Algarve: AHETA estima subida do volume de negócios em 2019
Em 2018, os hotéis e empreendimentos turísticos do Algarve registaram uma taxa de ocupação de 63,4 por cento em 2018, menos 1,1 por cento do que no ano anterior, tendo o volume de negócios subido 3,8 por cento.
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Em 2018, os hotéis e empreendimentos turísticos do Algarve registaram uma taxa de ocupação de 63,4 por cento em 2018, menos 1,1 por cento do que no ano anterior, tendo o volume de negócios subido 3,8 por cento no mesmo período.
De acordo com os dados revelados esta quinta-feira pela AHETA, em 2018, os estabelecimentos hoteleiros e turísticos do Algarve registados oficialmente, receberam 4,126 milhões de hóspedes, dos quais mais de 3 milhões estrangeiros e 1,1 milhões nacionais, correspondendo a 20,3 milhões de dormidas.
O Algarve recebeu ainda 1,26 milhões de estrangeiros que não pernoitaram em empreendimentos classificados oficialmente.
O RevPar (rendimento por quarto disponível) subiu 3,3 por cento, situando-se nos 55,1 Euros, tendo o alojamento sido responsável por cerca de 790 milhões de euros e a faturação bruta total ascendido a 1,080 milhões de euros.
Para 2019, a associação refere que as previsões apontam para “um aumento do volume de negócios na ordem dos 2 por cento, tendo os preços subido 1,5 por cento em média”. A situação financeira das empresas deverá manter-se nos níveis de 2018, enquanto os resultados líquidos deverão melhorar ligeiramente.
A AHETA chama a atenção para as quedas de 6 por cento do principal mercado fornecedor de turistas, o Reino Unido, assim como dos mercados Irlandês (-8,5%) e holandês (-3,5%). O mercado francês “assumiu-se, definitivamente, como o 6º mais importante da região com um share de 4,9% das dormidas totais”.
“O aumento da procura dos mercados com fraca expressão individual contribuiu para esbater as quebras verificadas nos mercados emissores mais importantes, incluindo o aumento da procura dos nacionais que atingiram 22,2% das dormidas registadas durante o ano”, aponta a associação.
O golfe turístico acompanhou a tendência verificada no alojamento, baixando 1,1 por cento no número de voltas comercializadas. Em 2018, os campos de golfe do Algarve comercializaram 1,347 milhões de voltas, tendo a média de voltas por campo sido de 35,447 mil, o segundo melhor registo desde 2010.