Açores são “exemplo do percurso do país” no Turismo
Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, destacou o percurso dos Açores a nível turístico, durante as comemorações do Dia Mundial do Turismo, que decorreram no arquipélago.

Inês de Matos
Siza Vieira diz que turismo pode ser “contributo essencial à valorização do Interior”
Dia Mundial do Turismo: “Setor está à altura dos muitos desafios que se poderão colocar”
CTP defende “gestão cada vez mais criteriosa do território”
Turismo criou 43% do emprego gerado nos Açores desde 2012
O ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, considerou sexta-feira, 27 de setembro, durante as comemorações do Dia Mundial do Turismo, que os “Açores são, do ponto de vista turístico, um exemplo do percurso que o país no seu todo fez nestes últimos tempos”, ao apresentarem um crescimento acima da média, depois de um grande esforço de qualificação da oferta e de promoção.
Durante a sua intervenção nas comemorações do Dia Mundial do Turismo, que decorreram em São Miguel, Açores, Pedro Siza Vieira sublinhou que o número de visitantes que procuram os Açores “cresceu muito significativamente nestes últimos anos”, porque “aumentaram as ligações aéreas” e também porque o “esforço de promoção externa foi muito intensificado”.
“Em função do maior número de visitantes, houve que aumentar e qualificar a oferta de alojamento e restauração, houve que estruturar produto e dar aos visitantes motivos para aqui permanecer e quererem regressar, além da beleza das paisagens”, acrescentou o governante.
Para o ministro Adjunto e da Economia, este “percurso tornou os Açores, entre as regiões portuguesas, no destino que mais cresce em número de visitantes proporcionalmente, o que é simbólico do percurso que Portugal também fez no setor do turismo”.
Tal como os Açores, também o país tem “crescido mais” e “ganho quota de mercado, muito acima daquilo que tem sido o crescimento da indústria a nível mundial”, destacou o ministro, dando como exemplo as receitas turísticas, que, em 2015, “andavam à volta dos 11 mil milhões de euros”, devendo atingir, este ano, os 17 mil milhões de euros.
“São mais de 50% de crescimento nestes quatro anos. Isto não aconteceu por acaso, aconteceu pela mobilização à volta do desígnio de valorizar o nosso país como destino turístico, crescendo em quantidade, mas crescendo sobretudo em valor”, congratulou-se Pedro Siza Vieira.