Opinião | Melhor preço garantido
Leia opinião de Margarida Canhola, diretora da Qualidade da Viajar Tours.
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“Poupe tempo, o nosso motor de reservas tem as melhores ofertas, por isso não precisa de procurar noutros sítios. Poupe dinheiro, os nossos preços são os mais baixos disponíveis em qualquer lugar, garantido. Relaxe, quando reservar diretamente connosco, nada é deixado ao acaso. Ofertas exclusivas, uma vez que não pagamos comissões, temos mais flexibilidade para lhe oferecer pequenas coisas.”
Estes são exemplos de mensagens que encontramos quando simulamos reservas em alguns sites de unidades hoteleiras. Em relação às duas primeiras, pouco há a dizer até porque, na maioria das vezes, não correspondem à verdade. No que diz respeito ao “acaso”, e falo em nome das agências / operadores, nada é – porque não pode – ser deixado ao acaso, sob pena de nos ser imputada responsabilidade por tudo, incluindo a qualidade do ar e do guardanapo ao pequeno-almoço. É a última premissa a que mais me incomoda e que confesso não entender. Comissionar uma venda não significa inflacionar o preço final. Significa, sim, que se abdica de uma parte da nossa margem de lucro para pagar a alguém o trabalho que não tivemos que fazer. Neste “alguém” incluo, por exemplo, plataformas como a Booking, centrais de reserva, agências e operadores, que disponibilizaram o seu tempo, know-how e recursos para concretizar a venda. Sem o trabalho desses parceiros, quantos hotéis continuariam a funcionar? Serão assim tão prescindíveis e desnecessários para serem usados, de forma mais ou menos subtil, na tentativa de concretizar vendas diretas, insinuando que é a comissão, que não lhes estão a pagar, que irá permitir que os clientes usufruam do melhor preço ou serviço?
Parece-me um argumento redutor e que denota falta de respeito por aqueles que deveriam ser vistos – porque o são – como parceiros comerciais e não adversários ou concorrentes. Já agora, se as comissões se traduzem em “pequenas coisas” é porque não serão grande coisa e certamente não pagam o trabalho que temos, que é o que já acontece com as companhias aéreas: apesar de terem nas agências e operadores um importante motor de distribuição, reduziram a zero o comissionamento. Mas esse é assunto para uma longa crónica…
Por Margarida Canhola, diretora da Qualidade da Viajar Tours