ATPN promove região Norte no Brasil
Até 2024, a ATPN quer aumentar em 20% o fluxo de turistas brasileiros que visitam a região Norte, onde este mercado externo é já o terceiro mais importante.

Publituris
A Associação de Turismo do Porto e Norte (ATPN) realizou um conjunto de ações de promoção da região no Brasil, que contou com cinco sessões de capacitação de operadores turísticos brasileiros do Nordeste brasileiro e do Rio de Janeiro, com o objetivo de aumentar em 20% o número de turistas brasileiros que visitam a região, até 2024.
“Anualmente, a região Norte acolhe cerca de 200 mil brasileiros que escolhem este território como destino de férias. De resto, fora do continente europeu, o Brasil é o país que mais turistas envia para o nosso país”, afirma Rui Pedro Gonçalves, diretor executivo da ATPN, citado em comunicado.
Na agenda desta deslocação ao Brasil estiveram também encontros com autoridades turísticas brasileiras, a exemplo do sub-secretário de Cultura e Turismo de Salvador da Bahia, Paulo Barrozo, e dos dirigentes da ABAV- BA (Associação Brasileira de Viagens da Baía), com quem Rui Pedro Gonçalves esteve reunido “para aprofundar as relações entre territórios e estabelecimento de entendimentos colaborativos”.
“Foram encontros de elevada importância para os objetivos a que nos propomos até 2024 e que estabelece um crescimento em cerca de 20 por cento do número de turistas oriundos do Brasil”, sublinha o responsável, citado na informação divulgada.
O mercado brasileiro é, atualmente, o terceiro mercado estrangeiro mais importante para a região Norte e, no ano passado, cresceu 8% face a 2017, seguido dos mercados espanhol e francês.
A deslocação ao Brasil, que decorreu a convite da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro e da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador da Bahia, incluiu sessões de apresentação da região e cinco ações de capacitação dos mais importantes tour operadores brasileiros, que contaram com a participação de 100 profissionais do setor.
Durante as apresentações, a ATPN deu a conhecer a oferta região, com destaque para o enoturismo, turismo de natureza, Rio Douro, turismo religioso e de luxo, Aldeias Históricas e turismo rural, iniciativas que mereceram um balanço positivo, a exemplo do Rio de Janeiro, cuja sessão esgotou em menos de uma semana, o que, segundo a ATPN, é “demonstrativo do interesse que o Porto e Norte está a gerar”.
A missão ao Brasil serviu ainda para estabelecer contacto com os canais de comunicação mais relevantes do País, seja com a Globo como principal canal televisivo, seja com a rede Excelsior de Comunicação rádio, seja com os mais importantes influenciadores como o Otávio Furtado, do canal Maior Viagem que já está preparando uma viagem ao Norte de Portugal.