MSC Cruzeiros premiada pela preocupação ambiental

Por a 22 de Outubro de 2019 as 15:16

A MSC Cruzeiros foi eleita ‘Greenest Shipowner of the Year’, nos Neptune Award 2019, cuja entrega decorreu durante o Fórum Global de Transportes e Portos Sustentáveis, em Copenhaga, na Dinamarca.

“Este galardão é concedido anualmente a uma companhia de navegação que demonstrou excelência na redução do impacte ambiental da operação diária da sua frota, implementando tecnologias e práticas de última geração, que impulsionam o sector marítimo em direção a um futuro sustentável”, destaca a MSC Cruzeiros, num comunicado enviado à imprensa.

De acordo com a companhia de cruzeiros, este prémio é atribuído anualmente pela indústria marítima global e vem reconhecer a preocupação ambiental da MSC Cruzeiros, que tem avançado com várias iniciativas que visam reduzir a sua pegada ambiental, a exemplo dos sistemas híbridos inovadores de limpeza de gases de exaustão, que já abrangem 74% da capacidade da companhia e que vão passar a integrar a frota completa da MSC Cruzeiros até 2021.

Além destes sistemas, a MSC Cruzeiros está também a fazer um investimento de cinco mil milhões de euros em cinco navios movidos a Gás Natural Liquefeito (LNG) que serão inaugurados entre 2022 e 2027, e, desde 2017, que todos os navios da companhia passaram a poder ligar-se à rede elétrica local em cada porto.

A companhia equipou também, há mais de 10 anos, os seus navios com sistemas avançados de tratamento de águas residuais que purificam essas mesmas águas residuais praticamente até à qualidade da água da torneira e, recentemente, passou ainda a eliminar uma extensa gama de itens de plástico de uso único a bordo.

“Estou particularmente satisfeito pelo facto dos nossos colegas de toda a indústria naval terem reconhecido o nosso compromisso permanente e de longa data de proteger o ambiente em que operamos, com especial atenção para as comunidades das cidades portuárias onde os nossos navios fazem escala. O nosso percurso tem sido – e continuará a ser – baseado em factos de melhoria contínua, com o enfoque na minimização e redução contínua da pegada ambiental das nossas operações”, refere Pierfrancesco Vago, Chairman da MSC Cruises.

Os Neptune Awards foram criados para reconhecer as organizações e indivíduos mais dedicados à navegação sustentável. Os nomeados são sugeridos online por profissionais da comunidade marítima que representam companhias de navegação, portos e fabricantes. Os vencedores finais são selecionados através do voto de 150 executivos marítimos de alto nível ao longo de várias reuniões à porta fechada.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *