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Crónica Tim Vieira | Autocaravanas um assunto de família

Tim Vieira está, desde junho, a viajar pelo mundo acompanhado pela família. Durante 118 dias irá visitar 11 países. Leia a sua quarta crónica.

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Crónica Tim Vieira | Autocaravanas um assunto de família

Tim Vieira está, desde junho, a viajar pelo mundo acompanhado pela família. Durante 118 dias irá visitar 11 países. Leia a sua quarta crónica.

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Antes desta viagem, a minha ideia de RV (autocaravana) era baseada no filme com o mesmo nome (“RV”, em português “Com a Casa às Costas”), protagonizado pelo falecido Robin Williams. Uma ideia romântica, mas dolorosa na vida real.
Continue a ler, pois a minha ideia irá mudar…

Assim como ébano e marfim, pizza e coca-cola, John McEnroe e Jimmy Connors, Romeu e Julieta, uma autocaravana consegue juntar aventura e experiências como nenhuma outra. Devo admitir que fiquei cético, pois não era propriamente fã da ideia de férias numa autocaravana. Tudo mudou no último mês, talvez devido à minha idade avançada, já que agora as minhas expetativas mudaram ou talvez não soubesse o quão incrível poderia ser.

Umas férias de autocaravana são a fusão perfeita de transporte (liberdade) e alojamento (experiências), o que contribui para uma aventura inesquecível.


A minha história começa em Sidney, onde fomos buscar a nossa autocaravana Mercedes-Benz de seis lugares chamada Apollo. A nossa viagem começou em Sidney para Cairns, a percorrer um dos países mais bonitos. Fiquei um pouco nervoso quando comecei a conduzir o que parecia um pequeno Jumbo, que precisava de encaixar por onde o GPS nos enviasse. Assistimos ao vídeo de introdução três vezes para não cometer nenhum erro com os tanques sépticos e outras ligações vitais. Também pode ter sido apenas uma forma de eu demorar um pouco mais tempo, pois estava um pouco assustado. Sabia que quando saíssemos, não havia como voltar atrás!

Decidi imediatamente tornar a viagem num assunto de família, envolvendo o Alex e o Titus como equipa de montagem quando parávamos para armar o acampamento. Eles foram excelentes e qualquer equipa da Fórmula 1 poderia recrutá-los.

Eu poderia explicar todos os aspetos técnicos. No entanto, todas essas informações podem ver encontradas no YouTube. Vou continuar a falar sobre o que esta experiência pode fazer por si e pela sua família.

Para os principiantes, a simples escolha da cama na autocaravana é uma discussão empolgante. Em última análise, existe um lugar perfeito para cada um, mesmo para Elena, a minha princesa. Podemos encher as gavetas com os nossos pertences e carregar nos vários botões para encontrar pequenos itens de arrumação inteligentes em toda a parte.

Assim que estávamos todos acomodados, partimos e foi aí percebi que tinha uma casa na traseira do carro… Houve risos, sugestões e conselhos de especialistas, especialmente da esposa, pois ela sabe tudo sobre a casa e o lar.

O passo seguinte, de acordo com a sugestão da Lídia, foi parar para fazer compras, pois é preciso ter comida em casa. Enquanto estacionava o meu pequeno Jumbo pela primeira vez, todos estavam ansiosos para garantir que eu realizasse essa tarefa em segurança. Gesticularam, ouvi gritos de todos os lados, mas no fim eu tinha estacionado em segurança. Uma vez mais, todos juntos, começámos a encher o carrinho de compras com guloseimas, pois cada um de nós tinha algo que queria experimentar. Terminámos as compras com muitos mais snacks do que refeições, mas quem se importa com isso numa “road trip”?

Decidimos viajar ao longo da costa para podermos parar regularmente nas praias. Conduzimos por muitas estradas secundárias, o que foi ótimo, pois conhecemos as pequenas cidades que são a verdadeira Austrália. Também reservámos os acampamentos apenas no dia, para que não precisássemos de chegar a um algum determinado lugar num altura especifica. Este é um luxo que recomendo, pois assim decide que distância vai percorrer, ou a hora da partida à sua conveniência. Isso também faz com que a decisão seja uma escolha da família, ao debater opiniões durante a viagem para escolher onde ficar. Palavras-chave como piscina, vida selvagem, praia, áreas de lazer e estações de despejo (ponto de esgoto) vão influenciar as escolhas. Não siga apenas as recomendações dos guias, pois sempre há muitos especialistas com muitas expectativas a comentar. Tenha uma mente aberta, conheça e experimente as coisas por si mesmo.

Os nossos acampamentos foram incríveis, os nossos locais foram ideais e globalmente as nossas experiências foram inesquecíveis.

Vimos cangurus, milhões de pássaros, centenas de peixes, o nascer e o pôr do sol espetaculares. Rimos, comemos, brincámos, cantámos, conversámos e chorámos juntos. Conhecemos pessoas maravilhosas na estrada, nas lojas e nos parques de campismo, onde todos se cumprimentavam “g’day mate”.

Tomámos banho em balneários públicos, fizemos grelhados em áreas partilhadas e tudo parecia muito natural. Estacionámos a nossa autocaravana próxima a outras famílias, a casais mais velhos ou mais jovens (um grupo variado). Estacionámos mais perto ou outras vezes mais afastados, mas fazíamos sempre parte de uma comunidade. Deram-nos conselhos, sugestões e até leite como a adorável família McKenzie, na praia de Mission. Mais tarde, encontrámo-nos com eles novamente numa zona balnear próxima de Carins e estou certo de que os voltaremos a ver. Ficámos surpresos com o quão civilizados, respeitosos e acolhedores são os membros desta comunidade. Na estrada, sempre havia uma onda, uma pequena ajuda no estacionamento ou apenas um sorriso para nos lembrar que fazíamos parte de uma comunidade especial, que aprecia acima de tudo as experiências em família e aventura.

Foi ótimo ver os nossos filhos offline, mas ao mesmo tempo ligados à experiência. Eles conviveram com outras pessoas da melhor forma possível e começaram a acreditar que ser agradável e atencioso é algo positivo e real. Eles disseram “Olá” a todos, comunicaram com os outros e partilharam histórias com as mais diversas pessoas. Eles ficaram com a mente aberta e contaram aos outros de onde vinham e como é maravilhoso, e a falta que sentem do seu país, mas que estavam a adorar a experiência de viajar. Eles tornaram-se atentos aos habitantes locais e colocaram as questões certas para iniciar conversas que nunca ofendiam costumes ou tradições.

Isto fez-me entender o ditado “é preciso uma aldeia para criar uma criança”. À medida que os nossos filhos cresciam, fiquei mais orgulhoso e realizado.

Nadámos em rios, praias, piscinas, visitámos lugares inesquecíveis, ouvimos música incrível para conduzir (escolhida pelo Alex), comemos refeições maravilhosas (cozinhadas pela Lidia), discutimos estatísticas do país (apresentadas pelo Titus), vimos paisagens incríveis (Elena tirava selfies), mas o mais importante é que fizemos tudo juntos.
Foi uma bênção para todos nós, já que agora conhecemo-nos um pouco melhor do que antes, amamo-nos um pouco mais do que antes e todos somos um pouco mais humanos do que antes (perdoamos).

Eu recomendo uma viagem com acampamento para qualquer família que se ame e que queira se amar ainda mais. Não precisa de ser longe, cara ou luxuosa, só precisa de ser feita em conjunto, pois o resto acontece naturalmente.

Tivemos os nossos momentos altos e baixos durante a viagem de 3063 km, mas no geral os momentos altos suplantaram os baixos que são rapidamente esquecidos quando se tem que comer, dormir e brincar juntos numa autocaravana. Obrigado Apollo, foste ótimo, sentiremos a tua falta, mas não por muito tempo, desde que conheçamos o nosso novo Apollo na Nova Zelândia para uma nova aventura.

(English version)

Motorhomes (RV) a family affair

Before this trip my idea of RV (motorhome) was the movie with the same name staring the late Robin Williams. A romantic idea but painful in real life.
Keep reading my idea changes….

Just like ebony and ivory, pizza and coke, John McEnroe and Jimmy Connors, Romeo and Juliet. An RV motorhome fuses together adventure and experiences as nothing else can. I must admit that I was sceptical as I was not really a fan of the thought of holidays in a motorhome. This has all changed in the last month, maybe it’s due to my older age as I now have changing expectations or maybe I just never knew how awesome it could be.

A motorhome vacation is the perfect fusion of transport (freedom) and accommodation (experiences) which contributes to an unforgettable adventure.

My story starts in Sydney when we picked up our Mercedes-Benz 6 berth RV named Apollo. We set out on our road trip from Sydney to Cairns along some of God’s most beautiful country.
I was a little nervous as I took control of what felt like a small Jumbo jet, which had to fit wherever our GPS would send us. We watched our intro video 3 times so that we wouldn’t make any mistakes with our septic tanks and other vital connections. It could also be me just taking my time as I was a little scared as I knew once we were off there was no turning back !!!

I decided to immediately make it a family affair by getting Alex and Titus involved as pit crew when ever we stopped to set up camp. They were outstanding and any formula one team would have been happy to have them.

I could explain to you all the technical aspects however all that info you can find on YouTube. I will proceed to give you insights on what the experience does to you and your family.
For starters the simple act of choosing your bed in the RV is a exciting discussion, ultimately there is a perfect spot for everyone even for Elena my princess. You fill the drawers with your belongings and press the various buttons as you find clever little items all over the place.
Once we were all settled in, we pulled off and that’s when you realize you have your house on the back of your car… There is laughter, suggestions and expert advice especially from the wife as she knows about house and home.
Next step as per Lidia’s suggestion is to stop and shop as you need food in the house. As I parked my small Jumbo for the first time all hands were on deck to make sure I did it safely. I saw hand signals and heard shouts from all four ends but in the end I was safely parked. Once again all together we started filling the shopping trolley with goodies as each of us had something that we wanted to try. We ended with far more snacks than meals but who cares we are on a road trip.
We decided to drive along the coast so we could stop regularly at beaches. We drove on many secondary roads which was great as we experienced the little towns which is the real Australia. We also only booked our campsites on the day so we didn’t have to be anywhere by anytime. This is a luxury that I highly recommend as you get to decide how far you drive or how late you leave at your own convenience. You also make it a family choice as you discuss opinions during your drive of where to stay. Key words such as pool, wild life, beach, play grounds and dump stations (sewerage point) will influence your choices. Don’t only go on recommendations from reviews as there are always too many experts with too many expectations giving their comments.
Be open minded and see and experience things for yourself.

Our camps where awesome, our locations where ideal and our overall experiences where unforgettable.
We saw kangaroos, millions of birds, hundreds of fish and spectacular sunrises and sunsets. We laughed, ate, played, sang, chatted and cried together. We met wonderful people on the road, in the stores and at the campsites where everyone says “g’day mate”
We showered in communal showers we grilled in shared areas and it all seemed so natural. We parked our RV next to other families, to older or younger couples (it’s a mixed bunch). We parked up close or sometimes more isolated but we were always part of a community. We were offered advise, suggestions and even milk by the lovely McKenzie family at Mission beach. We later bumped into them again at a swimming point around Carins and I am sure we will see them again one day, We were amazed at how civilized, respectful and accommodating everyone is to one another in this shared community. On the road there was always a wave, a little help in parking or just a smile to remind you that you are part of a special community who cherishes adventure and family experiences above all else.

It was great to see our kids offline but at the same time connected to the experience. They experienced humans at their very best and came out believing that being friendly and caring is a positive and a real asset. They said Hello to everyone, they communicated with others and they shared stories with the most random people. They became open minded and told others about where they come from and how wonderful it’s there and that they miss it, but that they are loving this experience of travel. They became sensitive to locals and asked the right questions to start conversations never offending customs or traditions.

It made me understand the saying “it takes a village to bring up a child”. As our children grew, I grew prouder and more fulfilled.

We swam in rivers, beaches, pools, visited unforgettable places, listened to awesome driving music (chosen by Alex), ate wonderful food (cooked by Lidia), discussed country statistics (supplied by Titus) saw amazing views (Elena taking selfies) but most importantly we did it all together.
It has been a blessing for us all as we now know each other a little better than before, we love each other a little more than before and we all a little bit more human than before (forgiving).

I can highly recommend a camping trip for any family who loves each other and want to love each other even more. It doesn’t need to be far, expensive or luxurious it just needs to be done all together as the rest happens naturally.

We have had our high and lows during the 3063km trip but overall the highs out number the lows which are quickly forgotten as you soon have to eat, sleep and play together in your Motorhome. Thanks Apollo you have been great we will miss you but not for long as we meet our new Apollo in New Zealand for a new adventure.

**Tim Vieira está, desde junho, a viajar pelo mundo acompanhado pela família. Durante 118 dias irá visitar 11 países. Leia a sua terceira crónica.

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Turismo Centro de Portugal recebe 3M€ de fundos comunitários para promover região

A TCP vai receber de três milhões de euros para a promoção turística da região, verba proveniente de fundos europeus, que vai chegar ao abrigo do novo quadro comunitário.

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A Turismo Centro de Portugal e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) oficializaram esta quinta-feira, 2 de maio, a atribuição de três milhões de euros para a promoção turística da região, verba que vai chegar ao abrigo do novo quadro comunitário europeu.

A cerimónia, que contou com a presença de Raul Almeida, presidente da TCP, Isabel Damasceno, presidente da CCDRC, e Purificação Reis, presidente da ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima, serviu para ratificar o Termo de Aceitação da Candidatura “Promoção Turística e Sustentabilidade da Região Centro 2023-2025”, submetido pela TCP no âmbito do Programa Regional do Centro (Centro 2030).

“O plano de ação contemplado pela candidatura visa reforçar a notoriedade da região Centro de Portugal e a sua dinamização económica, por via da difusão e comercialização da sua oferta turística. Este esforço contribuirá para solidificar a região como um destino turístico sustentável e de excelência”, indica a TCP, explicando que “a primeira fase de investimento desta operação, para o período 2023-2025, tem o valor de três milhões de euros”.

Para Raul Almeida, este apoio é importante não apenas para a TCP, já que é também fundamental para “todo o território e para a atividade turística na região”.

“Esta estratégia resulta de longas reuniões com parceiros em toda a região, incluindo Comunidades Intermunicipais, Proveres e outros intervenientes que têm um papel essencial na promoção do turismo regional. A colaboração e articulação entre todos foi fundamental para alcançarmos este resultado”, sublinha o presidente da TCP.

A candidatura apresentada aos fundos europeus assenta em cinco pilares fundamentais, concretamente “Campanhas e ativação da marca e destino”; “Instrumentos de promoção e comunicação transversais (online e offline)”; “Observatório do Turismo Sustentável da Região Centro”; “Instrumentos de promoção e comunicação por produto turístico” e “Turismo religioso”.

“Temos trabalhado com a Entidade Regional de Turismo de forma coordenada, com uma estratégia pensada em conjunto, para que os apoios na área do turismo não sejam avulsos, mas pensados de forma integrada. Essa é a forma correta de trabalhar. O turismo tem grandes potencialidades na região, como os números indicam. Temos de continuar a apostar neste setor e a Turismo Centro de Portugal é a entidade certa para fazer este trabalho”, considera ainda Isabel Damasceno.

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Plataforma Nacional de Turismo debate o futuro do turismo em Portugal

O primeiro fórum da Plataforma Nacional de Turismo (PNT) visa debater a “importância crítica do turismo para a economia nacional, influenciando diretamente o PIB, o emprego, o investimento e o desenvolvimento territorial”. 

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A Plataforma Nacional de Turismo (PNT) vai realizar, a 9 de maio, o seu primeiro fórum, que vai ter lugar em Aveiro, sob o tema “Que futuro para o turismo em Portugal?”.

A iniciativa, que decorre entre as 09h30 e as 17h00, no Auditório Renato Araújo, na Reitoria da Universidade de Aveiro, visando debater a “importância crítica do turismo para a economia nacional, influenciando diretamente o PIB, o emprego, o investimento e o desenvolvimento territorial”.

“O evento abordará como o turismo pode atuar como um catalisador para o desenvolvimento sustentável, trazendo benefícios também para setores como agricultura, saúde, bem-estar e tecnologia”, explica a PNT, em comunicado.

O evento vai decorrer em paralelo com a Conferência Internacional INVTUR, permitindo que os participantes tenham “interações
enriquecedoras com académicos e especialistas do setor turístico de
renome mundial”.

“O evento apresentará uma variedade de sessões, incluindo
discussões sobre novas direções para o turismo, sustentabilidade e o
impacto da pesquisa no setor”, lê-se ainda na informação divulgada.

O programa deste evento arranca com a sessão de abertura, que conta com a participação de Carlos Costa, presidente da Direção da PNT;
Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro; Raul Almeida, presidente da Entidade Regional Turismo Centro de
Portugal; estando ainda por confirmar a presença de Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo.

Pelas 10h00, tem início o debate com o tema “Novas direções para o turismo: conclusões apresentadas pelos coordenadores dos Think tanks da PNT”.

Às 12h00, é a vez do professor Dimitrios Buhalis, da University of Bournemouth, apresentar o tema “The future of tourism through smart tourism metaverse and artificial intelligence”, enquanto, pelas 14h30, é a vez da professora Cathy Hsu, da Hong Kong Polytecnhic University, apresentar o tema “Research with impact: A tool to support social
sustainability of tourism”.

Entre as 15h00 e as 17h00, o debate centra-se no tema “Que futuro e agenda para o turismo em Portugal?”, contando com a participação de Bernardo Trindade, presidente da AHP; Carlos Moura, presidente da AHRESP; e Raul Almeida, presidente do Turismo do Centro de Portugal; num debate com a moderação de Carlos Costa, professor catedrático da Universidade de Aveiro e presidente da Direção da PNT.

O encerramento desta iniciativa decorre pelas 17h00, com a participação de Patrícia Remelgado, da portodosmuseus.pt e vice-presidente da PNT, assim como de Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP e vice-presidente da PNT.

As inscrições para este fórum já se encontram a decorrer e podem ser realizadas aqui.

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Algarve mostra-se na Expovacaciones em Bilbau

O Turismo do Algarve vai estar mais uma vez presente na Expovacaciones, em Bilbau, uma das principais feiras de turismo do mercado espanhol, que terá lugar de 10 a 12 de maio. A região promete cativar os visitantes com demonstrações gastronómicas, ofertas diversificadas e experiências únicas.

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Este ano, a Expovacaciones, que atraiu mais de 20 mil visitantes na sua última edição, introduziu o conceito inovador “Experimenta & Saboreia”, oferecendo aos participantes a oportunidade de vivenciar experiências sensoriais e explorar a gastronomia local dos destinos representados. O Turismo do Algarve, em parceria com os municípios de Albufeira, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão e Vila Real de Santo António, estará presente com um stand de 63 metros quadrados de área para destacar a Dieta Mediterrânica e promover os voos diretos entre Bilbau e Faro.

O presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, destaca a importância da participação na Expovacaciones: “Depois de Madrid e Barcelona, a nossa presença nesta feira em Bilbau é uma oportunidade extraordinária para continuar a mostrar ao público espanhol tudo o que o Algarve tem para oferecer”, com vista a “alavancar a procura deste importante mercado de proximidade pela região.”

Além de demonstrações gastronómicas diárias, o stand do Algarve oferecerá informação turística sobre o destino e os municípios presentes durante todo o evento.

 

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Guimarães adere a estratégia de promoção do enoturismo

A proposta de adesão do município de Guimarães à Associação de Municípios Portugueses do Vinho, ratificada na última Assembleia Municipal, surge no contexto da estratégia de promoção vinícola do território, favorecendo a sua promoção integrada e dos seus produtos endógenos.

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O município de Guimarães acaba de sinalizar a sua disposição de aderir à Associação de Municípios Portugueses do Vinho, com a participação de Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal, na reunião extraordinária da Assembleia Intermunicipal AMPV, que decorreu em Santarém.

No total, são já 140 os municípios que fazem parte desta Associação de Municípios que é já a segunda maior do país, logo a seguir à Associação Nacional dos Municípios Portugueses.

Esta adesão surge no contexto da estratégia de promoção vinícola do território, favorecendo a sua promoção integrada e dos seus produtos endógenos. Para Paulo Lopes Silva, fazer parte desta associação promove “o desenvolvimento de redes de trabalho e de cooperação”, que potenciam a “promoção do território enquanto destino vinícola”. Com esta adesão, o município de Guimarães consegue garantir a “participação em eventos com elevado potencial promocional”, bem como a integração na Recevin – Rede Europeia de Cidades do Vinho, permitindo internacionalizar os vinhos de Guimarães.

Refira-se que a Associação de Municípios Portugueses do Vinho é uma pessoa coletiva de direito público sem fins lucrativos, cujo objetivo consiste na afirmação da identidade histórico-cultural, patrimonial, económica e social dos municípios portugueses e dos territórios ligados à produção de vinhos de qualidade. É composta por uma rede de cerca de 130 municípios portugueses com vincada tradição vitivinícola, que tem em vista o desenvolvimento e implementação de projetos conjuntos de promoção e valorização da cultura e dos produtos endógenos.

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Rali de Portugal leva milhares de pessoas e tem impacto na economia do Centro de Portugal

O Rally de Portugal é um produto turístico de excelência, que atrai à região Centro de Portugal uma enorme quantidade de gente, de fora e de dentro do país, com impacto na economia regional, foi referido na assinatura do contrato-programa que oficializa a passagem da prova na região.

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A Turismo Centro de Portugal, o ACP – Automóvel Club de Portugal e vários municípios da região que recebem este ano o Vodafone Rally de Portugal assinaram, na Figueira da Foz, o contrato-programa que oficializa a passagem da prova na região. Jorge Sampaio, membro da comissão executiva, representou a Turismo Centro de Portugal no evento.

“O Rally de Portugal é um produto turístico de excelência, que atrai à região Centro de Portugal uma enorme quantidade de gente, de fora e de dentro do país, com impacto na economia regional”, disse o dirigente do turismo regional para realçar que é graças ao esforço conjunto de várias entidades que a região tem conseguido receber, ano após ano, o Vodafone Rally de Portugal: “A possibilidade de recebermos o rali resulta de algo que estamos muito habituados a fazer, que é trabalhar em conjunto”.

O Vodafone Rally de Portugal 2024 tem a partida cerimonial em Coimbra, agendada para as 17h00 de dia 9 de maio, seguindo-se, no mesmo dia, a superespecial de abertura, na Figueira da Foz, às 19h05. No dia 10, o rali terá duas passagens pelos troços de Mortágua, Lousã, Góis e Arganil, todos no Centro de Portugal.

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Dertur Campus Academy celebra 50ª edição em novembro e traz mais de 300 agentes de viagens alemães ao Algarve

O Epic Sana Algarve foi palco da apresentação do evento Dertour Campus Academy, que celebra este ano a sua 50ª edição. Este encontro, com data marcada para o próximo mês de novembro, irá reunir na região do Algarve mais de 300 agentes de viagens alemães, cuidadosamente selecionados.

A Associação Turismo do Algarve (ATA) avança nas redes sociais que, para além das sessões de training planeadas ao longo do evento, os participantes terão a oportunidade de descobrir o potencial turístico da região e explorar a vasta oferta deste destino turístico.

A Associação Turismo do Algarve/ VisitAlgarve assume o papel de patrocinador principal deste evento, e diz estar “confiante no impacto que terá no mercado a curto prazo, crucial para a região”.

Por sua vez, e ainda nas redes sociais, o presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, realça que a região foi sempre um destino de eleição para os viajantes alemães e os números mais recentes comprovam que este interesse continua a crescer. Recorda que, em 2023, o mercado alemão registou um crescimento notável de 17,3% em número de hóspedes e de 14,7% em número de dormidas face ao ano anterior.

“Estes indicadores revelam que, ao longo dos anos, o Algarve tem sabido reinventar-se e acompanhar as preferências destes turistas, mantendo-se como um destino atrativo e competitivo, em linha com as tendências do mercado, sem nunca descurar a autenticidade, a hospitalidade e a riqueza da sua oferta, reconhecidos como traços diferenciadores desta região”, destacou.

Refere ainda, que “aqui, no Algarve, em novembro, 300 agentes de viagem alemães terão a oportunidade de vivenciar algumas das experiências únicas que o nosso destino proporciona, tendo sempre como imagem de fundo as nossas belas paisagens naturais e a nossa arte inata de bem receber”.

Na sua página oficial nas redes sociais, André Gomes dirige, um apelo aos parceiros locais: “O sucesso deste evento depende também da vossa participação ativa e do vosso empenho em promover o Algarve como um destino diferenciador”, acrescentando que “o vosso contributo é essencial para tornar esta nossa estratégia de promoção ainda mais forte e eficaz e para, em conjunto, conseguirmos alcançar grandes conquistas para o turismo da região”.

O presidente do Turismo do Algarve dirige um agradecimento especial, Raquel Oliveira e Cristina Rosa, que sem os seus empenhos e profissionalismo “não seria possível captar e operacionalizar este evento que, não obstante ter lugar na nossa região, contempla ainda pré tours em todas as regiões de Portugal, continente e ilhas”.

 

Sobre o autorCarolina Morgado

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Albufeira promove sessões de esclarecimento sobre aplicação da taxa turística

A taxa turística em Albufeira começa a ser aplicada a partir do dia 21 de maio, mas antes disso, a Câmara Municipal vai levar a cabo ações de esclarecimento para os detentores dos cerca de nove mil alojamentos locais e responsáveis pelas cerca de 150 unidades hoteleiras existentes no concelho. Ao todo serão seis ações, divididas pelos dias 10 e 14 de maio.

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O município de Albufeira agendou seis sessões de esclarecimento para os dias 10 e 14 de maio, acerca da taxa turística que começa a ser aplicada no concelho a 21 de maio, nomeadamente quanto à forma de cobrança e pagamento da mesma, anuncia a autarquia em comunicado.

As ações da manhã arrancam às 11h00 e decorrem até à 13h00, para os responsáveis pelos hotéis. À tarde, os responsáveis pelos alojamentos locais serão divididos em dois grupos, um para a sessão das 14h00 às 16h00 e outro das 18h00 às 20h00, todas no Auditório Municipal de Albufeira.

As sessões de esclarecimento são gratuitas, mas carecem de inscrição para efeitos de organização, pelo que a autarquia solicita a confirmação e escolha do dia e hora da sessão através do email: [email protected].

O regulamento da taxa turística do município de Albufeira visa, conforme avança nota publicada no site oficial da Câmara Municipal, assegurar que os recursos necessários ao desenvolvimento do turismo no concelho sejam também assegurados pela própria atividade turística, através da contribuição dos próprios turistas, assegurando uma base de proporcionalidade, ponderação e equilíbrio, com o objetivo de preservar a competitividade do município no contexto nacional e internacional de destinos turísticos de referência.

De acordo ainda com o regulamento, a taxa tem um valor de dois euros entre 1 de abril e 31 de outubro (época alta) e será cobrada até ao máximo de sete noites seguidas a todos os hóspedes com idade igual ou superior a 13 anos.

Refira-se que foi publicado em Diário da República, de 30 de abril, que a entrada em vigor da taxa turística seria no dia 2 de maio, contudo, no que concerne a Albufeira, “encontra-se suspensa até ao dia 20 de maio, dado terem surgido alguns constrangimentos na utilização da aplicação informática de pagamento, prevendo-se como data de início da cobrança, o dia 21 de maio”, esclarece o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo.

Segundo o autarca, embora o turismo promova o desenvolvimento económico e social, “ele implica também uma sobrecarga da atuação pública e na própria prestação de serviços municipais, pelo que se torna essencial termos uma capacidade de resposta na medida do crescimento da procura, bem como assumir as melhores estratégias para permitir o desenvolvimento de um ambiente sustentável, adequado e infraestruturado”.

José Carlos Rolo adianta que Albufeira pretende investir em projetos referentes às seguintes áreas de atuação: acessibilidades e valorização da orla costeira, ações no âmbito das alterações climáticas, sustentabilidade e mobilidade, apoio às forças de socorro e emergência, apoio à saúde, património cultural e promoção de atividades culturais e desportivas, promoção turística, ações de valorização turística, manutenção e conservação de infraestruturas em zonas turísticas e desenvolvimento de novos produtos turísticos.

 

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Guimarães volta a concorrer a Capital Verde Europeia 2026

A short-list com as três cidades finalistas ao titulo de Capital Verde Europeia 2026 deverá ser conhecida no próximo mês de junho, sendo a cidade vencedora anunciada em outubro.

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A cidade de Guimarães voltou a candidatar-se a Capital Verde Europeia 2026, depois de, no ano passado, ter sido uma das cidades finalistas para a edição de 2025.

“O município reforça assim o seu empenho e compromisso em atingir o objetivo, através da aposta contínua no desenvolvimento sustentável do território”, refere a autarquia, num comunicado enviado à imprensa.

Na informação divulgada, a Câmara Municipal de Guimarães recorda que, em 2023, a cidade foi uma das três finalistas a representante em 2025, mas o título acabaria por ser atribuído à cidade de Vilnius, na Lituânia.

Este ano, a short-list com as três cidades finalistas deverá ser conhecida no próximo mês de junho, sendo a vencedora anunciada em outubro.

“Guimarães tem realizado, nos últimos anos, um trabalho de excelência no que respeita ao ambiente, sendo atualmente uma referência a nível mundial nesta área”, sublinha Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães.

De acordo com o autarca, além dos vários projetos em curso, a cidade tem vindo também a apostar num “processo de sensibilização, com o objetivo de unir toda a população e colocar os cidadãos no centro deste caminho de futuro ambientalmente sustentável”.

Recorde-se que Guimarães tem vindo a promover a sustentabilidade e ações ambientais, através do seu ecossistema de governança integrador, participativo e multidisciplinar, conhecido como Guimarães 2030.

“Este modelo, coordenado pelo município em conjunto com o Laboratório da Paisagem, envolve universidades, empresas, associações sem fins lucrativos, o Governo, decisores políticos e cidadãos. O objetivo é tornar o território climaticamente neutro até 2030, com foco na investigação, educação e sensibilização ambiental”, acrescenta a autarquia.

A Capital Verde Europeia, iniciada em 2010 pela Comissão Europeia, promove cidades sustentáveis, reconhecendo anualmente uma cidade líder nos padrões ambientais e metas ambiciosas de sustentabilidade urbana e combate às alterações climáticas.

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Enoturismo do Alentejo cresce 27% em 2023

Além dos turistas nacionais, que representam 50% da procura pelo enoturismo do Alentejo, esta atividade é também procurada por brasileiros e americanos, registando-se ainda crescimentos nos mercados da Suíça, Espanha, França, Bélgica, Reino Unido e Canadá.

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A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) anunciou que, no ano passado, o enoturismo do Alentejo cresceu 27% face ao ano anterior, num crescimento que foi impulsionado por turistas nacionais, mas também provenientes do Brasil e EUA.

“O mercado nacional lidera o ranking de visitantes, representando 50% do total de interessados pelos vinhos da região”, destaca a CVRA, explicando que os brasileiros e americanos fecham o Top3.

Além destes principais mercados, também o número de turistas provenientes de outras nacionalidades tem vindo a subir, com destaque para a Suíça, Espanha, França, Bélgica e Reino Unido.

A CVRA refere, no entanto, que, no ano passado, “o Canadá foi a nacionalidade que registou um maior aumento, na ordem dos 75%”.

“O enoturismo é uma referência para o turismo no Alentejo, que potencia não só a vinda de turistas à região como contribui para a dinamização da economia alentejana. A tradição vitivinícola é milenar, com vinhos de qualidade e reconhecidos internacionalmente, sendo os programas de atividades diversificados, algo que atrai cada vez mais turistas interessados em conhecer a região, a cultura, a gastronomia e as gentes alentejanas”, salienta Francisco Mateus, presidente da CVRA.

As visitas guiadas às vinhas, às adegas e às caves, as provas de vinhos, os workshops e cursos vínicos, as sessões de vinoterapia, os passeios a pé, de bicicleta e, até, a cavalo pelas vinhas são algumas das atividades mais procuradas.

“Estas atividades constituem experiências únicas e enriquecedoras a todos os visitantes, permitindo que conheçam de perto a produção dos vinhos e que descubram os aromas e paladares tão peculiares que tornam os Vinhos do Alentejo Únicos por natureza”, acrescenta a CVRA.

Os turistas que procuram o enoturismo no Alentejo podem também realizar algumas rotas, concretamente a Rota de São Mamede (Distrito de Portalegre), Rota Histórica (Distrito de Évora) e Rota do Guadiana (Distrito de Beja), sendo que a Rota Histórica é, segundo a CVRA, aquela que “apresenta o número mais elevado de “enoturistas””, ainda que o maior crescimento se tenha verificado na Rota do Guadiana, que cresceu 44% face ao ano anterior.

 

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Living Tours volta a pagar 15.º mês de salário aos colaboradores

Segundo a Living Tours, a decisão de pagar o 15.º mês de salários aos colaboradores deve-se aos “resultados positivos de faturação e expansão de infraestruturas” que a empresa alcançou em 2023.

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A Living Tours anunciou que, pelo segundo ano consecutivo, vai pagar o 15.º mês de salário aos seus colaboradores, decisão que se deve aos “resultados positivos de faturação e expansão de infraestruturas”.

“A completar 20 anos desde a sua fundação, o grupo destaca o período de crescimento excecional alcançado em 2023, ano em que registou 16 milhões de euros em vendas, um aumento de 50% face ao ano anterior, e uma equipa composta por 200 colaboradores”, refere a Living Tours, num comunicado enviado à imprensa.

Segundo Rui Terroso, CEO da Living Tours, a empresa testemunhou, no ano passado, um crescimento que além das “metas iniciais”, pelo que o pagamento do 15.º mês de salário é “uma forma de reconhecer o esforço de todos os que contribuíram para estes resultados e incentivar o desempenho coletivo da Living Tours”.

“Estamos animados para continuar este trajeto ascendente, sendo que o nosso objetivo atual passa não apenas para manter, mas também acelerar o ritmo de expansão e inovação com a digitalização que estamos a implementar em toda a empresa”, acrescenta o responsável.

No comunicado divulgado, a Living Tours explica ainda que o pagamento do 15.º mês de salário será realizado “de forma proporcional ao tempo de trabalho de cada colaborador que acompanhou e permaneceu na Living Tours durante 2023”.

“Esta é uma das medidas que reafirma o compromisso da empresa com o desenvolvimento de cada colaborador, que inclui a promoção do envolvimento das equipas no programa de responsabilidade social “Livingtourianos com Causa””, lê-se ainda na informação divulgada.

 

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