Portugal reforça posição como destino LGBTI
O país lidera como destino turístico gay-friendly o Spartacus Gay Travel Index e aponta estratégias para atrair mais turistas LGBTI.

Raquel Relvas Neto
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Desde o início de 2019, que Portugal lidera como destino gay-friendly o Spartacus Gay Travel Index e o Turismo de Portugal estima que o país receba, anualmente, cerca de dois milhões de hóspedes LGBTI – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgéneros e Intersexuais. É sabido também, segundo estudo da Organização Mundial do Turismo realizado em conjunto com a ILGTA – International Gay and Lesbian Travel Association (sigla, em inglês), que este segmento de mercado é reconhecido por viajar com mais frequência e demonstrar padrões de gastos acima da média, tornando-se assim um nicho de mercado apetecível.
Mas qual a estratégia de Portugal para atrair mais turistas LGBTI? Segundo o Turismo de Portugal (tdP), na definição da Estratégia Turismo 2027 ficou claro que um dos principais objectivos é “posicionar o destino como líder do Turismo do futuro”. Para tal, indica o instituto público, “pretendemos contribuir para a diversificação da procura turística junto de novos mercados e segmentos, impulsionando a atividade turística ao longo de todo o ano e posicionando o Turismo como ‘hub’ para o desenvolvimento económico, social e ambiental em todo o território”.
Assim a promoção tem como foco posicionar Portugal como “um país inclusivo, aberto e ligado ao mundo, que recebe bem todos quanto o visitam”, independentemente do seu género. Uma das apostas, à semelhança do que o TdP está a fazer para outros segmentos de mercado, passa pela “identificação dos canais e das oportunidades mais adequadas para chegarmos a esta comunidade”. Um desses canais são as parcerias com as associações do setor, do qual a Associação Variações – Associação de Comércio e Turismo LGBTI de Portugal é exemplo. Esta parceria, com a associação que promove atividades relacionadas com a produção, transmissão e fornecimento de bens e serviços vocacionados para este segmento, tem servido para desenvolver ações e iniciativas como a presença em feiras e a realização de conferências e congressos. Mas não só. Este ano, o TdP apoiou o “desenvolvimento da campanha ‘Proudly Portugal’, que promove eventos de interesse para a comunidade LGBTI, apresenta Portugal como um potencial destino para casamentos, promove sinergias entre negócios LGBTI e ajuda os negócios locais a adotar uma linguagem e comunicação mais inclusivas, contribuindo para apresentar e promover Portugal como destino de excelência no segmento”. É assim que surge a plataforma digital www.proudlyportugal.pt, que também tem uma aplicação para telemóveis, onde se encontram vídeos promocionais, visitas de imprensa específicas e participação em feiras internacionais. Em 2019, por exemplo, está assegurada a presença na Proud Experiences, um certame que decorre em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, direcionado a este segmento.
Caminho a percorrer
Apesar do trabalho feito e das distinções, Diogo Vieira Silva, diretor executivo da Variações explica ao Publituris que Portugal é ainda “um mercado pouco percepcionado” enquanto destino turístico LGBTI. É neste sentido que o responsável considera que “ainda há trabalho a fazer, pois a oferta ainda é escassa”. “Sentimos que, apesar da cidade de Lisboa já constar nas referências de cidades mais LGBTI+ friendly, o resto do mercado nacional ainda está com atraso na oferta especializada para este tipo de target. Mas sabemos que estamos no bom caminho, uma vez que vários dos nossos associados estão a fazer fortes investimentos de expansão, nomeadamente em regiões como Algarve, Madeira e Porto”, refere.
A nível promocional, Diogo Vieira Silva indica que está a ser finalizada a campanha ‘Proudly Portugal, apoiada, como referido, pelo Turismo de Portugal, e que será o principal meio de comunicação do país para o exterior no que concerne ao público LGBTI.
“Não só terá um directório nacional dos “players” privados com oferta LGBTI ou LGBTI friendly, como será um meio media de comunicação e de criação de conteúdos SEO que posicionem o país no segmento”. Esta campanha está prevista ser lançada no próximo mês de novembro e vai ser através desta que a Variações vai estar presente nas principais feiras internacionais de turismo, nomeadamente na FITUR Gay, ITB lgbt, Conferência da IGLTA, entre outras.
No que refere à oferta existente no país, para o responsável é “necessário que os hotéis preparem e formem o seu staff para agir com naturalidade e disponibilidade para este target, como também é necessário a abertura de novos estabelecimentos especializados para este segmento”. “Não ter receio de criar tours, atividades ou oferta assumidamente LGBTI. Mas para isso é necessário envolver aqueles que conhecem o mercado e as necessidades do turista LGBTI, isto é, pessoas que sejam assumidamente LGBTI. Ter políticas de diversidade e de inclusão nas equipas de marketing de pessoas LGBTI é fundamental para o sucesso dessas campanhas”, recomenda.
É exactamente um hotel focado para este segmento que vai surgir na ilha da Madeira no próximo ano. A cadeia hoteleira espanhola Axel Hotels tem a sua oferta especialmente vocacionada para o hóspede LGBTI e o Funchal vai ser assim o primeiro destino nacional a ter o primeiro hotel com uma aposta assumida neste segmento. O quatro estrelas, que vai ser hétero firendly, vai apresentar 88 quartos, distribuídos por dois edifícios contíguos, e disponibiliza restaurante, fitness & spa, rooftop com piscina, solário e lounge.