App Registo Viajante com funções alargadas
A aplicação vai permitir uma maior capacidade de resposta do Gabinete de Emergência Consular e de um aprofundamento das condições de apoio e da garantia de apoio aos portugueses em mobilidade.

Raquel Relvas Neto
Disneyland Paris lança nova plataforma de formação para agentes de viagens
Disneyland Paris apresenta campanha para 2021 com cancelamento gratuito
APECATE: “Aguardamos um entendimento claro da DGS” sobre a realização de eventos
Madeira repete estatuto de Destino Preferido da APAVT
A aplicação Registo Viajante, lançada em 2017, pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, vê agora as suas funcionalidades alargadas.
Criada com o intuito de “permitir ao Estado português identificar a existência de portugueses onde estivessem a ocorrer circunstâncias de emergência, atentados terroristas, acidentes rodoviários, ferroviários, fluviais, catástrofes naturais com implicações nas condições de vida e protecção da vida humana”, a aplicação tem, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, cumprido essa sua função desde a sua criação. “Este primeiro ano e meio de funcionamento da aplicação decorreu na plenitude. Todavia entendemos que era o momento de dar-lhe um upgrade em termos de funcionalidades, não apenas alargar as suas funcionalidades a outras aplicações, mas permitir também uma maior interacção entre os dados colhidos dos cidadãos portugueses em viagem e dos dados tratados e monitorizados pelo Gabinete de Emergência Consular e pelos Serviços de Apoio Consular para garantir uma monitorização mais consolidada, sistémica e próxima daqueles que estão em viagem”, explicou, durante uma apresentação que decorreu na BTL, no stand da APAVT.
Assim, a aplicação vai ter um “alargamento das funções desta aplicação e da capacidade de resposta do Gabinete de Emergência Consular e de um aprofundamento das condições de apoio e da garantia de apoio aos portugueses em mobilidade e em emigração circular”.
Por parte da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), Pedro Costa Ferreira garantiu que este verão vai ser estimulada a inscrição na aplicação por parte das agências de viagens associadas da APAVT. “Vamos estimular ao longo deste verão os nossos clientes a inscreverem-se na aplicação que explica onde é que estão e em que datas e essa aplicação é gerida pela Secretaria de Estado das Comunidades no sentido de melhor defender a vida dos portugueses”. O presidente da APAVT destacou a importância desta aplicação num “mundo cada vez com mais incidências, quer a nível social, quer a nível de catástrofes naturais, precisamos de estar preparados para colaborar na defesa dos interesses dos portugueses espalhados pelo mundo”.
Em ano e meio do desenvolvimento da app Registo Viajante, esta verificou um total de 30 mil registos de turistas portugueses, 20 mil dos quais “deram conta do seu registo e percurso de viagem permitindo aos serviços consulares garantir uma aproximação muito particularmente aqueles que não se inscrevem nos circuitos consulares”, indicou o secretário de Estado.