésia, Malásia, Austrália, Quénia, etc”.
Oferta
Revelando-se como uma importante época de vendas para os operadores turísticos, o inverno tem centrado muitas das apostas destes. A Sporski, por exemplo, alargou a oferta para esta temporada de neve que está prestes a iniciar-se. Segundo Bruno Vilar, “são 45 estâncias e mais de 300 alojamentos distribuídos por Andorra, Espanha e Alpes franceses, italianos, austríacos e suíços”. O responsável destaca ainda as Viagens de Autor, que “alarga a oferta e cresce em ambição, trazendo um cartaz recheado de nomes sonantes. Entre novidades e reedições, vão ser 10 viagens únicas e inesquecíveis: Paradiski – Les Arcs, Dolomiti Superski – Canzei, Zermatt/Cervinia, etc.”
Porém, dentro da oferta do operador, Andorra mantém-se como principal destino nas vendas, pois “mais de 50% dos clientes viajam para as estâncias de Grandvalira e Vallnord Pal – Arinsal”. Também a Serra Nevada, em Espanha, “continua a ser um destino preferencial dos portugueses”, para onde viajaram 3 mil clientes na última temporada. Já os Pirinéus têm ganho mais expressão, sobretudo as estâncias de Aramón: Formigal-Panticosa e Cerler. A Sporksi tem um programa especial que se chama “Preço único para toda a família”, que passa por “várias combinações de serviços com tudo o que uma família precisa, para os períodos das férias escolares dos portugueses”, e também estas têm-se destacado nas vendas do operador. Perante esta oferta e a procura registada, Bruno Vilar aponta que “o cenário é muito animador, e as perspetivas são de crescimento considerável face à última temporada”.
A Viagens Tempo conta com dois programas para “viver a magia dos Mercados de Natal, com saídas no início de Dezembro: Mercados de Natal em Munique e Nuremberga, e Mercados de Natal em Estrasburgo, Alsácia e Floresta Negra”. Segundo Rita Gordo, estas propostas incluem “visitas às principais cidades e monumentos numa época em que a Europa se enche de luz para encarnar o espírito natalício”. “Para os que desejam um plano alternativo, o programa Islândia – a Terra das Luzes do Norte (Especial Natal) permite celebrar a noite de 24 de dezembro de acordo com a tradição islandesa e embarcar numa aventura em busca da Aurora Boreal”, complementa. Porém, é o fim-de-ano em Istambul o programa mais procurado no operador, que inclui estada num hotel de cinco estrelas, em voos Turkish Airlines e transfers. “O nosso programa inclui ainda duas visitas, um cruzeiro no Bósforo e um jantar especial de Réveillon”. Perante isto, a perspectiva é que “estes dois últimos meses do ano consolidem o momento de crescimento que vivemos ao longo de 2019”.
Os Mercados de Natal em Tallinn, na Estónia, com partidas de Lisboa em voos da Lufthansa a 5, 12 e 19 de dezembro; o Fim-de-Ano em Dubrovnik, na Croácia, com partida de Lisboa a 29 de dezembro em voo da Croatia Airlines; ou um cruzeiro de Réveillon nas Caraíbas, com escala nas Bahamas, Jamaica, Ilhas Caimão e México, com partida a 27 de dezembro, são três das principais sugestões do operador Lusanova. A procura tem-se centrado no Fim-de-Ano em Dubrovnik, que “é sem dúvida o produto mais procurado já superando o primeiro bloqueio de lugares existentes. Como surpresa do ano destacamos a Argentina e Chile, produto Premium do nosso catálogo Grandes Destinos com vendas bastante interessantes para esta altura do ano”. O operador confia que vai “fechar o ano cumprindo os objetivos propostos de consolidação das vendas e rentabilidade da empresa”.
Para esta época especial de festas, a Nordictur conta com uma oferta “muito variada”, que abrange Mercados de Natal em Tallin, Riga e Helsínquia”, mas também a antecipação do Natal na Aldeia do Pai Natal, com viagens de 1 a 23 de dezembro. Tromso, na Noruega, a denominada Capital das Auroras Boreais, os Firodes da Noruega, Báltico, Capitais Russas, Islândia, entre outros, complementam a oferta do operador. “Rovaniemi – Aldeia do Pai-Natal será sempre o destino com maior procura no período das Festas por ser a Terra do Pai Natal mas todos os restantes destinos têm tido uma procura crescente tanto nas festas como na época regular de inverno”, indica Helena Amorim. Com a perspectiva de um bom inverno, a responsável acrescenta que a Nordictur tem em destaque também hotéis de gelo, iglos de vidro e “as sempre muito procuradas Auroras Boreais, com programação para a Islândia, Noruega, Suécia e Finlândia.
Segunda maior região de esqui da Europa
Aragão, em Espanha, oferece seis estações de esqui. “Formigal, Panticosa, Cerler, Astún ou Candanchu nos Pirinéus e Javalambre e Valdelinares em Teruel fazem com que sejamos a segunda maior região de esqui da Europa, composta por instalações muito modernas e com atividades para todas as familías que nos visitem”, descreve o Turismo de Aragão.
Nos últimos três anos, Aragão registou um aumento no número de visitantes portugueses e, em 2018, o número foi de 34.000. “Neste momento com a nova ligação aérea direta entre Lisboa e Saragoça, esperamos que este mercado cresça ainda mais. Somos verdadeiros vizinhos e irmãos e Aragão tem muitos encantos para descobrir por todo o público português”. No total, são 390 kms de pistas com “uma oferta muito variada”.
Além das estâncias de neve, Aragão tem como atrativos a cidade de Saragoça, Teruel, os Castelos de Loarre e San Juan de la Peña e todo um vasto património religioso para descobrir.