MSC Cruzeiros inaugurou maior e mais inovador navio da frota
Inauguração do MSC Grandiosa decorreu este sábado, 9 de novembro, em Hamburgo, na Alemanha.
Inês de Matos
Comité Setorial de Turismo promove encontros em quatro regiões do país
Grupo GEA leva 80 agências de viagens associadas em sete famtrips
Privatização da Azores Airlines será concluída “em breve” mas não este ano
Explora Journeys inaugura segundo navio a 15 de setembro
Barcelona vai ter “aumento substancial” da taxa turística para cruzeiristas de curta duração
TAP lança campanha que oferece bagagem extra em voos entre Portugal, Moçambique e Angola
Royal Caribbean International encomenda 4.º navio da classe Icon
Metropolitano de Lisboa é o sétimo melhor da Europa
Roadshow “Os Especialistas” regressa entre 24 a 28 de fevereiro de 2025
MSC Cruzeiros vai ter 19 cruzeiros com partida e chegada a Lisboa no verão 2025
A MSC Cruzeiros inaugurou este sábado, 9 de novembro, o MSC Grandiosa, o maior navio da frota da companhia e o mais avançado a nível tecnológico e ambiental, numa cerimónia que decorreu em Hamburgo, Alemanha, e que juntou milhares de convidados a bordo, bem como a atriz Sophia Loren, madrinha de todos os navios da frota da MSC Cruzeiros.
Com capacidade para transportar 6.334 passageiros, o MSC Grandiosa tem mais de 331 metros de comprimento e conta com 2.421 camarotes, números que o tornam no maior navio da frota da companhia de cruzeiros, característica que está, no entanto, longe de ser mais diferenciadora, já que este é também o navio mais eficiente e ambientalmente avançado da MSC Cruzeiros.
“Este é o navio mais inovador até agora”, congratulou-se Pierfrancesco Vago, executive chairman da MSC Cruises, durante uma conferência de imprensa que antecedeu a cerimónia de batismo e na qual enumerou as diversas inovações que o navio traz a nível ambiental. A este nível, destaque para os avançados sistemas de limpeza de gases de exaustão, redução catalítica seletiva, tratamento de água do lastro e de águas residuais, de resíduos sólidos, HVAC inteligente e poupança de energia, sendo também o primeiro navio no mundo com um equipamento para reduzir o barulho subaquático.
Além das inovações ambientais, o MSC Grandiosa conta ainda com “novos detalhes, mais lojas e mais bares e restaurantes”, como destacou Gianni Onorato, CEO da companhia, considerando que, mais do que “grandioso, este navio é a perfeição”.
O navio volta também a contar com o Cirque Du Soleil at Sea, com novos espetáculos e um melhorado Carousel Lounge, e com a já famosa Promenade ao estilo Mediterrâneo, com 93 metros de comprimento, além de uma oferta gastronómica assinada pelos conceituados chefs Ramón Freixa, Harald Wohlfahrt- responsável pelo jantar da inauguração-, Jereme Leung, Raymond Blanc e Roy Yamaguchi, sem esquecer o chocolatier Jean-Philippe Maury.
A nível tecnológico, destaque ainda para a presença da ZOE, a assistente virtual da MSC Cruzeiros, disponível em todos os camarotes para ajudar os passageiros e esclarecer dúvidas, enquanto a app MSC for Me passou a ter novas funcionalidades neste navio, como a opção “O que comer”, que recomenda os melhores pratos locais enquanto os passageiros viajam de destino para destino.
Tal como o navio, também a cerimónia de inauguração do MSC Grandiosa foi inovadora, já que foi assinalada em diferentes partes do navio, que navegou pelo rio Elba, com o ponto alto a decorrer à passagem da Elbphilharmonie, uma das maiores e mais avançadas salas de concertos do mundo, quando um espetáculo especial de luzes iluminou o edifício e o navio.
A cerimónia foi conduzida pela modelo e apresentadora suíça Michelle Hunziker e contou novamente com a presença de Sophia Loren, madrinha de todos os navios da companhia, terminando com um grandioso espetáculo de fogo-de-artificio.
As comemorações de batismo do MSC Grandiosa são as mais longas já realidades pela MSC Cruzeiros, já que tiveram início a 6 de novembro, com a chegada a Hamburgo, e vão estender-se até dia 23, quando o navio começar a realizar itinerários de sete noites pelo Mediterrâneo Ocidental à partida de Génova, passando por oito países e 11 portos, incluindo Lisboa, onde o navio vai estar na próxima sexta-feira, 15 de novembro.
O MSC Grandiosa é o 17.º navio da frota da MSC Cruzeiros e o primeiro da classe Meraviglia-Plus, marcando a estreia desta classe que vai contar com três cruzeiros, o próximo dos quais, o MSC Virtuosa, tem chegada prevista já para 2020.
*A jornalista viajou para Hamburgo a convite da MSC Cruzeiros.