Companhias aéreas e aeroportos nacionais fora do ranking dos 20 melhores
Estudo analisou os registos de 58 milhões de voos realizados ao longo do último ano.
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O ranking dos 20 melhores aeroportos e companhias aéreas de 2018 não inclui qualquer entidade portuguesa, revelou esta quinta-feira, 17 de Janeiro, a empresa de defesa dos direitos dos passageiros aéreos Skycop, com base na “Liga da Pontualidade”, da OAG.
O estudo, que recorreu aos registos de 58 milhões de voos realizados ao longo do último ano e que define os voos atrasados como aqueles que descolam e aterram 15 minutos depois do horário oficial, dividiu as companhias aéreas em três categorias e os aeroportos em cinco.
No que diz respeito às companhias aéreas, e independentemente das categorias, o primeiro lugar foi para a Copa Airlines, da América Latina, tendo-se verificado que 89,79% dos seus voos cumpriram os horários estabelecidos, seguindo-se a airBaltic, com 89,17% dos voos dentro do horário previsto. Já a maior queda entre as companhias aéreas pertenceu à Vueling, que viu a pontualidade dos seus voos cair a pique, passando da sétima para a 63.ª posição.
Entre as “mega companhias aéreas”, o destaque foi para o Grupo Latam, que passou da oitava posição para a primeira, com 85,60% dos voos a serem operados dentro do horário previsto, contrariamente aos voos das europeias SAS e Lufthansa, que “caíram vários lugares”, passando para as 11.ª e 18.ª posições, respectivamente.
Na Europa, a British Airways garantiu a 10.ª posição, com 75,78% dos voos dentro do horário oficial, e a francesa Air France ficou no 13.º lugar, com 74,11% de voos a cumprirem a pontualidade.
Já no que diz respeito às companhias aéreas low cost, destaque para a Transavia e Norwegian, que registaram uma pontualidade de 81,98% e 74,57%, respectivamente, sendo as únicas incluídas no Top20, onde figuram nas 6.ª e 18.ª posições.
“A TAP por sua vez encontra-se fora do Top 20, pois de acordo com um dos últimos estudos da OAG de 2018, a companhia aérea portuguesa foi a companhia que mais voos atrasados teve”, refere a Skycop, num comunicado enviado à imprensa.
Além da TAP, também os aeroportos nacionais ficaram fora do ranking dos 20 melhores, com o destaque a ir para o aeroporto Moscovo-Sheremetievo, que alcançou uma pontualidade de 87,00%, na categoria dos principais aeroportos (com capacidade anual de 20 a 30 milhões de passageiros).
Nos “mega aeroportos”, ou seja, as infraestruturas com capacidade anual para mais de 30 milhões de passageiros, o primeiro lugar foi para o Japão, conquistado pelo aeroporto de Tokyo Haneda, com 85,62% de pontualidade.
“Nesta lista dos grandes aeroportos, Madrid é a primeira cidade europeia, sendo a sexta na classificação mundial com uma OTP – On Time Performance de 79,16% e Amesterdão garante a 8.ª posição com 77,73%. Todos estes dados significam que mesmo no melhor aeroporto europeu, é possível esperar que 1/5 dos seus voos cheguem atrasados ou sejam de alguma forma interrompidos”, sublinha a Skycop, na mesma informação.
Na categoria dos aeroportos médios (5 a 10 milhões de lugares), a Cidade do Panamá passou do segundo para o primeiro lugar, com uma pontualidade de 91,11%, enquanto o Aeroporto de Birmingham, que tinha sido o primeiro entre os aeroportos médios do ano anterior, saiu do top 20.
Já nos pequenos aeroportos, com capacidade para 2.5 milhões a 5 milhões de passageiros, o destaque foi para o aeroporto de Minsk, que apresentou uma pontualidade de 92,35%.
“Os aeroportos europeus não tiveram muito sucesso. Por exemplo, o Paris Charleroi caiu do Top 5 para a 6.ª posição em 2017 – e este ano saiu do top 20 na classificação mundial de pequenos aeroportos”, refere ainda a Skycop.