Quase 15.000 turistas repatriados para o Reino Unido após falência da Thomas Cook
Esta terça-feira, as autoridades britânicas esperam repatriar 16.800 pessoas em 74 voos, devendo o processo continuar nos próximos dias e até 6 de outubro.
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Quase 15.000 turistas clientes do operador turístico britânico Thomas Cook, que anunciou falência na passada segunda-feira, dia 23, já foram repatriados para o Reino Unido, informou hoje a Autoridade de Aviação Civil do país, citada pela Agência Lusa.
A entidade anunciou que conseguiu transportar em 64 voos para o Reino Unido 14.700 turistas dos 150.000 que se estima estarem fora do país .
Esta terça-feira, as autoridades britânicas esperam repatriar 16.800 pessoas em 74 voos, devendo o processo continuar nos próximos dias e até 06 de outubro.
A porta-voz da Autoridade de Aviação Civil britânica, Dairdre Hutton, disse hoje à BBC que a operação de repatriamento, considerada a mais importante desde a Segunda Guerra Mundial, teve um bom começo.
O objetivo é permitir que as pessoas em férias completem o seu descanso e sejam levadas para o Reino Unido na mesma data prevista para o seu regresso nas suas reservas.
“É uma operação de duas semanas, principalmente porque as pessoas saíram para férias de duas semanas, por isso queremos que todos aproveitem as suas férias”, salientou Hutton.
Entretanto, as autoridades estão a avaliar a conduta dos executivos da empresa como parte da investigação sobre a falência do operador turístico, com 178 anos de história.
Depois do anúncio da Thomas Cook, 105 aviões ficaram em terra e 600.000 pessoas – das quais 150.000 são do Reino Unido – ficaram retidas em 51 destinos turísticos de 17 países.
Na segunda-feira, a Secretaria de Estado do Turismo portuguesa adiantou que há 500 pessoas afetadas no Algarve pela falência da Thomas Cook, citando dados da embaixada britânica.
O Governo português informou, através de um comunicado, que está a acompanhar os efeitos da falência do operador turístico Thomas Cook nos turistas e nas empresas nacionais, com particular atenção às regiões do Algarve e da Madeira.
Em relação aos turistas portugueses que tenham adquirido pacotes de férias da Thomas Cook, a secretaria de Estado do Turismo referiu que “foram já acionados os mecanismos de informação e apoio ao consumidor”.