Global Blue lança quiosques para facilitar reembolso de IVA a turistas
Numa primeira fase, a Global Blue vai instalar um destes novos quiosques de reembolso no Centro Comercial Colombo e, numa fase posterior, está prevista a instalação de outro quiosque no aeroporto de Lisboa.

Publituris
Gastos dos turistas americanos em compras subiram 11% em 2018
Ministro da Economia anuncia que e-Tax Free arranca a 1 de Abril
Turistas brasileiros gastam sete vezes mais em Portugal que clientes locais
Global Blue prevê aumento do turismo britânico de compras com o Brexit
A Global Blue prepara-se para lançar uma série de quiosques para reembolso imediato do IVA aos turistas, solução que, segundo comunicado da empresa de gestão de transações tax free, é “pioneira e inovadora”, e vai ajudar a “fomentar a procura dos turistas por compras Tax Free e apoiar os comerciantes no contexto de consolidação do eTaxFree”.
No total, a empresa vai lançar dois quiosques em Lisboa, sendo que, numa primeira fase, vai ser instalado um no Centro Comercial Colombo e, numa fase posterior, está prevista a instalação de outro quiosque no aeroporto de Lisboa.
“Um ano após a entrada em vigor do eTaxFree, a medida do Governo para desmaterializar a devolução do IVA a turistas extra comunitários, os resultados confirmam que se tratou de uma iniciativa muito importante e que está a contribuir para a consolidação do crescimento do turismo de compras em Portugal”, sublinha Renato Leite, Managing Director da Global Blue, citado no comunicado enviado à imprensa.
Com a nova solução, os turistas apenas têm que fazer scan ao seu passaporte, verificar e confirmar os formulários Tax Free da Global Blue emitidos pelo comerciante, inserir o seu cartão de crédito para efeitos de garantia e, de seguida, recebem o reembolso, sendo que, antes de partirem, devem ainda obter a validação dos formulários na alfândega (nos quiosques eTaxFree ou no Balcão da AT) e entregá-los na caixa de correio da Global Blue.
A Global Blue acrescenta ainda que os novos quiosques “são equipamentos tipo ATM, onde os turistas poderão levantar o seu reembolso do IVA em numerário, para Alipay ou em cartão de crédito”.
De acordo com a empresa de transações tax free, o Turismo de Compras continua a manter uma trajetória positiva, já que, no primeiro semestre de 2019, cresceu 29% em volume e 14% no valor de compra média, que subiu de 285 para 324 euros face a período homólogo de 2018.