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Crónica Tim Vieira | Autocaravanas um assunto de família

Tim Vieira está, desde junho, a viajar pelo mundo acompanhado pela família. Durante 118 dias irá visitar 11 países. Leia a sua quarta crónica.

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Antes desta viagem, a minha ideia de RV (autocaravana) era baseada no filme com o mesmo nome (“RV”, em português “Com a Casa às Costas”), protagonizado pelo falecido Robin Williams. Uma ideia romântica, mas dolorosa na vida real.
Continue a ler, pois a minha ideia irá mudar…

Assim como ébano e marfim, pizza e coca-cola, John McEnroe e Jimmy Connors, Romeu e Julieta, uma autocaravana consegue juntar aventura e experiências como nenhuma outra. Devo admitir que fiquei cético, pois não era propriamente fã da ideia de férias numa autocaravana. Tudo mudou no último mês, talvez devido à minha idade avançada, já que agora as minhas expetativas mudaram ou talvez não soubesse o quão incrível poderia ser.

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Umas férias de autocaravana são a fusão perfeita de transporte (liberdade) e alojamento (experiências), o que contribui para uma aventura inesquecível.

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A minha história começa em Sidney, onde fomos buscar a nossa autocaravana Mercedes-Benz de seis lugares chamada Apollo. A nossa viagem começou em Sidney para Cairns, a percorrer um dos países mais bonitos. Fiquei um pouco nervoso quando comecei a conduzir o que parecia um pequeno Jumbo, que precisava de encaixar por onde o GPS nos enviasse. Assistimos ao vídeo de introdução três vezes para não cometer nenhum erro com os tanques sépticos e outras ligações vitais. Também pode ter sido apenas uma forma de eu demorar um pouco mais tempo, pois estava um pouco assustado. Sabia que quando saíssemos, não havia como voltar atrás!

Decidi imediatamente tornar a viagem num assunto de família, envolvendo o Alex e o Titus como equipa de montagem quando parávamos para armar o acampamento. Eles foram excelentes e qualquer equipa da Fórmula 1 poderia recrutá-los.

Eu poderia explicar todos os aspetos técnicos. No entanto, todas essas informações podem ver encontradas no YouTube. Vou continuar a falar sobre o que esta experiência pode fazer por si e pela sua família.

Para os principiantes, a simples escolha da cama na autocaravana é uma discussão empolgante. Em última análise, existe um lugar perfeito para cada um, mesmo para Elena, a minha princesa. Podemos encher as gavetas com os nossos pertences e carregar nos vários botões para encontrar pequenos itens de arrumação inteligentes em toda a parte.

Assim que estávamos todos acomodados, partimos e foi aí percebi que tinha uma casa na traseira do carro… Houve risos, sugestões e conselhos de especialistas, especialmente da esposa, pois ela sabe tudo sobre a casa e o lar.

O passo seguinte, de acordo com a sugestão da Lídia, foi parar para fazer compras, pois é preciso ter comida em casa. Enquanto estacionava o meu pequeno Jumbo pela primeira vez, todos estavam ansiosos para garantir que eu realizasse essa tarefa em segurança. Gesticularam, ouvi gritos de todos os lados, mas no fim eu tinha estacionado em segurança. Uma vez mais, todos juntos, começámos a encher o carrinho de compras com guloseimas, pois cada um de nós tinha algo que queria experimentar. Terminámos as compras com muitos mais snacks do que refeições, mas quem se importa com isso numa “road trip”?

Decidimos viajar ao longo da costa para podermos parar regularmente nas praias. Conduzimos por muitas estradas secundárias, o que foi ótimo, pois conhecemos as pequenas cidades que são a verdadeira Austrália. Também reservámos os acampamentos apenas no dia, para que não precisássemos de chegar a um algum determinado lugar num altura especifica. Este é um luxo que recomendo, pois assim decide que distância vai percorrer, ou a hora da partida à sua conveniência. Isso também faz com que a decisão seja uma escolha da família, ao debater opiniões durante a viagem para escolher onde ficar. Palavras-chave como piscina, vida selvagem, praia, áreas de lazer e estações de despejo (ponto de esgoto) vão influenciar as escolhas. Não siga apenas as recomendações dos guias, pois sempre há muitos especialistas com muitas expectativas a comentar. Tenha uma mente aberta, conheça e experimente as coisas por si mesmo.

Os nossos acampamentos foram incríveis, os nossos locais foram ideais e globalmente as nossas experiências foram inesquecíveis.

Vimos cangurus, milhões de pássaros, centenas de peixes, o nascer e o pôr do sol espetaculares. Rimos, comemos, brincámos, cantámos, conversámos e chorámos juntos. Conhecemos pessoas maravilhosas na estrada, nas lojas e nos parques de campismo, onde todos se cumprimentavam “g’day mate”.

Tomámos banho em balneários públicos, fizemos grelhados em áreas partilhadas e tudo parecia muito natural. Estacionámos a nossa autocaravana próxima a outras famílias, a casais mais velhos ou mais jovens (um grupo variado). Estacionámos mais perto ou outras vezes mais afastados, mas fazíamos sempre parte de uma comunidade. Deram-nos conselhos, sugestões e até leite como a adorável família McKenzie, na praia de Mission. Mais tarde, encontrámo-nos com eles novamente numa zona balnear próxima de Carins e estou certo de que os voltaremos a ver. Ficámos surpresos com o quão civilizados, respeitosos e acolhedores são os membros desta comunidade. Na estrada, sempre havia uma onda, uma pequena ajuda no estacionamento ou apenas um sorriso para nos lembrar que fazíamos parte de uma comunidade especial, que aprecia acima de tudo as experiências em família e aventura.

Foi ótimo ver os nossos filhos offline, mas ao mesmo tempo ligados à experiência. Eles conviveram com outras pessoas da melhor forma possível e começaram a acreditar que ser agradável e atencioso é algo positivo e real. Eles disseram “Olá” a todos, comunicaram com os outros e partilharam histórias com as mais diversas pessoas. Eles ficaram com a mente aberta e contaram aos outros de onde vinham e como é maravilhoso, e a falta que sentem do seu país, mas que estavam a adorar a experiência de viajar. Eles tornaram-se atentos aos habitantes locais e colocaram as questões certas para iniciar conversas que nunca ofendiam costumes ou tradições.

Isto fez-me entender o ditado “é preciso uma aldeia para criar uma criança”. À medida que os nossos filhos cresciam, fiquei mais orgulhoso e realizado.

Nadámos em rios, praias, piscinas, visitámos lugares inesquecíveis, ouvimos música incrível para conduzir (escolhida pelo Alex), comemos refeições maravilhosas (cozinhadas pela Lidia), discutimos estatísticas do país (apresentadas pelo Titus), vimos paisagens incríveis (Elena tirava selfies), mas o mais importante é que fizemos tudo juntos.
Foi uma bênção para todos nós, já que agora conhecemo-nos um pouco melhor do que antes, amamo-nos um pouco mais do que antes e todos somos um pouco mais humanos do que antes (perdoamos).

Eu recomendo uma viagem com acampamento para qualquer família que se ame e que queira se amar ainda mais. Não precisa de ser longe, cara ou luxuosa, só precisa de ser feita em conjunto, pois o resto acontece naturalmente.

Tivemos os nossos momentos altos e baixos durante a viagem de 3063 km, mas no geral os momentos altos suplantaram os baixos que são rapidamente esquecidos quando se tem que comer, dormir e brincar juntos numa autocaravana. Obrigado Apollo, foste ótimo, sentiremos a tua falta, mas não por muito tempo, desde que conheçamos o nosso novo Apollo na Nova Zelândia para uma nova aventura.

(English version)

Motorhomes (RV) a family affair

Before this trip my idea of RV (motorhome) was the movie with the same name staring the late Robin Williams. A romantic idea but painful in real life.
Keep reading my idea changes….

Just like ebony and ivory, pizza and coke, John McEnroe and Jimmy Connors, Romeo and Juliet. An RV motorhome fuses together adventure and experiences as nothing else can. I must admit that I was sceptical as I was not really a fan of the thought of holidays in a motorhome. This has all changed in the last month, maybe it’s due to my older age as I now have changing expectations or maybe I just never knew how awesome it could be.

A motorhome vacation is the perfect fusion of transport (freedom) and accommodation (experiences) which contributes to an unforgettable adventure.

My story starts in Sydney when we picked up our Mercedes-Benz 6 berth RV named Apollo. We set out on our road trip from Sydney to Cairns along some of God’s most beautiful country.
I was a little nervous as I took control of what felt like a small Jumbo jet, which had to fit wherever our GPS would send us. We watched our intro video 3 times so that we wouldn’t make any mistakes with our septic tanks and other vital connections. It could also be me just taking my time as I was a little scared as I knew once we were off there was no turning back !!!

I decided to immediately make it a family affair by getting Alex and Titus involved as pit crew when ever we stopped to set up camp. They were outstanding and any formula one team would have been happy to have them.

I could explain to you all the technical aspects however all that info you can find on YouTube. I will proceed to give you insights on what the experience does to you and your family.
For starters the simple act of choosing your bed in the RV is a exciting discussion, ultimately there is a perfect spot for everyone even for Elena my princess. You fill the drawers with your belongings and press the various buttons as you find clever little items all over the place.
Once we were all settled in, we pulled off and that’s when you realize you have your house on the back of your car… There is laughter, suggestions and expert advice especially from the wife as she knows about house and home.
Next step as per Lidia’s suggestion is to stop and shop as you need food in the house. As I parked my small Jumbo for the first time all hands were on deck to make sure I did it safely. I saw hand signals and heard shouts from all four ends but in the end I was safely parked. Once again all together we started filling the shopping trolley with goodies as each of us had something that we wanted to try. We ended with far more snacks than meals but who cares we are on a road trip.
We decided to drive along the coast so we could stop regularly at beaches. We drove on many secondary roads which was great as we experienced the little towns which is the real Australia. We also only booked our campsites on the day so we didn’t have to be anywhere by anytime. This is a luxury that I highly recommend as you get to decide how far you drive or how late you leave at your own convenience. You also make it a family choice as you discuss opinions during your drive of where to stay. Key words such as pool, wild life, beach, play grounds and dump stations (sewerage point) will influence your choices. Don’t only go on recommendations from reviews as there are always too many experts with too many expectations giving their comments.
Be open minded and see and experience things for yourself.

Our camps where awesome, our locations where ideal and our overall experiences where unforgettable.
We saw kangaroos, millions of birds, hundreds of fish and spectacular sunrises and sunsets. We laughed, ate, played, sang, chatted and cried together. We met wonderful people on the road, in the stores and at the campsites where everyone says “g’day mate”
We showered in communal showers we grilled in shared areas and it all seemed so natural. We parked our RV next to other families, to older or younger couples (it’s a mixed bunch). We parked up close or sometimes more isolated but we were always part of a community. We were offered advise, suggestions and even milk by the lovely McKenzie family at Mission beach. We later bumped into them again at a swimming point around Carins and I am sure we will see them again one day, We were amazed at how civilized, respectful and accommodating everyone is to one another in this shared community. On the road there was always a wave, a little help in parking or just a smile to remind you that you are part of a special community who cherishes adventure and family experiences above all else.

It was great to see our kids offline but at the same time connected to the experience. They experienced humans at their very best and came out believing that being friendly and caring is a positive and a real asset. They said Hello to everyone, they communicated with others and they shared stories with the most random people. They became open minded and told others about where they come from and how wonderful it’s there and that they miss it, but that they are loving this experience of travel. They became sensitive to locals and asked the right questions to start conversations never offending customs or traditions.

It made me understand the saying “it takes a village to bring up a child”. As our children grew, I grew prouder and more fulfilled.

We swam in rivers, beaches, pools, visited unforgettable places, listened to awesome driving music (chosen by Alex), ate wonderful food (cooked by Lidia), discussed country statistics (supplied by Titus) saw amazing views (Elena taking selfies) but most importantly we did it all together.
It has been a blessing for us all as we now know each other a little better than before, we love each other a little more than before and we all a little bit more human than before (forgiving).

I can highly recommend a camping trip for any family who loves each other and want to love each other even more. It doesn’t need to be far, expensive or luxurious it just needs to be done all together as the rest happens naturally.

We have had our high and lows during the 3063km trip but overall the highs out number the lows which are quickly forgotten as you soon have to eat, sleep and play together in your Motorhome. Thanks Apollo you have been great we will miss you but not for long as we meet our new Apollo in New Zealand for a new adventure.

**Tim Vieira está, desde junho, a viajar pelo mundo acompanhado pela família. Durante 118 dias irá visitar 11 países. Leia a sua terceira crónica.

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Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão

O Turismo de Portugal lançou, no Japão, um programa de promoção da gastronomia nacional, iniciativa que se insere no projeto “The Art of Tasting Portugal” e que decorre até outubro, tendo já motivado a realização de duas iniciativas em Tóquio e Osaka.

O Turismo de Portugal lançou, no Japão, um programa de promoção da gastronomia nacional, iniciativa que se insere no projeto “The Art of Tasting Portugal” e que conta com vários momentos, até outubro deste ano, que cruzam “tradição, inovação e sustentabilidade, protagonizados por reconhecidos chefs portugueses”.

A iniciativa, que arrancou a 2 de maio, no restaurante Noda Harajuku, em Tóquio, destina-se a “críticos gastronómicos, operadores turísticos e líderes de opinião japoneses”, um mercado onde, segundo o Turismo de Portuga, “o turismo gastronómico tem uma enorme relevância”.

O arranque deste programa contou com a participação do chef Diogo Rocha, que levou ao Japão os sabores do Centro de Portugal, numa criação conjunta com o chef Yuki Noda, conhecido pela sua dedicação à preservação da cozinha regional japonesa.

“Esta colaboração destacou-se pela fusão entre a autenticidade dos produtos portugueses, a criatividade dos chefs e a delicadeza técnica da gastronomia japonesa”, explica o Turismo de Portugal, revelando que a ação incluiu também “um momento especial no Pavilhão de Portugal na Expo Osaka 2025, onde o chef Diogo Rocha recriou a tradicional vitela à moda de Lafões, integrada numa mostra de barro negro de Molelos”.

Esta quarta-feira, 7 de maio, houve uma nova ação promocional da gastronomia portuguesa no Japão, que contou com a participação do chef Vítor Sobral e do chef japonês Yoshida, em Osaka, na qual ambos os chef cozinharam lado a lado, numa “abordagem inovadora, que cruza tradição, criatividade e sustentabilidade”.

O Turismo de Portugal indica que o chef Vítor Sobral foi também o responsável pelo menu da receção do Dia de Portugal na Expo Osaka 2025, criando para o efeito “um momento único de degustação de Portugal para os mais de 100 convidados presentes”.

“Estas ações inserem-se numa estratégia mais ampla de valorização da gastronomia portuguesa como ativo-chave da marca Portugal, afirmando-a cada vez mais nos mercados internacionais como um ativo estratégico do turismo nacional, como um motor de valorização dos territórios, de estímulo à sustentabilidade e de promoção da autenticidade cultural”, explica Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal.

As iniciativas visaram também reforçar a campanha “Portugal, uma receita por escrever”, que convida os viajantes a descobrirem o país através de uma combinação única de ingredientes, concretamente frescura, autenticidade, criatividade, sustentabilidade e generosidade, numa campanha que “celebra a ligação entre os sabores, as pessoas e as regiões, e que coloca Portugal no mapa dos grandes destinos gastronómicos a nível mundial”.

 

 

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Candidata à liderança da UN Tourism quer Cimeira Global de Investimento para desbloquear milhares de milhões de dólares

Se for eleita, a mexicana Gloria Guevara, uma das candidatas a secretária-geral da UN Tourism, compromete-se a organizar uma Cimeira Global de Investimento para desbloquear milhares de milhões de dólares.

Gloria Guevara, Londres, candidata a secretária-geral da UN Tourism (Turismo da ONU), comprometeu-se a organizar uma Cimeira Global de Investimento que desbloqueará milhares de milhões de dólares em novas iniciativas para impulsionar África, Ásia, Europa, Oceânia e as Américas.

Caso seja eleita pelos Ministros do Turismo na sessão do Conselho Executivo da UN Tourism, que terá lugar no final de maio, Gloria Guevara revelar pretender organizar a “nos seis meses seguintes à tomada de posse, em janeiro de 2026”.

Com mais de 35 anos de experiência ao serviço do setor do turismo, Gloria Guevara refere que “o setor privado tem milhares de milhões de dólares prontos para investir em novos projetos inovadores no turismo mundial, seja em hotéis, experiências, atrações ou outras iniciativas sustentáveis. Ao contrário de outros candidatos, não acredito que se ganhe algo ao apresentar números sem fundamento apenas para gerar manchetes”.

Assim, diz que “reunirá Ministros com líderes do setor privado para desbloquear oportunidades reais – projetos realistas, entusiasmantes e transformadores”, salientando que a UN Tourism tem “um papel único como plataforma unificadora para a cooperação”.

Refira-se que existem seis candidatos estão oficialmente a concorrer ao cargo de secretário-geral da UN Tourism, de acordo com comunicação dirigida aos estados-membros da organização: Muhammad Adam do Gana, Shaikha Al Nowais dos Emirados Árabes Unidos, Habib Ammar da Tunísia, Gloria Guevara do México, Harry Theoharis da Grécia e o atual secretário-geral, Zurab Pololikashvili da Geórgia.

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Maioria dos franceses está a pensar viajar este verão e apenas 23% diz que vai ficar em casa

Um estudo da Ipsos.Digital conduzido para a Alliance France Tourisme e publicado esta quarta-feira revela que maioria dos franceses diz que está a apensar viajar este verão para uma estadia de pelo menos uma semana.

A pesquisa realça que, apesar do contexto internacional conturbado e do clima económico incerto, o desejo de tirar férias continua profundamente enraizado na maioria dos franceses:  50% tem certeza de que vai viajar, 27% ainda não tem planos, enquanto 23% diz que não vai sair, principalmente entre moradores de áreas rurais (31%), idosos (27%) e pessoas de baixo rendimento (32%).

Além disso, os franceses que estão a pensar sair de férias este verão o farão com um orçamento controlado, para um valor médio estimado em 1.820 euros. Dentro desta média, algumas disparidades foram detetadas pelo estudo: 31% dos turistas planeiam gastar menos de 1.000 euros, 33% visam entre 1.000 euros e 2.000 euros, e apenas 16% ultrapassarão os 3.000 euros.

A inflação continua a ser um fator importante nos planos: 39% dos franceses que planeiam viajar na próxima temporada alta dizem que querem reduzir o seu orçamento para férias, principalmente restringindo os chamados gastos não essenciais, 70% dizem que pretendem limitar restaurantes, compras ou atividades, ou encurtando a duração das suas estadias (30%).

A França continua a ser destino preferido de 68% dos turistas, principalmente idosos (74% dos que têm entre 55 e 75 anos). A Europa atrai 26% dos futuros turistas, especialmente jovens (34% dos jovens de 18 a 34 anos), e 13% planeiam viajar para fora da Europa.

Em termos de alojamento, os franceses preferem alugueres sazonais individuais (39%), seguidos de hotéis (26%) e alojamento gratuito em casa de familiares (20%). O camping mantém os seus clientes fiéis, citados por 17% dos entrevistados para estadias longas, principalmente entre aqueles que viajam pela França (21%).

“Workation” (trabalhar num local de férias) atrai 24% dos turistas, um número que sobe para 45% entre jovens de 18 a 34 anos. As mini-férias, estadias de menos de uma semana, também estão em alta, já que 13% pretendem fazê-las com mais frequência, especialmente entre aqueles as categorias socioprofissionais mais altas e com altos rendimentos.

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Marrocos contabiliza 5,7 milhões de visitantes até final de abril

Marrocos recebeu 5,7 milhões de turistas durante os primeiros quatro meses de 2025, um aumento de 23% face ao mesmo período de 2024, de acordo com dados do Ministério do Turismo, Artesanato e Economia Social e Solidária.

Em comunicado oficial, citado pela imprensa marroquina, o Ministério realçou que o país “registou um desempenho excecional, com um milhão de visitantes adicionais em apenas quatro meses, resultados que o posicionam entre os destinos turísticos mais dinâmicos do mundo”, para avançar que, só em abril, foram verificadas 1,7 milhão de chegadas, um crescimento de 27% em relação a abril de 2024, “o que demonstra uma atratividade turística agora menos dependente das temporadas tradicionais.”

A ministra do Turismo, Fatim-Zahra Ammor, comenta estes resultados e afirma que “um milhão de visitantes a mais no início do ano, um período normalmente mais tranquilo, é um sinal forte para as perspectivas do turismo para 2025.”

A imprensa local cita ainda a governante que indica que este crescimento notável é fruto do roteiro turístico implementado sob a liderança do rei Mohammed VI, “uma estratégia que promove os pontos fortes do Marrocos e, ao mesmo tempo, estabelece as bases para o desenvolvimento sustentável do setor”, disse.

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Foto: The Walt Disney Company
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Disney anuncia sétimo parque temático em Abu Dhabi

A The Walt Disney Company e a Miral anunciaram ter chegado a acordo para a construção do sétimo parque temático Disney em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), mais concretamente, na ilha de Yas.

Victor Jorge

Depois de Orlando, Califórnia, Paris, Tóquio, Hong Kong e Xangai, a The Walt Disney Company anunciou o sétimo parque temático a ser construído em Abu Dhabi, tornando-se no primeiro complexo de parques temáticos da empresa no Oriente Médio.

Sem divulgar quando ficará pronto e nem qual o seu nome oficial, sabe-se que o futuro parque Disney ficará localizado na ilha de Yas onde já figuram o Ferrari World, o Waterworld, o Warner Bros. World e o Sea World.

Certo é que a construção do parque ficará sob responsabilidade da Miral, o principal criador de destinos e experiências imersivas em Abu Dhabi, destacando Robert A. Iger, Chief Executive Officer da The Walt Disney Company, e Mohamed Khalifa Al Mubarak, Chairman da Miral, que “os Emirados Árabes Unidos estão localizados a apenas quatro horas de voo de um terço da população mundial, o que os torna um importante ponto de entrada para o turismo”.

Já Josh D’Amaro, presidente da Disney Experiences, refere no site da Disney que “o nosso resort em Abu Dhabi será o destino mais avançado e interativo do nosso portefólio. A localização do nosso parque é verdadeiramente única – situado junto a uma deslumbrante zona ribeirinha – o que nos permitirá contar as nossas histórias de formas totalmente novas. Este projeto irá chegar a um público completamente novo, acolhendo mais famílias do que nunca para viverem a magia da Disney. No fundo, será uma celebração do que é possível quando a criatividade e o progresso se unem.”

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Marina de Vilamoura volta a ser palco do International Boat Show

A Marina de Vilamoura volta a ser o palco privilegiado para a apresentação das principais novidades do setor náutico. A 28ª edição do International Boat Show terá lugar entre os dias 7 e 15 de junho de 2025, das 11h00 às 21h00, com entrada livre.

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Esta edição, organizada conjuntamente pela Marina de Vilamoura e FIL – Feira Internacional de Lisboa aposta nos novos lançamentos das principais marcas, inovações tecnológicas e experiências exclusivas, reunindo os principais protagonistas da indústria náutica nacional e internacional.

Desde 1997, este evento tem contribuído para afirmar Vilamoura como um destino de excelência na náutica de recreio, e este ano, a organização promete que não será exceção, já que a maior marina do país proporciona condições únicas para a exposição de embarcações na água, num formato que respeita os mais altos padrões internacionais

O Marina de Vilamoura International Boat Show atrai empresas líderes do setor, que aproveitam o evento para apresentar embarcações novas e seminovas (brokerage), assim como as últimas novidades em acessórios, equipamentos e serviços integrados. As reservas de espaço já começaram e a expectativa aponta para uma edição com participação recorde.

Todos os anos, o evento recebe compradores, investidores, media, reguladores, entusiastas da náutica e público em geral, tornando-se um verdadeiro ponto de encontro entre profissionais e apaixonados pelo mar.

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Estratégia do turismo de VRSA mantém foco na sustentabilidade, inovação e valorização do território

O novo Plano Estratégico de Desenvolvimento e Marketing Turístico de Vila Real de Santo António (VRSA), é um documento orientador que estabelece a visão, os objetivos e as ações prioritárias para posicionar o concelho como um destino turístico mais competitivo, atrativo e sustentável. São 38 iniciativas para concretizar até 2030.

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A sessão de apresentação do documento, que aconteceu em Monte Gordo, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Álvaro Araújo, do vice-presidente, Ricardo Cipriano, e do restante executivo, e reuniu dezenas de empresários e profissionais ligados ao setor do turismo e da restauração. A apresentação técnica esteve a cargo do IPDT – Turismo e Consultoria, parceiro na elaboração do plano.

O plano, de acordo com a autarquia, resulta de um processo participado, que envolveu a auscultação da comunidade local e dos agentes económicos do setor. O objetivo foi garantir que o documento final refletisse as necessidades reais do território e propõe respostas ajustadas à identidade de Vila Real de Santo António.

Segundo a estratégia traçada, o concelho deve afirmar-se como um destino turístico de excelência, capaz de gerar valor durante todo o ano, com base na valorização dos seus recursos naturais e culturais, na qualificação da oferta e na diversificação das experiências propostas aos visitantes.

A ação prevista está estruturada em quatro eixos estratégicos:  Governança e sustentabilidade; Qualificação e valorização territorial; Promoção e comunicação; e Inovação e empreendedorismo.

Estes eixos definem a linha de rumo para os próximos anos e enquadram um conjunto ambicioso de sete grandes objetivos estratégicos, entre os quais se destacam o reforço da notoriedade de Vila Real de Santo António enquanto destino turístico, a captação de investimento privado, a redução da sazonalidade da procura, a qualificação dos profissionais do setor, a promoção da transformação digital, a valorização do património identitário, e o equilíbrio entre crescimento económico e sustentabilidade ambiental.

Para dar corpo a esta estratégia, o plano define três grandes programas de ação, que se desdobram em 38 iniciativas estratégicas e que incluem, nomeadamente o reforço da promoção do destino em mercados prioritários, a criação de novas experiências turísticas, com enfoque em produtos náuticos, culturais e de natureza, a dinamização da marca turística do concelho, a valorização da Baía de Monte Gordo e do património do Guadiana e a estruturação de redes e parcerias estratégicas com operadores e entidades regionais.

O apoio ao empreendedorismo e à inovação nos setores relacionados com o turismo e o compromisso político com uma estratégia de longo prazo são outras matérias consideradas fundamentais pelo novo plano, cuja implementação será feita de forma faseada, com avaliações periódicas e espaço para adaptação à evolução do setor. O município compromete-se com uma ação coordenada, sustentável e em proximidade com a comunidade, apostando numa nova etapa para o turismo local.

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Faturação do setor da restauração cresceu 5,2% em 2024, apura Informa D&B

A faturação do setor da restauração nacional somou 5 595 milhões de euros em 2024, valor que traduz um aumento de 5,2% face a 2023, segundo uma análise setorial da Informa D&B.

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A faturação do setor da restauração nacional somou 5 595 milhões de euros em 2024, valor que traduz um aumento de 5,2% face a 2023, avança uma análise setorial da Informa D&B, cujos resultados foram divulgados esta terça-feira, 6 de maio.

De acordo com a análise da consultora, entre os fatores que impulsionaram esta evolução estão “o crescimento da procura, em particular do turismo estrangeiro, bem como a subida dos preços”.

Os dados da Informa D&B mostram que os restaurantes com serviço de mesa têm a maior parte do volume de negócios, com 3 750 milhões de euros, enquanto o segmento de fast food continua a ganhar quota de mercado, representado 29% do total em 2024, com 1 640 milhões de euros.

Já as vendas dos autosserviços tradicionais ascenderam a 205 milhões de euros, um acréscimo de 5% face ao ano anterior.

Nesta análise, a Informa D&B nota que o “setor de restauração mostra um elevado grau de atomização empresarial, sendo a oferta constituída maioritariamente por operadores independentes e de pequena dimensão, nos quais a propriedade do capital coincide habitualmente com a gestão da empresa”, ainda que, nos últimos anos, exista uma “tendência para a concentração do negócio, em consequência do desenvolvimento das principais cadeias, tanto de fast food como de outro tipo de restauração”.

Em 2023, acrescenta a Informa D&B, havia em Portugal 34 538 empresas gestoras de estabelecimentos de restauração, o que representa um aumento de 3,3% face ao ano anterior.

Já as cinco principais empresas, por volume de negócios, detinham em 2024 uma quota de mercado conjunta de cerca de 15%, enquanto a das 10 principais era de 20%.

 

 

 

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4.º Encontro de Parceiros da Rede Portuguesa de Turismo Industrial realiza-se no Algarve

Portimão e São Brás de Alportel foram os locais escolhidos para o 4.º Encontro de Parceiros da Rede Portuguesa de Turismo Industrial a realizar nos dias 13 e 14 de maio.

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O Algarve vai acolher, nos dias 13 e 14 de maio de 2025, o 4.º Encontro de Parceiros da Rede Portuguesa de Turismo Industrial (RPTI), que terá lugar em Portimão e São Brás de Alportel.

O evento reúne representantes de entidades nacionais e regionais ligadas ao Turismo Industrial, com o objetivo de promover a troca de boas práticas, fomentar a colaboração e valorizar o património industrial enquanto ativo turístico, cultural e educativo.

O primeiro dia dos trabalhos (13 de maio) decorre no Museu de Portimão, com sessões temáticas, apresentação de projetos de referência de norte a sul do país e uma mesa-redonda dedicada aos desafios do setor. Está também prevista a intervenção da representante portuguesa na ERIH – European Route of Industrial Heritage, Alexandra Alves, bem como visitas ao Centro Interpretativo do Salva-Vidas e à antiga Lota de Alvor.

O segundo dia (14 de maio) será dedicado a visitas técnicas em São Brás de Alportel, com passagem por três recursos locais de turismo industrial: a Eco-Fábrica da Cortiça, o Museu do Traje e a Casa Memória da EN2.

A iniciativa é promovida pelo Grupo Dinamizador da RPTI, em parceria com a Região de Turismo do Algarve, e conta com o apoio dos municípios anfitriões.

De referir que o Algarve conta, atualmente, com 22 parceiros na rede nacional, que integra mais de 200 recursos em todo o país.

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Portugal patrocina 10.º aniversário do Espaço Luxury do Festuris 2025

A 37ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado decorre entre 6 e 9 de novembro, em Gramado, Rio Grande do Sul, Brasil, sob o tema “Reimaginando o Amanhã” e espera a participação de mais de 15 mil profissionais de turismo.

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Portugal vai patrocinar a “celebração do décimo aniversário” do Espaço Luxury da 37ª edição Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, que decorre entre 6 a 9 de novembro, em Gramado, Rio Grande do Sul, Brasil.

De acordo com um comunicado enviado à imprensa pela organização do certame, o Espaço Luxury tem já cerca de 70% da sua área comercializada, o que reafirma “o Festuris como um dos principais encontros do turismo segmentado na América Latina”.

“Nesta edição, além de celebrar seu crescimento e consolidação, o Espaço Luxury comemora 10 anos de bons negócios. São 10 anos apostando em conexões estratégicas e encontros de alto nível que proporcionam aos expositores acesso exclusivo a buyers nacionais e internacionais especializados no segmento premium, todos selecionados”, lê-se no comunicado divulgado.

A organização diz também que países como Espanha e Argentina “estão investindo forte” no Espaço Luxury, que vai contar também com uma “parceria revigorada com a BLTA (Brazilian Luxury Travel Association)”.

“A nossa ideia é causar impacto. Estamos num momento marcante para o Luxury, planeando um layout instigante e com experiências para quem estiver connosco. Vamos agregar novas marcas, trazer ações culturais e seguir olhando com atenção para o tema da sustentabilidade e hospitalidade”, antecipa Marta Rossi, CEO do Festuris.

Além de patrocinar o aniversário do Espaço Luxury, Portugal vai também ser o convidado de honra da próxima edição do Festuris, depois de um convite formalizado durante a BTL pelos responsáveis pela feira de turismo, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, que foi prontamente aceite por Lídia Monteiro, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal.

Recorde-se que a 37.ª edição do Festuris acontece de 6 a 9 de novembro, no Serra Park, em Gramado, sob o tema “Reimaginando o Amanhã”, sendo esperada a participação de mais de 15 mil profissionais do turismo.

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