ATL registou lucro de 4,366 milhões de euros em 2018
Desempenho da Associação de Turismo de Lisboa (ATL) está refletido no Relatório de Contas de 2018, que vai ser discutido a 22 de abril, em Assembleia Geral.

Publituris
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
No ano passado, a Associação de Turismo de Lisboa (ATL) registou um resultado líquido de 4,366 milhões de euros, número que, segundo nota informativa da associação, “evidencia uma sólida situação financeira e um excelente ano turístico”.
“As vendas e serviços prestados atingiram mais de 16,6 milhões, a que acrescem mais de 5,2 milhões de outros rendimentos como rendas e cedências de espaços, enquanto a comparticipação de entidades públicas em diversos programas atingiu os 10,8 milhões. O resultado líquido do período foi de 4,366 milhões de euros. Estes números confirmam os excelentes resultados alcançados pelo Turismo de Lisboa”, revela a ATL.
Os números constam do Relatório de Contas de 2018 da ATL, que vai ser discutido a 22 de abril, em Assembleia Geral, e que inclui as contas consolidadas da ATL e da Lismarketing, que é detida a 100% pela ATL.
As contas da ATL e da Lismarketing refletem um ativo não corrente superior a 42 milhões de euros, fundos patrimoniais de cerca de 40 milhões e um endividamento de apenas cerca de 7,5 milhões resultante de investimentos realizados em anos anteriores.
Além da situação financeira, o relatório inclui também os números da atividade turística na capital em 2018, quando foram atendidos, nos postos de turismo da cidade, mais de 2,6 milhões de turistas.
“Este e outros indicadores, como, por exemplo, a realização de 290 press trips com jornalistas estrangeiros, 57 fam trips com profissionais e o estabelecimento de 19 novas parcerias com operadores turísticos, permitem fazer um balanço positivo da atividade promocional desenvolvida pela ATL, que participou ainda, em conjunto com dezenas de empresas associadas, em 21 feiras, workshops e roadshows nos mercados estrangeiros”, acrescenta a ATL.
Entre janeiro e dezembro do ano passado, foram ainda vendidos 276.494 Lisboa Card, os cartões que permitem circular nos transportes públicos e dão acesso gratuito a 35 museus, monumentos e outros sítios de interesse turístico.
A ATL apoiou ainda a realização de eventos de interesse turístico, nomeadamente o Festival Eurovisão da Canção, a Web Summit, a Gala Michelin e a Gala dos World Travel Awards e promoveu centenas de eventos através do site Visit Lisboa (837), do guia Follow Me (331) e do Canal Lisboa (407).
Ao nível dos eventos, destaque ainda para o Pátio da Galé, que foi palco de 81 eventos, e para o Pavilhão Carlos Lopes, que acolheu 50 iniciativas, tendo ainda sido registados números positivos nos equipamentos de valorização turística sob a gestão da ATL, como o Lisboa Story Centre (99.593 visitantes), do Arco da Rua Augusta (196.080), do Centro Interpretativo Mitos e Lendas de Sintra (9.108) e da Experiência Pilar 7 da Ponte 25 de Abril (75.401 visitantes).
A nível digital, o desempenho foi igualmente positivo, já que o site Visit Lisboa (www.visitlisboa.com) recebeu cerca de 2,6 milhões de visitas, enquanto o perfil de Facebook do Visit Lisboa atingiu quase 750 mil seguidores e o do Twitter superou os 65 mil.
“Estes resultados evidenciam não só o peso crescente do turismo de Lisboa na economia nacional, da qual é, reconhecidamente, o principal motor, como confirma a visão estratégica e solidez da ATL, à qual se juntaram no ano passado mais 90 associados, elevando o total para 886. À luz do novo Plano Estratégico (2020/2024), focar-nos-emos na consolidação e no reforço da procura para o destino, e em particular no aumento da rentabilidade”, afirma José Luís Arnaut, presidente adjunto do Turismo de Lisboa.